Ranking Semanal #16 – O que o homem dentro da minha boca te disse? Ele disse que Naruto arrasou!

Dae pessoal, aqui é o Estupratom novamente.

Hoje eu trago mais adições ao ranking. A pedido de muitos usuários eu resolvi adicionar ao ranking o “aclamado” Dorohedoro. Irei comentar a partir do último capítulo traduzido pelo Fuji Scans.

Essa semana nós fomos premiados com um dos melhores capítulos que Naruto já teve. Vocês não vão acreditar na colocação de Naruto. Já aviso que ninguém do forum project hackeou minha conta e fez o post, não precisam se preocupar. E Naruto não foi a única obra da Jump que surpreendeu. Eu acho que nunca teve um ranking com tantas obras da Jump em boas colocações.

Rank 16 - 2

E temos alguns retornos quase triunfantes. Após mais de um ano de hiato o manga Deadman Wonderland volta a ser lançado. A obra já está em seu arco final e provavelmente vai terminar no máximo ano que vem. E como vocês poderão ver no post de notícias que lançará na terça-feira que vem, o manga Highschool of the Dead retorna esse ano, e eu já vou avisando que vou comentar desse ecchi de zumbis no ranking semanal.

Os retornos ainda não terminaram. Após o fim do Anima Regia no final do ano passado, o rework de Rurouni Kenshin acabou sendo abandonado.  Mas para a nossa alegria o projeto foi adotado pelo nosso parceiro, o Utopia Scans em parceria com o Lions Scanlator. Ambos são grupos em ascensão que estão traduzindo obras de alto nível, e tenho certeza que o trabalho deles com Rurouni Kenshin Kinema-ban vai ser impecável. Eu falei do primeiro capítulo no Ranking Semanal #6, e vou colocar novamente nesse ranking para poder dar continuidade obra na semana que vem.

Então é isso. Vamos ao rank desta semana:

17° Colocado – Deadman Wonderland capítulo 52

O capítulo começa avançando bastante o enredo. O grupo do Ganta chega até o “mamãe ganso” e usa o ramo do pecado do Ganta para ganhar acesso. Tudo que ele precisa fazer agora é apertar um botão para parar a Shiro, mas o Andorinha entra causando confusão. Mas teve uma coisa que me deixou muito puto. Porque o Ganta não apertou a porra do botão? Ele realmente precisava ficar batendo papo e lutando com o Andorinha? Ele não poderia fazer isso após apertar o caralho do botão? Novamente o personagem faz jus a sua posição do Top 10 personagens principais mais irritantes.

052_10

E o autor não fica satisfeito fazendo apenas um personagem imbecil. Essa garota protegendo o Andorinha é uma retardada! Eu estou com uma raiva compulsiva por essa idiota e vou ficar muito puto se ela sobreviver. Pelo menos eu gosto da motivação do diretor. Ele é apenas louco e deseja ver o caos. Alguns podem achar isso forçado mas eu acredito na existência de pessoas que desejam apenas o caos.

052_18_19

Em seguida vemos os personagens lembrarem da tragédia que foi o terremoto. E o seu ódio pelo passado os da força e motivação para lutarem contra o Andorinha. A motivação foi bem mais plausível e satisfatória do que o “poder da amizade”. E essa motivação não foi o suficiente, no fim todos são derrotados. Mas em seguida temos uma informação que me decepcionou bastante. Para diminuir a culpa da Shiro o autor decidiu que o responsável por matar a Azami é o diretor abrindo caminho para um final feliz entre a Shiro e o Ganta.

052_28

E para completar o Andorinha contou alguma grande revelação para o Ganta. Eu acho que foi “Ela é sua irmã” ou “Ela é a origem de todos os ramos do pecado”. Eu espero que não seja nenhum dos dois porque seria previsível e pouco criativo. Após um ano de hiatu eu exijo que o autor seja no mínimo criativo. E depois presenciamos a reviravolta na luta. Teve um diálogo quase interessante mas não me agradou muito.

Essa capítulo de retorno mais me decepcionou do que me agradou. Ele tirar o pecado que a Shiro fez foi uma covardia para poder fazer um final genérico. Espero que o autor me surpreenda, mas eu acho que esse arco final vai ser fraco.

16° Colocado – Zippy Ziggy capítulo 66

Como sempre  Zippy Ziggy consegue me fazer rir. Até a garota amiga do Fanta faz zuação com a estátua de galinha do colégio do Kang Shingi. Quando eu vi essa galinha no começo do manga eu dei boas risadas, e essa garota me trouxe boas recordações.

04

Após “salvar” a garota tança o riquinho presenteia Seunghee com um cartão de crédito infinito por um dia. Mas ela acaba recusando deixando o Fanta com cara de imbecil. Para completar a confusão a garota tança acaba de apaixonando pela sua salvadora, a bela e corajosa Seunghee.

O plano de vingança do Fanta tem início. Ele convida o Kang Shingi, a presidente sádica e o gênio do Dukchill para um cruzeiro luxuoso. Mas o playboy não faz ideia da encrenca em que ele se meteu. Ele deseja ir convidar o Dukchill pessoalmente e para isso ele tem que ir para o lugar mais póbre a caótico possível. Eu não sei se ele vai conseguir sair vivo desse colégio.

20

15° Colocado – Crossed Badlands capítulos 08-09

Temos o fim do segunda arco de Crossed Badlands. O capítulo nove começou de forma bem interessante. A gêmea deu um tiro no Leon e disse para os outros que ele estuprou sua irmã. E ninguém ligou, ficou por isso mesmo. E as baixas não terminaram por ai, uma das gêmeas é pega em uma armadilha de urso e sua irmã decide ir em uma missão suicida para salvar ela dos crossed.

Em poucas páginas o grupo de cinco pessoas que demorou quatro capítulos para se formar é reduzido novamente para duas pessoas. Steve e Gregory são perseguidos por dias pelo grupo de crianças gordas e canibais. O Gregory sucumbi ao medo da morte e decide ir embora e abandonar a Steve, mas ela já estava esperando isso. Ela dá um tiro no joelho dele e deixa ele para trás armado, para que ele possa ganhar tempo para ela antes de morrer.

001 (25)

Em apenas um capítulo o Garth Ennis massacra todo o grupo, restando apenas a Steve e o bebê que ela carrega. Após um parto longo e doloroso ela tem a criança, mas seu instinto materno é mínimo. Após o parto vemos algumas das lembranças dela, mostrando como que ela era antes do catástrofe. E ela realmente era alguém problemática. A imagem abaixo vai conseguir explicar melhor do que eu.

img012

Ela continua a sua fuga com a criança. Mas após um parte longo e pouca alimentação ela fica sem forças e não vê outra opção alem de abandonar a criança na esperança que seus perseguidores não vejam ela. Mas no fundo ela sabe que o mais provável é a criança ser pega e ganhar tempo para ela. Ela volta para recuperar a criança, mas acaba tendo um fim bem inesperado. As gêmeas falam para ele comer a carne infectada do Gregory e se tornar um crossed, e ela faz isso com um sorriso no rosto.

img022

Esse final foi interessante. Foi a primeira vez que presenciamos um grupo se alto destruir e vemos alguém decidir se tornar um Crossed por vontade própria. Mas esse final foi apenas “ok” para mim. Eu esperava um drama mais trabalhado entre os personagens e acho que muitas páginas foram desperdiçadas mostrando o parto e poucas foram usadas para criar tensão.

Semana que vem temos o início do próximo arco e eu espero que ele seja mais longo. Eu gosto dessas histórias curtas, mas ele tem sido um pouco curtas de mais.

14° Colocado – The Breaker New Waves capítulos 104-105

O capítulo começa mostrando que a técnica do limiar da origem negra não é brincadeira. O garoto nocauteia o Ha-ill Gang de forma brutal e logo em seguida vamos para um flashback. Eu achei que o flashback não veio de forma fluida, mas ele não deixou de ser interessante.

01

Não tenho nenhum comentário a fazer sobre o passado do careca. Ele foi interessante mas eu achei um pouco forçado. Tendo a leitura do primeiro The Breaker como base, fica muito estranho saber que o Unwol tinha outro discípulo e o Goomoonryong nunca comentou sobre isso.

O capítulo segundo foi mais interessante. A luta entre os dois continua e mesmo com o aumento de poder do Shi-Woon, o careca continua ganhando a luta. Mas a cada golpe a luta fica mais interessante. A movimentação está clara e exitante, e o autor está valorizando mais a continuidade dos golpes do que a quantidade. Ele mostra cada golpe e não faz como o autor de Kenichi que coloca 87 socos em um quadro.

13

Mas a melhor parte do capítulo foi o novo mistério adicionado. Aparentemente o garoto não está usando o limiar da origem negra e tambem não está usando a técnica do céu negro. Então o que diabos está acontecendo com o garoto? Ele está em Berserk mas ao mesmo tempo ele está copiando as técnicas do seu oponente. O autor conseguiu me deixar curioso.

13° Colocado – Toriko capítulo 222

Velha do capeta! Vai lutar contra Deus. Eu acreditava que a batalha seria mais equilibrada. Chega a ser injusto o poder dela, ela derrota dezenas do monstros de alto nível apenas aumentando a pressão do ar a sua volta. Simplesmente brutal. E quem diria que a luta de maior nível de poder que vimos até agora seria entre duas velhinhas.

222_06_07

E o final do capítulo foi ótimo. A Bioshukai deveria ter ganhado uma menção no Top 10 melhores vilões shounens. Eles realmente vão com tudo para capturar os cozinhiros. O grande coringa da Bioshukai é um Nitro, o ser mais poderoso do mundo de Toriko. Esse vai ser o arco mais intenso de Toriko até agora. Todos os capítulos tem sido muito agitados.

222_18_19

12° Colocado – Dorohedoro capítulo 66

Antes de começar o capítulo eu desejo falar um pouco sobre a obra. Irei apenas falar o necessário pois o podcast dessa obra será lançado no início de março. Dorohedoro é uma manga com uma premissa estranha e interessante. Para os não conhecem a obra eu vou colocar a sinopse dela:

A estória se desenrola ao redor de Kaiman, que não lembra quem era antes de ter sido transformado por um usuário de Mágica. Essa transformação o deixou com uma cabeça de réptil, apagou toda a sua memória, e deixou um desejo de descobrir a verdade sobre quem ele realmente é. Acompanhado de Nikaido, sua companheira, ele vai atrás de usuários de Mágica no “The Hole” e, sem cerimônias, abocanha sua cabeça, esperando encontrar quem o deixou nesse estado. De um por um, eles presenciam esse “segundo homem” dentro de Kaimam, e depois de os colocar para fora da sua boca de novo, pergunta para cada um deles uma pergunta…

“O que o cara dentro da minha cabeça disse?”

DH_01 004

DH_01 009

Para ser honesto eu tenho que contar que por bastante tempo eu não gostei muito de Dorohedoro. A arte é muito ruim, principalmente na movimentação das lutas. Os volumes iniciais são entediantes e não me davam vontade de continuar lendo a obra. Mas com o tempo ela acaba ganhando algumas boas qualidade. Ela tem ótimos mistérios, um desenvolvimento surpreendente dos personagens, boas piadas e um cenário trabalhado com perfeição. Atualmente eu posso afirmar que eu gosto de Dorohedoro, mas é uma obra que eu considero overrated.

Agora eu vou começar a falar sobre o capítulo e aviso que ele tem spoilers pesados. Para os que ainda não leram a obra e tem desejo de ler, saibam que vocês foram avisados.

Após seu corpo recuperar a forma humana o Kaiman aparentemente perdeu todas as memórias que tinha de sua fase lagarto. Eu fuquei um pouco decepcionado com essa aminésia subita. Eu esperava continuar vendo o conflito interno que o personagem teve no capítulo 63.

Eu estou gostando de ver o En ansioso. É a primeira vez que presenciamos o personagem preocupado a ponto de suar frio. Agora sabemos que o En apenas não quer descobrir se ele realmente conseguiu matar o chefe dos olhos cruzados por capricho. Ele tem um medo profundo pelo seu formidável adversário, e precisa confirmar sua morte para poder continuar com a sua vida.

dorohedoro11_0115

Em seguida nós temos uma cena muito boa entre o Aikawa e a Nikaido. O “adeus” que ele deu para a garota me intrigou bastante. Eu não sei dizer se ele realmente perdeu as memórias ou se ele está apenas está tentando fingir que ele nunca foi o Kaiman. Esse foi um bom capítulo e esse volume provavelmente vai ser bem interessante.

dorohedoro11_0127

Espero que vocês tenham gostado dessa nova adição. O Fuji tem lançado o manga com um bom ritmo, então eu acho que teremos Dorohedoro quase todas as semanas.

11º Colocado – Rurouni Kenshin Kinema-ban capítulo 01

Finalmente teve início a obra inédita mais esperada do ano (por mim). O novo manga do samurai mais carismático da história dos mangas. Já aviso a todos que leram o manga antigo ou assistiram o anime que essa nova história tem diferenças gritantes.

O início do manga já se difere muito do original. A história começa no período Bakumatsu, quando aparece o Battousai matando diversos oponentes. Esse flashback termina com o aparecimento do Saito e do Udou, seus maiores oponentes nessa era. Logo em seguida nos é mostrado o Battousai na Era Meiji.

O andarilho ruivo com uma cicatriz em forma de “X” no rosto acaba sendo confundido com um imitador do Battousai e um garoto o arrasta até uma luta clandestina de apostas. Esse garoto é conhecido por todos os fãs da obra, é o Yahiko. No manga original, o Yahiko era um ladrão de rua, nesse novo enredo ele é um servo do novo vilão, um comerciante que força os samurais a lutarem para não perderem seus dojos.

Após entrar na arena, ele vê que o seu oponente é uma mulher, a ilustre Kaoru Kamiya, que foi forçada a lutar pelo comerciante. O andarilho se deixa derrotar, e depois é revelado que ele entrou por acidente, e que seu verdadeiro oponente é revelado, mas a luta foi remarcada para o dia seguinte. O ronin é convidado para passar a noite no dojo da Kaoru, e lá ele descobre as intenções do comerciante. O Yahiko já está morando junto com a Kaoru.

Na competição seguinte o comerciante aparece com uma metralhadora rotatória e começa a matar todos os samurais, então chega o kenshin, derrota o comerciante facilmente e sua identidade de Battousai é revelada.

A premissa do manga teve muitas diferenças comparado ao antigo, mas nenhuma que pudesse alterar o desenvolvimento original. O primeiro grande diferencial foi a metralhadora. No antigo, todos os amigos do Aoshi morreram para que a metralhadora pudesse ser derrotada. Na versão nova, o Kenshin venceu sozinho enquanto carregava a Kaoru no colo, mostrando que o arco do Aoshi terminaria de uma forma diferente.

Mas a última página do manga mudou TUDO! O comerciante contrata um grupo de assassinos para matar o Battousai. Entre os integrantes, têm personagens do início do manga e do arco final do manga, que nem sequer apareceram no anime, e isso mudou a história totalmente. Entre os integrantes, nós temos: Saito (WTF!?!?! Ela era um policial), Sanosuke, Jin-E Udou (primeiro vilão sério do anime o do manga) e o Gein (um dos personagens mais importantes do arco final do manga, que não recebeu adaptação para anime).

