Melhores Páginas do Mês #5

Fala galera! Mais um Melhores Páginas do Mês, e esse  mês de janeiro foi cheio de mangas com arte de alto nível  então eu resolvi falar de algo muito importe, a sequencia tanto de páginas quanto de quadros, e também de alguns estilos e recursos que são geralmente mal utilizados nos mangas.

E sobre meu desenho, desculpem pela qualidade da imagem, mas meu Scanner está  com problemas e eu não to com tempo para desenhar algo que não vai me lucrar nada. Bem sobre o desenho eu resolvi fazer algo mais próximo ao meu estilo, mas que também combina com o universo dos mangas, e sim o cotovelo ficou estranho, eu não apaguei o rascunho das patas, e o angulo não favoreceu o desenho das pernas, mas sinceramente eu não tava com saco de ficar corrigindo esse desenho

E ai esta!

Iron Fist 003

Então vamos começar o Melhores Páginas do mês de Janeiro.

Berserk Cap 333 pag 13-14

Bem eu acredito que eu já falei muito sobre a arte de Berserk aqui no site, mas recentemente Kentaro Miura tem brincado muito com o brilho e a iluminação de seus desenhos, e essa página é a prova perfeita disso.

Primeiramente vamos falar do quadro sobreposto no canto esquerdo da página, que não só tem seu posicionamento muito bem feito, de forma a não atrapalhar a imagem principal, com interage com ela de forma singular. O desenho dos personagens não tem nada de especial, exceto por seu posicionamento, todos os personagens estão virados diretamente para a fonte principal de claridade, e com um brilho em seus olhos que fazem com que o leitor também se foque na Grande Arvore em Hélice.

Então vamos falar do principal, A Grande Arvore em Hélice, e a excelente iluminação da cena, a angulação da cena é simples e bastante usual, mas favorece e muito a grandiosidade da arvore, ao aumentar a base da arvore  e afinar seu topo, ele aumenta a impressão de altitude, mas em compensação torna mais difícil dar volume aos galhos da arvore, principalmente por ele não poder usar efeitos, para dar mais luminosidade a arvore, deixando os galos meio chapados. Agora sobre a iluminação em si, o que Kentaro Miura faz nesta página é tornar o branco mais branco, tecnicamente isso é impossível, mas ao se fazer um jogo de tons pode-se fazer com que o branco pareça mais branco, e isso é simples, é só tornar todo o resto mais escuro que o objeto de destaque, um efeito simples, mas que pode dar um destaque enorme a uma imagem, o que vem sendo feito com frequência em Berserk, e sendo feito com maestria.

Berserk_37_333_14-15

Green Blood Cap 17 pag 9 e 10

E vamos a primeira sequencia de páginas do Melhores Páginas do Mês. E já que vou falar de duas páginas vou deixar de lado alguns detalhes mais específicos, principalmente porque a maioria deles já foi citada anteriormente.

No primeiro quadro temos a apresentação de uma batalha intensa, que mesmo em um quadro padrão nos apresenta uma grande quantidade de informação , com quatro combates em um único quadro, mas o que mais contribui para a cena é o fato de o quadro estar angulado de acordo com formato da jaqueta do Ceifador, o que da destaque não a cena mais ao personagem, que passa a ser construído com o decorrer dos quadro, mostrando seus pés, quadro que é marcado pelo desenho dos pés, e o STEP, que se posicionam diretamente para o quadro seguinte, onde são mostrados os braços do personagens, se utilizando de uma  textura para dar foco aos braços e fazer com que seus olhos sigam até as armas que estão sendo engatilhadas, e com o CLICK, segue para o final da sequencia como o BANG, então revelando o Ceifador por completo.

Só isso já seria muito bom, mas a ação continua, o resultado da sequência anterior interfere diretamente para a próxima, com a arma deixada no chão, temos então a sequência de pegar a arma, engatilhá-la, e de repente temos uma quebra na sequencia, o que seria ruim, mas podemos ver que o alvo do próximo tiro não tinha sido mostrado, ao contrário da primeira sequência onde ele é apresentado logo no primeiro quadro, o mais interessante é como o desenho funcionou para indicar o alvo, deixando a arma virada diretamente para o quadro em que o alvo é apresentado.

