EMD Cast #28: Top 10 – Melhores Soundtracks

Que tal ouvirem a quase duas horas de pura música boa para os ouvidos? Pois é, galera, esse foi o objetivo desse cast, onde não só comentamos sobre várias músicas e trilhas sonoras boas de animes e filmes asiáticos, como também explicamos o porquê de músicas serem tão importantes para algumas obras e o que elas contém que, muitas vezes, conseguem sozinhas transformar algumas obras em algo fantástico.
Recomendamos muito que escutem esse cast, do nosso fantástico Top 10 – Melhores Soundtracks!

OBS: Coloquei no meu post de músicas desse mês algumas de minhas músicas preferidas das obras citadas (que não apareceram nesse cast) : Músicas do Mês #2.

 -> PODCAST <-

Lembrando que recomendamos que baixem nossos podcasts.

Para fazer o DOWNLOAD e/ou ESCUTAR ONLINEMega.

EMD Cast #28_ Top 10 – Melhores Soun.mp3

 

*As informações desse cast podem ser encontradas no final deste post.

-> TOP 10 <-

Olá a todos!

Neste top colocamos os melhores arranjos de músicas que já ouvimos em animes ou em filmes animados. Gostaria de lembrar também que música, além de ser um gosto muito pessoal, resolvemos colocar neste top um pouco de cada estilo, mais ou menos do jeito que fizemos em nosso Top 10 Mangas com Melhor Arte.
Além disso, deixo claro que esse foi o top mais difícil de se arranjar até hoje pela discussão sobre as colocações, já que é algo muito pessoal, porém, tentamos colocar soundtracks que foram bem elaboradas harmonicamente. Ah, e é claro, soundtrack não é apenas openings ou endings, tá pessoal? E sim todas as músicas de fundo de uma obra.

Os critérios utilizados para este top foram:

As músicas devem completar o anime ou filme em questão, elevando a emoção de quem os assiste, transformando as cenas e melhorando a qualidade da animação.
Músicas que forem bem feitas harmonicamente recebem pontos para entrar no top também.
As músicas que forem boas de serem ouvidas fora do anime ou filme em questão também receberão pontos para entrarem no top (“dar vontade de baixar as músicas”).

Com tudo isso claro, digo novamente que neste texto darei apenas um resumo de cada soundtrack, mas o ideal continua sendo ouvir ao nosso podcast. Sem mais delongas, ao top!

#10 – Angel Beats!

Angel Beats! apresenta uma boa soundtrack com pop e rock japonês, além de ter muitas músicas utilizadas como tema de alguns dos personagens da obra, o que torna o anime, mesmo tendo uma quantidade pequena de episódios, muito mais chocante do que foi.
Com músicas que combinam com muitas das cenas apresentadas durante toda a obra, inclusive em cenas de comédia, o anime ainda apresenta uma banda em seu enredo que adiciona ainda mais ao repertório musical da obra. Para deixar claro do que estou falando, colocarei abaixo uma das apresentações da banda em questão.

#9 – Elfen Lied

Sendo também a única exigência do Estupratom, membro do grupo, para este top, Elfen Lied merece esta posição por conter um repertório inteiro de músicas tristes, melancólicas, e além de tudo boas, que fazem do anime, uma obra marcante.
O anime contém uma das openings mais lembradas por vários que assistem animes, que também representa muito bem todas as outras músicas da soundtrack. Novamente, para entenderem o que digo, deixarei a opening do anime abaixo.

#8 – Digimon

Digimon de certo é o anime com a soundtrack mais lembrada até hoje em nossa opinião, e se isso já não fosse o suficiente para colocá-lo neste top, as músicas são bem feitas durante todas as suas primeiras temporadas, apresentando um tema eletrônico com solos de guitarra e bons vocals japoneses.
E para os que lembram apenas das músicas de digievolução ou apenas do primeiro digimon, abaixo está uma música qualquer de uma cena de batalha da 4ª temporada da série, o que mostra que a qualidade não cai nem um pouco.
Nota: a música é tão interessante que até a minha professora de piano de alguns anos atrás resolvem me ensinar a tocá-la.

#7 – Redline (filme)

O filme Redline definitivamente merece um lugar especial neste top. Ele não só é o lugar do eletrônico pesado no top como também é um exemplo de boas colocações de músicas cantadas em uma obra.
Além disso, sendo um filme de corrida de carros, a soundtrack apresenta não só músicas que nos mantém empolgados até o final do filme como também músicas boas e relaxantes bem colocadas nas “calmarias entre as tempestades” do filme.
Abaixo está a música ending do filme, que o acaba de forma surpreendente, e que apresenta não só o tema calmo comentado antes como também o eletrônico, tudo junto em uma música maravilhosa.

#6 – Naruto

Acalmem-se! Essa é uma das poucas obras desse top que não recomendamos a leitura/visualização. Naruto, apesar da péssima qualidade que vem apresentando, sempre teve uma ótima soundtrack, com instrumentos que representam bem o Japão junto de guitarras e baterias dando a base de um rock, que transformam tudo em um gênero musical novo e fácil de ser aceito pelo público, o que combina muito com o anime, porque como sabemos, aqueles personagens não são ninjas nem aqui, nem no Japão na China.
E para mostrar que openings e endings não fazem uma boa soundtrack ou tornariam Naruto uma escolha “retardada” para este top, já que a série contém uma penca de openings e endings, abaixo está uma das músicas mais conhecidas da obra que demonstra perfeitamente o que foi dito acima.

#5 – Beck

E para o primeiro anime que realmente é de música a ser comentado neste top, aqui está Beck. Muitas pessoas discordam da soundtrack ser boa ou não, mas o que realmente conta nela é o fato da música ir melhorando pela obra conforme os membros dessa banda amadora de rock vão melhorando também. Além disso, a obra com toda certeza merece um respeito ao apresentar músicas boas em geral, incluindo uma versão original da música I’ve Got A Feeling do famoso grupo The Beatles.
O anime é também o exemplo claro de como uma música aumenta o emocional de quem está assistindo uma obra. Em Beck, isso acontece em quase todas as apresentações do grupo.
Além disso, com músicas que não pertencem apenas a banda citada, o anime apresenta cenas fantásticas e relaxantes com músicas que marcaram muitos. Um exemplo disso é a música no vídeo abaixo.

#4 – Nodame Cantabile

Nodame Cantabile, além de ser outro “anime de música” e ser o lugar da música clássica neste top, ele vai além, apresentando uma estória sobre dois personagens que pretendem ser músicos e que estudam música na universidade.
O anime apresenta uma soundtrack perfeitamente selecionada com muitas músicas clássicas fantásticas, e o autor completa essa incrível obra ensinando, de algum jeito, quem a assiste a gostar de músicas clássicas.
Um exemplo do citado acima é uma das openings da obra linkada abaixo, que não só apresenta um pouco do pop que conhecemos, como junta melodias clássicas muito conhecidas, além de um áudio em francês, quase (se não for) inédito em animes.

