EMD Cast #39: Review – Sun-Ken Rock

Vamos para mais um manga que foi recomendação dos senhores, nossos leitores?
Esse manga foi uma montanha russa em qualidade. Seu início apresentou problemas juntos a uma premissa super interessante.
Sendo o primeiro manga que desenvolve bem o tema “máfia”, esta é a nossa review para Sun-Ken Rock!


 -> PODCAST <-

Lembrando que recomendamos que baixem nossos podcasts.

Para fazer o DOWNLOAD e/ou ESCUTAR ONLINEBox.

*As informações desse cast podem ser encontradas no final deste post.

-> REVIEW <-

Olá a todos!

Primeiramente, recomendo que escutem este podcast, pois além de NÃO CONTER SPOILERS, ele foi bem detalhado e explica bem o porquê de gostarmos da obra.

Sun-Ken Rock é um manga marcado como seinen, porém, quando olhamos criticamente para seu conteúdo, fica óbvio que ele contém muitos temas ou cenas shounens, que o transformam em um manga shounen para nós. Porém, mesmo sendo um shounen, ao ser marcado como seinen, o manga recebe uma possibilidade grande de apresentar temas mais sérios sendo desenvolvidos, o que já é um ponto fortíssimo da obra.

Nosso personagem principal se chama Ken. Ele é um jovem comum que ama uma garota de sua escola e que se declara para ela. Mas ele é rejeitado ao recebe a notícia de que a jovem irá para a Coréia para servir como uma policial. E para completar uma premissa inicialmente ruim (poucas páginas), Ken resolve ir para a Coréia atrás de seu amor para também virar um policial e servir a lei ao lado de sua amada, porém, como o mundo não é feito por borboletas, nada dá certo e ele acaba como um desempregado vivendo em um “apartamento” de 3m².
Nesta parte, já somos apresentados a um problema na arte do manga, onde o autor gosta de mudar entre cenas sérias e cenas de comédia, o que muitas vezes é ruim, quebrando o clima sério da obra, que será explicado em seguida.

Para rebater esse início meio “babaca”, o manga adentra um enredo mais seinen, explicando e desenvolvendo gangues e máfia coreanas. Com personagens como Tae-Soo sendo apresentados, este que eleva o manga e que vem ao encontro do nosso protagonista para convidá-lo para entrar em sua gangue.
Com a chegada de Tae-Soo e de seus aliados, a estória é levada para um tema mais sério, envolvendo treinamento físico dos personagens para que então eles comecem a ganhar território, os conquistando ao dominar outras gangues existentes.


A arte do manga é um ponto forte nas cenas de máfia, tornando o manga mais sério e interessante, porém, a “parte shounen” da arte é terrível, com cabelos, faces, e até sobrancelhas exageradas.
Além disso, a arte é exagerada na parte ecchi, ponto que é explicado pelo fato de Boichi já ter feito mangas hentai.
O cenário é realista, porém, é impossível não ser realista quando se é foto-colado em TODA a obra. Boichi conseguiu copiar e colar fotos em todo o manga, de montanhas a casas e de poses de personagens até corvos!
Apenas deem uma olhada na foto abaixo onde o autor copiou e colou uma foto de uma poça d’água com o personagem principal em cima dela. Simplesmente deplorável… -_-
Para mais detalhes da arte, escutem ao podcast, onde comentamos muito sobre o assunto.


Outro problema do manga é o ecchi exagerado e desnecessário, principalmente para um manga sobre máfia. Porém, a parte ecchi se torna engraçada em alguns momentos da obra, como o da imagem acima.
Mas o autor não para ao colocar cenas ecchi no meio da estória. Ele resolve fazer um arco ecchi, que teve apenas um objetivo: o desenvolvimento psicológico do personagem principal. O que acaba sendo algo bom, mas que poderia ser feito com uma estória mil vezes melhor, bem menor e com personagens mais interessantes do que os que nos foram apresentados.
Um exemplo do arco comentado, é a página abaixo, apresentada na pior parte do arco.


As lutas do manga, infelizmente são outro ponto fraco dele, pois o enquadramento é mal feito, tornando a movimentação dos personagens falha, inclusive, contendo feitos impossíveis fisicamente, o que é um ponto fraquíssimo para um manga marcado como seinen.
Além disso, em várias lutas nos deparamos com o clássico problema shounen: a imortalidade de vários personagens importantes para a obra.

