Ranking Semanal #19 – Melhor One-shot de 2013!

Dae pessoal, aqui é o  Estupratom novamente.

Essa semana eu vou falar do one-shot Koe no Katachi. Esse one-shot ganhou o concurso 80th Weekly Shounen Magazine Newbie Best Mangaka Award. É um slice of life envolvendo o bulling que uma garota surda recebe de seus colegas de sala. O capítulo me impressionou muito e pretendo ler a obra quando ela for serializada. O grupo que traduziu Koe no Katachi foi o Abnormal Scanlator. É um grupo novo que começou de forma muito promissora, atualmente eles estão traduzindo Majin Tantei Nougami Neuro em parceria com Shin Sekai Scans, outro grupo muito bom com ótimos projetos.

Tem duas obras que estou muito perto de dropar. Uma é uma das últimas estreias da Jump, o incompetente World Trigger. A outra é uma obra que teve um ótimo inicio, tinha potencial para se tornar uma ótima obra, mas está jogando tudo isso no lixo, o decadente Sun-ken Rock. E se alguém quer perder tempo me xingando nos comentários dizendo que Sun-ken Rock está fantástico, não perca seu tempo.

19

Semana passada eu prometi que iria trazer uma nova HQ em todo ranking semanal. Essa semana eu trouxe duas HQ’s com estilos totalmente diferentes. O primeiro é “Mr. Punch”, uma obra séria e assustadora do Neil Gaiman, a lenda viva do mundo das graphic novels. Eu considero essa uma das leituras mais assustadoras que eu já tive o prazer de ler.

A segunda é “Batman – O Filho do Demônio”. Todos que assistiram a review de The Boys sabem que eu não suporto o falso moralismo dos heróis de comics. Podem ter certeza que não é o caso desse arco de Batman. Se vocês pararem para analisar, praticamente todos os comics que eu trouxe para o ranking semanal tem estilos totalmente diferentes. Não quero apenas recomendar bons comics, quero que os leitores de mangas se aproximem mais do mundo das HQ’s.

Eu tinha muito preconceito com comics e só comecei a entrar nesse mundo após ler mangas por quase dez ano. Me arrependo por não ter começado antes. Não quero que os leitores atuais cometam o mesmo erro que cometi.

.

17° Colocado – World Trigger  capítulo 04

Puta que me pariu. A cada capítulo o Nerd fica mais irritante. Como que alguém consegue ser tão imbecil? O Kuga deixa bem claro que ele iria morrer em segundos, mas ao invés de pedir a ajuda do Kuga, ou no mínimo pedir um conselho, ele preferi ir em um ataque retardado e suicida. Maldito moralismo barato.

Pelo menos o manga não passou a mãozinha na cabeça dele ou tirou algum poder do rabo e deu para ele. Logo no início do seu grande ataque ele perde um braço. Mas o que diabos foi aquele ferimento? Aquela fumaça bizarra era para ser sangue ou o que? E novamente a movimentação da luta foi ruim com um nível extremo de economia de movimentos.

12

A luta desse manga me interessou pela primeira vez quando o protagonista irritante é varado no peito. Pensei que o Kuga iria dar algum poder para ele, ou derrotar o monstro e depois o garoto seria curado pela Border. Mas eu estava esperançoso demeas. Quando o Trigger dele ficou sem energias ele retorna totalmente curado. Puta que pariu! Sério mesmo!?


15

16

Eu estava lendo esse manga porque eu gostei da personalidade de Kuga. Mas se ele continuar assim eu vou dropar sem pensar duas vezes. A movimentação é nula, narrativa ruim, temos um personagem totalmente imbecil e esse capítulo provou que o manga não tem nenhuma seriedade. Porque continuar lendo?

.

16° Colocado – Rosario + Vampire Season II  capítulo 60-61

A luta foi melhor do que eu esperava. Eu pensei que a luta entre o Tsukune e a Gyokuro seria cheia de diálogos sobre moralismo e sobre o amor dele pela Maka. Mas para minha alegria eu estava errado. O capítulo teve um bom equilíbrio entre lutas e diálogos e em alguns momentos ele realmente me agradou.

cap060_p12

O que me deixou mais satisfeito foi a luta ser mais física e menos mágica. Eu não gosto muito de lutas com poderes de longo alcance, e esse luta foi bem corporal. Outro ponto forte foi a duração, o autor não economizou páginas de luta e ao mesmo tempo soube quando ele deveria apreçar o resultado para manter a atenção no verdadeiro foco dramático.

cap060_p30_31

O resultado da luta chegou a ser um pouco inesperado. Todos imaginávamos que ele conseguiria derrotar a Gyokuro, mas eu não imaginei que a luta seria tão direta. O Tsukune pode ter vencido a luta, mas ele ainda está a beira de se transformar em um ghol, e eles ainda tem que arranjar um modo de parar o Alucard. Em sua totalidade o capítulo foi satisfatório, mas ele não chegou a ser chocante ou emocionante.