#3 – Death Note

Vamos ficar um pouco mais tensos, galera? Death Note não só teve bolas de colocar screamo em seu repertório como também colocou músicas líricas, músicas calmas, agitadas, ou seja, tudo que teve direito, e tudo deu muito certo para a obra.
Mesmo para uma obra em que uma pessoa escreve constantemente em um caderno, lotada de cenas de investigação ou apenas de um personagem pensando sobre estatísticas para um assassinato, conseguimos nos manter tensos e agitados durante toda sua duração.
Colocarei aqui o exemplo que nosso ilustre membro Gutinho comentou no cast (QUE VOCÊS DEVEM OUVIR). Ele disse que mesmo em uma cena onde o protagonista vai comer uma simples batatinha, músicas potentes e tensas mostram a cara, levando quem assiste a momentos de tensão pura.
Abaixo está apenas uma das músicas “tensas” colocadas na obra, que deixou qualquer um que estava aproveitando o anime arrepiado.

#2 e #1 – Yoko Kanno e Shiro Sagisu

Bom galera, pela primeira vez fizemos algo diferente. Muitas soundtracks de obras que seriam bem colocadas neste top foram, na verdade, criadas pelas mesmas pessoas, por isso, resolvemos colocá-las em primeiro lugar, como fizemos no Top 10 de Mangas com Melhor Arte já comentado antes, mas com uma pequena mudança. O nível desses dois compositores é tão alto que não conseguimos nem nos decidir em qual mereceria a primeira colocação, logo, resolvemos colocar os dois em segundo e primeiro lugar para que vocês decidam qual, que na opinião de vocês, realmente merece o título de melhor compositor.

Começando, comentarei da Yoko Kanno. Essa mulher fantástica não só criou toda a soundtrack de Cowboy Bebop, anime que recebe a primeira colocação nos tops de soundtracks de muita gente por aí, como fez também a soundtrack de várias obras que marcaram por suas músicas. Citando as mais importantes para nós, estariam Cowboy Bebop, Sakamichi no Apollon, Cardcaptor Sakura e Escaflowne (filme). Abaixo, colocarei algumas das músicas das séries na ordem citada.

Agora sobre Shiro Sagisu (meu favorito pessoal), o cara não somente fez a soundtrack de todos as obras da série Evangelion, como também fez toda a soundtrack de Bleach, que mesmo sendo um anime lixo, tem uma soundtrack que merece muito respeito. Se não fosse apenas por isso, Shiro Sagisu também criou a soundtrack que, até então em minha opinião, mereceria ficar em top 1 nesta lista mesmo se competisse com todas as soundtracks criadas pela Yoko Kanno, as soundtracks dos filmes do arco da Era de Ouro de Berserk! Na soundtrack citada, Shiro Sagisu não conseguiu apenas criar ótimas músicas para representar os filmes da obra, como as músicas criadas funcionam também para a leitura do manga, que se torna magnífica com a adição da soundtrack dos filmes. Novamente, abaixo colocarei algumas das músicas do compositor. Falamos muito mais sobre eles citando pontos importantes no podcast, então PELO AMOR DA PORRA, ESCUTEM ESTA MERDA!!

Por todos os motivos citados no cast e alguns citados aqui, os dois merecem, facilmente, o 2º e o 1º lugar neste top.

BÔNUS

E agora, como sempre, apresentarei alguns bônus a vocês, que na opinião de alguns poderiam entrar no top no lugar de uma obra ou outra, mas como tivemos de entrar em um consenso para montá-lo, elas acabaram ficando de fora.
Todas são, basicamente, puro gosto pessoal dos membros. Não entrarei em detalhes sobre cada uma, mas saibam que todas tem uma boa qualidade. A explicação para que elas não entrem no top se encontra no cast.

Rurouni Kenshin [Gutinho]

Estúdios Ghibli [Crive]

Clannad [Hit]

Hunter x Hunter (2011) [Trilles]

Code Geass [Trilles e Hit]

É isso galera, muito obrigado como sempre por ler e ouvir, esse top foi muito complicado de ser feito então espero aquele feedback esperto de todos! Bons animes, mangas e MÚSICAS a todos!😉
Comentem caso queiram discutir sobre as colocações do top. Responderemos a todos! Porém, deixo novamente claro, ESCUTEM AO PODCAST PARA NÃO FALAREM BESTEIRA NOS COMENTÁRIOS! -_-

– Informações Gerais –

Onde baixar os animes: FANSUBBER Tracker (português-BR).
Status dos animes: a maioria terminada.
Onde baixar os mangas: MangaTraders (inglês).
Leitura online: Central de Mangás.
Status dos mangas: a maioria sendo lançado.

*Para saber sobre as músicas utilizadas no cast ou caso tenham qualquer dúvida, entrem em contato conosco.

106 pensamentos sobre “EMD Cast #28: Top 10 – Melhores Soundtracks

  1. Bem. . . é só uma sugetão, porquê vocês não fazem um podcast de obras injustiçadas pelos tards.

    Deixa eu explicar, eu vejo muitas obras boas, que muita gente tem preconceito apenas pelo fato de serem modinhas, como esta acontecendo com Sword Art Online, SAO não é uma maravilha, nem perfeito, mas muitos criticos de blogs e outras pessoas, julgam SAO como um lixo só porquê é muito popular, dizem isso sem ao menos assistir.

    Seria legal ver Cast desse tipo, mostrando que não é so porquê é modinha que você vai deixar de assistir.

    • Ótima ideia =) E obrigado pelo primeiro comentário por aqui. Faremos com toda certeza um cast desse tipo no futuro, talvez em formato de Top 10 ou sei lá, mas não se esqueça que sempre comentamos sobre as melhores e piores obras do mês em um post especial, na primeira terça-feira do mês. Com ele, você também pode ficar sabendo a nossa opinião sobre várias obras que lançam semanalmente ou mensalmente.

    • Não acho SAO um lixo… só é mal adaptado.
      Um fato que ocorre em varios animes baseados, principalmente, baseados em light novels.
      Exemplos tem aos montes… como Shiki, The Book of Bantorra ou Dantalian no Shoka.
      A questão é:
      Alguns fazem sucesso mesmo sendo mal adaptados e outros não. As vezes o felling da serie é tão empolgante que voce acaba deixando os “furos” do roteiro passar sem nem ao menos perceber.
      SAO é assim…

      • Sobre SAO, devo dizer apenas que sua indignação deve ser a mesma que a do Gutinho ao ver o anime. É simplesmente impossível comparar animes com novels em minha opinião sincera, e isso se deve ao simples fato da maneira como os dois são feitos. Com palavras apenas, o autor deve utilizar o máximo de detalhes possíveis para explicar a situação, para que assim o leitor possa imaginar perfeitamente o que ele está tentando passar, porém, em animes ou mangas, as imagens servem de base para que quem as assiste/lê consigam entender toda a estória sem uma necessidade de um enredo muito detalhado.

        Animes hoje em dia sofrem muito com a censura, então o autor teve de utilizar uma cena com a Azusa (sei lá como se escreve) acordar nua coberta por um lençol na cama para que quem assistisse o anime ENTENDESSE o que aconteceu, sem a necessidade de ver o ocorrido.

        Acho apenas errado comentar que SAO é ruim (não estou falando que você disse isso) quando é uma adaptação. As pessoas devem aprender a julgar um anime apenas pelo que ele é, e não pelos seus antecedentes.