Agora vamos entrar em detalhes mais técnicos e vou dar minhas impressões. Eu tinha medo que fosse apenas o manga relançado com mudanças ligeiras, e para minha alegria, eu estava completamente enganado nesse ponto.

Eu fiquei triste com uma mudança que adicionaram no Kenshin. Colocaram uma frase de efeito nele, que eu achei desnecessária. Durante o capítulo, ele falou umas três ou quatro vezes “eu oferecerei minha força”, na terceira eu comecei a ficar irritado. A Kaoru e o Yahico estão idênticos, só tiveram suas histórias iniciais alteradas, para poupar tempo.

A arte está com um acabamento melhor, mas ela tentou ficar parecida com a original. Se eles tivessem alterado muito, todos os fãs iriam estranhar. O que mais me incomodou foram algumas expressões faciais, que ficaram completamente exageradas, e espero que isso não se repita.

As mudanças no enredo são gritantes, e era exatamente isso que eu queria. Eu não desejava reler uma obra conhecida, eu quero ler uma história nova com personagens que foram marcantes na minha infância. Fiquei satisfeito com esse capítulo, e estou muito ansioso para ver o novo desenvolvimento de uma lenda.

10° Colocado – Shamo capítulos 69-70

O drama emocional está cada vez mais intenso. Começa a chover no ringue (que eu não acredito que não é coberto, que coisa imbecil) mas a luta continua. Isso mostra que a luta deixou de ser um esporte a muito tempo e virou uma batalha. E ao mesmo tempo que a luta vai ficando mais séria o Toma aparente estar sendo cada vez mais afetado pela podridão que é a alma do Ryo Narushima.

Com o ringue molhado fica muito difícil transferir o peso de forma efetiva. E como o Ryo Narushima tem muito mais experiência em combates sérios ele consegue encontrar uma alternativa antes do Touma. Ele pula e desferi um soco brutal no bailarino. Eu gostei muito do autor ter usado a experiência do lutador e não a técnica para mudar o rumo da luta.

27_161

Conforme o Touma é subjugado no ringue pelo Ryo sua pureza é destruída pelas trevas. Temos uma página dupla fantástica que representou com perfeição o estado de espírito do lutador. Nem um ser que é visto como angelical conseguiu suportar o peso das trevas do Narushima. A partir de agora o Touma nunca mais será o mesmo e a luta irá acabar rapidamente.

27_166-167

9° Colocado – Holyland capítulo 66

O principal foco dessa capítulo foi mostrar como alguém como o Yoshi consegue dar ordens em alguém perigoso como o Taka. Mas o que realmente me interessou foi ver como que o Yoshi conseguiu o respeito que ele tem nas ruas.

Após ambos serem massacrados por veteranos, o Yoshii chutou uma espada de madeira para o Taka que derrotou brutalmente todos os adversários. O Yoshi assume a culpa de toda a briga sem mencionar o nome do Taka. Não para ajudar o espadachim, ele faz isso para ganhar fama mas o Taka se sente devendo uma a ele.

Holyland - Vol 007 Cap 066 Pg 114

Mas a ação do Yoshii após o final da batalha me impressionou. Ele pega uma faca e faz um banho de sangue com todos os seus veteranos que estão caídos no chão. Isso explica porque todos o temem e o respeitam. A visão que eu tinha do personagem melhorou muito, ele é realmente alguém que deve ser temido.

Holyland - Vol 007 Cap 066 Pg 117

A evolução do personagem ainda não terminou. Após revelar o seu passado ele explica o seu ódio pelo Izawa com um diálogo fantástico. Ele explica de forma lógica e interessante que ele é um criminoso apenas para ter autoridade sobre os outros. E as ações do Izawa tem sabotado a sua influencia nos ruas. E para poder recuperar sua influência ele precisa destruir o Isawa. Esse foi um ótimo capítulo.

8° Colocado – Skyhigh capítulos 03-04

O terceiro capítulo foi melhor que os anteriores. Temos uma história onde não existe um malvado, apenas acontecimentos e desejos. E dessa vez a guardiã dos portões do ressentimento interferiu na decisão do falecido para ele não agir apenas movido pelo ódio passageiro. Capítulo interessante com bom desfecho.

01_126-127

A premissa do capítulo quatro foi ainda melhor. Uma garota se suicida planejando ir para os portões e amaldiçoar uma das garotas que a atormentavam. Como ela só pode amaldiçoar uma das três garotas, antes de morrer ela manda uma carta para elas dizendo que uma iria morrer. No seu estado de fantasma ela fica atormentando as três para levar elas ao desespero.


01_164

Mas o drama não foca apenas nisso. Acaba tendo uma ótima reviravolta envolvendo a amiga da suicida e novamente a Izuku impede a pessoa de cometer um erro fatal. O enredo e desfecho desses dois capítulos foram muito bons.

7° Colocado – Yuureitou capítulo 08

Esse capítulo provou de uma vez por todas que o Taichi merece o seu posto de protagonista. Logo no início do capítulo ele liga os pontos certos e chega a conclusão que a Tetsuo é uma forte suspeita. Ele entra no quarto e o investiga com determinação e ignora todas as súplicas da Tetsuo. O personagem subiu uns dois níveis nesse capítulo.

Eu imaginava que sua investigação não chegaria a nada, mas impressionantemente ele encontra uma fantasia de fantasma e uma faca. E em seguida temos uma cena chocante. O Tetsuo aponta uma faca para sua parceira e deixa bem claro que se ele for a culpada pelo assassinato ele a mataria. Eu nunca iria imaginar que a obra iria se desenvolver tanto em apenas oito capítulos.

12

Esse capítulo teve diálogos ótimos entre os dois protagonistas, e o Taichi está evoluindo de forma admirável. E cada vez mais o Marube está se envolvendo na trama. Esse obra tem sido superado minhas expectativas.

6° Colocado – Assassination Classroom capítulo 30

Primeiro de tudo, a imagem inicial do capítulo foi foda. A mochila saindo um braço e sangue ficou impactante e aumentou a seriedade do personagem. Pena que metade do capítulo foi inútil. Apenas ficamos vendo os alunos debatendo se o garoto e o professor são realmente irmãos.

01

Mas quando o duelo começou tudo mudou. O garoto realmente não é humano, seus cabelos se transformam em tentáculos e ele facilmente consegue ferir o professor. E a reação do professor foi fantástica, nós não vemos o professor com tanta raiva dês do primeiro capítulo do manga do manga. E as surpresas não acabaram! O professor revela algumas imagens do seu passado trágico, e podemos ver que alguém com tentáculos na mão matou seu conhecido.

16

E o capítulo ainda não acabou de me surpreender. O encapuzado usa um aparelho que paralisa o professor e o ataca violentamente. Temos uma nova premissa para o manga. Quem são as pessoas com tentáculos e o que elas querem? Que ligação elas tem com o professor? Esse foi o melhor capítulo da obra inteira. Eu estava ficando um pouco entediado com Assassination Classroom, mas esse capítulo me passou a mesma sensação que o primeiro capítulo da obra. Estou realmente animado com esse manga de forma que eu não ficava a muito tempo.

19

5° Colocado – Kokou no Hito capítulos 37-42

Esses capítulos começam com uma mudança brusca na obra. Nos capítulos anteriores nós vimos o protagonista escalar uma parede do trabalho e agora ele está sendo convidado para escalar as montanhas mais difíceis do mundo. E o Mori recusa a oferta após ver as mãos do riquinho. Ele pensou que alguém com mãos tão limpas nunca poderia ser um verdadeiro montanhista.

No capítulo seguinte o Mori se depara com a temível montanha K2 que é considerada uma das escaladas mais difíceis do mundo. Normalmente eu não gostaria desse pulos bruscos no enredo, mas o autor logo em seguida volta para o ponto anterior. Ele fez isso para mostrar que ele pretendo dar foco para a premissa do manga. Eu ainda me impressiono com a mentalidade do Mori. Após ver fotos de uma montanha onde ninguém pisou, a primeira coisa que ele deseja é um lugar para ficar sozinho.

04_136-137

Seu desejo incontrolável de escalar a montanha é insano e lindo ao mesmo tempo. Mas temos um grande perigo entrando na vida de Mori, o seu maior temor, uma loira bonita e safada. Ele sente mais frio e tem mais dificuldades para respirar estando no mesmo quarto do que ela do que ele sentiria no fundo do mar. Quando a piriguete está dando prazer para ele, o jovem solitário sendo seu corpo sendo engulido.

04_182-183

E o pior é que a prostituta que está querendo tirar o dinheiro do Mori é a garota do clube de montanhismo. E não é qualquer garota, é a garota que o Miyamoto estava apaixonado. A garota faz questão de contar ao Mori sobre sua culpa, e cada vez mais o personagem está fadado a solidão.

Mas após esse encontro fatídico a vida do Mori não será a mesma. Ele não tem apenas as montanhas em sua mente, ele não consegue esquecer dos lábios carnudos e do calor da boca da garota. Sua mente está sendo dominada pela tentação da carne.

04_208

Fico feliz pelo manga estar se focando tanto no psicológico  O volume quatro abriu portas para muitos desenvolvimentos sérios. Não a duvidas de que Kokou no Hito fica melhor a cada volume. E eu estou muito ansioso para ver como que o Mori vai lidar com a luxuria que está dominando a sua alma.

04_214-215

4° Colocado – Claymore capítulo 135

O capítulo começou com um flashback muito interessante sobre o passado da Priscilla. Ele foi simples e perfeito, teve uma dose ideal de drama e foi totalmente convincente. O que mais me impressionou foi o fato do pai da Priscilla ter demonstrados sentimentos por sua família mesmo sendo um Youma de forma tão convincente em uma número tão pequeno de páginas.

11

A abissal que estava atacando a Priscilla acabou ajudando ela a recuperar o controle do seu corpo. E inacreditavelmente ambas parecem estar se divertindo com a situação. O sorriso que a abissal faz após a Priscilla se recuperar chegou a ser assustador. Mesmo sendo a luta com os seres mais poderosos existentes na obra o autor conseguiu fazer uma química bem agradável entre as personagens.

28-29

Sem contar que a arte está impecável. Não apenas desse capítulo, a arte de todo o arco tem me agradado muito. A batalha dos dois seres está ficando melhor a cada capítulo e  o backgraund da Priscilla tornou o capítulo soberbo.

3° Colocado – Bleach capítulo 526

Bleach me agradou muito essa semana. Eu nunca teria imaginado que o fim dessa luta seria melhor do que o início.  O capítulo já começou bem mostrando que a luta não iria acabar de forma tão fácil, mas ao mesmo tempo o autor acertou em não enrolar. Eu não faço ideia qual é a habilidade da bankai da Unohana mas eu não faço questão nenhuma de saber. Eu gostei do autor não ter colocado diálogos desnecessários em uma luta de vida ou morte.

04

Eu não esperava ver mais um flashback da luta deles no passado, mas eu fico feliz por ter visto. Ele apenas mostrou o resultado da luta anterior e mostrou os motivos da Unohana ter se especializado em cura. Esse pequena revelação aumentou de forma gigantes a profundidade da personagem. Em poucos capítulos a Unohana conseguiu ir de personagem inútil para uma das melhores personagens da obra.

15

E o final do capítulo foi simplesmente perfeito. A luta acabou na hora ideal, com o melhor resultado possível e um diálogo sem falhas. Normalmente eu ficaria puto se algum dos dois sobrevivesse ao duelo, mas a Unohana subiu tanto no meu conceito que eu ficaria igualmente feliz se ela sobrevivesse. Eu adorei o capítulo e não queria ser chato apontando os defeitos, mas esse é o meu trabalho. A arte do capítulo foi horrível mas o enredo conseguiu compensar facilmente.

17

2° Colocado – Naruto capítulo 620

O capítulo começou de forma perfeita. O Sasuke tendo um diálogo digno de um protagonista, fazendo as perguntas certas pelos motivos certos. Posso afirmar que esse foi o melhor diálogo que o Sasuke teve em toda a obra. E as partes boas do capítulo não param por ai. Para ser honesto, eu não tenho absolutamente nada de ruim para reclamar do capítulo.

01

Ver o Segundo aumentar o seu chakara a ponto de deixar todos nervosos foi emocionante e elevou ainda mais a qualidade do personagem. Mas o que o autor fez em seguida que realmente me impressionou, ele conseguiu fazer algo que eu achei que seria impossível. Após acabar com toda a credibilidade do Primeiro no capítulo anterior ele conseguiu recuperar ela e ainda a elevar. O olhar que ele faz para seu irmão foi um dos mais demoníacos da obra e seu diálogo em seguida foi simples e impactante.

03

04

E após saber que o Primeiro já não estava sendo controlado pelo Orochimaru a bastante tempo eleva ainda mais o personagem. Tanto o Primeiro quanto o Segundo melhoraram muito em meu conceito nesse capítulo. Mas isso gerou alguns erros de continuidade. Como que o Orochimaru conseguiu controlar o Primeiro de forma tão fácil no início do manga. O autor explica que foi porque o Orochimaru não tinha liberado todo o poder dele, mas então porque ele liberou agora?

Mas o capítulo estava tão bom que esse problema de continuidade não me incomodou em nada. Se o capítulo tivesse terminado no diálogo do Primeiro com o Sasuke ele já teria conseguido o primeiro lugar no ranking. Mas o capítulo continuou agradando mostrando um flashback com a luta do Primeiro contra o Madara e a Kyuubi. As poucas cenas mostradas ficaram muito boas e bem melhores que as lutas da guerra atual.

16-17

O capítulo foi tão bom que eu fico feliz por não ter dropado a obra. Eu ainda tinha esperanças em Naruto e inacreditavelmente o autor conseguiu me agradar. Eu espero que os próximos capítulos tenham a metade da qualidade desse capítulo. Se a obra conseguir manter um quarto da qualidade desse capítulo talvez no futuro a minha nota de Naruto volte a ser oito.

1° Colocado – Shingeki no Kyojin capítulo 42

O começo do capítulo foi normal. Temos alguns diálogos simples e eu esperava que a Historia fosse ser interrogada, mas ela acabou sendo ignorada. Após alguns diálogos somos apresentados a uma nova teoria de que o Reiner é um traidor. Era apenas um teoria básica, mas após as lembranças do Armin serem reveladas, e suspeita fica bem maior. Eu fico impressionado de como o autor consegue fazer esses dramas sem apresentar nenhum erro de continuidade.

19

Mas as coisas realmente ficam estranhas quando os suspeitos fazem um diálogo com o Eren indicando que eles são os titã responsáveis pela primeira grande queda da humanidade. O nervosismo deles gerou muitas dúvidas. Será que eles realmente estavam falando sério? E minhas dúvidas viraram certezas quando o Reiner mostra que o seu ferimento saindo vapor, igual acontece com todos os homens titãs.

SPOILER   https://ecchimustdie.files.wordpress.com/2013/02/28-291.jpg   SPOILER

As cenas seguintes são ouro puro! Eu me recuso a detalhar elas, os spoilers seriam pesados demais. Mas o final do capítulo foi épico! Eu achei que eu tinha sido pego desprevenido com a Annie, mas esse capítulo foi ainda mais chocante. Eu não tenho palavras para descrever a minha excitação no final do capítulo. Simplesmente absurdo!

