Melhores Páginas do Mês #1

E ae galera! A partir de hoje estarei postando as melhores páginas do que eu li no mês com relação a arte.

Neste post estarei explicando um puco sobre as técnicas utilizadas no desenho de uma página de mangá, e o impacto delas na hora da leitura.

Bem então vamos as análises.

Skyhigh Shinshou Cap 1 pág 4 e 5:

Uma página dupla de Skyhigh que merece um lugar nesse post só pela pintura, além de ser um estilo de arte que eu particularmente gosto muito.

Nesta pagina existem poucas coisas a se comentar, mas que juntas dão um impacto tremendo, a primeira é a perspectiva que apesar de simples é a única maneira que eu vejo de demonstrar tão bem um ambiente tão grande, outra coisa interessante é o fato da perspectiva colocar em primeiro plano o homem fazendo-o bem maior em relação aos outros personagens devido a proximidade, mas que mesmo assim devido a angulação da destaque a Izuko a menor personagem da cena, mas que no quadro ao lado separado apenas por uma tênue linha preta ganha total destaque, graças a coloração que da um tom a pele de Izuko de forma a mostrar que ele não é deste mundo, e enfatizando sua beleza e seu olhar com um brilho nos olhos que te prende ao quadro. A coloração já é um caso a parte, com um ótimo casamento de tons pastel, usando somente aquarela, e principalmente sem nenhuma ajuda de computação gráfica, e não o bastante também não há a utilização de nanquim, somente o lápis e a tinta, tornado da pagina um exemplo de arte em seu estado mais puro.

Manhole Cap 19 pág 9:

Uma Página bem diferente do usual, e bem surpreendente se tratando da qualidade da arte do mangá.

Para começar, vamos falar da perspectiva: a principio pode-se pensar que é apenas uma vista do alto, mas na realidade o que se vê é uma perspectiva de topo de esfera, pode-se perceber isso ao se observar os carros no canto da baixa esquerda e o caminhão no topo a direita que estão um pouco inclinados em relação a carreta com o lançador de fumaça ao centro, alias é por isso que este plano foi utilizado, para deixar em foco a maquina de fumaça. Mas não somente isso o desenho dos mosquitos que não só foram muito bem desenhados como são dispostos na tela de forma a parecer estar atacando a fumaça não somente indo de encontro a ela, mas o mais interessante fica por parte dos tons, ele fez algo bastante simples que foi inverter os tons, tornado tudo o que era preto em branco e vice e versa, e não se iludam este efeito não foi feito a mão, mas sim digitalmente, com exceção da fumaça que se manteve branca e simplesmente foram adicionados tons de cinza não somente na fumaça quanto no resto da imagem que da um tom de que a fumaça esta impregnando o local, e essa é a principal razão desta pagina estar entre as melhores deste mês.

G Senjou Heavens Door Cap 18 pág 12:

Esta pagina além de um grande spoiler é uma ótima representação do que é a arte de G Senjou Heavens Door.

Primeiramente um comentário sobre a montagem dos quadros que é simples e bastante limpa, provando que nem sempre uma montagem de quadros mirabolante torna uma pagina boa, em G Senjou vemos muito isso, quadros simples e bem estruturados que se encaixam com o contexto da obra, sem poluir as páginas. Quanto aos traços pode surpreender a muitos o que  eu vou falar, mas eles são ótimos, com personagens caricaturados, mas que são feitos dessa forma com o único intuito de aumentar a sua expressão, como se pode observar nos quadros iniciais em que se consegue perceber claramente a felicidade e a serenidade dos personagens. Outro ponto são os tons e a perspectiva, que são mitos bem casados, no primeiro e no ultimo quadro, neles são utilizados ângulos não muito comuns em um mangá, devido à dificuldade de se trabalhar a interação dos personagens nesse tipo de perspectiva, e ai que vem os tons que não somente dão expressão aos personagens como toda a profundidade da cena, um exemplo disso é a luz no topo do ultimo quadro que da teto aos personagens, assim como os tons de cinza nos objetos que dão volume a eles assim como quebram o excesso de claridade da cena. Com certeza essa página merece um lugar no post só por ser diferente do usual.

Green Blood Cap 7 pág 7:

Bem essa é uma obra que com certeza merece uma página nesse post, e que provavelmente aparecerá de novo por aqui Green Blood.