      • Trilles,
        quando digo má adaptação falo de alteração de cenas (sem nem mesmo ter censura), “pulos” de acontecimentos ou quando se esquecem de colocar algo que deveria estar ali.
        Estes fatores é que me deixam avaliar se uma obra é má adaptada ou não, em SAO isto já aconteceu e tenho certeza que vai acontecer ainda mais. A luta do Kirito contra o Heartcliff foi assim, no mesmo episodio quando tem a tentativa de assasinato… existem incoerrencias pois algumas coisas não foram adaptadas e alguns acontecimentos pulados.

        Mas é como eu disse… quando o anime tem felling envolvente as pessoas esquecem dos furos.

        • Novamente, acho que não entendeu. O problema não é a adaptação… A adaptação foda-se! O anime tem que ser bom independente de como foi seu antecessor, e é isso que tento criticar ao ver SAO. Olhando o anime em si, ele não é perfeito, tem falhas CHATAS, porém, é um anime muito bem feito, com uma ótima animação, ÓTIMOS seiyuus, e pra completar uma estória interessante. Não há como julgá-lo apenas por ser uma má adaptação. O ponto é: a novel é fantástica? OK, mas o anime TAMBÉM PODE SER, SENDO UMA ESTÓRIA DIFERENTE!

  2. Concordo com alguns titulos… como Angels Beats, Beck, Nodame Cantabile e principalmente com o TOP 01 e 02.
    Esta dupla são a propria criatividade em pessoas!

    Mmaaassss achei outras posições forçadas, vou ouvir as justificações no cast (tah baixando)… mas fala serio Trilles!
    O seu odio por Guilty Crown é tão grande ao ponto de te deixar até mesmo surdo?
    É um dos poucos animes da atualidade com OSTs muito bem montadas e colocadas no anime… pode existir seus motivos en relação ao enredo e o roteiro, mas as OSTs?
    E nem toh falando das OPs e EDs da serie que eram muito boas tbm, falo das OSTs!

    BIOS
    http://youtu.be/X9HdPOKI99o

    Hills of Sorrows
    http://youtu.be/VfXM2mcYPiQ

    Release My Soul
    http://youtu.be/km__qtjnDfA

    Real
    http://youtu.be/V1gI0h0bBbI

    Home ~in this corner~
    http://youtu.be/qfBSkdJFRQE

    Close Your Eyes
    http://youtu.be/igYn74XWoeY

    Ready to Go
    http://youtu.be/7ZAWbbU_rE4

    Friends
    http://youtu.be/ht8yRS3ooP4

    Isto porque não coloquei todas… é serio, seu odio é tão grande assim por Guilty Crown?

    • Era para ter saido apenas os links… como diabos foi aparecer os videos?

      Não sabia que isto iria acontecer, mals ai galera… infelizmente o comentario acabou ganhando um tamanho exagerado!

      Vou ouvir o cast do Trilles agora e “tentar” entender o “porque” de alguns animes deste rank ai.

    • HeverGM não é nem que agente esqueceu ( pelo menos eu ) é que a minha indignação pelo roteiro acabou bloqueando todo o conteudo dessa série na minha cabeça, e isso inclui a soundtrack! Se bem que apesar de ser boa não acho digna de entrar no top, tem coisa bem melhor ou parecida ( n quero entrar em detalhe, ja me basta o parto que foi pra sair esse cast! )

      Por falar nisso levei um susto quando vi os videos anexos ao comentario O-O, o que sera que aconteceu?

    • Tive de editar o comentário, mas acho que era assim que você queria que ficasse.
      Cara, sinto muito, mas quase vomitei ao ler isso. Quando vi que não tinha concordado com muitas das OSTs apresentadas fiquei com medo, mas Guilty Crown? É muito difícil para mim comentar dessa obra sendo imparcial, mas irei tentar.

      Como comentei, soundtracks devem ser analisadas em CONJUNTO com o anime, porque muitas vezes, elas podem apresentar músicas fodas, mas que no anime ficam FORÇADAS, EXAGERADAS, e muitas vezes sem combinar com a cena em questão. O meu maior problema com Guilty Crown foram músicas cantadas jogadas no meio de algumas cenas. MÚSICAS CANTADAS NÃO SÃO BOAS EM CENAS DE AÇÃO!!! PRINCIPALMENTE com uma voz japonesa fina do capeta. Simplesmente não combina, fica desagradável e como comentei, exagerado. PORÉM, repetindo, gosto musical é PESSOAL cara, então não tem uma “explicação” do porquê não coloquei obra tal ou obra fulana neste top. É apenas o NOSSO GOSTO PESSOAL. Muita gente gosta de Restart, muita gente gosta de Fiuk, pela porra, muita gente venera METALICA! EU NÃO. É simplesmente um top com um gosto pessoal, porém, é simplesmente inegável o nível musical das obras citadas, agora, se para você existir algumas melhores, isso é o seu gosto, simples assim.

      Para encerrar falarei apenas uma coisa: o Hit, amigo do Estupra IRL que participou do top votou muito para as soundtracks dos Estúdios Ghibli entrarem em uma alta posição no top. Particularmente eu acho a pior das soundtracks citadas acima, mas como tivemos de entrar em um consenso, tive de aceitar que ela ficasse pelo menos nos especiais.

      Mas enfim, sinto muito pela longa explicação, mas acho que fui bem claro.

      Obrigado pelo feed back, e caso ache que fui “grosso” ou fiquei com “raiva”, não, eu apenas uso capslock para enfatizar sentenças. E não… Isso não foi sarcasmo, antes que comecem a me xingar por aqui.

      • É como eu disse, acho que seu odio por Guilty Crown é muito grande… (maior do que eu imaginava)
        hauhauhauhauhauhauhauhahauhauhauhauhauahuahuahuahau

        Musicas cantadas são boas em cenas sim… dependendo do momento em si, pode ser muito bem aproveitadas, como logo no inicio do anime… a Inori cantando “Chelly” foi muito bem executado ou quando eles vão para resgate no fim do primeiro cour a Inori canta a ED 01 (Departures) naquela cena do anime para parar a contaminação do virus.
        Sem falar da cena do Shu em momento a la Re:Birth ao som de “BIOS”.
        Canções cantadas bem colocadas em cenas gera momentos proveitosos. As demais musicas não foram nem catandas e sim usadas como tema de fundo… só que no OST original elas tem o conjunto do vocal.

        • Do jeito que comentou, acho que já passa a ser cabeça dura. Pelo jeito você gostou do anime de Guilty Crown e achou a soundtrack ótima também. Não temos como discutir então, pois mesmo eu apontando fatos, você os negará.
          Pra VOCÊ elas geram momentos proveitosos porque você gostou do anime, mas foi um anime simplesmente ruim. Em termos técnicos de coerência ele foi forçado, cheio de clichês, com cenas ridículas e nada impactantes. Eu posso ter odiado Guilty Crown como você comentou, mas tenho cabeça o suficiente pra saber criticar uma obra quando vejo uma. Acho que pelo seu gosto por Guilty Crown, o SEU julgamento pode estar sendo afetado, mas isso já é tópico de outra discussão, e como disse que não faremos um cast de Guilty Crown para eu não morrer, o tópico está agora encerrado.