44-45

Após ver as revelações finais eu reli o diálogo que teve entre os personagens e ele criou ainda mais dúvidas e mistérios. Após esse capítulo eu mudo oficialmente para 10 a minha nota de Shingeki no Kyojin. Ele é o melhor drama com mistério que eu li em muitos anos. Eu espero que ele mantenha essa qualidade.

Imbecil da Semana

O imbecil dessa semana é um combo de personagens da mesma obra. Os dois imbecis são de Deadman Wonderland. O Ganta por não apertar a porra do botão e Yosuga, a garota retardada que fica protegendo o assassino do seu irmão. Até a pessoa que ela está protegendo acha que ela é uma total idiota.

052_14

MVP da Semana 

Nunca foi tão difícil escolher o MVP da semana. Eu cheguei a cogitar a Unohana de Bleach e o Yoshii de Holyland, pensei seriamente na Priscilla de Claymore e na Setsuno de Toriko. Mas o vencedor foi o Primeiro Hokage de Naruto. Ele não ganhou o MVP apenas por ser foda. Ele conseguiu em apenas um capítulo ir de Imbecil da Semana para forte candidato a MVP da semana, e isso é um feito memorável.

05

Imprevisível da Semana 

Sem a menor sombra de dúvidas o premio de imprevisível da semana vai para dois personagens de Shingeki no Kyodin. Eu não vou citar nomes para não dar spoilers. Mas a revelação dos dois personagens foi épica!

SPOILER https://ecchimustdie.files.wordpress.com/2013/02/36-37.jpg  SPOILER

Chegamos ao fim de mais um ranking semanal. Essa semana foi muito agradável. O único capítulo ruim foi o de Deadman Wonderland, todas as outras obras tiveram bons capítulos. Espero que a semana seguinte seja tão boa quanto essa. Até semana que vem pessoal.

Anúncios

83 pensamentos sobre “Ranking Semanal #16 – O que o homem dentro da minha boca te disse? Ele disse que Naruto arrasou!

  1. Sasuke finalmente demonstrando um pouco de juízo, parando de falar de DARKNESS e HATRED e pautando seus objetivos em alguma coisa lógica. Com um zilhão de capítulos de atraso, mas tudo bem.

    Ainda dá tempo, Saskey! Se redimir de ser uma anta, não vai conseguir, mas de ser uma anta escandalosa, talvez.

    (não consigo achar Naruto bom de jeito nenhum, já faz muito tempo… sorte sua que você conseguiu tirar algum prazer dessa leitura por que pra mim foi só mais do mesmo… provavelmente vou ficar surpreso quando o Kishimoto finalmente explicar o que está pendente ou simplesmente o Naruto e o Sasuke brigarem até a morte, como todo mundo espera que aconteça).

    • Um adendo: faço uma aposta simbólica de que a resposta que o Sasuke vai ouvir vai ser convincente a ponto de transformar ele num cara bonzinho de novo num passe de mágica. E vai ser algo bem simples e tirado da bunda. Daí ele vai lá ajudar o Naruto e eles vão ser amiguinhos de novo pra bater no Madara.

      Amizade no Jutsu está vibrando pra acontecer. Posso até ver o Kishimoto tentando não fazer os selos de mão antes de desenhar o mangá. Em vão, claro.

      • Vou colocar um parágrafo que o Trilles escreveu hoje para mim para explicar a qualidade do capítulo de Naruto:

        ” Um personagem que só servia pra ficar chorando durante tempos na estória, com ações passadas que o condenavam como “O imbecil” de toda a série, adorado por garotinhas e odiado pela maioria que realmente pensava. Personagens que não tinham um único real “adendo” à estória até então, como os 4 Hokages. Tudo elaborado em apenas dois capítulos semanais, trazendo de volta qualidade para um personagem e usando algo em quatro personagens antigos que não serviam para muito.”

  2. o que mais me intriga em Shingeki no Kyojin é saber o que os titãs querem com os humanos,
    Esse mangá tá cada vez surpreendendo mais.
    Muito bom esse ranking

  3. Não acredito, Estrupa colocando Naruto em uma boa posição no ranking duas semanas seguidas, simplesmente inacreditável. Estou adorando de conseguir ler tantas obras de qualidade nessa semana e espero que continue assim.

    • Li Shingeki e Naruto, e sinceramente, colocaria Naruto em primeiro até, simplesmente pelo que esse capítulo simbolizou. Um personagem que só servia pra ficar chorando durante tempos na estória, com ações passadas que o condenavam como “O imbecil” de toda a série, adorado por garotinhas e odiado pela maioria que realmente pensava. Personagens que não tinham um único real “adendo” à estória até então, como os 4 Hokages. Tudo elaborado em apenas dois capítulos semanais, trazendo de volta qualidade para um personagem e usando algo em quatro personagens antigos que não serviam para muito.
      Não posso e nem vou dizer que Naruto reviveu, porque essa guerra em si está o maior cocô da história dos mangas shounen, porém, definitivamente dá esperanças para quem continua acompanhando a série, esperanças de que o autor não seja um completo imbecil retardado.
      Não posso falar que esperava o que aconteceu em Shingeki, mas achei que poderia ser melhor, sinceramente. Gostei muitos dos capítulos do volume 10 (que deve se encerrar com esse capítulo 42), mas acho que este pode ter sido um mistério revelado muito rapidamente.
      Shingeki vai ser animado agora, e com isso, vieram à minha cabeça algumas dúvidas, como:
      Por que ele será animado se nem aparenta estar no fim da estória? Será que a estória será mais curta do que pensamos?
      Ou pior, será que o autor pretende fazer da estória uma grande enrolação cheia de vais-vens, com vários arcos e mistérios a todo o momento?
      Esse capítulo, ao revelar um mistério tão grande tão rapidamente, me deixou com um pé atrás. Se a estória for corrida, eles podem chegar rapidamente ao porão e tudo acabar logo lá. Se a estória for alongada, eles podem demorar eras ainda para chegar ao porão, ou até mesmo chegar nele e “ir em outra jornada”, como em vários shounens. Fora a mãe do Connie que está lá como titã na vila. Acho que a série pode se transformar em um The Walking Titans.

  4. O Papa renunciou,o meteoro na Russia e agora o estrupa falando bem de naruto,realmente o fim do mundo começou,agora só falta ele da 10 para saint seya omega para completar os sinais do apocalipse.

  5. Parabéns pelos comentarios, eles só nos fazem ficar mais empolgados e curiosos pelas obras citadas obras, fico feliz de ver (ler)Naruto pleiteando as primeiras posições, espero que o autor continue melhorando o enredo e o desenvolvimento da obra, espero que continue assim até o fim!! shingeki é um caso a parte, essa obra esta dando “pano para manga”, a cada volume mais nova descoberta, simplesmente sensacional!

  6. O Orochimaru liberou o poder dele só agora, porque o Edo tensei de 3 anos atras era incompleto e não podia fazer o que pode fazer agora.

    Em bleach….Eu achei a Bankai da Unohana bem largada no meio do capitulo,pouco impactante,pelo hype que criou, e pelo que poderia ter sido feito, o resto do capitulo foi bom

    Shingeki teve o capitulo do mes, o autor teve bolas pra usar um dos maiores misterios do manga daquela forma, ficou execelente, e o maldito ganhou meu respeito

      • Dando o gancho pra responder tudo junto.
        “Como que o Orochimaru conseguiu controlar o Primeiro de forma tão fácil no início do manga. O autor explica que foi porque o Orochimaru não tinha liberado todo o poder dele, mas então porque ele liberou agora?”

        É só relembrarmos como foi o acontecimento do Edo Tensei da primeira vez:
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/2265/Naruto/118-Impedimento/Kousen#4

        Eles estavam mais zumbificados e fracos e sob controle do Oro. Pode ver que suas personalidades são suprimidas e com falas lentas e sem vida (ignore a tradução ruim desses capitulos antigos).

        O proprio Orochimaru confirma esse fato nesses caps recentes:
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/43920/Naruto/619-Um-Cla-Amaldicoado/scansPROJECT#6

        Quadro superior esquerdo.

        E no caso, ao invés de dar qualquer controle ou livre-arbitrio para os Edos, Orochimaru trata de rapidamente colocar os talismã de supressão nos Edos, coisa que ele não fez até agora nos Edos Hokages.

        http://mangas.xpg.com.br/leitor/2265/Naruto/118-Impedimento/Kousen#6

        Em seguida ele coloca os talismãs e os Edos viram maquinas assassinas sem personalidade, o “modo beserker” que o Kabuto coloca nos Edos quando eles começam a sair de controle.
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/2267/Naruto/119-A-Vida-que-Eu-Queria/Kousen#11

        Kabuto dá todas as explicações sobre o funcionamento do Edo no cap 520, em especifico o talismã dito aqui:
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/3046/Naruto/520-O-Segredo-por-tras-do-Edo-Tensei/scansPROJECT#13

        No caso, o aperfeiçoamento que o Kabuto fez, foi poder controlar uma grande massa de Edos e também alternar o controle deles remotamente. Não é igual do Orochimaru que colocava o talismã e eles viraram Beserker e pronto. Kabuto podia colocá-los semi-livre, piloto-automatico (responder ao inimigo) ou beserker a seu beu prazer à longa distância.

        Além do Edo dele e do atual do Orochimaru (onde o do kabuto é surrupiado do orochimaru, ne) serem mais eficientes e trazer o cidadão com o seu poder total, não um zumbi beserker com uma limitação em poder. É uma faca de dois gumes, ter Edos mais poderosos, cria servos mais difíceis de controlar.

        Se faltou algo, ou ainda ficou duvida de algo, tu avisa.

      • Minha dúvida ainda continua. O Edo tensei anterior era obviamente inferior. A base da técnica é trazer a alma de volta ao corpo. O poder está obviamente na alma, e se ela retornou não sei como que uma técnica inferior poderia suprimir o poder deles.

        A alma é a mesma em ambos os casos, então como que uma técnica inferior conseguiu suprimir tanto o poder deles? Eu não engulo essa de que a técnica não conseguia trazer todo o poder deles porque a única coisa que a técnica faz é trazer a alma de volta ao corpo e controlar os ressuscitados.

        O autor já mostrou algumas vezes que ele não planeja a obra a longo prazo. Faz muitos anos que ele usou o Edo Tensei pela a primeira vez. Na época os personagens eram obviamente mais fracos e no arco atual ele decidiu elevar o poder deles.

        E algumas das explicações foram todas de um capítulo ressente. Ele está obviamente tentando juntar algumas pontas soltas para poder dar continuidade. Eu não acho isso ruim, o pior é quando eles ignoram a continuidade.

        O Edo Tensei não está falho, ele consegue convencer o leitor de que aquilo era possível. Mas tudo é devido ao capítulo onde ele fecha as pontas soltas, mas ele ainda deixa algumas dúvidas plausíveis; Por exemplo ele explica como que o Orochimaru ainda tinha os DNA’s dos kages com “É porque eu sou um colecionador.”

      • Respondendo aqui porque o botão resposta não está disponível em baixo.

        Você está invertendo, a qualidade do Edo Tensei melhorou, seus zumbis estão melhores. A técnica inferior não suprimia o poder deles, eles vieram de fábrica com o poder abaixo do normal. O poder de supressão era normal, mas como o Edo não tinha seu poder original e sua personalidade era suprimida, fica um zumbi de qualidade inferior e mais fácil de controlar.

        Em contrapartida, tem como trazer um Edo além de suas capacidades, como no caso do Madara que é um Edo modificado pelo Kabuto que veio mais poderoso do que deveria.

        Mas não estamos falando de diferença de céu e terra, é uma diferença sutil, pense que o Hashirama e Tobirama eram level 80 e foram trazidos level 50 e agora são level 70.

        Se o Orochimaru colocar as tarjas na cabeça dos Edo Hokages agora e apagar sua consciência, eles serão controlados exatamente como no passado, assim como aconteceu com Zabuza ou Hanzou que Kabuto ao perceber que estavam saindo de controle, apagou suas mentes e problema resolvido. Ou mesmo no caso do Itachi, onde o controle tinha sido removido pelo Kotoamatsukami, mas o Kabuto estava tentando recolocar a tarja na cabeça do Edo Itachi para recuperar o controle.
        A eficiência só faz diferença mesmo, no caso da supressão pelo Edo Tensei.

        E no caso do passado, os Hokages mal lutaram. Foi dois suitons do Nidaime, um genjutsu do Hashirama, um Mokuton dele e fim, ficaram dando tapinhas no Sandaime enquanto Orochimaru pedia pro Sandaime mostrar o tal jutsu que ele não conhecia (Shiki Fuujin). Sem levar em conta que eles estavam Beserker em controle manual do Orochimaru.

        E não se engane, nenhum dos Hokages estão livres do Edo Tensei, o Hashirama só conseguiu se livrar do controle de supressão que o Edo Tensei faz, como por exemplo o Zabuza tentou, o Hanzou conseguiu por alguns instantes:
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/5102/Naruto/532-Mifune-vs-Hanzou-A-conclusao/scansPROJECT#10

        No caso, só reparar na fala do Kabuto dizendo que Hanzou está contrariando suas ordens. Em seguida, ele muda para o modo Beserker para evitar isso. (mas era tarde demais pois o veneno o tinha paralisado).

        Ou mesmo que o Itachi conseguiu, coisa que o Nidaime tentou fazer, mas não foi sucedido. Mas por exemplo, se o Orochimaru encerrar a técnica, eles irão ser cancelados, sendo controlados ou não. O problema que isso criaria abertura para o Nidaime, supondo que ele conhece os esquemas como o Madara, se quebrar o contrato que o prende ao invocador e encerrar o cancelamento do jutsu. Mas o Orochimaru não deve saber disso e acha que tem tudo sob controle.

        Resumindo: os Hokages estão livres por um mero capricho do Orochimaru que não quer suprimir suas mentes pois o Sasuke precisa de respostas. Caso contrário, ele já teria feito o que tinha feito a 3 anos atrás, botaria os talismãs e os deixariam Beserkers.

        E eu não entendo o que você quer dizer nessa parte dos DNAs, o Orochimaru já tem os DNAs do Hashirama, Tobirama e Minato desde 3 anos atrás, porque diabos ele os jogaria fora e não os teria atualmente? Principalmente como um cientista maluco que é.

      • O que eu não concordo é justamente esse seu comentário:

        “Você está invertendo, a qualidade do Edo Tensei melhorou, seus zumbis estão melhores. A técnica inferior não suprimia o poder deles, eles vieram de fábrica com o poder abaixo do normal. O poder de supressão era normal, mas como o Edo não tinha seu poder original e sua personalidade era suprimida, fica um zumbi de qualidade inferior e mais fácil de controlar.”

        A obra é basicamente trazer a alma para o corpo. O poder está na alma, eu não sei como que é possível trazer uma alma incompleta ou uma alma mais fraca. O autor não conseguiu me convencer de que ele tinha planejado isso, para mim ele apenas deu uma explicação recente para tornar esse aumento de poder possível.

        Mas isso é questão de interpretação. Eu não acredito que que no cap 119 ele tinha planejado o diálogo do 520.

        E avisando que um comentário seu foi classificado como spam devido a quantidade grande de links. O triles mandou esvaziar a lixeira e ele foi junto, você vai precisar postar de novo.

    • Aparentemente o que temos aqui é algo como “quanto melhor executado for o Edo Tensei, mais sucesso ele terá em trazer o poder do afetado do além-túmulo”. Daria até pra por isso em um gráfico, se tivéssemos dados concretos sobre chackra utilizado na técnica e o chackra utilizado no jutsu, mas isso não importa muito.