No momento, Sun-Ken Rock felizmente está melhorando. O arco atual apresenta um tema muito mais sério, com personagens carismáticos e interessantes que só adicionam ao manga. O maior problema é a incógnita que temos atualmente, pois não sabemos se o manga seguirá um desenvolvimento shounen ou seinen para essa estória que no momento está bem interessante.
Mesmo falando muito mal de alguns pontos técnicos da obra, algumas entrelinhas existem que nos dão uma impressão de uma trama maior por parte do personagem principal, principalmente pelo fato do passado dele ser conectado com o da garota que ele ama.
Além disso, máfias poderosas de outros países foram adicionadas ao enredo do manga, como a italiana e a japonesa (yakuzas), que só adicionaram coisas boas a trama.


Em resumo, Sun-Ken Rock é uma obra que tem um gigantesco potencial, mas que precisa ser bem pensada de agora em diante, pois se seguir um desenvolvimento shounen, tudo irá para o ralo.
Eu diria que o manga é uma grande aposta na qual confiamos. Com um enredo interessante, personagens carismáticos, uma comédia que pode funcionar para alguns, e alguns pontos fracos, como o ecchi exagerado e o nível baixo da arte.
Porém, devo deixar bem claro que criticamos a arte com um olhar bem “profissional”, o que a maioria não costuma perceber ao ler um manga, o que pode transformar esse ponto fraco em um “ponto nulo” para muitos.

Nós do Ecchi Must Die não recomendamos a máfia com comédia desenvolvida em Sun-Ken Rock. Após o cast, a obra passou por um arco muito ruim, resultando na modificação das notas e na consequente desistência do manga por parte dos membros do grupo.

Queremos saber a sua opinião! Então, vote e dê a sua nota para o manga!

*Notas

Trilles: 7 (nota modificada após o cast)
Jéssica: 7 (nota modificada após o cast)
Lucas: 6 (nota modificada após o cast)
Gutinho: 8

– Informações Gerais –

Onde baixar: Gondal Scans (português-BR) ou no MangaTraders (inglês).
Leitura online: Central de Mangás.
Status: em lançamento.
Volumes: 17 até o momento.

*Para saber sobre as músicas utilizadas no cast ou caso tenham qualquer dúvida, entrem em contato conosco.

Anúncios

57 pensamentos sobre “EMD Cast #39: Review – Sun-Ken Rock

    • Bom, já temos um Top 10 chamado “Mangas com Melhor Arte”, onde recomendamos várias obras, mas não se apresse! Adianto que nesse mês lançaremos um NOVO Mangas com Melhor Arte, em uma nova versão onde falaremos apenas de arte TECNICAMENTE. Fazendo um top 10 de obras que realmente tem um artista que sabe bem a TÉCNICA de desenhar.
      Mas é claro, se pretende ver um cast com um tema mais solto, dê uma olhada no nosso Top 10 de Mangas com Melhor Arte antigo, ainda no nosso canal do YouTube (você pode encontrá-lo na aba “Top 10” aqui no site).

  1. Bem, já tinha tentado ler Sun-ken Rock, mas dropei particularmente por alguns dos argumentos que vocês mesmos observaram [mudanças súbitas de estilo sério/cômico, seqüência dos quadros esquisita, e o humor retardado (a lá Zorra Total mesmo)]. Nem cheguei a ver o ecchi na obra, simplesmente não sobrevivi ao começo (talvez nem tenha chegado ao 10º cap.).

  2. Concordo plenamente, e realmente o Arco Ecchi foi insuportável se levar em conta que começei a ler pelo “Seinen” mas mesmo não vendo ele eu continuei lendo por causa da história. 🙂

    Continuem assim, adoro ouvir reviews de obras interessantes. o/

  3. né vey ainda bem que nao foi só eu que percebe que os kras tiravam fotos de pessoas reais e colavam dentro da obra tipo esse kra ai encima da agua e esse o krinha da mafia sentado lá axei que era fotos reais e né que eu estava certo mais levando em conta o mangá tem personagens muito legais por isso que eu continuei

  4. Otimo cast, espero que continuem analisando friamente as obras 🙂

    O arco ecchi , me deu uma impressão que não foi totalmente inutil , apesar de que poderiam ter retratado ele de outro jeito.O final do arco do ecchi me deu a impressão que o autor queria transmitir uma mensagem que seria mais ou menos essa: “Uma vez mafioso… sempre mafioso” ou entao “Uma vez tenha escolhido o caminho da mafia… nunca mais podera ter uma vida normal novamente”. Essas foram minhas interpretaçoes , vcs da Emd concordam ou acharam realmente que o arco foi totalmente inutil?