          OBS: Guilty Crown criou um hype gigantesco, e ao seu fim, todos pararam de comentar sobre o anime. Em nosso site acho que se não foi apenas você, no máximo mais uma pessoa reclamaram do meu “ódio” por Guilty Crown. Além disso, foi citado por vários sites já que Guilty Crown fez parte dos poucos momentos FRACOS da programação do noitaminA (programa onde o anime foi exibido). Por que será?

      • Pois acho que estamos sendo 2 cabeças duras… um pro e um contra, esta discusão se tornaria uma “guerra de mil dias”. (http://sp8.fotolog.com/photo/24/36/99/cavaleiros/1079139882_f.jpg)
        hauhahauhauahuahuahauhauhauhauahuahuahuah

        Vamos dar um fim nisto… pois já ta parecendo cabo-de-guerra.

        OBS: Guilty Crown não foi um dos mais fracos já exibidos no NoitaminA, ele sempre foi bem apreciado no Japão… tendo até mesmo boas vendas de BDs (o vol 09 está no rank de vendas do Oricon nesta semana), e sempre pontuando em 1° do rank de popularidade da revista NewType (uma das especialistas em animes no Japão).
        Por que será né!?

        • De certo. E sobre o noitaminA, falei da opinião que vejo dos brasileiros e americanos. Sinceramente, não me importo nem um pouco com a opinião dos japoneses ao tratar sobre animes. Até pela questão da diferença gigantesca entre nossas culturas. Uchuu Kyoudai que está em lançamento ficou em 22º lugar (ou algo do tipo) em um ranking de uma revista sobre o melhor anime da temporada passada, tendo muitos animes DERPs na frente na votação, sendo que Uchuu, em minha opinião, merece o prêmio de melhor anime da temporada passada, até melhor que Kuroko no Basket, que ficou em segundo lugar na lista citada.

  3. Eu não acredito muito que música é questão de gosto pessoal, ja mostrei musica de altíssima qualidade pra muita gente que só ouvia luan santana e largou passando a ouvir o que eu indiquei. O problema mesmo é que como a maior parte das pessoas não tem noção técnica nenhuma de música acaba achando uma música que aparentemente é boa aos ouvidos, mereça ser ouvida. Eu acredito nisso e sempre vi isso acontecendo, no momento que passa-se a realmente entender aquilo que lhe é apresentado é que o real gosto aparece.

    • Infelizmente eu devo discordar Vinicius. Algumas músicas são, de fato, “mal feitas” por questão de letra ou coisas do tipo, porém, isso é para nós. Eu odeio funk, mas aposto que se eu mostrar Bach pra uma “nem” da Rocinha aqui do Rio de Janeiro ela vai achar uma bosta comparado a Pumba La Pumba (http://www.youtube.com/watch?v=4hY4U4A8Jag).

      Eu AMO dubstep, e diferente da maioria que só começou a conhecer o estilo eletrônico quando ele virou mainstream, eu o conheço há um bom tempo e sempre gostei, porém, é um estilo onde muitas músicas apresentam incoerências harmonicamente e quebras no ritmo sem sentido, PORÉM, EU GOSTO.

      Eu AMO músicas japonesas, o Estupra já assistiu animes, já ouviu muitas músicas japonesas, e SIMPLESMENTE ODEIA, isso me torna correto e ele errado? Ou eu errado e ele correto? É claro que existe um preconceito sobre algumas músicas (como as japonesas para uma boa parte da população brasileira ou como o funk para as classes mais avançadas), porém, a cultura de cada povo, os hobbies de cada pessoa, tudo isso modifica o gosto geral dela, e tudo isso influencia no gosto musical de cada um.

      • Não é uma questão de “para nós”, uma coisa é uma música cultural, outra completamente diferente é música que não irá te trazer beneficio algum. Japoneses são perfeccionistas ao extremo e por serem muito técnicos, isso as vezes é até criticado neles (na música), por não possuir feelling, mas é música excelente. Moro no nordeste, mas especificamente na Bahia e aqui existe um estilo de música chamado arrocha, que é simplesmente uma bosta, o cara pega um teclado bota uma gravação de uma sequencia de notas e todas as músicas de todos os artistas desse gênero, usam essas mesmas batidas e todo mundo ouve isso, mas será que ouviriam ou mesmo existiria esse tipo de música, se houvesse um entendimento minimo geral sobre o assunto? Gostar ou não gostar de algo sem nem ao menos entender do que se esta gostando ou não, é uma das coisas que faz existir tanto preconceito (ao meu ver). É claro que podemos entrar numa discussão, “O que é bom ou ruim?”, de novo ao meu ver, analisando de forma mais profunda, isso não existe, tudo é um conjunto de átomos e moléculas dispostos de formas diferentes, so que pensar dessa forma, simplesmente nos faria desistir de viver, por isso eu acredito que deve-se fazer aquilo que esta ao seu alcance. (Filosofei demais) Onde eu quero chegar é que nós criamos o bom e o ruim, no caso da música através da técnica, capacidade de composição, criatividade e etc. Ao se ter esses tipos de noções sua visão de qualquer coisa muda completamente. Eu acho ate que me coloquei errado, não é que não exista gosto pessoal, isso sempre vai existir, mas esse gosto pessoal é ofuscado pelo não conhecimento daquilo que se ve, ouve ou o que quer que seja.

        Aqui o link da música a qual me referi:


        Se você tiver saco de procurar vai perceber que todas as música tem o mesmo ritmo, como eu disse acima.

        • Me desculpe, mas nem quero clicar no link, hauhauhauah. Mas enfim, consigo concordar com seu comentário desta vez. De fato, falando sobre “criatividade” ou “capacidade na composição”, algumas músicas se sobressaem bastante, inclusive o dubstep que comentei, e voltando um pouco no assunto anterior sobre Guilty Crown, é como nosso membro Gutinho comentou por aqui já. Guilty Crown apenas repetiu o que alguns outros animes já fizeram, e de uma forma que não funcionou muito bem. No caso, a criatividade foi pro brejo e a composição ficou fraca em nossa opinião, mas aí é questão das pessoas QUEREREM ENTENDER isso, pois muitas vezes o gosto pessoal impede a maioria das pessoas de criticar algo.

  4. Ótimo cast! Bem interessante e informativo, e finalmente não tivermos a participação do Estrupra em um cast tão interessante, e até quem fim a porra do Crive tá aparecendo mais! Eu queria muito vê-lo porque era o único do grupo que tava aparecendo menos que os outros, não em quantidade de casts, mas sim em relevância nos mesmos, que nesta vez foi muito boa, realmente.

    Vocês me deram ótimas dicas de OSTs pra baixar, tinha umas que enquanto eu estava trabalhando em um ASMV de Berserk, ficava tão vidrado na música que começava a pensar em usá-la no lugar da que eu estava utilizando no ASMV😄 rsrsrs

    ASHUSHAUSUHAU Também ouço as OSTs dos filmes de Berserk, (inclusive, as do animê antigo) no dia-a-dia Trilles xD é tipo ouvir Griffith’s Dream pra andar da cadeira da sala até a porta do banheiro, kkkk

    Falando em Berserk, poxa caras, não falaram do Susumu Hirasawa? Trilles, se você gostou das OSTs do filme de Berserk, vai ver o animê antigo cara, ele vale a pena ser visto só pelas músicas (procura Guts Theme, Forces e Behelit no You Tube pra vc ver do que estou falando). As OSTs do jogo também são lendárias (Sign 1 e 2, puta merda…muito épicas).

