Especial – SCAM

Dae pessoal, aqui é o Estupratom.

Essa semana não tem ranking semanal, mas estou trazendo um post muito especial. Vou falar do grupo de recriação de lutas medievais que participo.

O SCAM (Sistema de Combate com Armas Medievais), fundado em 2002, é um grupo de interessados nas artes do combate medieval que recria as artes medievais cavaleirescas no Brasil, mais especificamente em Florianópolis – SC. O grupo recria técnicas e equipamentos da época e coloca em prática a arte da guerra, adotando uma metodologia contemporânea para a prática nos nossos dias, prezando a segurança e a acuidade histórica.

O SCAM é um projeto apoiado pelo Departamento de História, Pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais Meridianum e pela Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Os estudos envolvem a técnica e o uso de: espadas, escudos, lanças, polearms, arco e crossbows – equipamentos anteriores à dominação da pólvora. Todo o equipamento produzido pelo grupo é fruto de uma vastíssima pesquisa no assunto que se utiliza da Arqueologia Experimental como base da reconstrução histórica do equipamento.

O praticante pode escolher o caminho do arco (ser um arqueiro) ou o caminho da espada (ser um espadachim), mas também é oferecido um extenso aprendizado em outros equipamentos. Com certo tempo de treinamento, treinando com armaduras adequadas a sua estrutura física, podem ser praticadas técnicas históricas, sem oferecer nenhum risco. O praticante começa primeiro com equipamentos acolchoados, treinando primeiro as técnicas básicas, para só depois, começar a trabalhar com equipamentos avançados.

Para participar do grupo, o praticante pode ser homem ou mulher, a idade mínima é 12 anos. Não é necessário que o praticante tenha praticado qualquer atividade física antes para poder participar do grupo. Também não é necessário que o praticante compre o equipamento que irá utilizar no treino, o SCAM fornece.

Porque treinar algo medieval nos nossos dias?

Manter o corpo e mente sã, praticar uma arte marcial, ao mesmo tempo em que se fabrica seu próprio arco ou espada – é algo que não se encontra em muitos lugares. O treinamento pode ser puxado, mas com certeza é agradável e justo. Se um praticante sai sorrindo na foto, não é porque é uma brincadeira, mas sim porque gosta do que esta fazendo.

Aqui tem o vídeo de da última entrevista do SCAM, para o Estúdio SC:

Para mais informações sobre o grupo acesse: http://www.academiascam.org

Para mais fotos acesse: http://www.flickr.com/photos/academia_scam

Anúncios

9 pensamentos sobre “Especial – SCAM

    • Eu não posso falar o preço da mensalidade, mas ele é bem em conta. Se você quer saber o preço, entre em contato com o Anderson pelo lutasmedievais@hotmail.com. Todo o equipamento é incluso. No momento, o SCAM tem mais de 50 elmos, dezenas de espadas de diversos tamanhos, arcos, algumas bestas, muitos escudos de todos os tipos, algumas lanças, e outros. E para o treino da blindada, tem diversas armaduras, machados, polearm, maças, etc. Tudo que você pode imaginar de equipamento medieval.

      Tem treino as terças, sextas, sábados e treino da blindada na terça a noite. Os treinos normais são das 16:00 até 19:30 ou 20:30, dependendo do entusiasmo e folego dos praticantes. Os treinos tem de 15 a 30 praticantes.

  1. Muito massa!! Lembro que quando entrei na UFSC vi o pessoal do SCAM no CFH fiquei super interessada mas, logo desisti por que entrei num núcleo.
    Parabéns aê!
    Não sabia que tinha gente de Floripa por aqui :~~

  2. Foda pra caralho *___* admiro qualquer tipo de trabalho que tenha como objetivo a recuperação e reconstrução de algum documento ou objeto histórico *0* minha mãe trabalha com Arquivologia, então já viu né? Acaba que o filho desenvolve uma tara por coisas velhas xD

    O grupo se desempenha só na sua cidade Estupra?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s