    • Obviamente o arco quis passar uma mensagem. Interpretamos o caso como algo mais para o estilo, “O mundo é podre e agora você sabe.”, o que torna o personagem mais frio para várias situações por um tempo, e com a cabeça no lugar para o arco que segue. Isso é o que aumenta meus pensamentos para acreditar que o Ken possa USAR a Yumin para conseguir chegar mais próximo do pai dela, como a estória deixa entre linhas quando os dois conversam sobre seus passados.

  5. É o arco ecchi quis transmitir tudo de podre q tem por tras da midia, que necessitava de um pouco de ecchi mas não um hentai, e o autor quis mostra a evolução do Ken como chefe da gangue(ou mafia sei la). Não deixou de ser uma bosta com exceção do final como falado no cast.

    Já o podcast foi otimo, preferiria com spoiler, que seria melhor pra quem já leu. Mas eu entendo q vocês tem que respeitar quem não leu q está querendo a opnião de vocês. Parabéns e obrigado, concordei com tudo que disseram sobre Sun-Ken Rock apesar de gosta muito da história… É acho q so um idiota.kkk

    • De maneira alguma! Nunca acharemos alguém idiota por gostar de Sun-Ken Rock. Como comentamos, a arte do manga é chocante, e realmente só quem está acostumado a analisar artes consegue ver claramente seus erros em várias páginas do manga, o que começa a incomodar, porém, para a maioria, é apenas uma arte interessante que choca bastante e parece impressionante em muitas das páginas do manga. Isso pode fazer o gosto de uma pessoa subir muito pela obra. E não só isso, é claro. Gosto é gosto. As pessoas podem gostar mais dos personagens e por aí vai.

      E muito obrigado pela consideração. Temos sempre que pensar nos que ainda não leram para podermos recomendar bem uma obra.

      Obrigado pelo comentário e até a próxima! =)

  6. galera quando eu li o titulo, eu pensei finalmente fizeram \o/, nao quero nem saber se recomendam ou nao, nem li o resto do post so li o titulo e vim direto comentar(e claramente nem ouvi o podcast) muinto obrigado aew

  7. Ótimo postcast! Vcs já haviam dado um salto de qualidade desde o cast de Bitter Virgin, mas infelizmente, não tive tempo de comentar no mesmo, quando vi que tinha passado muito tempo, pensei: “ah, dane-se, os caras não devem nem lembrar de mim mesmo xD”

    Se me permitem, dando umas dicas pra melhorar (eu já vi o cast de Naruto 5 vezes, então posso falar xD), seria a dinâmica do cast, com certas partes já “programadas” para serem ditas, como a parte técnica, que já é iniciada direto pelo Gutinho no início. Bem como outros detalhes de argumentos posteriormente no decorrer do cast, pra ser algo bem mais compacto e engraçado. Fazendo o cast não ter nenhuma parte sonolenta. Ou seja, ESTUPRA! Para de interromper O’_Ó impressionante como cada cast que ele não dá as caras fica dinâmico.

    E por fim, mas não menos importante, acredito que eu nem precise mandá-lo para algum lugar por aqui né GUTINHO?! Acredito que o Lucas já o fez muito bem, inclusive, muito obrigado ^^ nunca é demais ofender o Gutinho

  8. O cast ficou interessante e bem feito, o que me fez ter vontade de ler a obra. Quando eu estiver com tempo, vou começar a ler a obra.
    Curioso para saber quais são esses 5 casts da maratona.

    • Era o objetivo. Que bom que lerá a obra. =)
      E sobre os casts, quando forem sendo lançados, comentamos durante os casts que eles fazem parte da maratona. Além disso, tem uma surpresa especial para todos no fim do ano. =D Kukukuku…

      • Trilles vocês poderiam fazer um cast de mangas que não recomendamos,pois todos pode cast, só fazem de mangas que eles recomendam.
        Tem muita gente que desanima,pois pega mangas ruins ou tem experiências desagradáveis durante a leitura.Esse cast ajudaria muito os iniciantes no mundo dos mangas,assim eles não pegariam péssimas obras como 666 satan,que tiver o azar de ler quando era jovem otaku.
        Vai ter cast de Wolf Guy?
        Gostei muito desse manga apesar do final.