O problema foi o capítulo 61. Esse capítulo foi MUITO shounen, fiquei bastante decepcionado. O diálogo entre a Maka e o Tsukune não foi nenhum pouco convincente, e finalmente é revelada a motivação da Gyokuro. Qual é a motivação que faz ela querer mergulhar o mundo nas trevas eternas? Inveja de mulher, óbvio!

cap061_p13

A vilã se funde com o Alucard e vira um monstro horrível, acabando com qualquer impacto que a sua morte traria. Para piorar o capítulo termina com TODA a trupe chegando ao mesmo tempo. Esse é um dos piores clichês shounens que existem, onde todos os aliados chegam em sincronia e se juntam ao protagonista para poderem derrotar o monstro final. E para piorar nenhum deles está ferido, parece que todos estavam descansando em um spa. Simplesmente decepcionante.

cap061_p30_31

.

15° Colocado – Bleach  capítulo 529

O começo do capítulo me deixou confuso. O estereotipo de negro afirma que ele fez TODAS as zampakutous, mas a do Ichigo foi feita quando a espada da Rukia atravessou seu coração. Não consigo ver uma ligação entre os dois fatos.

Depois temos uma informação que não chocou a todos. O pai do Ichigo era um capitão, NOOOOOOOOOOOSA! Depois de tanto drama em cima da identidade dele, eu pensei que ele seria algo mais interessante. E para jogar um pouco de merda do ventilador o autor tinha que fazer uma piada horrível com peitos. A única informação que surpreendeu um pouquinho foi saber que a Matsumoto  já foi superior do Hitsugaya.

10

No final do capítulo temos algumas cenas com o grupo do Aizen em sua época de ouro, mas elas não melhoraram o capítulo em nada. O flashback começou de forma fracassada.

.

14° Colocado – Nartuo  capítulo 623

Não tenho praticamente nada para falar do capítulo, ele não fede e nem cheira. O capítulo manteve uma nível onde não impressionou e nem incomodou, foi apenas uma leitura agradável. O capítulo teve algumas coincidências um pouco forçadas, mas nada que chegue a incomodar. No capítulo seguinte teremos um empasse, vamos esperar para ver o que vai sair disso.

16-17

.

13° Colocado Batman – O Filho do Demônio –  capítulo único

Essa graphic novel foi originalmente publicada 1987 e tem cerca de 80 páginas. Ela foi relançada pela Panami no ano passado. Esse arco foi tão marcante que alguns detalhes dele são utilizados no Batman atual, mesmo tendo passado quase 30 anos desde o seu lançamento. Essa obra é considerado por muitos um dos pilares que tornou Batman o que ele é hoje.

Aqui a história central é a união de forças entre o Homem-Morcego e seu lendário inimigo Ra’s al Ghul, contra um terrorista genocida chamado Qaym. Mas a grande trama é o romance de Bruce Wayne e Talia. É na união do morcego com o demônio que surge o laço eterno sob a benção de um filho: Damian.

Durante a obra podemos ver o morcegão falando diversas vezes da importância de figuras paternas na vida de uma criança, mensagens subliminares mostrando que até mesmo o temível morcego não é nada comparado ao milagre de uma nova vida. A HQ começa com o Batman resgatando uma mulher grávida, e termina com o nascimento de seu próprio filho.

Batman_filho_do_demonio-17_1

Batman_filho_do_demonio-18_1

O romance entre os dois é desenvolvido de maneira satisfatória, tendo algumas reviravoltas bem agradáveis. Fiquei chocado com as cenas de sexo que o autor revelou. Isso é algo bem sério para a época em que a HQ foi publicada. Mas o que mais impressiona é a mudança de atitude do Bruce Wayne após ele descobrir que vai ser pai.

