EMD Cast #63: Inio Asano

109593_original Fala, galera! Estou aqui novamente para lhes trazer nosso segundo post da série Desmascarando, desta vez, provando que não falaremos apenas de mangakas ruins por aqui. Falarei sobre um mangaka que vem fazendo sucesso para o público que procura por obras de qualidade, principalmente com suas obras mais novas. Uma de suas grandes características é o psicológico bizarro que ele coloca em suas obras, algumas vezes até incluindo um pouco de psicodelismo, porém, mostraremos que ele não foi sempre bom do jeito que é hoje. O autor já criou algumas obras mais fracas. Não ruins, apenas mais fracas, onde suas características não eram tão visíveis. Fora isto, podemos simplesmente dizer que ele é um dos melhores autores de mangas da atualidade.

Eu, Trilles do Ecchi Must Die, lhes apresento com orgulho o nosso primeiro Desmascarando de um mangaka bom, o Desmascarando Inio Asano!

 -> PODCAST <-

Lembrando que recomendamos que baixem nossos podcasts.

Para fazer o DOWNLOAD e/ou ESCUTAR ONLINEBox.   (sendo upado – nos desculpem)  [SEM SPOILERS]

*As informações desse cast podem ser encontradas no final deste post.

-> TEXTO <-

Inio Asano já é um mangaka fantástico por sua arte. Ele é mais do que apenas um grande desenhista, é também um grande artista. Sua consciência artística pode ser notada já em suas primeiras obras, onde seus traços não eram tão refinados como são hoje em dia, mas que mesmo assim já possuíam uma excelente montagem e uma ótima dosagem de tons e de foto-colagens. Inio Asano sempre teve muito cuidado com seus desenhos, e seu empenho é perceptível  não só pelo alto nível de detalhamento de seus desenhos, como no ótimo acabamento, mas principalmente pela evolução que ele apresenta a cada obra feita.

711306903018

A principal característica de Inio Asano como desenhista, que faz com que ele se destaque da maioria, é suas foto-colagens precisas somadas a um ótimo trabalho de iluminação, que combinam perfeitamente com seu traço e que se misturam com seus desenhos, tornando os momentos em que a foto se destaca de seus traços quase imperceptíveis. Traços que, ao mesmo tempo que muito realistas, conseguem ser caricatos, mas sempre visando a expressão e o sentimento dos personagens acima de tudo. E o autor ainda utiliza seus desenhos como forma de narrativa, muitas vezes tirando a necessidade de falas no manga. Tudo isso e mais alguns detalhes que não cabem ser falados neste post, fazem de Inio Asano um dos melhores desenhistas do Japão em nossa opinião e merecedor do 3º lugar no nosso Top 10 – Mangas Com Melhor Arte v2.

img000010

Em suas obras, tudo sobre seu traço único é perceptível, ainda mais nas novas, como em Oyasumi Punpun (duas imagens acima), uma obra que recebeu vários 10 do nosso grupo, se tornando a melhor que já criticamos até hoje, que já tem uma review com podcast feita por nós, e que é simplesmente uma leitura obrigatória para os que gostam de realmente “entrar” em obras, se conectar com personagens, pensar sobre vários temas apresentados, e até mesmo refletir sobre a própria vida.

5250_Volume 1 [Complete]_LPPDE_Holograph_032

E se acharam o que falei, ou o que comentamos no cast de Punpun, uma viagem, é apenas porque ainda não leram Nijigahara Holograph, a obra mais bizarra de Inio Asano (imagem acima), contendo várias interpretações do autor do que pode acontecer com um grupo de pessoas caso elas tenham certos problemas em suas vidas, e principalmente, em suas infâncias. Mas mesmo sendo a obra mais confusa e bizarra que todos do grupo já leram, vale dizer que ela é muito boa e também recomendável a todos que queiram realmente se concentrar para ler um manga.
Lembro também que fomos muito mais específicos no podcast, por isso peço que o escutem.

sanguedeorc.blogspot.com - Solanin - 03

Falando em ser específico, serei um pouco mais sobre uma das obras de Asano, a mais overrated por aí afora: Solanin (imagem acima). Acalmem-se, não disse que Solanin é ruim. Na verdade, também é um ótimo manga do autor, mas não chega nem aos pés de Nijigahara Holograph, quem dirá de Punpun.

Solanin apresenta o estilo clássico slice of life utilizado por Inio Asano em todas as suas obras, porém, desta vez o autor resolveu ir de forma mais “light” no assunto, bem “clássico” mesmo como comentei, não apresentando um tema muito sério nem muitas mudanças para um slice of life normal, por isso, Solanin não passa de “um de muitos”. É basicamente um slice of life devagar e calmo sobre pessoas pensando no que farão para melhorarem ou darem um rumo a suas vidas. O problema do manga é que o exagero e a necessidade de Asano em entrar no psicológico, muito utilizado e focado em todos os seus mangas, fica forçado, nos levando a ler diálogos irreais e simplesmente deslocados do enredo do manga, que era para ser muito mais simples do que acaba sendo.

Mas devo deixar claro, e por isso, repito: mesmo com seus erros, Solanin continua sendo um manga muito bom (nota “8”).

waww_network

Novamente, fomos muito mais específicos sobre tudo no podcast, mas gostaria de deixar claro por aqui também, que nem todas as obras de Asano tiveram os traços de hoje. Já que o mais impressionante do artista é sua arte, pelo menos para nós, devo citar que Subarashii Sekai (ou “What a Wonderful World”), a primeira obra de Inio, não apresenta uma arte tão única e tão perfeita como as de suas obras mais novas, porém, continua sendo uma boa obra.

