EMD Cast #52: Top 10 – Melhores Cenários Criativos

E para terminar a sequência de três casts da semana, aqui está um top que foi bem votado por vocês em nossa Poll de futuros casts.

Este top faz parte dos que mais caracterizam nosso grupo, com quase todas as obras comentadas sendo boas e recomendadas. Adianto também que praticamente todas, inclusive algumas dos BÔNUS, terão um cast próprio no futuro. Algumas em um futuro até próximo.

Bom, aqui está o nosso Top 10 – Melhores Cenários Criativos!

 -> PODCAST <-

Lembrando que recomendamos que baixem nossos podcasts.

Para fazer o DOWNLOAD e/ou ESCUTAR ONLINEMega.

EMD Cast #52_ Top 10 – Melhores Cená.mp3

*As informações desse cast podem ser encontradas no final deste post.

-> TOP 10 <-

Olá a todos!

Os critérios que utilizamos para montar este top foram os seguintes:

  • Quanto mais criativo for o cenário, melhor.
  • Caso o cenário funcione com o enredo da obra, e seja desenvolvido junto ao enredo, melhor ainda.
  • Caso o cenário for apenas jogado e não explicado, ou caso não faça sentido, pior para a obra.
  • Cenário, do jeito que estamos montando o top, seria todo o mundo e a lógica do mundo a que os personagens pertencem. Ou seja, como já comentado, caso o mundo exista mas seja sem lógica, seria um ponto ruim para a obra. O mundo, ou cenário, inclui sua lógica, o modo como ele é desenhado e o modo que ele é utilizado pelos personagens da obra.

Mas é claro, caso queiram ter uma completa noção sobre o porquê de uma obra estar em tal posição, acima ou abaixo de outra, e porque algumas obras não entraram no top, devem ESCUTAR O PODCAST!

Agora sem mais falação. Eu, Trilles do Ecchi Must Die, lhes dou o nosso Top 10 – Melhores Cenários Criativos!

#10 – Higashi no Eden

higashi3-01

Higashi no Eden, além de ser o único anime original do top, apresenta um cenário futurístico diferente da maioria das obras de mesmo estilo de hoje em dia. Além, é claro, do cenário apenas existir por causa do enredo da obra, que é muito bem feito e envolve o cenário original, o modificando com o tempo também. Um bilionário divide para algumas pessoas toda a sua renda e dá para essas pessoas o simples objetivo de “mudar o país” com esse dinheiro. É claro que os personagens podem interpretar isso do jeito que quiserem, e isso leva o país a sofrer com seus atos. Fora isso tudo, o cenário inicial é um mistério que é explicado junto do desenvolvimento de enredo da obra, e é explicado de forma brilhante.

Por essas e outras, Higashi no Eden merece o 10º lugar neste top.

#9 – Dorohedoro

dorohedoro11_0041

Dorohedoro tem um dos cenário mais criativos deste top, chegando até a ser meio fumado. Existem dois mundos na obra, o dos magos e o dos humanos, e pelo jeito que a magia funciona no manga, em forma de uma fumaça negra que os magos lançam, o mundo humano chega a sofrer efeitos negativos por causa dessa fumaça. A fumaça funciona como a poluição do nosso mundo, deixando o ar da cidade mais denso, e o pior, ela acaba modificando a chuva, que se transforma em um tipo de “chuva ácida”, dando alterações no terreno e nas pessoas que são expostas a ela.

Por um cenário basicamente fumado de tão criativo, bem explicado e bem feito, Dorohedoro merece o 9º lugar no nosso top.

#8 – Fullmetal Alchemist

89-90

Para uma das obras mais conhecidas e boas de hoje em dia, é claro que Fullmetal Alchemist teria que aparecer neste top. Os cenários da obra, além de bonitos, funcionam junto da obra, inclusive, a trama final da obra envolve todo o cenário. Fora o país principal onde estão nossos personagens principais, outros países e locais são bem desenvolvidos pela obra, inclusive durante algumas viagens de nossos protagonistas. Fullmetal Alchemist é basicamente uma obra com vários cenário, e todos, sem exceção, desenvolvidos.

Obviamente ela merece o 8º lugar neste top.