        • Já temos uma review de Wolf Guy e ela está com ótima qualidade em forma de vídeo. Garanto que vale a pena ser vista.

          Sobre os grupos só fazerem “podcasts” que eles recomendam, concordo que a maioria só faz isso, e essa foi minha maior iniciativa ao aumentar o grupo do EMD. Poderíamos colocar isso em forma de Top 10, mas normalmente já fazemos casts de várias obras que não recomendamos, é só procurar.

  9. Muito bom esse cast!!!
    Galera um manga que gostei de ler foi o Kanojo Wo Mamoru 51 no Houhou,recomendo ele,vocês podem encontrar ele no mangasproject para ler online.
    Bokurano outro manga que recomendo, esse é um Seinen,com uma excelente historia,ele possui também uma adptação para anime,que é um pouco mais leve e tem um final filher,mais não preocupem é um excelente final,o manga vocês podem encontrar no central de mangas e o anime no Ambiente para baixar ou no AniTube quem quer ver online.
    Um manga que dropei GE – Good Ending,não recomendo, uma historia clichê , que só serve para passar raiva.(dropei no capitulo 15).
    Outro manga que não recomendo é 666 Satan,esse manga é do irmão do autor de naruto(preciso falar nada),tem uma arte porca,milhares de clichê shounen,historia mal desenvolvida,cenas copiadas descaradamente do manga de naruto,e muitos outros defeitos.
    Não recomendo ,ele consegue ser pior que naruto.

    • Hahaha, foi bem elaborado esse comentário. Relaxa, sabemos onde baixar mangas, e obrigado pelas dicas, porém só seguiremos a de Bokurano, e falaremos apenas do manga. Mas já adianto que essa review não deve aparecer por aqui tão cedo, infelizmente. =(

      • É um pena pois é um excelente manga,mais vale esperar um tempo,pois tem muitas excelentes obras a serem feitas.
        Postei o locais para os novatos ,muitos não sabem onde encontrar essas obras.
        Kokou no Hito vai ter cast,eu gostei de mais desse manga,tema sobre escalada deu um ar de inovação ao manga,ele é bem desenvolvido,tem uma historia lineare uma arte muito boa,agradeço a recomendação de vocês,se não fosse ela nunca teria conhecido essa excelente obra.

    • Quanto a Kanojo Wo Mamoru 51 no Houhou, eu dei uma olhada na sinopse e em algumas imagens na web, com certeza quando eu tiver tempo eu vou dar uma chance, parece ser uma boa obra.

      Bokurano eu só vi o anime, por isso nem fazia ideia de que o final era um filler, mas não tenho interese de saber o final do mangá, o anime ja me foi o bastante.

      GE – Good Ending, leio até hoje e só passou a me encomodar semana passada no cap 150, quando a autora me mandou uma verdadeira chuva de cliches, sinceramente não sei o rumo que esta estória vai tomar, mas se continuar assim o final ja esta bem previsível.

  10. nao comconrdo sobre a arte n ser boa eu axo boa vcs devem ta muito exigentes pqp nem todo manga pode ser berserk e claro se tirar as piadas iditos fica melhor coloca um poco de comedia seria pelo menos ta melhor que reborn

    • Não é questão de achar, colega. Ela simplesmente não é boa de um ponto de vista crítico-técnico. Falamos no cast que estamos acostumados com um nível alto de arte e que por isso costumamos procurar por erros em artes de obras, e Sun-Ken Rock tem muitos.
      A maioria das pessoas não olha para artes de mangas como olhamos, tentando achar erros, assim como a maioria das pessoas não fazem reviews sobre mangas. Nós tentamos criticá-los com um ponto de vista exigente e técnico. Se não fossemos tão exigentes, recomendaríamos muita merda por aqui, e aposto que não é isso o que desejam.