      O interessante disso é que talvez o ponto central do Edo Tensei seja algo como a “qualidade de reprodução do poder do ninja revivido”. Um Edo Tensei fraco é igual ao surgimento de um ninja enfraquecido. Um Edo Tensei forte é igual ao surgimento de um ninja em suas plenas capacidades.

      Então… Podemos supor que o Edo Tensei é uma forma de tentativa de jutsu de ressureição de pessoas. Uma forma meio fracassada. Imagino que o objetivo inicial seria algo como poder reviver livremente alguém capaz de se livrar do controle. Mas isso sou eu falando merda.

  7. Achei q morreria a ver o Estrupatom elogiar naruto,o capítulo deve ter sido bom mesmo!
    Vamos ver se continuará mantendo o nível o vai ser só mais uma tragada.
    Valeu ótimo post!

  8. Gostaria de recomendar um anime meio underground, seinen. Chama-se ” Kemonozume “, achei ele perdido no anitube achei bem interessante a história e principalmente a animação “apesar de tudo”. Por mais esquisita que a animação é apresentada, achei que fizeram daquele jeito propositalmente, ou que a empresa que animou estava sem dinheiro ^^

  9. SUUUUUUUper desnescessario esse comentário sobre o ForumPROJECT, você fala como se todos os users de lá fossem narutards ou medakatards reatardados.

    Tem muita gente que realmente manja de mangás lá, e se vocês querem chinga-los, sintam-se a vontades e vão no topico OPxNARUTO. Comecem uma discussão lá, aposto 10 pokédinheiros que vocês não ganham. pode ter alguns retardados adoradores de medaka lá (Vide o Gaia) mas tbm tem muita gente que manja do que fala (Vide o Vaca [Meu Amor])

    Vão lá, eles até já comentaram sobre vcs e como vcs são mediocres:
    http://forum.xpg.com.br/topic/66950-topico-oficial-op-x-naruto/page__st__3420

    • Super desnecessário esse seu comentário, isso sim. É óbvio que um forum com centenas de membros terá usuários que entendem do assunto. O que eu fiz foi uma piada e eu aposto que os membros do forum que entendem do assunto sabem que estou me referindo aos imbecis que ficam defendendo obras sem usar nenhum argumento.

      Vou deixar uma coisa bem clara. Tentamos dezenas de vezes conversar de forma civilizada com membros do forum que só leram obras mainstream e fomos insultados diversas vezes. Eu acho que uma piada amigável não vai ofender ninguém.

      Quer falar que não temos chance nenhuma em uma discussão lá? Novamente um comentário agressivo, e minha paciência está terminando. Vamos fazer uma pequena discussão então. No link que você mandou eu me deparo com a frase:

      “Gostei ainda mais do capítulo 2 de World Trigger. Ao menos já temos a confirmação que o autor é mais capacitado que aquele macaco adestrado pelo Kubo que supostamente faria HJ.

      Muito legal esse molequinho de WT. ”

      No ranking dessa semana eu vou colocar a minha opinião sobre World Trigger e vamos ver se algum de vocês consegue rebater algum dos meus argumentos.

      E também me deparo com:

      “É que já veio uma participante do blog deles aqui e foi detonada e já teve outras discussões no blog deles. Fazia tempo que não tinha mais encrenca mas agora eles reacenderam. Só quero ver”.

      Eu não lembro de nenhum discussão que vocês usaram argumentos mostrando que estávamos errados sobre algo. E principalmente eu não lembro de nenhum de vocês conseguir responder nenhum dos meus argumentos. Nosso maior problema foi no post de Naruto, e meu comentário com meus argumentos sobre a queda de qualidade da obra ainda não foi respondido por ninguém.

      Agora deixe-me ver se eu entendi? Alguns membros ficam falando merda da gente no forum sem ter argumento nenhum, vem falar merda nos comentários e eu não posso fazer uma piada amigável? Só pode ser piada.

    • Oi, Vaca, como vai?

      Quer dizer… Do jeito que você escreveu, ou você é o próprio tentando se fazer de gostoso ou é alguém maluco o suficiente para ser fã de um cara que comenta coisas com o apelido de Vaca.

      De qualquer forma, se expressar com algo como “aposto 10 pokédinheiros” não dá crédito para ninguém… “SUUUUUUUUper” muito menos.

      Cê tá muito irritadinho pra alguém que acha que tem tanta razão. Relaxa aí!

  10. Bom dia,

    Bom, eu não sei quanto a vocês, mas ao menos por parte de muitos lá a rixa foi diversão. De qualquer forma talvez esteja passando dos limites e assim sugiro uma discussão mais construtiva.

    Primeiramente eu realmente não me importo com comentários agressivos contra mangás, eu só uso como desculpa para diversão, nada mais. Mas há pessoas que levam a sério e daí vem o conflito. O grande estopim, penso eu, é quando vocês fazem comentários agressivos contra determinadas obras mas não aceitam receberem comentários agressivos de seus fãs (no caso da fP isso veio com as críticas a Medaka e Naruto). Ora, você tem todo o direito de atacar obra X, mas precisa estar ciente que vai receber comentários na mesma medida.

    Enfim, quanto ao meu comentário sobre WT que você citou. Olha, eu só disse que gostei mais do cap 2 que do 1 e que o autor é mais capacitado que o de HJ. Não falei que a obra era boa.

    Quanto ao seu ranking, só gostaria de comentar Dorohedoro. Eu também não sou um grande fã da obra, mas também não sei se diria que é superestimada. É uma obra bastante cerebral, com um planejamento minucioso que vai se conectando aos poucos e muitas vezes de modo bastante sutil. É uma obra que exige muito mais atenção do leitor, ao ponto de você poder antecipar acontecimentos se observar os detalhes. Também acho que a autora tem méritos em utilizar influência de bestiários medievais, resultando nessa trama suja e mágica. Enfim, a obra melhora daí em diante.

    É isto, um abraço!

    • O problema, amigão, é que tem gente que quer nos criticar pelo que falamos, mas, por exemplo, é impossível argumentar que a arte de Naruto é detalhada e bem feita esteticamente, mas fã que é fã sempre tenta, usando argumentos falhos e uma falta de conhecimento absurda, e isso nos dá raiva. Tem sempre pessoas que não concordam conosco, a diferença ocorre quando elas sabem argumentar e/ou simplesmente gostam da obra mas aceitam nossos argumentos.

    • Boa tarde Vaca.

      Não tenho nenhum problema quando alguém discorda da minha opinião sobre o manga, mas eu acabei recebendo alguns comentários muito ofensivos. Eu pessoalmente nunca quis arranjar rolo com ninguém, mas alguns comentários eu não vou mais admitir. Não é nada pessoal contra você ou ao forum.

      O próprio comentário acima tem frases como: “Vão lá, eles até já comentaram sobre vcs e como vcs são mediocres:”.

      Em um rank anterior meu um fan de Naruto do Forum fez um comentário dizendo que eu sou um idiota sem argumentos, e em troca eu respondi com calma. Fiz um texto enorme explicando meus principais argumentos e nunca fui respondido. Coloquei o mesmo texto no tópico de Naruto onde repetirem dezenas de vezes que eu não tenho argumentos e ninguém rebate meus argumentos.

      E o pior é que ontem eu descobro que o imbecil que me insultou no meu próprio post é o “aclamado” Shinuki do forum project, que também tem um ranking semanal, só que o dele só tem mangas mainstream ou de revistas mainstream.

      O mesmo imbecil escreveu na review de Naruto “Você acha que pegar arte foda de outros mangás faz da arte de Naruto porca? parabens, você tem o cerebro do tamanho de uma ervilha. Lendo seus comentarios, a unica conclusão que da pra chegar é que tu não tem a minima capacidade de formar um argumento sem ou ofender a pessoa ou sem comparar a outro mangá. ”

      O idiota quer tentar defender a arte de Naruto dizendo que ela é ótima porque o autor tem um prazo apertado. E obviamente ele não respondeu as respontas do Trilles e do Lucas.

      Mas ele foi apenas a gota d’água. Antes disso recebemos diversos comentários ainda mais ofensivos. Um cara defendendo o Tobi escreveu “agora me pergunto, o quão idiota foi sua opinião, eu compartilho de algumas opiniões do garoto a cima mas, sinceramente você não entendeu realmente o que o garoto quis dizer com, Obito, ele seguiu todo um plano do Madara, como Tobi na 1 parte foi crucial pq a maioria das pessoas realmente achava que tobi era apenas um panaca, mas quando a cituação muda no momento em que ele aparece conversando com o pain mostra que ele claramente fez seu papel para mover por traz das cortinas a Akatsuki, sua hipócria inútil ¬¬, não é facil ter que aguentar lixos iguais a você”.

      A figura vem aqui falar merda várias vezes mas nunca conseguiu rebater qualquer resposta nossa.

      Também teve outro comentário desse seu fan que escreveu “você são só uns pseudocurtidoresdemangáscults que se contradizem a cada review.”, E novamente nos insultam sem utilizar nenhum argumento.

      Você realmente acredita que foi eu que passei dos limites?

      Agora mudando de assunto porque falar de imbecil me da azia. Eu gosto da oportunidade de discutir com você porque você parece ser um cara educado com mente aberta.

      Eu nem tinha visto que o comentário de WT era seu. Mas essa obra tem uma das movimentações mais porcas que eu já vi. Eu achei os dois capítulos bem fracos, mas o primeiro foi realmente muito pior.

      Atualmente eu posso dizer que eu gosto de Dorohedoro, a obra tem um enredo muito bem trabalhado, ótimos personagens e um cenário fantástico. Mas ela tem alguns problemas técnicos bem pesados. Não vou fazer um texto comentando porque em breve sairá a review da obra. Mas atualmente a minha nota para ela é 8.

      • EU SOI GAIA! EU ADORO MEDAKA E AMO UMA PIROCA ENTALADA NA MINHA BUNDA.

        E DIGO E REPITO, VCS NUNCA, NUNCA, CONSEGUIRAM COLOCAR MAIS PIROCAS NA BUNDA DO QUE EU!

      • Tranquilo, eu não tentei dizer que a responsabilidade era só de vocês. Estou ciente inclusive que muitas vezes ajudei colocando lenha na fogueira, que por fim estimularam as agressões vindas por parte de algumas pessoas do fórum.
        De minha parte não reforçarei mais isso.

        Aguardarei seus comentários mais completos sobre WT e Dorohedoro para falar melhor sobre eles. Não é que eu realmente tenha achado WT grande coisa mas há elementos ali que eu acabei gostando e que podem dar em algo. Das obras mais recentes da Jump as únicas que eu realmente gostei foram Ansatsu Kyoushitsu, Shokugeki no Souma e Cross Manage.

        De qualquer forma aguardo a review mais completa sobre Dorohedoro, até porque ali entenderei melhor quais os critérios que você mais valoriza ao analisar uma obra, tornando mais fácil a discussão. Acho que um dos principais motivos de divergências de avaliações são os critérios diferentes que cada pessoa utiliza.

      • Fico contente com a sua compreensão Vaca. Eu sei que tem muitas pessoas sérias no forum, mas crianças como o Gaia e hipócritas como o Shinuki conseguiram acabar com a minha paciência.

        Eu posso te dizer quais são os critérios mais importantes para mim na hora de julgar uma obra. Eu valorizo muito o desenvolvimento dos personagens e do cenário. A narrativa da obra é algo fundamental para uma leitura ser agradável, e eu raramente perdoo erros de continuidade. Não desvalorizo uma obra se ele tiver arte fraca, mas ela tem que ter personalidade. Uma obra tem que ter criatividade ou tem que trabalhar os clichês de forma aceitável.

        E obviamente eu jungo gêneros diferentes de formas diferentes. É impossível julgar um shounen com os mesmos critérios que se julga um seinen ou um shoujo. Por isso algumas vezes as pessoas acham que dos contradizemos, mas na verdade estamos falando e gêneros diferentes.

        Se quiser conversar sobre mais algum assunto de mangas é só me procurar em qualquer ranking semanal.

      • Comentários flames exagerados aqui não representam a opinião do ‘pessoal do forum project’.

        E vamos fazer o seguinte, me passa o link do post aí com os argumentos de Naruto que ninguém respondeu, que quando eu tiver um tempo sobrando, eu vou lá e respondo tudo civilizadamente pra você. Pra aproveitar já respondo as coisas dessa pagina aqui mesmo. E também quero dizer que quando respondi sobre a arte lá, só apareceu um cidadão pra contra-debater, mas ele não tinha lido o mangá, então acabou nem tocando no assunto.

        Quanto os exageros que acontecem, aqui mesmo nessa página tem exemplo oh:
        “(…) essa guerra em si está o maior cocô da história dos mangas shounen (…)”
        “(…)de que o autor não seja um completo imbecil retardado.(…)”

        Por isso que vai aparecer gente exaltada aqui.

        Quanto a ofensas contra você, acaba você retrucando na mesma moeda:
        “O mesmo imbecil(…)”
        “O idiota quer (…)”

        Isso quando não vem algum falando “você tem que ler obras mais sérias e melhor desenvolvidas e blablabla” querendo dar uma de ‘autoridade do conhecimento dos mangás’, ou tentando ridicularizar a pessoa (o que acarreta coisa como ‘pseudocurtidoresdemangáscults’)

        Acaba que um puxa o bonde do outro e vai virando bola de neve, compreende?

      • Olá, fiquei sabendo que fui mencionado aqui no blog.

        Mas bem, fazia um tempinho que eu não entrava aqui, até fiquei surpreso com o segundo lugar de Naruto.

        Começando, falar do episódio lá do comentario, estavam todos de cabeça quente, e eu fiz um comentario ao seu post, foi mais agressivo até porque você tambem alem de agressivo, foi bem ignorante em alguns comentarios sobre o mangá e ofendendo os proprios leitores. Sim, você não usou nenhum argumento naqueles comentarios, só falou besteiras e ficou de hate, teve até um comentario de um cara que tava quase dropando o mangá e mesmo assim apontou os seus erros no comentario, da pra ver como eles estavam ruins hein. Como eu disse, fiz os comentario bem de cabeça quente e nem entrei mais no blog. E bem, não sou hipócrita haushahuas e cara eu queria ver o que seria se tu falasse com o Maleck.

        E não, eu não quero defender a arte de Naruto porque tem um prazo apertado, você apenas resumiu o meu comentario a isso e vocês não tem nenhum argumento decente alem da opinião de um desenhista que vocês colocam como oficial. A arte de Naruto não é um primor ou colirio aos olhos mas falar que ela é ruim ou mal feita, desculpa mas é de um equivoco que Deus me livro. Pegar um mangá como Berserk ou algum do Oh! Great não faz a do Kishimoto ser ruim.

        Sim, maior parte do meu ranking é mainstream, algum problema? eu não tenho todo o tempo do mundo pra ficar lendo e lendo todos os tipos de mangás e ficar colocando no meu ranking, ja tenho varios mangás pra finalizar leitura, muitos deles seinen. Como você deve saber é complicado fazer isso, você tem que ler, pensar no que vai comentar, pegar imagens e ainda tentar ser imparcial pra colocar os mangás em suas devidas posições, alem disso eu tenho que todos os dias cuidar de uma board com tópicos e atualizações.