#7 – The Music of Marie

marie-v01-ch01-034-035

The Music of Marie só não está em uma posição mais alta neste top, pois montar um cenário para um manga de dois (2) volumes que faça sentido, é muito mais fácil que para um manga de 20 volumes ou mais, e a próxima colocação é um bom exemplo disso. O cenário da obra é amplo, constituído por várias ilhas, cada uma com sua função, além de o mundo ser um utopia, envolvendo uma religião única, fora o fato de ser único e bem explicado. É basicamente um cenário perfeito, criativo demais e muito bem feito, além de ser, como em Dorohedoro, bem fumado, mas nem tanto assim também.

Como já comentado, é uma pena o manga ter apenas dois volumes, porque se tivesse mais, definitivamente pegaria uma posição melhor neste top, mas 7º lugar como obra de melhor cenário criativo está ótimo de qualquer jeito.

#6 – One Piece

one piece

O diferencial de One Piece é definitivamente o seu tamanho, a obra além de extensa apresenta uma variedade absurda de cenários, e eles são bem colocados juntos ao enredo da obra, porém, alguns dos últimos cenários elaborados (dos últimos arcos da obra), foram mais “jogados”, sem muita explicação, sem fazer muito sentido, e por isso ela perdeu alguns pontos, mas ter tantos cenário, desenvolvidos em tantos volumes é definitivamente um ponto fortíssimo.

One Piece em 6º lugar.

#5 – Shingeki no Kyojin

036-037

Shingeki no Kyojin é hoje o manga com melhor cenário misterioso e obscuro existente. Basicamente, a raça humana está “presa” em espaços que ficam dentro de muralhas (imagem acima) para se proteger de Titãs, seres gigantes e muito fortes que devoram humanos. O cenário em si mostrado na imagem acima, que seria o espaço demarcado pelas muralhas e que contém cidades da raça humana, já é grande, e dentro dele existem vários ambientes diferentes, alguns já desenvolvidos no manga, mas além dos cenários que existem “dentro” da fortaleza das muralhas, o mundo afora ainda está para ser explorado pelos personagens da obra, o que torna Shingeki no Kyojin a obra com o cenário com maior potencial de desenvolvimento até então.

Definitivamente Shingeki no Kyojin é um manga que merece uma boa colocação neste top 10, e 5º lugar em nossa opinião, é a colocação certa para ele.

#4 – Hunter x Hunter

171

O ponto fraco de Hunter x Hunter, não apenas em quesito cenário, mas do manga em si, seria a sua arte, que pela imagem acima, fica claro para qualquer um que parece ser desenhada por uma criança de 6 anos de idade, porém, a criatividade, além de ser bem fumada também, foi MUITO bem desenvolvida com o decorrer da estória. Hunter x Hunter é uma das obras, assim como Fullmetal Alchemist e One Piece que já foram citados, que apresenta uma quantidade boa de cenários criativos, além de todos serem bem desenvolvidos, como já falado, a obra só não alcança uma colocação maior neste top pois nosso top 3 é realmente absurdo. Os cenários de Hunter x Hunter incluem temas absurdos, que teoricamente dariam errado, mas que nos surpreendem cada vez mais ao serem muito bem desenvolvidos, apresentando finais de arcos épicos, um mais do que o outro.

4º lugar, pois seria impossível para Hunter x Hunter pegar uma colocação melhor ao competir contra os mangas que vêm a seguir.

#3 – Drifters

13 14 18

Drifters tem um cenário alá Tolkien (criador das obras “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”), cheio de elfos, dragões, anões, castelos e ambientes colossais. Ou seja, é uma obra que apresenta um cenário clássico de fantasias MUITO BEM FEITO E ELABORADO, porém, seu diferencial aparece no desenvolvimento de seu cenário, que além de envolver o enredo da obra, que por sua parte envolve personagens de nossa cultura em uma obra de fantasia, é modificado pelos próprios personagens da obra, ao conquistarem novos territórios e atacarem nações rivais.

3º lugar e não se fala mais nisso.