  11. Hmm, realmente eu gosto de sun ken.
    Hahaha eu ri dos comentarios sobre a arte do boichi, n tenho muito conhecimento nessa área, mas abri novamente os caps só pra ver se realmente era assim xD
    A historia me agrada bastante, principalmente a premissa da máfia, vejo um final foda sobre a resolução do arco atual, se e só se, o boichi não cagar em cima da obra.
    Esse é meu temor, que ele, acabe fazendo algo desnecassario, ou use o poder da amizade.Se o ken lutar contra alguem e ganhar pelo poder da amizade eu viajo até o fim do mundo somente pra matar o boichi *O*
    Eu espero que sun-ken rock não termine nesse arco, queria ver um desenvolvimento contra a máfia italiana, pois era pro ken morrer se fosse um bom lider xD
    Mas e agora, tae-soo está hospitalizado, se o arco atual for pra um lado ruim, não terá alguem que salve, será que o crescimento psicologico na personalidade do ken irá salvar ?
    Agradeço pela review, achei boa por sinal. Tirando a parte da arte, as minhas opniãos foram similares em varios pontos com a de vocês.
    até mais o//

    • Obrigado pelo comentário. É como dissemos. Muitas pessoas não irão concordar com o que falamos sobre a arte, principalmente pelo fato de quase ninguém realmente olhar para cada página de um manga tentando criticar a arte nelas. Mas o que comentamos são pontos técnicos indiscutíveis, e o autor ainda tornou nossa argumentação mais fácil ao colocar no fim de cada volume várias fotos que tirou para fazer o manga… O manga mais parece um album de fotos do que uma arte desenhada mesmo.

      • não não, não quiz dizer que não concordo com a opnião de vocês sobre a arte, mas sim que não tenho conhecimento sobre ela, nao posso dizer se ela é boa ou ruim, se é copiada ou n,
        só posso dizer se é bonita xD
        coloquei mal minha frase no fim.
        Enfim , eu costumo pular os finais de volume, ja acompanho o trabalho do boichi, e odeio os comentarios que ele faz no fim -.-

  12. Sun ken Rock é um bom mangá, principalmente quando ele tenta ser sério. A analogia que vocês comentaram entre estados e gangues, toda a questão racial que existe na Coréia e que aparece em um arco mais a frente, até mesmo aquele arco ecchi se tivesse focado em mostrar como funciona a industria de ídolos, em vez de cair em piadas e ecchis desnecessários teria sido bem melhor.

    A parte da arte foi interessante(Lucas fazendo aí o papel de Mister M dos desenhistas, hahaha), eu como leigo não tinha percebido a maioria das coisas que foram citadas no cast, a parte das lutas eu já notava que eram estranhas e difíceis de se acompanhar, e tudo faz mais sentido vendo como um erro do artista ao não mostrar uma luta mais clara, fluida e com enquadramentos melhores.

    Sun Ken Rock ainda tem várias coisas que se bem desenvolvidas podem melhorar consideravelmente a história, espero que Boichi faça isso.

    • Esse é o ponto, quando o mangá tenta ser sério ele fica muito bom e com o clima que ele deveria ter, não vou dizer que o Boi não entende de comédia pq algumas piadas são boas, ele realmente só não tem timing para fazer bom uso dela.

      E sim, se o arco ecchi tivesse sido abordado do seu jeito teria sido muito interessante.

  13. Sinceramente, li até o cap 25, e até agora a obra não conseguiu me “prender”. As expressões faciais realmente irritam, como personagens gritando de raiva o tempo todo e mostrando os dentes (e gengivas, parecendo quase um exame bucal). O ecchi e as mudanças repentinas de humor nas cenas são mesmo (insira qualquer adjetivo depreciativo aqui). Quanto às foto-colagens, putz, o cara tirou foto até do café com ovo…
    Bom valeu pelo cast, vou dar mais uma chance só pela recomendação de vocês 😛

    • Hahaha, que bom que confia na gente, e bem, espero que não se desaponte. A obra com toda certeza melhora, isso é um fato, mas se será o suficiente, aí é você quem terá que decidir. Que bom que temos leitores que realmente perceberam alguns erros que citamos.

      Obrigado pelo ótimo comentário.

      Até a próxima. =D

    • Entendo perfeitamente o que você está dizendo, tive os mesmos problemas, mas a trama é realmente interessante em certos pontos, e tem muito potencial, por isso vale a leitura, e como dissemos no cast, se pular as cenas ecchi e as explicações sobre comida, a leitura vai ficar bem melhor.

  14. Kara vcs falaram toda a verdade, tinha vazes q eu relia uma pagina umas 10 vezes pra entender oq passava. E o ecchi, nem se fala, eu curto ecchi,mas ele exagera demais,( vcs esqueceram de falar da luta no cassino contra as gemeas, q mais parecia uma suruba). na minha opinião, o autor tenta complementar a serie, mas estraga tudo jogando muito lixo no meio, a estoria em si tem tudo pra ser foda, o ponto seinen/shounen, realmente, li poucos seinen mas sun ken ñ é, é puro shounen, talves a base da estoria seja, mas só. As piadas, bom, eu simplismente passo as paginas lendo só superficialmente e pronto, pra arrumar isso é só tirar aquele cara da cabeça pontuda( sou horrivel pra lembrar nomes) q melhora.
    sobre o treinamento cliche, eu acho q foi de proposito, e ñ tão ruim.