    Só achei que faltou isso mesmo, todo mundo curte o trabalho do Susumu, que, pelo menos no universo dos animês, tem bastante relevância. Flw o/

    • Concordo com você mano, eles não citaram Susumu Hirasawa ou simplesmente o anime antigo de Berserk pq eles não assistiram e não devem conhecer as ost, deve ser um dos motivos

    • De certo o Susumu faz um trabalho de alta qualidade, porém, o grande problema na questão dele é:

      Pelo fato de termos colocados dois compositores no 2º e no 1º lugar, ele não teria como competir. Não sei se concordam comigo nessa ou não, mas aí já acho muita fissura por Berserk. Fora que a soundtrack dos JOGOS não entra nessa, né pessoal? Se não, Pokémon pegaria primeiro lugar… E comparando APENAS a soundtrack do primeiro anime de Berserk com as outras obras citadas, não quero nem colocar minha opinião e falar qual é a melhor por aqui, mas se ouvirem ao cast, comentamos que tentamos deixar exemplos de boas soundtracks para diferentes estilos, e como já tinha colocado a OST dos filmes pelo Shiro Sagisu em primeiro na minha opinião, não era mais necessário outra obra com o mesmo estilo “medieval tenso”, como são as soundtracks dos filmes.

      No mais, obrigado pelo comentário e até a próxima.😉

      • haha ainda estou escutando o cast, to na parte do digimon, fiquei com vontade de assistir de novo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        eu num me referi ao jogo e sim ao anime antigo só hahahaha
        dai se fosse entrar jogos na minha opinião final fantasy VIII ganharia de qualquer um…. é muito boa as ost.
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fissura ou não o cara foi foda com as musicas… mas to ligado, ficou muito bom o top 10, apenas comentei
        apesar de terem vários outros animes q vi que são muito foda….mas é complicado ficar montando um top e ver qual é melhor, então esse fico bom do jeito q ta

      • hahahahahaha ri do comentário doc ara falando que vc escutando as ost de berserk imaginando vc numa floresta escura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        imaginei vc com foninho no ouvido, mochila nas costas e pulando pela floresta tipo um puck da vida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        ah e sobre rurouni kenshin, devia ter entrado no top
        cg tbm é foda…
        é fodaaaaa tem tanta obra ai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • O problema não foi nem o fato de não terem colocado as OSTs do animê antigo em alguma posição do TOP,êas sim a falta de referência ao Susumu, que é um mestre, acredite, não é fissura minha em Berserk quando digo isso, já ouvi MUITO gringo que acha que mangá é ruim , gostar pra caramba de Berserk e consequentemente do Susumu (ok, isso é falta de leitura de outras obras fora shounen, mas a questão não é essa).

        E sim, eu acho que as OSTs do animê antigo merece bater algumas das posições das obras desse TOP, porque? pelo mesmo motivo de você ter gostado tanto das dos filmes, as OSTs combinam PERFEITAMENTE com os personagens, passando por cada ponto da personalidade deles conforme a tensidade da música vai aumentando ou diminuindo, dentre outras curiosidades, como no tema do Guts, ouve-se bastante o som do vôo de um falcão, representando obviamente o Griffith. Fora que elas combinam harmoniosamente com cada cena que são colocadas e funcionam muito bem para passar a tensão da cena para o telespectador, tanto, que a parte gráfica nem fica tão ruim da primeira vez que vc assiste devido justamente a sua imersão na série pelas OSTs.

        PS: eu citei músicas do jogo para vc dar uma olhada depois e poder ver como exemplo de avaliação, porque se não sim, Pokemon pegava a primeira posição certeza xD

  5. Bom, pra mim o vocal e letras pesam bastante, são poucas as musicas sem vocais
    que gosto de ouvir (musica clássica geralmente).
    Vinicius pra mim musica popular boa é aquela que o povo lembra
    e ainda escuta de vez enquanto depois de 5~10 anos peça pra alguém
    daqui 5 anos cantar uma modinha de hoje em dia pra ver se o cara se lembra
    muito dificilmente. Meu ponto é o tempo se encarrega de esquecer
    as musicas ruins e mal feitas.
    aqui uma que eu mais gosto e ela só tem vocal, pena que é curta


    essa é outra


    e essa nem mesmo eu sei por que gosto afinal odiei o anime, talvez por que fui obrigado a fazer
    o timing do karaoke, e achei a letra intereçante.


    • De fato músicas boas tendem a durar, mas tem um problema ai, quando o âmbito geral é de músicas ruins, o que vai ficar é música ruim não tem jeito e infelizmente o que é vendido hoje é música ruim, não quer dizer que não aja música boa, isso acaba influenciando e muito.

      Sobre músicas a serem indicadas, bem com relação a anime eu não conheço muito, a soundtrack de Trigun pra mim caberia em um top 10 facilmente


      a de hellsing (o anime) tambem é muito boa, mas acho que não ficaria num top 10


      e HunterxHunter o anime antigo, que pra mim fora a animação, é 10 mil vezes melhor que o atual, tanto em soundtrack, como andamento da história, é muito mais obscuro e interessante, o novo ficou muito infantil, apesar de seguir mais fielmente o manga, outra soundtrack(anime antigo) que entraria num top 10 meu


      Agora quanto a música em geral, eu sou um velho com corpo de 20 anos, as músicas mais recentes que eu tenho são da década de 90, maior parte do que ouço é rock, jazz, blues, um pouco de folk e música clássica, so que não é naquela onda hipster (Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple), muita gente hoje usa isso pra dizer que ouve música boa (eu tambem ouço), não sabe nem o que ta ouvindo, pelo menos ta ouvindo, eu ouço musicas bem mais underground para o áudio geral (Frank Zappa, Captain Beefheart, Mahavishnu Orchestra), sendo que o Frank Zappa acho um dos maiores genios da musica do século XX, influenciou praticamente todos os gêneros musicais. vai ai uma música mais audivel dele


      Espero que tenha agradado e que possa aumentar seu repertorio ^^

      • Noooooossa as musicas do primeiro HxH eram muito fodas mesmo🙂.
        As de Hellsing são boazinhas, mas n são dignas de entrar no top.
        Quanto a Trigun, essa eu acho que ja entra na questão de gosto pessoal, é uma soundtrack com um tema só, mas nem por isso é ruim, só acho dificil msm de entrar no top, acho q no maximo entraria em um especial, mas repito, questão de gosto pessoal!