#2 – GUNNM

battle-angel-alita-last-order-3175639

GUNNM, além de ter aparecido no nosso Top 10 – Mangas Com Melhor Arte por causa de sua variedade de cenários absurdos e muito bem desenhados, obviamente, está em uma posição tão alta neste top, não só pela variação entre seus cenários, que vão de cidades futurísticas a outros países, desertos, montanhas, e até a outros planetas, mas também pelo desenvolvimento que todos os cenários apresentam, funcionando de maneira fluída com a obra, acompanhando o enredo dela, fazendo total sentido, sendo muito bem apresentados, e é claro, sendo uma beleza pura para os olhos de qualquer leitor por todo o detalhe que apresentam ao serem desenhados.

GUNNM pegaria a primeira posição neste top se não fosse a próxima obra apresentada, mas convenhamos, 2º lugar é uma puta posição.

#1 – Toriko

toriko-574216

Toriko é o manga com um dos cenário mais criativos e viajados que existem por aí, além disso, ele também tem a qualidade de outros dos mangas que comentamos por aqui de já ser uma obra bem grande, além disso, o cenário é bem desenvolvido com o enredo da obra e faz o total sentido, ALÉM DISSO, ele tem a mesma qualidade de Hunter x Hunter, que mesmo apresentando um tema bizarro a ser abordado no mundo (ou cenário) da obra, o tema funciona, e ALÉM DISSO, o cenário é todo desenhado, feito por criaturas e terrenos fictícios bem interessantes, sendo que as criaturas ou até mesmo plantas e vegetais modificam o ambiente da obra. Todos os cenários são bem explicados, nenhum contém falhas grandes ou que pudemos perceber, e para completar, é o cenário com o tema mais bizarro de todo o top: um mundo que gira em torno de comida.

Obviamente Toriko merece o 1º lugar deste top 10, sendo, como gosto de comentar, perfeita em termos de cenário.

BÔNUS

E agora, como sempre, postarei nossos tops pessoais especiais deste tópico.

Psycho-Pass [Trilles]

psycho-pass-character-profile-art-003

Esta obra provavelmente entraria no top, e em uma boa posição, porém, o anime ainda não acabou, então não pudemos colocá-la já que no futuro ela pode sofrer problemas, mas até então, está sendo muito bem desenvolvida. Recomendo que escutem ao podcast para saberem sobre o cenário dela, pois a explicação é relativamente grande.

Bastard!! [Estupratom]

bastard-484486

Neste caso, o enredo e os personagens são mais forte do que o cenário em si da obra. O cenário não é o grande choque dela, porém, ele também é bem fantástico (de fantasia) e bem feito, apresentando um tema completamente diferente das fantasias normais de hoje em dia, utilizando bandas de rock e outras expressões do nosso mundo real para completar a obra.

BLAME! [Lucas]

09_036-037

BLAME! apresenta o cenário mais desenhado que poderão encontrar, e isto é um fato. Poderão encontrar mais informações sobre a obra em nosso Top 10 – Mangas Com Melhor Arte, como já citado antes em GUNNM. A obra apresenta um cenário que se constrói sozinho, e esse cenário já foi utilizado em outras obras do autor, de tão versátil que é. É basicamente a característica em cenário deste top, porém, por causa de pensamentos divididos sobre o desenvolvimento do cenário entre os integrantes do grupo, não a colocamos no top.

Eureka Seven [Gutinho]

animepaperwallpapers_eureka-7_redxxii_25962

Eureka Seven é uma obra feita em um mundo futurista e alternativo, num planeta que aparenta ser como a Terra, porem sem oceanos, dando lugar a uma nova substância conhecida como Trapar, onde as pessoas aprenderam a surfar em suas ondas com avançadas pranchas tecnológicas e a tornaram sua principal fonte de energia, uma obra com ótimo cenário desenvolvido no decorrer da mesma, no entanto como ela só é conhecida pelo Gutinho não pôde entrar no top.

Yakitate Japan [Jéssica]

yakitate-japan-536764p_00008  yakitate-japan-1400542

Basicamente o problema de Yakitate Japan é a falta de desenvolvimento de seu cenário, mas assim como Toriko, a obra apresenta um enredo BEM viajado e criativo envolvendo pães. O mundo gira em torno de pães, e os próprios pães alteram o cenário no futuro da obra, inclusive fazendo transformações no tempo e espaço. Além de ser uma das poucas obras deste top que realmente não recomendamos.