10

A página seguinte finaliza a sequencia, com um quadro de meia página, quando o alvo é morto, finalizando a sequência de REACH e FLIP, com o BANG!

Agora falando sobre a sequência em um conceito geral, acredito que eu não precise mais falar sobre a qualidade do traço, do alto nível de detalhamento, da ótima dosagem de tons, das reticulas que já são características do autor, e da ótima movimentação nas cenas de ação, mas ainda existem coisas muito interessantes a serem faladas, a primeira delas é o fundo branco, muito bem utilizado para dar destaque a ação, e totalmente justificável, afinal eles estão em um campo aberto, não tendo construções para serem apresentadas, e o principal as onomatopeias. Muitos inclusive eu, reclamamos de onomatopeias e carimbos exagerados, mas Green Blood é um caso a parte, nessa sequência elas são usadas como recurso de arte, tendo total influencia na cena, e mesmo assim não atravessando o desenho, já que estão dentro de balões em forma de corte, mostrando que elas estão fora do desenho apresentado.

E do jeito que vão as coisas, vocês ainda vão ver muito de Green Blood por aqui.

11

Shin Angyo Onshi Vol6 Cap 06-  pag 2-3

Essa sequência me surpreendeu, não somente pela sua arte, mas pela quantidade de estilos e técnicas usadas em apenas uma página, e por sua excelente execução.

Essa sequencia nos mostra um flashback, então as duas páginas apresentam um fundo preto, o que caracteriza um flashback, e isso é bem comum, mas o que não é comum é a utilização de quadros com bordas arredondadas, feitos de forma irregular, pode-se perceber que os quadros foram feitos de forma uniforme, e estão muito bem alinhados na primeira página, enquanto na segunda os quadros estão tortos, com alguns quadros se sobrepondo uns aos outros, caracterizando os dois momentos apresentados nessa sequência, no primeiro tudo esta bem enquanto no segundo, tudo começa a dar errado.

Logo na primeira página temos um desenho que lembra é muito o estilo de um manga shoujo, vemos isso logo no primeiro quadro, onde vemos uma garota em um fundo de florzinhas, que combina perfeitamente com o quadro, afinal as flores do fundo são iguais as do enfeite no cabelo da garota, além disso temos também a explicação do porque de ela usar uma roupa de frio, simplesmente colocando neve caindo fora do quadro, indicando em que situação aconteceu a sena. Em seguida temos o resumo da história feito simplesmente com a apresentação de cenas chave, muito bem pensadas, e que dispensam a leitura dos balões, balões que considerei o único erro desta sequencia, afinal boa parte deles é inútil, então temos o ultimo quadro, e o que antes era um fundo de flores se distorce, virando manchas, fazendo ligação direta com o que vai acontecer na próxima página.

SAO - v06c12-part6 p190

Na segunda página a confusão começa com uma transposição que não deveria acontecer no primeiro quadro, devido ao fundo preto, e aos quadros flutuantes, quadros que estão tortos na linha inferior, e esses “erros” só pioram com forme a ação se intensifica, erros que de tão aparentes eliminam a necessidade de citá-los, e pulando diretamente para o ultimo quadro temos a transformação da neve em balão de pensamente, mostrando que no decorrer de toda a sequencia, todo não passou do pensamento e do desejo da garota.

Tudo o que citei já seria suficiente para colocar essa sequência nesse post, mas ainda assim vemos um nível de detalhamento absurdo para quadros tão pequenos, sendo que de quinze quadros apenas dois tem fundo branco, sendo um deles usado para dar destaque ao inicio da ação, e o outro o menor quadro da sequência, além da anatomia perfeita, da angulação singular, e da criatividade que já é padrão de Shin Angyo Onshi.

SAO - v06c12-part6 p191

Vagabond Cap 304 pag 31

Lançou Vagabond! E é óbvio que ele apareceria por aqui, afinal de contas não é atoa que ele recebeu o Top 1, no nosso Top 10 Melhores Artes V2.