      • Fiquei pensando no que vc disse e meio que fiz uma tese sobre o assunto.
        não sei vc mas eu creio que existe dois tipos de musica a grosso modo
        Musicas feitas pra se ouvir em casa e relaxar as que mais estou ouvindo atualmente.
        Musicas feitas pra ouvir em festas e dançar essas por sua vez na grande maioria são bem simples e tem uma batida repetitiva e letras meio vazias.
        O publico em sua maioria é jovem, que fazem parte do que eu gosto de chamar “Geração Ctrl C Ctrl V”, opinão sobre tudo, mas a opinião formada que tem em geral é feita ouvindo só um lado da moeda, passaram por uma educação de péssima qualidade, e com a comodidade da
        internet muitos nem se quer são ao trabalho de ler os trabalhos que entregam, o que falar de um pais de 100 Milhões de pessoas não consegue ler ou entender um texto.
        O Mundo Globalizado em que vivemos incentiva a quantidade e velocidade, vemos isso por toda a parte ninguém investe grande quantidade de tempo, esforço e dinheiro em algo que não
        tenha um retorno garantido, a regra é investir o minimo mas assim dificilmente se cria algo novo
        e de qualidade então as pessoas reinventam ou mesmo plagiam o que ja faz sucesso.
        Agora falemos de psicologia, vc esta num ambiente alegre, bebendo, dançando e se divertindo,
        ou mesmo transando e consumindo drogas numa festinha de um amigo (agora senti saudades dessa época da minha vida) com o som no ultimo volume, por osmose vc vai gostar de qualquer gostando de qualquer musica que toque, ainda mais se elas incentivarem essas
        “praticas divertidas”.
        Junte tudo isso num circulo vicioso e o resultado a meu ver é bem próximo da realidade que temos hoje em dia.

        • Me desculpe a grosseria Eduardo, mas esse comentário foi muito, MUITO ruim. =(
          Onde o rock entra nessa sua classificação “a grosso modo”? É algo para dançar que não tem uma letra boa ou algo que é para relaxar em casa? o.O
          E o eletrônico mais pesado? E outros trilhões de gêneros diferentes? Nossa cara, viajou DEMAIS.

          Não há como classificar músicas hoje em dia. É simplesmente assim que funciona, pois a quantidade de gêneros musicais que existem hoje, são mais numerosos do que toda a população do prédio do meu amigo que tem 35 andares. Existem músicas para tudo. Relaxar, ficar agitado, dançar, ou até que combinam ao ficar drogadão, como comentou (aliás, acho que fez esse comment enquanto drogado, hauhauhau). Enfim, isso é algo que apenas não há como se classificar.

      • Por que o pessoal não esta postando musicas que acham boas e não foram mencionadas,
        achei que ia achar um monte de musicas que não conhecia, pra aumentar meu pobre repertório.

    • Não discordo que o comentário foi mal feito, nunca consigo me expressar de maneira decente por texto,
      Lendo de novo até eu senti raiva. LOL deixe eu tentar de novo.

      Eu divido as musicas nessas duas categorias, tento não me apego muito a gêneros musicais
      Algumas musicas que são de mesmo gênero pode estar em diferentes categorias PRA MIM.
      As musicas que escuto em casa eu considero melhores, mas só pra constar eu não escuto
      só musica clássica em casa tem muito mais gêneros, talvez vc me ache estranho mas consigo
      relaxar com um eletrônico mais pesado desde é claro seja bom (é claro não escutando a todo volume) e eu ja falei que sinto sono
      ouvindo musica eletrônica em outro post.
      Bom creio que vc leu o texto e achou que eu considero gêneros mais antigos melhores e os atuais ruins, de certo modo sim
      OS Gêneros antigos tem a vantagem que as musicas ruins produzidas ja foram esquecidas, só sobreviveu as melhores.
      OS Gêneros atuais sofrem a desvantagem de ter toda a merda que é produzida jogada na minha cara, princialmente
      os gêneros mais Modinha do momento.
      Em suma eu escuto uma musica, decido se gosto ou não e então jogo numa das duas categorias.
      Olho torto pra alguns gêneros e Ritmos sim olho.
      Musica boa na minha humilde opinião é aquela que passa bem e de forma intensa uma ou mais emoções: amor, ódio, alegria, tristeza, revolta, solidão etc.
      Só que a meu ver(uma opinião pessoal/talvez até impresisa) as musicas que tentam transmitir sentimentos mais “negros”, tristeza por exemplo ela tem que ser boa,
      musica “triste”/”calma” e ruim existe em bem menos proporção, isso sem contar que “músicos de fim de semana” dificilmente vingam nesses meio,
      então eles vão pra ritmos e gêneros mais alegres e dançantes, com o tempo esses “ritmos” que nossa população mais gosta
      de ouvir (bem certamente ele tem seu motivos pra tentar se alegrar) foram ficando tão simples, vulgares e ocas que tiveram que joga-las em outro “Gênero novo”
      É claro que pode surgir uma musica boa desse novo genero mas a probabilidade é baixa.
      Como disse eu não tenho uma opinião formada em musica, bom até tenho mas não é tão solida.
      Algum generos são piores que outros? Na minha opinião sim por que são mal representados.

      Onde o rock entra nessa sua classificação “a grosso modo”?
      Esse meu a grosso modo, não estava me refirindo a algum genero espessifo, gosto muito de rock.
      Mas que tem muita musica de merda no genero isso tem.
      Não gosto de todas as musicas classicas, mas as citos por que se eu pedir
      VC gosta de musica classica? Muitas pessoas vão dizer que elas são chatas.
      Ai esse mesmo cidadão vem falar de algum filme que ele assistiu e comenta de tal cena
      que ele achou foda e em alguns casos a musica tocando ao fundo é um trecho de uma musica “chata”.

      Sobre os milhões de generos vou descordar, não existem tantos pra mim, com serteza pode ter mais do que imagino
      mas francamente Sertanejo, Sertanejo Universitário, rock alternativo, hard rock, rock & roll
      Meltal, hard Metal, popRock, etc, etc, etc……….
      Pra mim discutir isso é tão util quanto Classificar hentai ( hentai com tentaculos, lolita , incesto, etc, tec…)
      foda-se é hentai ponto, é irrelevante pra mim e pra vc (pelo menos eu acho) qual deles é.
      Não tenho nada contra uma pessoa que se indentifica mais com determindao subgenero, mas se ela disse
      que todas as musicas desse genero são boas (amo todas as musicas de tal genero), pra mim ele não é melhor
      que um fanBoy de restart.

      Vou discordar de uma coisa que vc disse Triles, bom vou discordar de mim mesmo ja que ja usei essa frase.

      “Gosto não se discute.” essa frase é muito mal usada hoje em dia, gosto é uma forma de opinião e Opinião implica conhecimento.
      é tão mal usada que em alguns casos pode ser substituida por “Com FanBoy não se discute”.
      Discutir com alguém que tem opinião formada é muito saudável, ainda mais se vc esta solidificando uma opinião,
      mas tbm depende muito do tipo de pessoa, a pessoa pode até manjar muito mas discutir com ela pode ser inutil.
      Um exemplo disso é descutir religião, minha visão de Deus é bem diferente da maioria, mas ja li toda a biblia e Evangelio,
      até algumas passagens do Alcorão, não sou Ateu afinal acredito em Deus, mas da raiva ver certas pessoas Religiosas disendo que Ateu “não tem bondade no coração”
      Sério da vontade de falar Tal assasino que matoua filha era “temente a Deus”, o contrario é tão ruim quanto, aquele ateu que acha que pessoas religiosas
      são burras por acreditar em Deus, com esse tipo de pessoa vc não discute vc mantem distancia.

      • Porra, gastei 1:30 neste post, achei que estava bom e postei
        Releio e vejo que não esta muito melhor que o primeiro.
        vamos tentar algo mais sucinto
        A grande maioria das pessoas não possui critérios quando se trata de musica.
        Pra mangas(independente de gênero) meu dois critérios mais importantes história e arte bem feitas, as que vc considera exesões a regra é gosto pessoal, quem nunca gostou de um manga ruim.
        Musica meus critérios gerais é letra e melodia.