É isso galera, muito obrigado como sempre por ler/ouvir, e bons animes e mangas a todos.
Comentem caso queiram discutir sobre as colocações do top. Porém, deixo novamente claro, ESCUTEM AO PODCAST PARA NÃO FALAREM BESTEIRA NOS COMENTÁRIOS! -_-

– Informações Gerais –

Onde baixar os animes: FANSUBBER Tracker (português-BR).
Status dos animes: a maioria terminada.
Onde baixar os mangas: MangaTraders (inglês).
Leitura online: Central de Mangás.
Status dos mangas: a maioria sendo lançado.

*Para saber sobre as músicas utilizadas no cast ou caso tenham qualquer dúvida, entrem em contato conosco.

Anúncios

32 pensamentos sobre “EMD Cast #52: Top 10 – Melhores Cenários Criativos

  1. Meu deus, e eu ainda nem ouvi o cast de Berserk… obrigado EMD por ocupar meus tempos de ócio de maneira interessante! \o/
    E pelo cast também, se não ficou claro. x]

  2. Estrupa me ofendeu ^^ eu sou meio que fanboy de One Piece por ser o primeiro anime que eu vi chorando a pakas.. namoral One Piece está marcado dentro do meu peito por isso que sou fanboy vai tomar no… estrupa. One piece tem suas razos para existirem fanboys sim

    • Mas é outro tipo de fanboy. É resultante devido a boas lembranças da infância. É o mesmo caso que eu tenho com DBZ, YYH e Samurai X. Mesmo a obras sendo boas, elas sempre ão ser especias para mim.

      Você não é um fanboy sem conhecimento de obras, você é simplesmente um fan.

  3. muito esses podcasts que estão sendo lançados, quando anunciaram esse negócio de 3 casts por semana, eu fiquei meio receoso pois pensei que com muitos podcasts para gravar, os integrantes poderiam ficar cansados de gravar, fazendo assim a qualidade dos mesmos caírem, mas para minha surpresa, esses casts estão bem mais organizados e fluidos de ouvir, parabéns a vocês por estarem evoluindo e fazendo um podcast de mangás com muita qualidade(e quantidade \o/)

    • uaHUAHAUha, muito obrigado Lucas, porém, o grande problema ainda está por vir. Estávamos de certa forma adiantados, então tivemos problemas apenas com alguns termos na última semana (e ainda estamos tendo, com o post de amanhã), além disso, meu trabalho deu 1 ou 2 semanas de descanso, então meu tempo livre basicamente aumentou de 6-7 horas pra 17, mas as semanas de janeiro e fevereiro serão tensas!

  4. Um rank bem interessante… deixa bem claro a opnião de voces sobre a diferença entre “arte” e “cenario”. Foi bem legal a discussão em torno disto!!
    Só conheço alguns dos listados do TOP 10 (HxH, Shingeki, Fullmetal e Higashi), e me interessei por The Music of Marie… vou ir atras para baixar e ler.
    Parabens pelo post, bem legal… gosto de ir ouvindo os casts enquanto vou editando mangás, torna o “serviço” mais descontraido e divertido.

    Também acho HxH o melhor mangá da revista Jump, porém empatadissimo (para mim pelo menos) com YuYu Hakusho, Death Note e Samurai X.
    Tanto que é o unico titulo que ando lendo daquela revista atualmente. (ou melhor, “lia”… hiatus é tenso!)

    [EMD] Trilles (crtl+C – crtl+V para não errar o nome do infeliz), assunto meio OFF post aqui:
    Sobre aquele anime que disse para voce assistir (The Book of Bantorra), que voce ainda não conhecia… só por curiosidade, voce já chegou a assistir?
    Gostaria de saber sua opnião, até porque como já disse para voce, pouquissimos animes daquela epoca (2009 e demais anos mais antigos) tem review feitas na internet e saber a opnião de outras pessoas sempre é legal, mesmo que seja ruim né…

    • Opa, comecei sim Hever, mas não terminei ainda. Estou no começo ainda pois estou tendo muito pouco tempo para assistir animes diferentes no momento. Principalmente por causa dessa maça de casts que está por vir pra vocês. E obrigado por ter gostado do top, achamos que ficou bem legal, mas é claro que algumas colocações sempre serão discordadas por alguns leitores. Ainda estou esperando as reclamações.