Não foi difícil escolher uma página de Vagabond, principalmente porque qualquer página já seria boa o bastante para estar nesse post, mas essa página me chamou muita atenção, não por sua técnica, mas pelo que para mim é o principal ponto forte de um artista, a sua consciência artística. No primeiro quadro temos Musashy olhando diretamente para a água, e logo no quadro seguinte temos a visão dele, visão que é enfatizada no quadro de baixo, onde temos um quadro com somente o olhar do Musashy, quadro que mantém a mesma angulação do primeiro quadro, mostrando seu olhar para a água, já que o quadro que esta sendo transposto, mantém a mesma angulação do segundo quadro, só que ampliando a imagem para mostrar o movimento da água, juntamente com o uso do branco, mudando o padrão de acordo com o alongamento e amplitude dos traços, assim como mostrado nos dois últimos quadros, conseguindo mostrar claramente a diferença do movimento da água, usando também um ângulo diferente para cada momento, dando mais destaque para cada movimento da água.

Uma página que basicamente só mostra a água, mas que mesmo com algo simples, mostra detalhes minuciosos como as pedras no fundo do rio, e os pingos de chuva, tornando essa página esplêndida, mesmo sem usar técnicas complicadas, simplesmente fazendo o que deve ser feito.

Vagabond_34_304_31 

É isso ae pessoa! Esse foi o primeiro Melhores Páginas do Mês de Janeiro, espero que tenham gostado, e até mais.

12 pensamentos sobre “Melhores Páginas do Mês #5

  1. Olhei meio que de relance o desenho, e me pareceu o simbolo de um morcego no peito, então o primeiro pensamento que tive foi “OMG o batimá usando uma tecnica secreta”, ai olhei bem e vi que n era.
    Invejo pessoas que desenham bem, o desenho ficou legal, dragões são foda xD.
    E mesmo que eu n entenda muito , eu realmente gosto das pgs de vagabond xD

    • Vlw mesmo Philip! E espero que a cada post você consiga aprender mais, e possa aproveitar melhor páginas como as de Vagabond, porque esse é um dos principais objetivos desse post.

    • Assuhsuhsuhsuhs!
      Se fosse pela qualidade, Berserk sempre apareceria, mas para evitar isso eu só vou colocar se tiver algo de diferente para comentar, e o pior é que mesmo assim ele ainda vai aparecer e muito por aqui.

      • Ah, muito bom seu desenho. O cotovelo as vezes é bem chato de ajeitar mesmo, mas eu não achei estranho esse cotovelo(pelomenos é melhor que os meus kk).

        Realmente ficou bem legal, e agora o que irá fazer? se mudar pro japão e tentar se tornar um mangaká? olha que, ser um mangaká no japão é algo bem sério(ainda mais a parte de desenho). xD

      • Não cara, meu estilo não se enquadra nem um pouco com o desenho de mangás, meu foco é no desenho de Comics, que é o que eu mais gosto de desenhar. E mesmo que eu ainda não esteja trabalhando com quadrinhos, consigo tirar uma grana trabalhando como ilustrador freelancer.
        E sim da para viver de desenho aqui no Brasil.

  2. Lucas, seu desenho do Punho de Ferro ficou muito bom!
    Eu invejo quem desenha assim, quando tento fazer algo sai totalmente sem proporção.
    Só acho que deveria ter menos detalhes na cabeça do dragão, parece que tira um o foco do personagem.

    • Primeiramente, obrigado! E sobre os detalhes no dragão, eu fiz isso de proposito, para que as pessoas prestassem mais atenção no dragão, e não vissem alguns erros no desenho do personagem, mas não tira o fato de que ele esta mais detalhado do que devia.

    • Lapiseira comum, grafite 0.5 e lápis de cor preto da Faber-Castel, já as canetas, usei duas Sakuras Micron uma 0.1 e outra 0.05 e uma Pentel Stylo JM10.

    • Sim. O nanquim não é exclusividade dos mangas, a maior parte dos trabalhos de ilustração usa o nanquim, até mesmo na parte de projetos e de desenho industrial se usa o nanquim para finalizar os trabalhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s