  6. Estava aqui pensando no que vcs disseram
    Uma musica boa e bem colocada pode tornar uma obra muito melhor
    e o contrario sera verdade tbm?
    Uma obra/animação boa com uma musica mais ou menos pode tornar o musica melhor?
    fiquei pensando em um exemplo que talvez se aplique



    se eu só prestar atenção na voz da cantora
    percebo que ela possui um timbre de voz que em uma outra situação talvez não me agradaria
    mas mesmo assim gosto da musica por osmose.

  7. Eai pessoal do Ecchi Must Die!

    Muito legal este cast, eu até ia perdir um não um top, mas um especial de opening/ending, mas este cast ficou muito bom!

    Em relação ao top, na minha opinião a melhor é a do Cowboy Bebop por gosto pessoal mesmo eu gosto muito de Blues e Jazz e a Soundtrack é muito foda acho que foi uma das razões de eu acompanhar o anime, que na minha opinião não é tão bom assim, mas a soundtrack salva!
    A soundtrack de Blood+ eu também acho legal, tem algumas músicas boas e tals.

    Um abraço a todos!

  8. Oi! Eu sou novo aqui no site e estou gostando de tudo q vejo de vcs e concordo, Shiro Sagisu é foda.
    E continuem assim, melhorando cada vez mais.

  9. Então rsrsrs amei esse podcast, tenho um carinho especial por musica (a primeira coisa que vejo num anime é se a musica me cativa) e principalmente a clássica e o rock dos anos 70 – 80 – 90. E também jazz. Achei bastante pertinente as colocações. A décima eu colocaria Rurouni Kenshin ( mas vocês já avisaram que muitas pessoas também colocariam outro nessa posição😄 possivelmente colocaria numa posição melhor, além de uma obra que adoro as musicas eu acho muito legais).O gosto musical é algo estritamente subjetivo para todo mundo, questões de perspectivismo sobre isso é inevitável. Não conheço Redline mas, devo admitir que a musica adorei (pesquisei por ai depois de ouvir aqui). Bem como estamos falando apenas sobre soundtracks tenho que concordar que Naruto tem ótima musicas. (tem várias que ouço). Nodame Cantabile sem maiores comentários rsrsrs amo. Sobre a posição de segundo e primeiro lugar, na minha humilde opinião eu com certeza ficaria com yoko kanno! Aqueles da sua autoria que foram citados aqui simplesmente perfeitos! Não posso deixar de comentar sobre Ghost in the Shell: Stand Alone Complex e Wolf’s Rain. Sobre o Shiro Sagisu…Bersek!!!!! Dos que estão no Bônus eu adoro Estúdios Ghibli e Code Geass.
    ( Daqueles que estão nas posições em que eu não comentei a respeito é por que não cheira nem fede😄 e eu com certeza escolheria outros, afinal gosto pessoal). Vou citar apenas alguns que eu curto pacas em relação a musicas.
    Baccano.
    Corda d’Oro.
    fruits baskets.
    saiunkoku monogatari.
    juuni kokuki.

    Parabéns aê para todos.

      • Ai ai por estou “puxando briga” com toda a staff?
        Gutinho me pergunto se o nome fosse masculino esse perfeito estaria em maiúsculo!
        Não, não responda vc foi declarado culpado.😄
        Minha questões filosóficas é suruba, concordo que gosto de viajar
        ou como diria o Trilles “fez esse comment enquanto drogado”, mas suruba!
        gutinho magoou. Snif.
        E Camila BOM GOSTO esse seu😉
        Brincadeiras e drogas a parte, Por que vejo tão poucos post seus gutinho?
        Camila desculpe a brincadeira, nem te conheço, mas eu não resisti
        e não sei vc vai encarar isso como elogio mas tenho um gosto bem parecido com o seu!

      • Pode relaxar cara é dificil alguem conseguir puxar briga comigo, sou relax, mas n passifista, esses é que fodem a porra toda😄.

        Na verdade eu teria repondido a Camila do msm jeito se fosse um nome masculino, era o tipo de comentario que eu tava esperando desde quinta feira!

        Pra ser sincero eu n li metade do que vc e o Trilles escreveram la em cima, mas eu falo suruba como modo de expressão, por exemplo eu podia ter usado o termo ” salada do caralho “, mas preferi uma coisa mais ligth😉.

        N existem muitos posts meus pois, apesar de eu ser um dos primeiros membros do EMD, eu ainda n tinha confirmado a minha conta como um administrador, por isso só estou começando agora a comentar🙂.

    • Concordamos com Baccano, mas como comentamos, tentamos colocar estilos diferentes no top. Mais jazz e tal não ia funcionar muito bem, e devo enfatizar, que comentário esse seu. Ótimo comentário overall. Pegou de fato toda a essência que queríamos passar com este top.
      Obrigado e até a próxima.

  10. obrigado por me proporcionar a oportunidade de conhecer mais sobre o universso musical japones, axei bem interessante a abordagem das trilhas sonoras, vlew ate a proxima

  11. Verdade agora que vc levantaram a questão , só a camila agradeceu, pelo podcast,

    BOM TRABALHO A TODA A EQUIPE.

    Não concordei com alguns pontos e acabei não agradecendo o trabalho todo que a esquipe teve pra fazer esse ótimo podcast, que mancada da minha parte.
    To perdoado?
    HA, Gutinho valeu pela resposta.

    • hauhauahaUhaua, não foi só essa questão, mas valeu. Eu particularmente nem percebi que só ela agradeceu, só me agradou ver alguém que entendeu toda a essência que queríamos passar com o post, que ao menos eu ACHO que ela entendeu.

  12. É inegável que a trilha sonora acrescenta toda aquela carga emocional às cenas. São capazes de criar aquela tensão, destacar a tristeza e muitas vezes melhorar e muito aqueles momentos cômicos. A trilha sonora é importante desde o cinema mudo, onde a expressividade da interpretação dos atores e a música de fundo eram tudo o que com o que os cineastas podiam contar para passar a emoção do roteiro aos espectadores.

    A música em si é fonte de sentimentos. Se não passa algum tipo de sentimento, não é música. E não estou aqui discutindo qualidade ou coisa do gênero. Músicas podem nos remeter a bons e maus momentos, nos excitar (no sentido mais amplo da palavra), relaxar e, por que não, irritar?

    Nesse aspecto, a soundtrack acaba realçando a afinidade entre espectador e anime. Achei todas as escolhas muito felizes (até Digimon, haha). Um comentário que preciso fazer é sobre Nodame Cantabile. Logo no primeiro episódio, minha reação ao ouvir a sonata para dois pianos K448 do Mozart foi de WTF? Eu costumava ouvir essa música pra estudar, pois ela é meio monótona e um pouco estimulante ao mesmo tempo, mas a visão que eu tinha da música mudou completamente depois de ver toda a dinâmica com que ela é apresentada no anime. Nesse caso foi o anime que mudou a música, e não o contrário, xD.

    Mais um comentário pessoal é sobre Bleach. Mesmo tendo dropado esse anime há muito tempo, só fico com essa música na cabeça quando mencionam ele: http://www.youtube.com/watch?v=Dj-8gBGBSm8 Talvez por gostar demais de ska, essa é uma das poucas lembranças boas que tenho desse anime deprimente, kkkkk.