      • Vou te adiantar algo sobre ele, não é bem Spoiler então fica tranquilo… mas é que sei que voce não gosta disto e por isto me sinto na obrigação de te avisar.
        O final é ruim!!
        A serie é boa do inicio até o penultimo arco (EP 01 até o 24), mas do EP 25 até o 27… o arco final é ruim… ele até esclarece muita coisa que está em aberto, mas infelizmente é ruim.
        Espero que assista mesmo assim, pois a serie em si é bem legal e gostaria de ver a opnião de outras pessoas mais dedicadas a este assunto.

        Valeu pela sua atenção…

  5. post (yakitate japan) KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mano tavu tomando tereré aki na ora q puxei a agua falaram e nem um PRESUNTO Mano mandei a água pra fora me molhei tudo kkk ótimo cast mano
    ”Estupra Facista então né”

  6. O que o pessoal do emd acha do cenario de Gundam Wing?? Não estou falando q era pra estar no top,só estou pedindo uma outra opiniã.Mais um ótimo trabalho vlw!!!

    • Hmmm… Não acho nada demais… Um mundo muito futurista que não sai muito disso… Obviamente não é só isso, mas assim, você sabe que nosso estilo é “mistério” e tal, então os tops que fazemos sofrem influencias com nossos gostos, por isso ele não aparece por aqui.

    • Eu revi Gundam Wing esse ano, e posso dizer que o cenário não é ruim, porem alem de ele ser simples demais a obra se destaca pelo seu enredo e alguns perssonagens, não pelo cenário, então seria impossivel entrar no top.

      • Sim eu sei Trilles,e concordo q cenários com mistérios tem um sempre algo a mais.
        Concordo em quase tudo com o gutinho,só não acho ele tão simples,até pq pra se entender por completo a situação inicial q se encontra a história e o cenário dele tem q se ver os outros gundaw da vida(tem q ter um puta saco e quase nada de vida social rs).Tbm saindo da posição q o cenário está la pra ser usado,acaba-se q ele faz um bom trabalho pois temos batalhas em lugares muito variados,mas concordo q ele com certeza não entraria no top.

        • Saquei. Se servir como informação adicional, fiz meu comentário também depois de ouvir um amigo meu americano conversar comigo sobre Gundam, porque ele, como você comentou, viu absolutamente todos e defende a obra com a alma dele, e mesmo ouvindo sobre tudo dos outros que não vi, é como comentei, o cenário não sai muito do mesmo ato futurístico. Não é como em GUNNM por exemplo que mesmo sendo um cenário futurístico, a ideia do cenário, que caso você não saiba, o cenário inicial da obra é de uma cidade que flutua acima de uma outra, e por causa disso, nada na cidade de baixo pode voar, para que eles nunca possam chegar na tecnologia ou no nível da cidade flutuante. Só isso já é muito mais do que apenas um cenário futurístico, entende? Se pensar no cenário de Broken Blade, ele também é bem interessante, mas é particularmente simples, comparando com as obras do top.

          Obrigado pelo ótimo comentário e até a próxima! 😀

  7. Ao som do álbum Spartacus, do Triumvirat, me inspiro a fazer meu comentário sobre esse top.

    Estupratom, cadê Bleach nesse top, com seus cenários belíssimos e ricos em detalhes? \trollface

    Brincadeiras a parte, esse top foi bastante democrático e justo, tendo um resultado bem satisfatório. Sempre existirão discordâncias a respeito de se achar que obra X deveria estar numa posição melhor que a obra Y, mas isso é questão de opinião.

    Concordo que Toriko sempre surpreende em questão de cenários, ainda mais que em One Piece, e olha que sou super fã da obra. Toriko a cada dia vem tendo um crescimento exponencial, tanto em qualidade como em fama. De fato, quando Bleach ou Naruto encerrarem (sabe-se lá qual terminará primeiro), Toriko definitivamente ocupará um lugar entre a tríade. Corrigindo uma coisa que me lembrei quando o Estupra comentou, não é uma árvore de shoyu, mas sim uns gafanhotos com umas esferas de shoyu em suas costas. Na época em que li, pensei: “WTF?! Que seja, a obra é cheia de seus ingredientes loucos mesmo!”