        Falar um pouco sobre os membros do blog, você ainda é o melhor daqui, o Crive tambem, pois aquele Trilles, meu Deus, aquele ali tem um rei na barriga se achando o maximo porque lê meia duzia de seinen, mas não sabe nem diferenciar os gêneros na hora de comentar ou criticar, não vou nem falar da garota do grupo pois ela ja foi completamente humilhada no project. O que eu estou querendo dizer é que vocês indicam bons mangás e etc mas vocês pecam demais na hora de comentar sobre mainstream e principalmente shounen, mas claro, vocês vão continuar achando que vocês são os cults, que vocês estão certos e que os outros é que tem mente fechada. Eu sou um cara que ama mangás e lê todos os gêneros, que adora informar o pessoal e dar a minha opinião, mas não sinto a menor necessidade de pagar de cult e despejar meia duzia de besteiras sobre shounen e mangá mainstream apenas porque leio seinen ou obras mais underground.

        Na verdade eu poderia resumir isso tudo a: saibam diferenciar que o gosto pessoal de vocês não significa falta de qualidade ou erro e incorencia em um mangá. É sério, vocês cometem muito esse erro gravissimo.

      • Antes de falar com o Shinuki eu vou responder o Ever.

        Hipocrisia é foda. Você reclama que eu retruco mas você falou merda da gente diversas vezes no forum. Não vou nem me dar ao trabalho de dar lição de moral para hipócrita que fala dos outros e reclama quando eles respondem na mesma moeda.

        O comentário com os meus argumentos sobre Naruto é o último comentário da review, não tem mistério.

        E quer defender a arte de Naruto, vou usar apenas um capítulo como exemplo. O primeiro capítulo que veio em minha mente foi o 595. Vamos citar os erros de arte do capítulo.

        Primeiramente não é possível distinguir se as pedras estão caindo ou se elas estão flutuando. Na maioria das páginas do capítulo o autor evita desenhar os fundos e apenas coloca as pedras no fundo ou uma série de estampas. Exemplos:

        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#4
        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#5
        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#6

        O último quadro da página seis está muito confuso e falha com a continuidade do golpe. Inicialmente ele era um golpe reto e nesse quadro ele está curvo. E na página seguinte o golpe está reto novamente. E ele continua sem desenhar os fundos.

        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#6
        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#7

        A movimentação da página abaixo é simplória até mesmo se comparada com outras lutas do manga

        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#8

        As páginas seguintes continuam com movimentações simplórias onde você entende o que está acontecendo mas o autor utiliza a menor quantidade de movimentos possível.

        As duas páginas seguintes são a gota d’água. A kunai do Kakashi atravessa a cabeça no Tobi e no quadro seguinte ele chuta a kunai como se ela estivesse próximo de seus pés. É óbvio que a angulação dessa página está completamente errada.

        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#17

        E para completar a ultima página tem alguns erros. O braço do Naruto entorta após atravessar a cabeça do Tobi. O Naruto o Kakashi estavam no ar e no quadro seguinte os dois mais o Gai estão lado a lado em uma pedra. E no inicio da página o Tobi está de frente para os protagonistas, e do nada ele está de costas e faz um giro dramático.

        Esses foram os erros de apenas um capítulo. Você comentou que Naruto erá ótimo quando comparado com batlle-shounen semanais. Você deve conhecer Onepunch-men, que é infinitamente superior em arte.

      • Agora vamos responder o comentário do Shinuki.

        Primeiramente meu jovem, o meu comentário acima que eu fiz para o Ever sobre a arte de Naruto já deve ser o suficiente para um grande entendedor como você. Eu já consegui mostrar alguns dos erros da obra, e eu garanto que o Lucas entende muito mais de arte do que eu. Eu quero ver você ou o Ever ir em qualquer páginas do mês e contradizer qualquer argumento dele.

        Agora vamos ao próximo tópico. Você disse “Sim, maior parte do meu ranking é mainstream, algum problema?”

        Você mesmo disse que lê seinens também. O meu problema é você priorizar fazer comentários de obras ruins do que de seinens de qualidade. Não tenho nada contra você falar de shounens, mas apenas shounens é ridículo. Sem contar que você se diz fan de To Love-Ru e prefere comentar dele do que das tais obras “serias” que você diz ler. Deve ser porque você não se sente capacitado para comentar de algo mais adulto e complexo, ou você ainda têm preferência por obras infantis.

        O Trilles é gordo e um pouco egocêntrico, mas ele é uma pessoa que sabe ver algo do ponto de vista técnico. As vezes ele leva isso até a sério de mais. A Jéssica foi humilhada do forum. Isso não me interessa. Ela é a nossa editora e especialista em shoujos, e pode apostar que ambos os assuntos ela domina.

        E pode ter certeza que eu nunca paguei de cult. Isso é algo que vocês falam quando reclamamos de alguma obra mainstream. Na verdade sempre que alguém não consegue rebater meus argumentos eles comentam algo parecido. Vou deixar bem claro novamente que eu nunca comparo shounens com seinens, eles são obras de gêneros diferentes e tem que ser analisadas por critérios diferentes.

        E eu ainda estou esperando que você responda meu comentário no ranking semanal 13 onde você me insulta e diz que eu não tenho nenhum argumento para falar de Naruto.

      • Eu ainda estou esperando vocês responderem os argumentos do Estupratom. Ou será que o Shinuki vai mais uma vez entrar falando besteira e depois correr.

        Nunca responde um argumento usado contra ele e acha que tem direito a dar a opinião. O pessoal do EMD nunca evitou responder qualquer acusação ou argumento usados contra eles, mas você sempre desaparece sem se defender. Provavelmente porque não tem como rebater.

      • Mo babacão esse Shinuki e o Ever,quero ver agora o que eles vão falar,excelente post esse falando sobre a arte de Naruto,quero ver oq esses merdinhas vão falar,HAUSHUASHUSAHUASHUSA

      • O foda é que eles falam que eu não tenho argumentos mas eu demoro 10 minutos para ler e fazer uma resposta. Já se passou um dia e nenhum dos dois respondeu. Minha paciência com esse tipo de gente já acabou.

        No ranking semanal 14 foi a mesma coisa. O Shinuki falou que eu não consegui responder um comentário de um outro usuário e depois falou um monte de merda. Respondi os dois comentários no mesmo dia que foram postados e fiz um texto com argumentos retrucando as ofensas sem fundamento dele.

        O hipócrita que reclamou que eu não tinha respondido um comentário ainda não tentou contra argumentar o texto que eu fiz para ele mesmo tendo passado semanas.

        Eles ficam falando que vocês “humilharam” a Jéssica lá no forum. Eu vou humilhar eles aqui falando abertamente e com argumentos sólidos.

      • E vou adicionar mais um detalhe ao meu comentário sobre arte. Eles afirmam o tempo todo que a arte de Naruto é superior a de One Piece. Eu já analisei o capítulo de mesmo número de OP, para não dizerem que eu escolhi a dedo.

        Minha análise do capítulo 595 de OP:

        Coincidentemente o capítulo começa com uma página colorida. Então eu vou comparar as duas.

        A página de Naruto foca o rosto dos personagens apenas, peca em detalhes e evita desenhar o cenário em cinco dos seis quadros. Como já comentado antes as pedras estão estáticas, não dando para entender se elas estão caindo ou flutuando. A coloração está com uma cor péssima e sem vida, temos muitas linhas mal desenhadas principalmente no 10 caldas e o sombreamento é de nível iniciantes, onde o desenhista faz várias linhas grossas e escurece algumas partes do personagem. Sem contar que a posição das sombras se contradizem, é como se houvesse várias fontes de iluminação. Para agravar ainda mais o problema das sombras, no última quadro o Tobi não tem sombra, o chão está perfeitamente iluminado. E nesse mesmo quadro o pé esquerdo do Tobi parece estar entrando dentro do chão. E não adianta dizer que é a técnica dele porque o outro pé está estável.

        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#1

        Agora vamos para a página seguinte. O autor faz um cenário completamente branco, nem se da ao trabalho de desenhar.Pelo menos o rosto dos personagens está bem desenhados.

        http://centraldemangas.com.br/online/Naruto/595#2

        A página colorida de OP é dezenas de vezes superior. A coloração é infinitamente superior. O cenário tem diversas cores divididas de forma harmônica, O sombreamento é realmente um sombreamento, e não apenas linhas pretas e uma mascara escura por cima. Ele tem suas falhas, aparentemente a imagem tem duas fontes de iluminação, mas tecnicamente o sombreamento é muito superior. Todos os personagens estão bem desenhados detalhados.O distribuição dos personagens está ótima e todos os personagens estão demonstrando suas personalidades através de suas expressões faciais. E a imagens tem diversos detalhes interessantes, como as mãos, roupas e desenhos feitos a caneta nos personagens.

        Mas eu ainda tenho três reclamações. As pernas do Cavera estão mal desenhadas, faltam sombras no tapete com o símbolo da bandeira deles, e a pernas da Nami estão em uma angulação que não bate com os quadris.

        Na primeira página temos alguns artifícios bem trabalhados.A espada do Law invade os quadro próximos dando enfáse ao personagem. As nuvens e o mar estão muito simples, mas ele não ignorou o cenário, Todos os quadros da página tem tamanhos e posições diferentes tornando a leitura bem agradável e novamente dando enfase ao Law. E o autor muda a coloração do personagem para melhorar a expressividade do personagem. Isso não ocorre nenhuma vez em todo o capítulo de Naruto. E para finalizar todos os quadros tem ângulos de perspectiva diferentes, algo que não é difícil de fazer se os personagens não estiverem em movimentação.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#3

        A página seguinte falha em sombreamento, mas todos os quadro tem cenário e novamente ele utiliza de forma correta os artifícios de posicionamento de quadros e invasão. No primeiro quadro ele divide em um grande e um pequeno, mas um é a continuação do outro. Ele faz isso para manter a dinâmica visual. O primeiro quadro não está detalhado, para ele uso tonalidades diferentes para dar profundidade ao cenário. No quadro final ele peca um pouco, o dinossauro está bem simples e de fundo ele coloca apenas a neve.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#4

        Ele continua utilizando os mesmo artifícios por várias páginas, dando enfoque individual para vários personagens e mantem uma ótima dinâmica de quadros. Nunca repedindo o tamanho e formato de um quadro na mesma página. Isso fica bem claro na página dupla.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#5
        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#6

        Nas duas páginas seguintes ele continua mudando a tonalidade dos personagens mais próximos para manter a profundidade, mas ele não desenha o cenário nos quadros finais. E o sombreamento foi bem ruim, parecido com a página colorida de Naruto onde o autor faz várias linhas grossas para simular o sombreamento.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#7
        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#8

        Na próxima página ele desenha todos os cenários dos quadros e todos são diferentes, mostrando a troca de narrativa. Novamente o personagem está em destaque de forma eficiente e a dinâmica dos quadros está ótima.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#9

        Na seguinte ele continua dando profundidade através das mudança de tonalidade, adiciona mais um cenário e mantem a dinâmica. Mas tem alguns problemas, os pelos e penas estão mal desenhados e a movimentação entre o segundo e o terceiro quadro foi péssima.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#10

        A página seguinte é uma das melhores até agora. Primeira quadro foi simples e bem desenhado. O autor deu enfoque para todos os personagens que deveriam ter presença forte, mas como o Chopper ele faz o contrário. Ele acaba sendo ofuscado pelos personagens a sua volta mostrando que o personagem não tem uma presença forte como os anteriores.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#11

        A página seguinte é melhor ainda. Temos dois cenários desenhados com ótimos detalhes e uma profundidade perfeita.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#12

        Na seguinte nós temos uma boa mudança de perspectiva. No quadro inicial temos um close do personagem e no seguinte temos uma perspectiva que mostra o quanto ele é “inferior” se comparado com os livros a sua volta. O resto da página são cenas de capítulos anteriores.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#13

        Na página seguinte o autor evida desenhar o cenário em alguns quadros. Mas no fim ele desenha novamente a arvore que eu elogiei no capítulo anterior. E se comparar as duas dá para perceber que ele não foto colou, ele a desenhou novamente e aperfeiçoou os detalhes.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#14

        A página 15 é a pior até agora. O primeiro quadro está simples de mais. O terceiro tem ótimos detalhes mas o quadro final peca em detalhes.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#15

        Nas páginas seguinte temos alguns detalhes interessantes. O autor continua com a dinámica de quadros e o Sanji tem oito expressões faciais totalmente distintas que são acompanhadas com uma mudança de tonalidade equivalente. Mas o autor evitou os cenários.e usou estampas demais.

        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#16
        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#17
        http://centraldemangas.com.br/online/One%20Piece/595#18

        O capítulo de One Piece teve uma coloração melhor, usou vários artifícios técnicos como a invasão de quadro e a dinâmica. Ele não fez erros brutais de movimentação, usa um número muito maior de expressões faciais.

        E a diferença mais importante. Ele trabalha muito melhor com a profundidade e os cenários.

        Vocês ainda acham que a arte de OP é pior que a de Naruto. É óbvio que Naruto tem capítulos bem desenhados e OP também tem capítulos mal desenhados. Mas na maior parte do tempo OP tem uma técnica superior,

      • Eu estou louco para ver os argumentos que vocês vão usar para mostrar como que eu sou um hater de obras mainstream que acha que é cult e não entende porra nenhuma de arte.

        E já vou avisar uma coisa. Se eles não responderem meus comentários eu vou fazer um post com toda essa discussão e vou exigir uma resposta a altura ou um pedido de desculpas.

        Eu adoro discussões amigáveis como as que eu tive com o Vaca, mas eu não vou mais tolerar desrespeito na minha “casa”.

      • Tentando postar pela milésima vez.
        Eu só respondi ao seu comentário do porque aparecia gente aqui exaltada (em que se fazia de desentendido do porque) e apontei sua hipocrisia. Em nenhum momento eu disse que não falava bosta também, você está enxergando coisa que eu não escrevi ali.

        Primeiro, não vamos usar scan da mangapanda (se você achar capitulo como ai com o selo ‘versão previa’, foi feito com scan da mangapanda, que são de baixa qualidade).

        Não entendi o porque a confusão se as pedras estão flutuando ou caindo, na primeira página do capítulo, que foi colorida, isso fica óbvio:

        http://mangas.xpg.com.br/leitor/37568/Naruto/595-Rachadura/scansPROJECT#2

        As pedras estão flutuando em volta do Gedou Mazou. Pra ficar mais nítido se o leitor ainda não conseguiu entender, foi desenhado o Gai perdendo o equilibrio enquanto a rocha em que ele está começa a subir.

        Tobi está em uma rocha inclinada.
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/37568/Naruto/595-Rachadura/scansPROJECT#7

        No ultimo quadro, Tobi está correndo em direção ao Naruto enquanto seu braço de chakra está passando por dentro dele (balão de SFX “Suka” indicando que está passando pelo Tobi).

        Na página seguinte, ele salta em direção a Naruto.
        Não entendi de qual golpe você está falando (do Tobi, do naruto, da mao de chakra, etc.)