    Pra finalizar, só queria reiterar uma coisa que vocês disseram: a trilha sonora e a animação devem ter uma relação meio que simbiótica, senão, podem colocar a filarmônica de Berlim tocando Wagner que a soundtrack ainda assim vai ficar a desejar.

    Abraços, e continuem com o bom trabalho.

      • Ah, eu é que agradeço por poder desfrutar do conteúdo do belo site de vocês.
        Não consigo ouvir ska sem pelo menos ficar batendo o pezinho no compasso, hehe. Curto desde as antigonas de Skatalites, Bad Manners, The Specials até o ska punk ultradançante e outras variações mais exóticas do ska, como Nomades e Skaetera: http://www.youtube.com/watch?v=41Aj9jYGsDw (acordeon e violino, como assim?)
        Apesar de já ter ouvido falar da Streetlight Manifesto, nunca tinha ouvido. É bem bacaninha mesmo xD. Ouço coisas meio que aleatoriamente demais, aí acabo deixando de ouvir isso ou aquilo porque esqueço. Minhas playlists são tão estranhas que você vai encontrar desde ‘Running Wild’, ‘Mercyful Fate’ e ‘Diablo Swing Orchestra’ até ‘Tom Waits’ e ‘Secos e Molhados’, passando por ‘Stravinsky’ e ‘Muddy Waters’ ou coisas bastante esquisitas no meio do caminho. Até bluegrass eu tava ouvindo outro dia (The Goat Rodeo Sessions, recomendadíssimo http://www.youtube.com/watch?v=d-31e8Nlujw )
        Enfim, música é uma coisa que me mexe demais, é só o que posso dizer, Bem casada com uma boa história, arrepia até os mais insensíveis.
        PS: por falar em arrepio, pqp, ouvir de novo a opening de Elfen Lied e o.tema “Final Fight” de Rurouni Kenshin lá em cima me deu um arrepio que correu a espinha toda, kkkk

  13. Ae pessoal do EMD, eu acredito que é de conhecimento comum o poder que a música tem de gerar sentimentos e emoções nas pessoas, disto isto, pra mim a principal função da trilha sonora é trabalhar em cima das emoções e sensações e criar o “clima” certo pro espectador em cada cena, embora eu também veja outras funções que a música da trilha sonora pode exercer( assisti vários dos episódios de Cowboy Bebop apenas pra ter o prazer de escutar as músicas de fundo).

    Também acredito que a trilha sonora junto com roteiro e animação são o que definem a qualidade de um anime para mim(existem outros fatores, mas eu geralmente foco nestes), e tenho a opinião que essas três coisas que eu citei crescem juntos também, por exemplo a música “Stories” de Code Geass(acho que tem ela no podcast) que eu já acho naturalmente bonita, passou a ter um significado maior porque na época que assisti eu me envolvi com a história, se fosse em uma história fraca com certeza não teria o efeito que teve em mim.

    Falando do top, várias das posições eu não conheço, por isso já coloquei Death Note(que já li o mangá) e Nodame Cantabile na minha lista de animes futuros. Dos que eu conheço: Naruto, eu não tenho muito acrescentar do que já foi dito, a trilha não só cabe perfeitamente como melhora o anime muitas vezes, e o Orochimaru’s theme(que tem uma parte parecida com a tocatta e fuge in D de Bach, música que eu gosto muito) é bem legal, Sakamichi no Apollon foi o primeiro Josei que eu assisti e é muito bom, das músicas do ost não consegui achar uma que eu achasse ruim.

    Animes que assisti recentemente e que não estão no top, mas eu gostei bastante da trilha sonora são: Fate/Zero e Phantom Requiem for the Phantom, nos dois a trilha coube muito bem e ainda hoje escuto músicas das osts deles.

    Algo que escutei de um amigo meu professor de música e que faz composições musicais, é que o compositor também utiliza padrões e técnicas de composições para causar a sensação que ele quer no ouvinte, tenho uma certa curiosidade pra saber se os compositores das trilhas sonoras buscam inspiração na história do anime(ou seja, como se ele estivesse na mesma posição que a gente que está absorvendo a história) ou é um processo de criação mais a parte, de qualquer forma é algo muito subjetivo…

    Valeu por mais esse podcast.

  14. Uma das melhores soundtracks na minha opinião é a de Samurai Champloo,quando eu vi que ia ter um top 10 achei que ela poderia estar.Entendo que é gosto pessoal,mas acho que nos bonus,pelo menos,ela deveria estar!Também não sei se vcs só esqueceram,bem fica aew a dica

    • Finalmente alguém falou de Samurai Champloo!! Concordo com vc Carlitoz, é uma das minhas soundtracks favoritas, eu também pensei que iria aparecer no top e fiquei surpresa de não ter aparecido nem nos bônus.

  15. Muito boa a lista. Msm as musicas dos animes q eu ñ assisti eu me interessei.
    Achei muito legal vcs terem lembrado de Angel Beats. Metade (se não mais da metade) da qualidade desse anime está na soundtrack, eu realmente gosto dela.
    Agora, só uma pequena correção: Maximum the Hormone, a banda q canta a segunda abertura e o segundo encerramento de Death Note não é screamo. Screamo é bandas tipo Alesana e Underoath. Tem gente q diz q eles são Nu Metal, mas pessoalmente acho eles bem diferentes de bandas como Korn e Limp Bizkit. Eles fazem umas musicas bem diferentes por isso é meio dificil classifica-los, mas screamo com certeza não é.
    Abraço.

    • Eles FAZEM screamo. Posso estar falando besteira, mas que eu saiba, screamo é o tipo de canto onde o cantor usa a garganta para fazer aquela voz diferente em músicas, que fazem parecer que o cara está gritando. E as músicas de Death Note tem screamo nelas sim.

  16. Ow pessoal axei bom o top, mas era pra ter citado o Wolf’s Rain como obra que a Yonno Kano fez a soudtrack! Tem até musica em português no anime(cantada pela Joyce, que tem uma linda voz)! Eu axo q a galera dake não curte muito uma bossa nova… Mas de qualquer jeito as musicas são tão bem feitas que eu passei a entender melhor a história, depois que eu vi a tradução delas! Nada de muito especial, mas elas complementam a obra de forma maestral!

  17. Lista interessante, não conhecia algumas das musicas em questão, li os requisitos que vocês apresentaram e ai vai algumas das minhas indicações:

    Hadouken Ryu Theme (Street Fighter II Victory):


    Behelit (Berserk):


    Devil May Cry theme:


    The Promised Land (Final Fantsy Movie)


  18. Não sou nenhum especialista, MAS ficar sem Gurren Lagann em um top 10 de soundtrack é foda. Uma obra completa, que valeu a pena não por ter personagens bons e tal, mas por ter uma soundtrack que te faça ver o episodio só pelo momento!
    Poderia julgar várias escolhas nesse top 10, mas como a opinião é de cada um e eu entendo as obras escolhidas, que são muito boas, ficarei sem criticar mais.
    Belo trabalho, mas pecou na falta de um peça de arte como foi Gurren Lagann na parte musical.

  19. Pingback: EMD Cast #164: Bleach – Soul Society.rmvb | Ecchi Must Die!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s