Green Blood é de um autor que eu particularmente gosto bastante, e que possui uma arte que faz bem meu estilo, mas vamos deixar isso de lado e nos focar nesta incrível página dupla. Começando pela perspectiva incrível não pela perspectiva em si, mas pela interação dos personagens nela, a dificuldade está em conseguir alinhar perfeitamente os dois personagens levando em conta que Brad está em um ângulo superior ao do leitor, isso mesmo ao leitor, já que a sua inclinação nos faz vê-lo de baixo para cima, outro fator que torna esse alinhamento tão complicado é o fato de Emma estar de frente pra Brad enquanto ele está de lado o que trona mais difícil o alinhamento sobre eles, o  que torna algo aparentemente simples complicado. Quanto ao cenário, muitos podem pensar que foi feito somente o contorno do canário, quando na verdade ele foi completamente desenhado, em seguida obscurecido pelos tons, e agora falando sobre os tons, sinto dizer que eles foram feitos digitalmente, nesta cena ele utilizou um tom de cinza por cima de toda a cena, o preto do céu noturno, a neblina presente em toda a página além de todos os efeitos presentes nas roupas. Mas algo que eu gostaria de falar sobre Green blood são as retículas  que são como aqueles pontilhados nos quadrinhos antigos, algo que também foi muito utilizado em Bakuman, e que hoje em dia tomam várias formas diferentes como os pontilhados brancos presentes nesta pagina de Green Blood, outro tipo de retícula seriam aquelas linhas brancas que circundam a cena, mas que nesta obra são feitas a mão e algumas obscurecidas por tons, algo que as torna bem naturais e não as deixam enjoativas durante a leitura. Tudo isso além da excelente anatomia dos personagens e de um traço cheio de personalidade que torna desta página dupla uma das melhores do mês.

Bem pessoal, esse foi meu primeiro post, espero que tenham gostado, então deixem o feedback dizendo o que acharam dando sugestões e, obviamente, dando criticas de forma construtiva e bem embasada, pois elas serão sempre bem vindas.

16 pensamentos sobre “Melhores Páginas do Mês #1

    • Obrigado! E sobre incluir uma obra do Boichi, é necessário que eu leia algo dele no mês, mas tendo em vista o estilo dele é provável que ele apareça sim.

  1. Gostei muito do jeito como você fala sobre a arte,eu apenas li a descrição do Green Blood,mas eu realmente gostei muito,principalmente da idéia do post,ainda mais eu que gosto muito de desenhar,faço até curso,apoio totalmente a idéia,e enquanto lia o texto falando sobre a perspectiva,retículas e tal,lembrei muito das paginas de I Am A Hero,que faz os melhores cenários,mas o que mais me impressiona nos cenários é que ele coloca eles em perspectiva de olho de peixe e faz ficar perfeito!Adorei a idéia do post e espero ver mais.

    • Vlw pelo comentário Breno! Agora sobre I am a Hero, eu não li e realmente não estou muito afim de ler, então não posso falar com propriedade, só que pelas imagens que eu vi me parece que ele usa muito cg, e quanto aos cenários não os achei bons o bastante para estar entre os melhores, lembrando que eu não li a obra.

      • Hmmm endendo,eu achei os cenários muito boms,eu não vi muito CG,eu vi mais retícula mesmo,CG mesmo ta é em Gantz,mas eu gostei muito dos cenários pois ele passa uma textura muito realista e uma otima perspectiva tanto no cenário quanto nos personagems.Ele encaixa muitos elementos na imagen,o que a torna agradável para min,mas as vezes eu paro pra observar a obra e acho que to lendo ela meio cegamente,mas eu continuo gostando principalmente da arte…
        Aqui ums links de canários que eu mais me impressionei,se quiser ver;
        http://www.mangahere.com/manga/i_am_a_hero/v04/c044/16.html
        Esse cenário ficou muito bom,ficou ao estilo de Sun Ken Rock,mas está de lado =/
        http://mangafox.me/manga/i_am_a_hero/v05/c055/1.html
        Eu gostei muito do cenário e alguma cenas bem impactantes,mas nao estou dizendo pra você ler nem nada.Espero var mais posts seu falando sobre art🙂

  2. Muito bom Lucas!
    Vou ser sincero eu só reparei na perspectiva e dos “trincados” na imagem do Manhole depois desse post, realmente vc tem ótimos olhos.
    Só minha opinião boba, as linhas brancas eu interpreto na leitura como movimento do ar ou “tensão” na cena. Eu sei q cada um interpreta de formas diferente. Eu só gostaria de saber como vc as interpreta.
    Vlw e continue com mais posts assim.

    • Bem essas linhas brancas, que para mim já se tornaram marca registrada deste autor, são empregadas de diversas maneiras e com objetivos diferentes, nessa página por exemplo elas realmente marcam a tenção da cena, tanto que elas circundam os dois personagens de forma a enfatizar o clima entre eles, mas também são usadas em outras cenas para dar impacto, enfatizar um movimento ou até mesmo como preenchimento de fundo, só não acho que seja para mostrar o movimento do ar, já vi ele as utilizando para representar chuva,agora do ar creio que não.

Deixe um comentário