        Justo, pela economia de páginas, foi resumido os movimentos ao máximo, vide no Tobi pulando e jogando kunais e o Gai as defletindo:
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/37568/Naruto/595-Rachadura/scansPROJECT#9

        Sim, a economia de páginas é visível, mas mesmo assim, é possível descrever todos os movimentos perfeitamente:
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/37568/Naruto/595-Rachadura/scansPROJECT#10

        -Após defletir as kunais, Gai pula pra cima de Tobi e o ataca com seu nunchaku.
        -O Nunchaku passa por Tobi, onde Gai depois o chuta de volta quando ele completa o arco.

        http://mangas.xpg.com.br/leitor/37568/Naruto/595-Rachadura/scansPROJECT#11

        Em sequencia com Tobi passando por dentro de Gai, ele gira com se Gunbai para atacar Gai que solta um dos nunchakus e defende de costas.

        Na sequência que Tobi está caindo, Naruto ataca com a Bijuudama e Tobi gruda o Gunbai em duas pedras e sai voando como Spiderman.

        Depois de aterrissar, Naruto atinge a rocha que Tobi estava explodindo ela. Porém Tobi já tinha teleportado fora.
        Naruto se concentra para detectar a maldade, quando Tobi aparece por baixo pulando atrás de Naruto pelas rochas.
        Nessa perseguição, ele usa seu Gunbai atravessando ele por dentro da rocha e atingindo Naruto.
        Fazendo movimento com as mãos, ele passa a corrente em volta de Naruto e o puxa com ela.

        Nas paginas da kunai, o pé na hora que ela está indo em direção ao Naruto está errado mesmo. Levando em conta que a rocha que o Tobi se posiciona, está subindo, enquanto a kunai passa pela cabeça dele, a rocha está subindo, fazendo com que a kunai fique bem abaixo do que ela passou na cabeça. O pé dele deveria estar de lado, mostrando o fundo do pé para a “câmera”. Como um jogador de futebol pegando uma bola alta de primeira, entende? Vide que a kunai já tinha passado da frente dele, o pé dele deveria estar esticado pro lado.

        E como assim entorta? o braço de chakra está indo ” torto em arco” na cabeça dele (é um braço de chakra, não o dele de fato)
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/37568/Naruto/595-Rachadura/scansPROJECT#19

        E não entendi, o Naruto, Kakashi e Gai pousaram na pedra.

        E na parte do Tobi, você perdeu a movimentação que ele fez no quadro superior esquerdo, só olhar as linhas de ‘trilha’ do movimento dele em que ele pula pra pedra lá em cima e depois pousa de costas.

        E esse foi o capítulo mais poluído que Naruto já teve, por conta das pedras flutuando pelo cenário e pela quantidade de movimentos que tinham que ser feitos em poucas páginas. E teve erro mesmo, como na parte da perna e da kunai.

        Mas não sabia que o que você mais presava, era movimentação.

        Compara com esse capítulo por exemplo:
        http://mangas.xpg.com.br/leitor/2446/Naruto/384-Irmao-x-Irmao/StrawHatScans#1

        Deixando de lado a scan, claro.
        E também falar que o cara lá tinha dito coisa como enquadramento simplório, sendo que o kishimoto sempre se utiliza de um ângulos bem loucos e aquela páginas de 3 ângulos enquadrados diferentes.

        E sim, eu leio One Punch Man, mangá muito bom, e a arte é realmente fenomenal. Mas One Punch Man é uma webcomic, e nunca um mangá como Naruto poderá ter uma cena como no capítulo 17, em que são usadas 52 páginas (26 páginas duplas) para fazer o golpe do lazer + soco. Já imaginou 3 capítulos para fazer 1 golpe? E nunca terá um capítulo de 57 páginas tbm, mal mal na estréia haha. E não sei qual a periodicidade de OPM. Mas sim, a arte extremamente boa.

        E já que estamos no assunto, você já deve saber da Jump Alpha que virou simultaneo com o Japão. Pois bem, você prefere a versão oficial, com uma imagem mais estilo tankonbon original.

        Ou a versão que os fãs dão uma masterizada e lançam:

        • Bem eu não queria entrar na discussão, sinceramente porque eu não ganho nada com isso, afinal de que vale um profissional discutir com um leigo, existem diversos pontos que você nunca saberá argumentar, já que diversas coisas você só consegue saber desenhando, mas sinceramente muita besteira já foi falada aqui, e espero pelo menos que vocês aceitem o meu ponto, afinal como já falei, você pode gostar da arte de Naruto, mas também é necessário que você entenda que existem opiniões diferentes da sua, e eu como desenhista não aceito determinadas falhas, ou ainda pior, um caso claro de desleixo do artista.

          Primeiramente os pontos em que você defendeu a arte, e disse que eu estava equivocado a criticar.
          O enquadramento simplório: Primeiro vamos esclarecer uma coisa, enquadramento simplório é diferente de quadros simples. O enquadramento diz respeito a como todos os quadros funcionam para a cena, e sua montagem em um conceito geral, e isso não pode ser analisando somente pensando em uma página, e na forma dos quadros. A página que você postou
          http://mangas.xpg.com.br/leitor/2446/Naruto/384-Irmao-x-Irmao/StrawHatScans#15
          Mostra Três quadros totalmente sem sentido, afinal a sena busca dar ênfase a ação, e se você quer dar ênfase à mesma cena, deve-se igualar o tamanho dos quadros, para que todos os quadros tenham a mesma proporção e mesma importância, outro erro também é a angulação desses quadros, nesse tipo de montagem deve se fazer com que o ângulo de cada quadro indique para o próximo, para induzir o olhar do leitor, mas nessa página temos ângulos aleatórios, o primeiro apontado paro o alto, e o segundo angulado de forma contrária ao ultimo quadro, quadro que deveria seguir a sequência do quadro anterior, e acho que eu nem preciso citar o fato de o Itachi estar em um ângulo contrário ao do banco, no ultimo quadro, ou ter os pés invertidos no segundo quadro, além disso, acho uma falha o autor repetir a mesma cena para dar ênfase a uma ação, o ideal seria dar impacto em um quadro, e dar continuidade a cena, adicionando fluidez ao movimento, o que só prova que ele não consegue fazer uma cena pela arte, simplesmente aumentando sua importância pelo valor que ela tem para o enredo. E se não achar suficiente, posso fazer uma análise mais detalhada desta mesma página.

          E sim esse tipo de montagem é bem característica do Kishimoto, assim como da maioria dos desenhistas, afinal essa técnica é das mais básicas, mas no caso do Kishimoto, ao que me parece é uma característica dele, errar 90% das vezes em que ele usa desse recurso.

          E sobre as falhas que eu citei, podemos ver várias delas nessa página que você mesmo mandou.
          http://mangas.xpg.com.br/leitor/37568/Naruto/595-Rachadura/scansPROJECT#10
          Logo no primeiro quadro temos um erro na angulação, auxiliados pelo sentido das pedras e pela delimitação do quadro, pode-se traçar o ponto de fuga logo abaixo do braço do Tobi, Tobi que deveria estar a frente desse ponto, afinal ele que é o centro da ação, mas não está, e o Gai que deveria estar na direção do Tobi, apesar de estar angulado de forma correta, foi feito em um tamanhão exagerado e ultrapassa a delimitação da perspectiva, e mais uma coisa, se o Naruto é o personagem mais próximo, de acordo com o ângulo da cena ele deveria também estar angulado, assim tendo sua base maior em proporção do que o resto do corpo, mas isso não contece. Bem não vou me alongar nessa página, então vamos direto para o quarto quadro, onde temos mais dos erros que citei, primeiro o pulo para esse movimento, devido a economia de movimentos (preguiça de desenhar), que fazem com que não se entenda o movimento, apesar de você saber o que aconteceu, porque esse é o ponto da boa movimentação, conseguir formar todo o movimento, e não somente saber o que aconteceu, mas falando do quadro, o principal erro, o fato de o braço esquerdo do Gai, o braço mais distante, ser maior que o braço mais próximo, mostrando a falha na forma e na anatomia do personagem.

          Acho que isso já é o bastante. Você me criticou por ser genérico, mas o que eu fiz foi citar os erros frequentes do manga, ou você quer que eu análise todas as páginas de todos os capítulos de Naruto. Sério vocês mesmo falaram que não se pode julgar a arte, por algumas páginas, ou por um capitulo em si, então eu fiz uma análise da obra como um todo.
          Agora vou falar sobre a principal besteira que eu li, arte shounem, arte seinen, arte shoujo, entre outros. E isso não é só por parte de vocês do fórum, mas do pessoal do EMD também. Não existe isso de arte shounem, e arte seinem, só existe o desenho, cada desenhista tem seu próprio estilo, um exemplo claro disso é o Inoue, que com sua arte fez um shounem de esporte, e um seinem histórico (só para constar, eu não estou comparando com Naruto) ambos com o mesmo estilo de desenho, só que feito de formas diferentes. Dizer que Naruto tem uma boa arte por ser um BS semanal, não justifica nada, eu nunca julguei uma arte por seu estilo ou periodicidade, em sim por sua qualidade como um todo independente de fatores externos, Naruto falha no uso de técnicas básicas de desenho, sem motivo, simplesmente por falta de habilidade, ou desleixo do autor, e dizer que ele não tem tempo não é desculpa, nenhum desenhista trabalha com um prazo justo, sendo que se demora em média um dia para se desenhar uma página, por isso que existem os assistentes para os mangakas, e as funções são divididas no desenho de comics, simplesmente porque é impossível desenhar no prazo exigido pelas editoras, eu mesmo tenho a ajuda de um amigo na colorização e arte-finalização dos meus desenhos.

          A mágica do desenho está na liberdade que ele da ao artista, para criar e ser ele mesmo com seu desenho, e é isso que me faz desenhar todo o dia, é isso que faz com que eu me esforce e busque melhorara sempre, para que não só eu me sinta bem com meus desenhos, mas que para todos que verem eles, possam ter esse sentimento incrível que é apreciar a arte, e é por isso que eu critico artistas como o Kishimoto, que não se esforçam, que não buscam melhorar, e fazem o básico só por obrigação, mostrando um desrespeito muito grande para com seus fãs, e é por isso e por todos os outros motivos que já citei, que eu considero a arte de Naruto fraca.

      • Tinha respondido no forum e esqueci de responder aqui. Vou colar aqui nosso último diálogo no forum.

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Claro, porque Naruto não é um mangá que se importa em representar o cenário a todo momento, quando ele tem que mostrar como o cenário é, ele vai lá e mostra, uma vila, uma ponte, uma costa, uma floresta, etc… no meio da luta só é mostrado alguma parte do cenário que influência na luta. Quer que o autor polua os quadros desenhando cenário até em zoom na cara do personagem? Lutas em Naruto é focado nos personagens e suas atitudes e suas técnicas, não em como eles destroem o cenário.

        E não sei o porque dessa sua tara por cenários em cenas de luta.

        Os cenários não são necessários para o entendimento da luta. Mas é um dos principais pontos técnicos que diferencia um bom artista de um normal. QUALQUER mangaka de batlle shounen consegue desenhar uma luta sem nenhum cenário.”

        Eu estava gostando da nossa discussão mas esse argumentos me decepcionou. Não estamos discutindo se da para estender a luta, estamos discutindo de a arte é boa ou normal.

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        O que o Lucas falou é o genérico do genérico. 80% é como o cenário é mal desenhado e os personagens são tortos (?). O 20% restante é coisa como enquadramento simplório que é até sacanagem falar isso e eu mostrei uns exemplos do porque.”
        Ele também falou umas coisas de scans ruins.

        Como eu falei acima a arte é um detalhe importante para podermos considerar um artista bom. E enquadramento é algo básico que deve ser utilizado não é uma ou duas páginas por capítulo. Um bom enquadramento e uma boa dinâmica de quadros tem que ser algo constante na maior parte do tempo, e isso é algo que o autor não faz.

        Você também duvidou que eu listasse shounens de batalha com arte superior. Eu fiz uma lista para você e você não comentou nada. Os mangas que eu listei não cometem esses erros e muitos tem diferenciais que Naruto não tem, como anatomia, sombreamento superior, movimentação melhor, etc.

        Aqui está a lista de novo:

        Mas eu posso listar muitos batlle shouens alem de OP com arte superior. Exemplos: The Breaker, Gamaran, Hajime no Ippo (atualmente), Jojo, Kenichi (em alguns aspectos), Veritas, Immortal Regis, Tengou Tenje (na dúvida se é mensal ou semanal, mas pode dar 5 meses para o autor de Naruto que ele não consegue fazer o mesmo), Air Gear, etc.

        Shounens sem ser de luta também temos: Slam Dunk, Eyeshield 21, Bakuman, Hikaru no Go, Majin Tantei Nougami Neuro, etc.

        Você está dizendo que eu não posso fazer comparações com outros gêneros e eu concordo. Mas eu dei vários exemplos do mesmo gênero, e muitos deles são da mesma revista.

        E você novamente não negou os erros técnicos, apenas acha que eles devem ser ignorados.

        Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Vou ter que postar aqui, vide que não aparece meu comentário lá mesmo.

        Primeiro, não vamos usar scan da mangapanda (se você achar capitulo como ai com o selo ‘versão previa’, foi feito com scan da mangapanda, que são de baixa qualidade).

        Não entendi o porque a confusão se as pedras estão flutuando ou caindo, na primeira página do capítulo, que foi colorida, isso fica óbvio:

        http://mangas.xpg.co…/scansPROJECT#2

        As pedras estão flutuando em volta do Gedou Mazou. Pra ficar mais nítido se o leitor ainda não conseguiu entender, foi desenhado o Gai perdendo o equilibrio enquanto a rocha em que ele está começa a subir.

        Tobi está em uma rocha inclinada.
        http://mangas.xpg.co…/scansPROJECT#7

        No ultimo quadro, Tobi está correndo em direção ao Naruto enquanto seu braço de chakra está passando por dentro dele (balão de SFX “Suka” indicando que está passando pelo Tobi).

        Na página seguinte, ele salta em direção a Naruto.
        Não entendi de qual golpe você está falando (do Tobi, do naruto, da mao de chakra, etc.)

        Justo, pela economia de páginas, foi resumido os movimentos ao máximo, vide no Tobi pulando e jogando kunais e o Gai as defletindo:
        http://mangas.xpg.co…/scansPROJECT#9

        Sim, a economia de páginas é visível, mas mesmo assim, é possível descrever todos os movimentos perfeitamente:
        http://mangas.xpg.co…scansPROJECT#10

        -Após defletir as kunais, Gai pula pra cima de Tobi e o ataca com seu nunchaku.
        -O Nunchaku passa por Tobi, onde Gai depois o chuta de volta quando ele completa o arco.

        http://mangas.xpg.co…scansPROJECT#11

        Em sequencia com Tobi passando por dentro de Gai, ele gira com se Gunbai para atacar Gai que solta um dos nunchakus e defende de costas.

        Na sequência que Tobi está caindo, Naruto ataca com a Bijuudama e Tobi gruda o Gunbai em duas pedras e sai voando como Spiderman.

        Depois de aterrissar, Naruto atinge a rocha que Tobi estava explodindo ela. Porém Tobi já tinha teleportado fora.
        Naruto se concentra para detectar a maldade, quando Tobi aparece por baixo pulando atrás de Naruto pelas rochas.
        Nessa perseguição, ele usa seu Gunbai atravessando ele por dentro da rocha e atingindo Naruto.
        Fazendo movimento com as mãos, ele passa a corrente em volta de Naruto e o puxa com ela.