    Só pra terminar, quando falam de um manga q os karas aparecem depois de 7 anos sem mudar nada, só conheço um q é assim, e minha lista de titulos é grande, q seria fairy tail, e eles foram paralisados no tempo por todos os 7 anos. Bom, se ñ for, e autor sem noção.
    Só comentando mesmo. Ótimo cast, comecei a acompanhar vcs recentimente e to gostando, e, ñ presisa ser na italia pra ser bom.

    • Acertou, estávamos zoando com a cara de Fairy Tail =) É o nosso hobby preferido.

      E o cara da cabeça pontuda é o Picaxe (ou Picareta). Personagem inútil, de fato. Comentamos dele.

      Obrigado pelo ótimo comentário e pelo apoio.
      Até a próxima. =D

  15. Desculpem não comentar por cima do cast, mas geralmente são longos e estou sem tempo pra ouvir, mas li o texto pelo menos!
    Eu acho Sun Ken Rock uma das melhores obras que acompanho, gosto das piadas, e quando leio algo nunca vejo de um ponto muito técnico, se eu to lendo e me interessou ao invés de procurar pontos bons e ruins eu simplesmente saio lendo, e o que me incomoda fica na cabeça. E quando se fala de SKR eu não encontro nada que realmente me incomode, mas algumas coisa que mencionaram é inegável, ela poderia ser bem melhor. Eu gosto muito da obra, principalmente da arte, mesmo que use muitas fotos é inegável que ele desenha incrivelmente bem, e tem sim muitos cenários sem fotos, mas não todos, muitas vezes ele não cola por cima e usa somente como referência, assim como anatomia. Mas posso estar engando. Eu fico paralisado com algumas ilustrações de tão fodas que são, mesmo com fotos…
    Aproveitando que estão falando de Sun Ken Rock, vocês conhecem Raqiya? É do Boichi em parceria com Masao Yajima, autor de Human Crossing, é um obra que ainda não li por meu inglês ser horrivel e não a encontrei traduzida, mas a obra me parece ser bem mais séria, com um roteiro que aborda temas sérios e bem direcionados, mas não sei dizer, que parece incrivel parece, mas eu só sei o que recolhi por ai, a obra em si, nunca li. Mas parece ser boa, caso conheçam pretende falar sobre ela mais a frente? Se não, to ai deixando uma dica…

    • Bem Breno vou te responder sobre a arte, não concordo que ele desenhe bem, primeiramente quanto aos cenários, existe uma grande diferença em usar uma imagem como referencia e foto-colar, principalmente no destaque que os cenários ganham em relação ao desenho feito a mão, além de que quando se usa uma foto como referencia tende-se a alterar o cenário e sua angulação e os únicos cenários que ele realmente tenta desenhar, são somente cenários fechados, que requerem um nível de detalhamento baixo, e quanto a anatomia ela é falha, tanto que ele precisa das referencias fotográficas para fazer o desenhos dos personagens, obvio quando ele não foto-cola direto, mas a falha fica principalmente na forma dos movimentos que são travadas e muitas vezes disformes, além da obvia tentativa de copia dos efeitos e das expressões feitas pelo brasileiro Mike Deodato, esse sim pode ser considerado um grande artista, mas gosto é gosto, se você gosta não posso fazer nada, mas o Boich não pode ser considera um grande artista por sua técnica falha.

      • Realmente Mike Deodato é desenhista do caralho, um dos melhores realmente, mas bem, acho que gosto é gosto, não posso negar que gosto muito da arte de SKR e do traço de Boichi… Mas não vou prolongar isso, foda-se, ele não é incrivel mas as imagens pra min são impactantes! Exagerei um pouco no comentário, me deixei levar UAHSUHSAUHSAUS Mas ainda gosto da arte do mangá. Já anatomia eu não acho tão falha, algumas coisas me emcomodan um pouco, pois já tive aula de anatomia pra desenhar e fica na cabeça algumas daquelas ilustrações… Mas na minha opnião ele tem habilidade, não é como Mike Deodato, mas não é tão ruim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s