    Sobre Psycho-Pass, o cenário da obra combina perfeitamente com clima cyberpunk dela, e enriquece demais o contexto, pois mesmo se passando 100 anos no futuro, optou-se por não fazer algo excessivamente futurístico, o que ajudou demais a obra como um todo, pois facilita a aproximação do espectador com o que está se passando na história. Não imaginam a satisfação que está sendo para mim traduzir esse anime, e tenho grandes expectativas para essa segunda parte do anime, especialmente depois do incrível episódio 11.

    Por fim, gostaria de lhes fazer a recomendação de um site voltado para o público headbanger, que nos brinda com podcasts entrevistando lendas e artistas relevantes no mundo do Rock e do Heavy Metal. O nome do site é Wikimetal. De todo modo, imagino que já conheçam. Se não, recomendo que deem uma passada lá e vejam, pois não irão se arrepender, pois é imperdível para o público headbanger. Vocês e eles estão no meu Top 3 de podcasts preferidos.

    Tenham um ótimo domingo.

  8. Na minha opinião acho que todas as obras que vcs selecionaram são bem interessante mais sinceramente acho que One Piece num devia estar nessa colocação.
    ja que o nivel de One Piece esta num nivel muito superior as obras citadas, em termos de cenário e desenvolvimento não tanto como Hunter x Hunter que para min estão bem equilibradas mais concerteza é superior a Shingeki no Kyojin e Toriko (GUNNM e Drifters eu não li ainda não tenho como comparar as obras).
    E a base dessa opinião e simplesmente que one piece veio sendo trabalhada durante anos e ainda não esta nem no ápice da sua historia, pelo contrario esta na metade de tão extensa que é a obra e agora que passa pelo ponto mais importante da historia que e o Shin Sekai. Vai pegar fogo literalmente e por trás da própria historia tem outra historia que é o século perdido, que dependendo de como o autor trabalhar vai ser muito foda.O que eu tento dizer e que uma obra que vem sendo trabalhada e planejada a longa escala que com isso sofre com o tempo que mesmo assim não perdeu seu brilho, não tem como vc comparar com obras recente que esta sendo desenvolvido o enredo agora e sinceramente em termos de desenvolvimento na trama eu não acredito muito ainda emToriko.
    Essa e minha opinião cada um tem a sua mais questão de cenário acho que influencia muito o gosto de cada um e independe de como bem trabalhado.

    • Só repito o que cansamos de dizer em nosso tops 10 e em nossas season reviews principalmente: os textos desses dois tipos de tópicos são MUITO resumidos. Para saber os porquês das colocações comentadas, escute ao nosso podcast, agora, mesmo o escutando, não deveria discutir sobre um top que contém obras que você nem leu. Sem ofensas, não li todas também, mas sim a maioria, e a montagem deste top é um consenso para todos do grupo.
      (Ex: Se alguém prefere One Piece a HxH, mas dois preferem HxH a One Piece, HxH fica na frente por voto da maioria. É claro, se essa maioria apresentar argumentos para isso.)
      Ah! E só pra constar, não somos videntes, logo, não podemos julgar One Piece pelo que ele “poderá se tornar”, e sim pelo que ele é. Usamos esse argumento para defender a posição de Shingeki no Kyojin no podcast e até no texto apresentado, mas Shingeki em si é muito mais do que apenas “cenário a ser explorado”. O mundo em si já apresentado em Shingeki não contém falhas, foi bem elaborado, é todo enigmático e com um futuro promissor. Já One Piece, foi elaborado demais até o momento, e já apresentou falhas, diferentemente de Shingeki.

      É assim que montamos nossos tops. Espero que entenda, escute o podcast principalmente, e aí sim depois volte a comentar.
      Obrigado pelo comentário de qualquer forma.
      Até a próxima. =)

  9. Toriko… está longe de eu encontrar um cenário tão fucking épico igual desse mangá.

    O Mundo de Music of Marie é extraordinário, fiquei de boca aberta na primeira vez que li sem ver nenhuma imagem sobre o mangá antes.

    Shingeki no Kyojin, me deu a sensação que vocês julgaram mais como ”potencial” do que realmente ”desenvolvido” mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s