        Nas paginas da kunai, o pé na hora que ela está indo em direção ao Naruto está errado mesmo. Levando em conta que a rocha que o Tobi se posiciona, está subindo, enquanto a kunai passa pela cabeça dele, a rocha está subindo, fazendo com que a kunai fique bem abaixo do que ela passou na cabeça. O pé dele deveria estar de lado, mostrando o fundo do pé para a “câmera”. Como um jogador de futebol pegando uma bola alta de primeira, entende? Vide que a kunai já tinha passado da frente dele, o pé dele deveria estar esticado pro lado.

        E como assim entorta? o braço de chakra está indo ” torto em arco” na cabeça dele (é um braço de chakra, não o dele de fato)
        http://mangas.xpg.co…scansPROJECT#19

        E não entendi, o Naruto, Kakashi e Gai pousaram na pedra.

        E na parte do Tobi, você perdeu a movimentação que ele fez no quadro superior esquerdo, só olhar as linhas de ‘trilha’ do movimento dele em que ele pula pra pedra lá em cima e depois pousa de costas.

        E esse foi o capítulo mais poluído que Naruto já teve, por conta das pedras flutuando pelo cenário e pela quantidade de movimentos que tinham que ser feitos em poucas páginas. E teve erro mesmo, como na parte da perna e da kunai.

        Mas não sabia que o que você mais presava, era movimentação.

        1- Quando se trata de arte não se pode usar uma página para explicar todas as anteriores. Na página que “entendemos” que as pedras estão flutuando por causa da reação do Gai. Não é a arte que está explicando isso, é o enredo. É igual se o Naruto gritasse “as pedras estão flutuando”. Poderiamos entender mas não seria por causa da arte.

        2 – Você provou todo meu argumento no seu comentário:

        Tobi está em uma rocha inclinada.
        http://mangas.xpg.co…/scansPROJECT#7

        No ultimo quadro, Tobi está correndo em direção ao Naruto enquanto seu braço de chakra está passando por dentro dele (balão de SFX “Suka” indicando que está passando pelo Tobi).

        Na página seguinte, ele salta em direção a Naruto.
        Não entendi de qual golpe você está falando (do Tobi, do naruto, da mao de chakra, etc.)

        Você que estava analisando a página para tentar defende-la não conseguiu entender. Vou colocar uma imagem explicando.

        Vou até listar mais alguns erros desses três quadros.A fenda no chão entre eles desaparecem, anatomia mal desenhada (cotovelo e mãos come exemplo).
        Erro de movimentação: Naruto está indo pisar com o pé direito no segundo quadro e no quarto quadro ele está pisando com o pé contrário e em uma posição ruim. A perna esquerda está esticada e muito afastada do corpo, e para o pé direito estar naquela posição ele teria com o joelho dobrado. Com essa posição de pernas ele estaria agachado.

        http://ecchimustdie….achment_id=4416

        E novamente você prova a falta de qualidade em outro comentário seu:

        Justo, pela economia de páginas, foi resumido os movimentos ao máximo, vide no Tobi pulando e jogando kunais e o Gai as defletindo:
        http://mangas.xpg.co…/scansPROJECT#9

        Sim, a economia de páginas é visível, mas mesmo assim, é possível descrever todos os movimentos perfeitamente:
        http://mangas.xpg.co…scansPROJECT#10

        O principal diferencial para podermos julgarmos de a ARTE de um shounen de batalha é bom é a movimentação. A luta pode ser emocionante se o enredo for bom mas isso nçao tem a ver com a arte. O autor resumir os movimentos ao máximo apenas para tornar a luta compreensível é o principal argumento que torna a arte mediana. Movimentação é reduzida ao máximo mesmo na luta que você mesmo disse ser a mais emocionante do arco.

        Ela não foi emocionante por causa da arte, e sim por causa do enredo.

        Todos os seus argumentos no resto do quote são a mesma coisa. Da para entender a luta, mas ele usa uma enorme economia de movimentos, colocando apenas o necessário, e isso mostra como a movimentação é fraca.

        Para julgar a arte de um shounen de luta o que é mais importante? Os designs dos personagens ou a movimentação e uso de detalhes durante as batalhas?

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Não provou não, na minha resposta eu mostrei que a maioria foi que a cena não foi entendida, e olha que foi um capítulo de handcap alto. E todas foram sobre continuidade da cena. Agora, sobre os erros técnicos que o Lucas listou eu queria ver.
        E eu prefiro que você analise o Sasuke vs Itachi, se não tiver os caps em RAW posto pra você baixar.

        Bem cara, se os erros técnicos terríveis é que um braço está 2º torto, que entre um quadro e outro a sombra mudou 23º em relação a fonte de luz ou que a opacidade do tom está 10% maior do que deveria, tá de boa falar que comete muitos erros técnicos.”

        Você mostrou algumas páginas; O autor usa esses artifícios raramente, e essas páginas são boas. Mas não se julga a arte de uma obra quando 1% dela usa esses artifícios. A cada 100 páginas de Naruto presenciamos algo do gênero. Até HxH tem algumas páginas impressionantes, mas isso não torna a arte do manga boa.

        E você realmente tem a cara de pau de falar que ” 2º torto, que entre um quadro e outro a sombra mudou 23º em relação a fonte de luz ou que a opacidade do tom está 10% maior do que deveria”. O capítulo que eu análise tem erros infinitamente mais brutais. E eu jpa falei que você não pode julgar a arte de um manga de 600 capítulos por uma batalha ou algumas páginas soltas.

        Se servir como veredito eu posso fazer isso: Eu peo os capítulos 600, 590, 580, 570, 560 e 550. Bom espaçamento, lutas diferentes e locais diferentes. Não tem forma mais justa de medir a arte geral de uma obra.

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Os secundários que foram deixados de trabalhar foram: Kiba, Shino, Hinata (+ ou -), Neji, Rock Lee, Tenten. Se bem que a Tenten é redundante vide que ela nunca teve screentime no mangá e nunca foi intenção ela ser um personagem explorado de fato, ela só está pra completar o time mesmo.

        Mas obviamente foram introduzidos vários outros personagens secundários que foram trabalhos, vilões tomavam o papel de serem trabalhos como secundário como Itachi, Pain/Nagato e Danzou.

        Em questão de história, olha como a segunda parte do mangá enriqueceu o enredo, praticamente todos os principais pontos da obra foram desenvolvidos ali (vingança de Sasuke, massacre do clã uchiha, Jiraiya se encontrando com o lider da Akatsuki que foi seu pupilo, que tinha o Rinegan, que na verdade foi entregue por Madara que despertou pegando o DNA do Hashirama, onde ele fez isso depois de perder sua lendária batalha do vale do fim e encontrou o sucessor em Obito, que foi responsavel pelo ataque que originou a história do mangá, que criou a organização principal do mangá pelas sombras, e vai-se embora o enredo aumentando cada vez mais).”

        Os únicos personagens secundários que foram trabalhados no shippuden foram o Shikamaru e um pouco o Gaara. Também pode dizer que trabalharam o garoto que usa tinta, mas não foi bem aproveitado e o personagem foi deixado de lado.

        Todos que você listou são vilões, eles são personagens envolvidos diretamente na trama e tem que ser trabalhados. Não tem como um autor usar um vilão sem nenhum desenvolvimento. O desenvolvimento de personagens secundários é quando aproveitam de forma adicional personagens que não estão envolvidos na trama principal. Um vilão é desenvolvido quando não mostram apenas a motivação dele, mas como mostram detalhes estras, como foi no caso do Itachi e no do passado o Nagato com o Jiraya.

        O desenvolvimento dos secundários não foi nulo, mas ele foi exponencialmente inferior a primeira metade do manga.

        Mas eu tenho muitos elogios para os últimos 3 capítulos. Ali realmente está sendo trabalhado a profundidade dos personagens.

        E você disse ‘E a primeira parte do arco da guerra foi o mais fraco do mangá.”

        Isso é exatamente o que eu disse no meu texto.

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Cara, a luta do Tobi contra o pessoal foi tipo a melhor do arco da guerra.”

        Podemos dizer que ela foi a única luta boa nesse arco. A do Kabuto foi unanimante decepcionante, e a dos gêmeos foi deprimente. Alem da péssima movimentação na luta do Tobi que já foi discutido acima a batalha teve algumas coisas que incomodaram.

        Só vou citar dois exemplos pois isso é opinião própria: O Kakashi teve a a oportunidade de dar um golpe fatal no Tobi e ele da apenas um soco simples. Ele poderia pelo menos ter esfaqueado ele com uma kunai. A raposa estava sem energia e teve que descansar, três minutos depois ela tem energia para dar um buff enorme em toda a aliança ninja.

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Kishimoto não tem excesso de clichês, principalmente em criatividade em suas lutas. Exceto o básico poder da amizade que é de praxe nos mangás da Jump.”

        O problema é que ele está exagerando no clichê da amizade. O Naruto está fazendo discursos batidos o tempo todo e está sempre comovendo todos a sua volta. Ele resolvendo quase toda a guerra sozinho enquanto todos olham para ele e se impressinam, ele elevar o poder de todos, etc.

        Sem contar que faz tempo que um dos “bonzinhos” perde uma luta. (a morte do Neji não foi uma luta)

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        A principal crítica na primeira fase da guerra foi o foco em personagens secundários das outras vilas que povoaram os capítulos.
        Tu já viu quantos capítulos seriam necessários para mostrar profundidade em TODO MUNDO? Obviamente vários personagens estavam ali para cumprir tabela, enquanto outros como Darui vieram pra ser trabalhados.”

        Não queria que ele trabalhasse todos, queria que ele trabalhasse pelo menos alguns ao invés do Naruto derrotar todos os oponentes sozinhos. E ele trabalhou alguns como o samurai velho, e os irmãos niggers, o Darui (mal desenvolvido).

        Vou repetir o que eu falei: ele parou de adicionar novos personagens significativos a obra.

        Anteriormente ele adicionava personagens significativos em praticamente todos os arcos.

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Mas é claro que pontas seriam fechadas a essa altura, acha que o kishimoto pega e pensa “vou botar o kakashi de mangekyou sharingan só de trololo” ? É o mesmo modo com o flashback do Obito, foi proposital deixar várias coisas soltas para abordar depois. O mesmo com a Vila da Nevoa sangrenta e um tal “madara” que controlava ela. Essa informação é uma das mais antigas que está começando a ganhar forma recentemente e será abordado novamente no futuro.”

        O Madara e o Obito ele provavelmente estava planejando faz tempo. Mas muitos detalhes como o desenvolvimento do sharingan, edo tensei, etc, só ficaram plausíveis devido a explicações recentes. Não foi algo planejado, ou pelo menos não aparenta ser. E como falei antes isso eu não considero algo ruim, mas um enredo trabalhado e planejado como o de The Breaker ou o de HxH são grandes adicionais de qualidade.

        O autor gosta de deixar pontas soltar e ver se elas fazem sucesso. Por exemplo temos o garoto que mexia com tintas que acabou sendo deixado de lado devido a baixa popularidade.

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Quando foge do clichê do protagonista quebrando a cara do vilão, reclamam, viu só

        O conflito entre Naruto e Nagato foi a base para criar e fechar várias partes do enredo (o ciclo de ódio do personagem Nagato, a aceitação do personagem Naruto, o impacto da morte do Jiraiya no Naruto, enfim…)

        Foi a melhor coisa a se fazer? Não. Mas p****, jogar fora o arco todo pelo capítulo final é f***.
        Tanto, que não sei se você sabe, a parte do diálogo do Naruto com Nagato foi adicionado várias páginas no volume de diálogo e flashback do Jiraiya pra ficar mais convincente e claro a situação da ‘conversão do Nagato’ (que é o que é criticado).”

        Eu nunca joguei o arco fora. Eu deixei bem claro eu outro texto meu que esse é um dos melhores arcos do shippuden, mas o final foi decepcionante e foi uma falha narrativa.

        Vou relembrar qual o tópico dessa discução. Não estou falando que Naruto é uma m****, estou falando que ele perdeu qualidade a partir do final do arco do Pain. Antes desse ponto não temos nenhum final de arco ruim ou lutas desnecessárias. O final do arco do Shikamaru e do torneio Chuunin por exemplo foram fantásticos.

        Seus comentários só estão concordando comigo. Você mesmo está dizendo que esse final foi ruim e que a primeira metade da guerra foi a pior parte do manga.

        “Everstill, em Ontem, 22:54 , disse:
        [/font]

        Mas, é impossível fazer uma luta entre Bijuus sem aumento de poder na luta. Eles são os seres mais poderosos do mangá, é obvio que vai ter destruição pra todo lado. Teve uma sequência de lutas com Jinchuurikis, Bijuus, depois Juubi, a impressão que passa “nossa, olha que overpower”, sendo que no passado só foi mostrado no máximo 1 luta isolada de Bijuu, com o Shukaku versus um Sapo gigante. E em contraste teve a luta do Tobi só com golpes simples.

        Agora, pode reparar que os golpes láaaaa do começo da série são efetivos hoje em dia. A mesma tática do Naruto se disfarçar com Henge como shuriken funcionou contra Zabuza e contra Pain.
        Sasuke com sua Kage Shuriken funcionou no Zabuza e no Itachi.

        Você pode reparar que os personagens ainda fazem Goukakyuu no Jutsu, Kuchyose, Kirigakure no Jutsu ou qualquer outro jutsu do começo do mangá, e eles ainda são efetivos. Até um Kagemane no Jutsu derrotou um membro da Akatsuki ou mesmo um simples genjutsu derrotou coisa como Izanagi. O Kabuto contra os irmãos Uchihas picudos fodelões com seus Susanos overpowers estava ganhando deles com técnicas do Quarteto do Som lá do início do mangá. O genjutsu da Tayuya vence coisa como Susano. Até o Rashoumon mostrado lá pelo Sakon no inicio do mangá está sendo usado para tankar Bombas Bijuus.

        Fica sendo confundido o aumento de quantidade de técnicas com aumento de poder. Olha a Ino com o Shintenshin salvando a galera do Juubi, selando um pseudo-Jinchuuriki com manto nível 2 e o c****** a 4. As técnicas ‘antigas’ não perderam o poder diante das atuais. ”

        Novamente você está afirmando meu argumento. Como estamos vendo várias lutas do Naruto uma atrás da outra o aumento de poder está sendo rápido de mais. Primeiro ele aprende o kage bushin, depois ele faz um longo treinamento para aprender o rasengan, em três anos ele aprende a dominar um pouco a raposa, depois ele demora para aperfeiçoar o seu novo rasengan com o jutsu de vento (não lembro o nome da técnica) depois ele tem que fazer um treinamento enorme e difícil para controlar o modo senin.. Até ai o desenvolvimento está em um ritmo narrativo ótimo.

        O motivo desse ritmo é o fato do autor ter feito diversas lutas nos intervalos entre as lutas do Naruto. Mas isso não aconteceu recentemente. Em um intervalo muito curto de tempo ele quebra o selo da raposa, aprende o rasengan com a bjuu dama, consegue usar todo o poder da raposa, consegue se transformar na rapose e por fim ele consegue sincronizar seu chakra e recuperar o poder de todos os seus aliados e ainda aumentar a força deles.

        E por fim eu vou repetir alguns argumentos que você não respondeu:

        1- você tinha dito que a arte de Naruto é melhor que a de OP, mas não me mostrou nada que afirma isso e eu mostrei e detalhei diversas técnicas artística que OP que são constantes na obra.