Ah! Outra obra “interessante” é “A Girl by the Sea”, ou Umibe no Onnanoko… Bom… Fiquem com a imagem abaixo.

10526_2_img_9_26856

Fora tudo já citado neste texto, devo apenas dizer que, mesmo o ponto mais forte de Asano sendo sua arte, obviamente, as estórias (enredos) criados pelo autor são simplesmente fantásticas também, pelo menos na maioria dos casos. Ele tem seu jeito único para criar mangas seinens do gênero slice of life, e por isso, merece um respeito tremendo de todo o nosso grupo, não só por mim, por criar ótimas obras do meu gênero favorito, realmente demonstrando o que é um slice of life de qualidade, mas por todos os outros também. Alguns se surpreenderam com o gênero, como o Lucas, que nunca achou que gostaria de algo do tipo, e que também se encantou com a arte de Inio Asano. E outros se surpreenderam pelas maluquices que o autor joga em seus mangas, como a Jéssica e o Crive.

Inio Asano

Enfim, Inio Asano é realmente um artista nato. Com talento, técnica, mentalidade e criatividade absurdas para a criação de mangas. Consideramos ele praticamente um gênio, mas sem “pagar pau”.

Este foi o nosso segundo post da série Desmascarando, falando do ótimo mangaka Inio Asano. Espero que tenham gostado, que deem aquele feedback, e que esperem por mais um dessa ótima série de posts, pois não pretendemos parar com ela tão cedo.

Inio Asano, DESMASCARADO!

Anúncios

27 pensamentos sobre “EMD Cast #63: Inio Asano

  1. Que coincidência estava hj pesquisando sobre ele pois infelizmente não li nenhuma obra dele mas vou ler com toda certeza,e não sei se foi comentado no cast pois ainda não foi upado,pesquisando achei uma notícia q vem vinculando q Inio Asano revelou querer trocar de sexo,ai tudo bem a vida a dele mas o que achei interessante é q Asano sugeriu que seu próximo trabalho se concentrará em questões transsexuais pô achei legal diferente acho q ainda esse assunto não foi abordado ainda , é interessante,e com a qualidade q vcs e muitos falam que ele tem estou esperando uma ótima obra.Esperando o cast ser upado.

    • Anime Hourou Musuko, sim, é dele que estou falando. Embora parece ser uma estória simples, envolve um tema bem forte, e com crianças ainda. É bem mais light que Inio Asano, mas continua tratando de um tema forte e pouco comentado muito bem.

      • Lembrei de Hourou Musuko do Analisando Gêneros:Romance e achei bem interessante o tema abordado só q ainda não achei um link válido para baixar estão todos deletados,pois só achei nos servidores do megauplaupload e mediafire.Outro tb q não consigo baixar com qualidade é Paradise Kiss.Mas sem delongas mais um Ótimo cast bem informativo e divertido me deu mais vontade ainda de ler suas obras.Vi umas fotos de Umibe no Onnanoko, não li ainda mas parece q é Inio Insano,pelas imagens é meio tenso vou ler essa por último.
        Até o próximo cast!

  2. Inio Asano, ele é esplêndido como mangaká e com certeza vou ler algumas obras dele que ainda não li. 🙂

    E agora, quem será o próximo? Naoki Urasawa? Hehehe tem tantos que com certeza vai render muitos PodCasts . rsrs

  3. Comecei a ler Solanin depois de ler Nijigahara( também li direto, só que voltando muitas páginas, várias vezes :/) e Punpun. Resultado: Ainda não consegui terminar de ler, simplesmente por não ter vontade :p

    • Vc leu tudo no mesmo dia/semana? vish…ideia maluca. Só punpun é o tipo de mangá que tem que se ler aos poucos, é missão suicida ler tudo de uma vez. Os mangás do asano são de uma leitura lenta, tem que ler devagar e com vontade para aproveitar a obra.

  4. Inio Asano foi desmascarado, literalmente. Hahahahahahahahahaha

    O cast ficou ótimo, e lhes parabenizo mais uma vez. Com o tempo, o autor só fez desenvolver cada vez mais sua narrativa e traço, e com Punpun ele atingiu o nível mais que superior. O volume 11 de Punpun foi magistral, e estou louco para saber como tudo isso vai terminar.
    Inio Asano é um dos melhores, senão o melhor mangaká que estreou nos anos 2000, e está tendo o reconhecimento merecido.

  5. Parabéns a vocês pela análise e pelo reconhecimento deste grande mangaka. A primeira vez que me deparei com Inio Asano foi por volta de 2008 quando li Solanin pela primeira vez e ele logo entrou pro rol dos meus autores prediletos e por isso tem um valor especial pra mim, por mais que reconheça seus pontos fracos (não chamaria exatamente de defeitos…), como vocês bem pontuaram. Punpun é lindo e dispensa comentários, tinha que ser licenciado em inglês logo (já que por aqui as editoras praticamente não saem dos nichos de shounen e shoujo e quando tentam sair fazem besteiras…). Mesmo obras menores como Subarashii Sekai e Hikari no Machi são acima da média.
    Parabéns pela resenha e continuem com o bom trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s