Melhores Páginas do Mês #2

Fala galera! Mais um Melhores Página do Mês, e esse mês foi cheio de obras com arte de alto nível, foi dificil de escolher, mas eu consegui me decidir.

Então fiquem com o post, e aproveitem a arte de alguns de meus artistas favoritos.

Berserk Cap 331 pág 2 e 3:

Nesta página de Berserk podemos desconsidera o conteúdo dos os dois quadros no fim da página, mas a montagem deles é outra coisa, os dois quadros foram feitos com as mesmas dimensões e ultrapassa muito pouco a cena do navio, deixando toda a cena simétrica, e dando um efeito de moldura ao quadro, de forma a fazer com que ele se assemelhe a uma pintura renascentista, principalmente ao se olhar o céu que preenche o fundo não seguindo a perspectiva da cena, mas como uma tela de fundo, algo na minha opinião genial. E eu nem preciso comentar o nível de detalhamento do navio, e das sereias todas feitas com formas perfeitas, além do mar que também se assemelha muito ao mar dos mapas feitos em meados do século XV, mas com um nível de detalhamento absurdo, e que interage com as sereias e com os barcos de forma magnífica, dando a real impressão de contato entre eles.

Oyasumi Punpun Cap 53 pag 7:

Bem essa análise vai ser rápida. E isso por um simples motivo: Punpun possui uma arte simples, mas ao mesmo tempo complexa, e agora vocês entenderão o porquê.
Nesta página temos uma montagem de quadros simples como já foi feito em quase todo o mangá, e mesmo com essa montagem temos o quadro preto que tem o único intuito de dar mais importância ao pensamento do personagem, dando então destaque ao quadro acima, se focando principalmente na expressão do personagem, mas o principal ainda é o cenário, que por acaso é foto-colado, e tendo simplesmente os personagens desenhados nele, e isso seria um ponto fraco, mas em Punpun se torna ponto forte, tudo isso devido à dosagem precisa dos tons, além de seu traço muito detalhado, tornando todos os traços muito próximos, o que os fazem difíceis de serem diferenciados. Mas voltando à página, um dos principais pontos fica para a multidão, que em vez de ser deixada na foto, foi redesenhada pelo autor, além de toda a iluminação que foi refeita, deixando todo o cenário uniforme, e de alguns detalhes que só os fãs entenderão.

NOiSE Cap 3 pag 4:

A explicação desta página poderia ser simplesmente “Tsutomu Nihei”.
Mas eu vou tentar comentar um pouco sobre ela.
A página é composta por dois quadros simples da personagem principal andando pelo cenário, e é isso que torna Nihei um artista tão incrível, pois apesar de parecer simples, ele usou dois ângulos que raramente são usados devido à extrema dificuldade que é fazê-los, principalmente o primeiro, já que fazer a personagem descendo uma rua partindo de uma vista do alto sem distorcer a personagem e nem mesmo o cenário é simplesmente incrível, sem falar na iluminação perfeita e das sombras que são todas perfeitamente distribuídas em todas as frestas e cantos, que não são poucos, já que se trata de um cenário do Nihei, cenário que é de uma criatividade indiscutível e que dispensa comentários. E sobre os tons é até difícil falar, já que são de uma variedade absurda e casados de forma incrível. Ao prestar atenção, pode-se perceber que ele utiliza tons mais claros no centro dos objetos e estruturas, nos canto ele os escurece, e em algumas das estruturas nos faz parecer até mesmo que há água escorrendo pelas frestas dos prédios, além das janelas sempre iluminadas, e o principal mesmo em meio a tudo isso, é o fato da personagem principal estar sempre mais clara, dando destaque, e que mesmo com sua estilística única, respeita completamente a anatomia, além de formas sempre perfeitas.

Green Blood Cap 12 pag 16-17:

E Green Blood aparece novamente! Bem o que dizer desse mangá que me surpreende cada vez mais quando se trata de arte, posso dizer que foi até meio complicado decidir qual página iria aparecer, mas esse foi a escolhida, e agora vocês entenderão o porque.
Primeiramente vamos falar do cenário, começando pelo fundo branco, que apesar de muito criticado quando bem usado pode mudar totalmente uma página, e esse é o caso, o céu foi deixado totalmente branco para dar destaque não somente aos personagens que foram feitos todos com a utilização de tons mais escuros, quanto das partículas de sangue, e do movimento do atirador, outro detalhe que também tem relação com este fundo branco é a angulação da cena, que deixa propositadamente os personagens acima do cenário encaixando-os no branco para criar o efeito já citado, e já que eu falei da angulação vamos falar da proporção perfeita tanto do cenário quanto dos personagens, algo que se pode perceber ao se traçar uma reta do garoto atingido pelo tiro passando pelo personagem em destaque e indo até o homem de cartola, então você verá uma diagonal perfeita e perceberá que o tamanho dos personagens acompanha perfeitamente a distância entre eles. Agora sobre o cenário, mais uma vez ele foi completamente desenhado e então coberto com um tom de cinza, mas que dessa vez foi feito a mão, algo que pode ser percebido ao olhar a nuâncias um pouco irregulares da tonalidade principalmente nas bordas do cenário.
Bem, depois de tudo isso, acredito que eu nem preciso falar da movimentação perfeita, principalmente quanto ao recuo da arma, alem do choque perfeito do tiro.

 

É isso ae galera! Esse foi mais um Melhores Páginas do Mês e espero que tenham gostado.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Melhores Páginas do Mês #2

  1. Acho que a melhor foi a do Nihei, não, pera…Green Blood também foi fod…mas também Berserk….Lucas seu filho da puta! você me deixou indeciso nessas 3 páginas U.U

    Gostei bastante das de NOiSE e Green Blood. Nas paredes, o autor utilizou aquarela para fazer os tons mais claros?

    • Pow cara não me fode! É muito difícil identificar todas as técnicas que o Nihei usa, já que ele usa várias, mas eu acho bem provável o uso de aquarela assim como nankim diluído em água, e só água mesmo.
      E se você ficou indeciso imagina eu para escolher a melhor página dessas obras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s