        2 – você tinha insinuado que julgamos o anime junto com o manga, e eu deixei bem claro que nós nunca fizemos isso.

        3 – você pediu para eu listar shounens de batalha com arte superior. Eu coloquei uma lista enorme e você não comentou nada.

  11. Ótimo ranking,só fiquei surpreso pelo fato de obras as quais era sua intenção dropar (Blech e Naruto) ficarem em posições tão elevadas.Acha que manterão a qualidade?
    Um amigo meu recomendou o manga Chobits só que depois de ler xXxHolic fiquei traumatizado com obras da clamp,sendo assim eu vos pergunto Chobits vale a pena?

    • Eu espero que Bleach e Naruto mantenham a qualidade, mas as minhas esperanças são baixas.

      Honestamente eu gosto de Chobits. Não é uma obra fantástica, mas para mim é a melhor manga que a Clamp já fez. A obra tem romances bem desenvolvidos e bons mistérios.

  12. Primeiro, Kenshin tecnicamente não é samurai. Segundo: FICOU UMA MERDA. Traço catarrento, história completamente fora de contexto histórico. Com certeza o Watsuki estava usando a erva do bom.

    • Se comparado com o antigo realmente o novo ficou uma merda. Mas eu fiquei feliz pelo fato do autor querer criar uma história nova. Eu acho que o começo vai ser corrido e fraco, para poder colocar todo o grupo principal reunido. Mas eu estou bastante curioso para ver o que vai acontecer em seguida.

      Sobre o traço, eu também prefiro o antigo, ele tinha um tom mais sério. As linhas do novo estão mais limpas mas o autor está usando muita mais o artifício da foto colagem. O antigo tinha um toque mais sério e esse tem uma arte mais shounen de batalha. O traço parece mais com o de Buso Renkin do que o do primeiro rurouni kenshin.

      • O pior que ele esta desenvolvendo esse traço desde o final da saga Enishi. O segundo cap já saiu em português, e também não gostei.
        SPOILER:
        Sanosuke chegou, apanhou e virou amiguinho. Sim, a luta foi bem divertida e teve a tradicional lição de moral Kenshin mas preferiria que ele começasse outra obra ao invés de usar o nome de uma de suas obras para isso.

        E foi mal pelo meu primeiro comentário, eu estava em modo Rage!!!

  13. Não deu pra responder uns bagulhos que a galera do Fórum Project escreveu aqui, mas eles têm razão numa coisa: é garantido que vai ter gente se sentindo ofendida quando se afirma que leitores de certas obras são imbecis ou coisa parecida. Dizer que o autor é idiota também dá na mesma, se alguém gostar muito desse autor.

    Não que eu esteja recriminando alguém. Não sou ninguém para julgar ou punir. Mas é fato, esse tipo de coisa acontece!

    Por mais que falem mal de obras, é bom não levar pro lado pessoal o bagulho.

    Eu adoro o EMD, mas acho que há um problema na abordagem desse site que deve ser discutido pela equipe: em alguns podcasts eu ouvi pessoas dizendo que “se você gosta desse tipo de obra, esse site não é para você”. Atenção a esse detalhe e vejam o que direi a seguir:

    Bastante. Atenção.

    Caras, como estudante de design e alguém que pensa em como tornar um negócio atraente, digo que convites para ir embora do site são MUITO negativos. Significa punir o ouvinte por estar ouvindo a opinião de vocês. É levar um tapa na cara ao se dispor a consumir o produto de vocês. É mercadologicamente errado, sacaram?

    É como aquela tela preta, as letras vermelhas e a voz grave dizendo PROIBIDO REPRODUZIR ESSE VÍDEO nas antigas VHS’s. Você se sente um filho da puta por comprar o produto original. Você é punido emocionalmente por fazer o que é certo!

    Isso não é bom.

    Quando o EMD começou, eu imaginei (e continuo imaginando) que a missão do site é separar o joio do trigo no que se trata de bons mangás e animes, certo? É difícil fazer isso quando uma das coisas que se escuta no podcast é alguém dizendo que “esse site não é pra você, que gosta desse tipo de mangá” (ou algo parecido). Isso é expulsar o público alvo. Vocês querem que eles leiam mangás que vocês achem bons, certo? Como eles fariam isso se eles são convidados a sair do seu site?

    Assim não “funfa” a bagaça.

    Não dá para evitar que certas análises levem à conclusão de que uma obra É ruim. Aconteceu isso em Saint Seiya Omega. E nós sabemos que o Kishimoto não está gostando de trabalhar em Naruto mais, já que trata a história com descaso. Mas em certos aspectos, mesmo com essa dificuldade, parece que existem ocasiões onde o pessoal exagera. Se bem que aconteceu isso comigo – precisou o Estupra citar um trecho do texto do Trilles pra me explicar os motivos da melhora repentina em Naruto. Por que eu não havia percebido.

    Então sei lá. Só minha opinião de merda. Eu não estou em posição de falar muito bem por que na verdade eu não tenho nenhuma sugestão boa para dar. Só acho que é melhor buscar ser mais convidativo aos leitores e flexível nas críticas. É difícil fazer isso e manter o nível de avaliação, então, bem, é por isso que é só uma sugestão. Ninguém pode exigir nada de gente que faz as coisas de coração e pelo amor à camisa!

    • Vou deixar uma coisa bem clara Ryan. Se alguém é fan de Medaka, SS Omega ou pensa que Naruto é a obra mais perfeita do mundo, realmente esse site não é o local certo para ele; Não estamos querendo marketing ou sucesso, então não nos importamos de reduzir o público se ao mesmo tempo tirarmos os que só nos trariam dor de cabeça.

      Se alguns deles estivessem escutado o aviso e apenas saído do site, não teríamos tanta dor de cabeça com fans de mente fechada e crianças sem respeito.

      • Ah, entendi! Bem, também é uma abordagem funcional. Realmente tem alguns fãs meio malucos por aí que gostam de causar problemas… Então tudo bem!

        Eu só espero que você não tenha ficado puto com o que eu falei. Adoro o site e só quis ajudar e tal. Continuem o bom trabalho.

  14. Boa noite,

    Bah não consegui responder na discussão acima então vai por aqui mesmo.

    Entendo os critérios. Algo que penso é o seguinte: a partir do momento em que começamos a conhecer obras realmente boas a tentação de jogar as mais badaladas no lixo realmente existe e às vezes é forte. Mas eu acho que devemos analisar com critérios e peso distintos obras de mundos diferentes. Quase tudo que sai na WSJ não tem propósito de ser uma grande obra, mas apenas que agrade uma grande massa, que venda e que divirta. Falo da Jump atual, já que antigamente o nível dela era realmente estupenda e nega o que estou falando. Mas vamos nos ater ao presente.

    Não estou dizendo que obras da WSJ podem fazer qualquer merda, mas que precisamos ter ao menos o cuidado de não analisá-las com o mesmo peso que fazemos com obras mais sérias. Muitas vezes eu bato forte em obras consagradas e falo bem de umas coisas bem pop, mas não é porque a mais pop seja melhor, mas porque uma obra que se diz séria precisa ser criticada com muito mais seriedade.

    Há um livro interessante que tenta explorar a tal “bad music”, que seria aquela música mainstream que a massa adora e os críticos odeiam. A “bad music” é realmente ruim? Ou será que ela não deve ser analisada diferente da boa música, aquela adorada pelos críticos? Digo isso porque sempre fui muito fã de cinema e música mais alternativas, e tendia a ser severo demais com as coisas mainstream, mas recentemente venho mudando esta posição.

    Posso estar virando manteiga demais com mangás pop da WSJ, é possível, mas realmente acho que não podemos analisá-los com os mesmos critérios que uma obra mais séria.

    Enfim, concordo plenamente com os seus critérios. Eles são fundamentais. Mas talvez quando falarmos de “bad manga” devamos rever algumas coisas. Não sei se fui muito claro, não defendo liberdade para fazer merda, apenas um rigor bem menor.

    • Olá Vaca,

      Quando tentamos analisar a arte de uma obra, tentamos o fazer por sua estética: no caso, anatomia de seres humanos (quando analisamos seres humanos), angulações, técnicas de desenho (normalmente mais analisadas pelo Lucas), e afins. É claro que dependendo da obra, o considerado “bom traço” ou “boa arte” pode mudar. Por exemplo: é impossível tentarmos analisar um shoujo ou um josei em arte com esses critérios, já que, pelo menos a anatomia é completamente descartada. Agora, não é por isso que a obra deve ser esteticamente tão ruim, que causa uma certa confusão no leitor.
      Eu não leio Naruto há um bom tempo, mas quando vi as páginas que o Estupra postou (fora outras que ele comentou e postou no Skype também), me deparei com uma situação onde eu não conseguia entender o que estava acontecendo, algo que, mesmo com o traço e a animação muitas vezes ruim apresentados no anime, nunca acontecia, e isto é uma falha tremenda!
      Concordamos que não há como exigir algo de uma obra que não é nem do estilo dela, porém, há um mínimo a ser feito pelo autor, e em nossa opinião, nem o mínimo é feito NA ARTE de Naruto. Peço inclusive desculpas por me manter neste ponto da arte, mas não leio há um tempo, como já falei, e não quero comentar da estória e de erros de continuidade recentes sem entender completamente do assunto para não cuspir merda/câncer.

      Só vou dizer que não sou fã (nem perto disso) da maioria das obras atuais shounens (que estão sendo lançadas), até porque não gosto muito do estilo battle shounen de cara, inclusive, não gosto de Medaka Box, mas nunca dei e provavelmente nunca darei uma chance à obra, principalmente por ainda existirem trilhões de mangas que quero ler, que provavelmente me agradarão mais (por meu gosto pessoal). Agora, o AllFiction, site de vocês, sempre foi algo que considerei bom, no mínimo muito bem escrito, e respeito muito isso. Porém, quando me deparo com membros do próprio site de vocês também, como o tal do House, falando mal do nosso trabalho no fórum de vocês sem nem ao menos nos acompanhar direito ou bater um papo mínimo conosco, isso é o que nos deixa irritados. Apenas dando outro exemplo para a situação citada pelo Estupratom.

      Mas obrigado por comentar por aqui. É bom saber que nem todos naquele fórum são imbecis. Isso era óbvio desde o início, mas como nunca tínhamos visto alguém com boas características vindo de lá, você ME fez pensar melhor sobre o fórum project. Até.

    • Olá novamente Vaca.

      Eu vou dizer novamente, eu nunca comparo um shounen com um seinen Vaca. Eu comparo a obra com ela mesmo e com outras obras comparáveis. Atualmente eu comparo muito Naruto com sua faze anterior, como está muito bem explicado no meu comentário na review de Naruto (o último comentário, é fácil achar). E mesmo comparando com outras obras da Jump, Toriko atualmente está com uma qualidade nem maior que a de Naruto.

      E as vezes vocês pensam que eu odeio Naruto, isso não é verdade. Eu adoro o manga até o fim do arco do Pain, mas depois disso a obra decai muito. E finalmente ele começou a me agradar novamente. Muitos acharam ruim como eu reclamei de Naruto, mas eu reclamei de capítulos individuais, e em todos eles eu expliquei meus argumentos.

      Por muito tempo Naruto teve uma nota entre 8 e 9 para mim e atualmente a obra vale um 7 quando pensamos em sua totalidade, e não comparando ela com outras obras.

      PS: avisa para o Shinuki que eu ainda estou esperando ele me responder.

  15. Farei um comentário melhor sobre isso amanhã, mas só adianto que não me referia a Naruto, mas a obras em geral desse estilo. Enfim, na verdade nem acompanho mais Naruto há muito tempo então nem tem porque eu defendê-la.

  16. Como diz o ditado: “Antes tarde do que nunca,” cá estou para tecer meu comentário sobre o ranking dessa semana(?).

    Seguindo a ordem do ranking, e das obras que estou atualizado no momento, falarei primeiro de Toriko.
    Cara, desde aquela cena na saga da Sopa do Século, a vovó Setsuno se tornou uma de minhas personagens favoritas na obra, pois a velha é muito badass, e o capítulo em questão reforçou ainda mais o quão forte a velhinha é. Sobre o fim do capítulo, fiquei surpreso em ver a chegada dos Nitros, que são uma das criaturas mais misteriosas de Toriko. Imagino que o autor vá trabalhá-las de forma mais profunda quando nossos queridos personagens finalmente forem explorar o Mundo Gourmet em toda sua vastidão, daqui a algum tempo.

    Pulando agora para Kokou no Hito, devo comentar que essa metade final do volume 4 foi bem turbulenta, em especial para Mori. Estupra, sequer passou pela minha cabeça que aquela garota teria se tornado uma prostituta. Eu imaginava que ela tivesse ido para a França, e não que teria afundado na vida ao ponto de ficar rodando a bolsinha nas esquinas. E cara, CARA, o que um boquete não faz com um homem, especialmente quando o mesmo é virgem. O Mori, que nunca soube o que era ser TOCADO por uma mulher, logo de cara receber o famoso “bolagato” foi demais para o coração dele, se bem que acabou custando mais caro do que ele imaginava. Essa foi uma grande reviravolta, e que ao meu ver adicionou ainda mais ao psicológico do personagem, ainda mais depois daquela cena em que ele vê sua antiga colega de escola com sua bufunfa na mão, e fazendo aquela cara para ele, mostrando o quão cruel o mundo pode ser.

    Claymore não tenho nem muito o que comentar. Esse capítulo foi excepcional, e que adicionou muito ao background de Priscilla. Agora que ela se livrou daquela que estava atrapalhando o embate dela com o outro ser que excede os abissais, a coisa ficará FEIA.

    Sobre Naruto e Bleach, esses capítulos deles foram os melhores em muito tempo nas respectivas obras. Espero que ambos não decepcionem daqui para frente, pois a qualidade deles têm aumentado consideravelmente nesses últimos capítulos, e assim espero que continuem por um bom tempo.

    E, finalmente, devo falar sobre o INCRÍVEL capítulo 42 de Shingeki no Kyojin, e que capítulo. Fiquei impressionado por essa revelação ter acontecido tão rápido, mas acredito que tenha acontecido na hora certa. O rápido flashback que passou pela cabeça do Eren nesse momento aumentou ainda mais a tensão do momento, e o cliffhanger do capítulo foi excepcional. Esse combate será sangrento, e acontecerá em um momento bastante oportuno, pois meio que coincidirá com a estreia do anime, que acontecerá em abril. Estamos cada vez mais pertos de descobrir mais sobre esse mistério que envolve a origem dos titãs, e seus objetivos.

  17. acho que naruto melhor muito, achei que a partir do para vc ele fico nota 8.5, porem o erro que vc viu não existe ate pq o kabuto fez o edo ficar foda e a experiencia dele passou para o orochimaru, por isso o edo tem mais poder agora, agora orochimaru não precisa mais daquela bosta de reencarnação por conta das celulas do primeiro hokage

    • Comentário fanboy detectado.

      Só para você ver como você está falando besteira tentando achar desculpas para defender uma obra, no mesmo capítulo onde o Orochimaru recupera os braços e faz o ritual ele diz que está com o DNA de todos, e a explicação é ele dizer “Eu tenho os DNA’s porque eu sou um colecionador”. Meu problema é ele sair da Anko e ainda ter os DNA’s.

      Tudo que vc falou é comentário de fanboy.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s