Batman_filho_do_demonio-34_1

Eu pessoalmente considero esse um bom arco e entendo a sua importância histórica mas não acho ele tão marcante. Tivemos uma aliança entre inimigos, alguns mistérios, um bom romance e algumas reviravoltas no enredo. A arte não é ruim, mas eu não sou fan dessa coloração tão clara, que era algo comum nos comics daquela época. Recomendo a obra para pessoas que são fans desse justiceiro noturno, ou para pessoas que tem curiosidade de ver como que era um comics da década de 80.

.

12° Colocado – The Breaker New Waves  capítulo 108

O começo do capítulo me broxou totalmente. Eu tinha certeza que o ancião abraçando o Shi-Woon era algo do subconsciente do garoto porque todo o capítulo estava sendo focado nos seus pensamentos e lembranças. Quando eu vejo que o ancião “acordou” que nem um zumbi eu fiquei muito decepcionado.

02-03

E sabe qual é o pior? Mesmo eu tendo ficado muito puto com as primeiras páginas, o resto do capítulo foi muito bom. O capítulo teve diálogos interessantes e bem trabalhados mas não fiquei satisfeito com esse final, acho que o autor poderia ter feito algo melhor. A melhor parte do capítulo foi a página final onde temos a despedida entre o ancião e o Shi-Woon, onde mesmo com sua morte eminente o ancião tem uma expressão facial de serenidade e plenitude e ao mesmo tempo temos uma batalha caótica envolvendo o clã e a SWAT.

22-23

.

11° Colocado – Assassination Classroom capítulo 33

Esse capítulo retornou minha premissa favorita de Assassination Classroom, o modo como a sociedade trata os alunos da classe E. Novamente presenciamos como a classe é sacrificada para melhorar o desempenho das classes superiores, e o autor consegue criar essa ideia de forma criativa e convincente.

07

Nos próximos capítulos presenciaremos a classe se esforçando para poder derrotar os que os humilharam. E obviamente o Duro de Matar se meteu na bagunça e decide ser o treinador do time. Fico mais interessado pelas batalhas contra discriminação social do que pelos capítulos de tentativa de assassinato.

13

.

10° Colocado – One Piece capítulo 701

O capítulo começou com algumas piadas medianas e algumas fracas. Inicialmente ele não agradou muito, mas isso mudou pela metade do capítulo. Como esperado o autor mostrou novamente como ele é criativo e como ele trabalha seus cenários, criando uma ilha que convive com brinquedos vivos e amantes assassinas.

11

E para fechar o capítulo de forma interessante nós somos apresentados a um velho cego, ingênuo e poderoso. Ele tem um poder muito semelhante com gravidade, mas esse deveria ser o poder do Barba Negra. Esse personagem me deixou curioso.

18-19

.

9° Colocado – Toriko capítulo 225

O capítulo foi todo focado na luta entre o Sunny e o Tommyrod. O capítulo me agradou, tivemos uma luta que mostrou algumas das novas habilidades do Sunny sem nunca perder a parte estratégica. O autor adicionou alguns detalhes ao background dos Dunny de forma prazerosa e convincente.

225_11

O final do capítulo me deixou um pouco dividido. Esse novo cabelo do Satan foi bem estranho. As explicações que ele fez para mostrar o quando que esse cabelo é poderoso foi ABSURDAMENTE um pouco exagerado,  “Apenas um único fio de cabelo pode acabar com toda a vida na Terra”.

225_15

O final do capítulo foi bem promissor. O Tommyrod desperta seu verdadeiro poder e decide lutar seriamente. Espero que a narrativa continue focada nessa luta, estou muito curioso para ver o verdadeiro poder do Tommyrod.

.

8° Colocado – Crossed Badlands capítulos 14-18

Semana passada eu disse que não teríamos Crossed por um tempo, mas um leitor me lembrou que a obra já foi traduzida até o capítulo 21. Teremos mais sangue e violência por mais dois ranks.

Esse arco foi totalmente diferente dos anteriores. Ele narra os acontecimentos de um grupo de escritores que está em reclusão do mundo por seis semanas. Mas para apimentar as coisas essa reclusão acontece ao mesmo tempo em que a tragédia tem início. O arco tem um desenvolvimento bem interessante, onde o anfitrião manipula seus convidados para transformar a reunião de escritores em uma orgia.

IMG_0006

Esse arco acabou se tornando o mais complexo até agora. No arco anterior o Garth Ennis mandou o enredo para o casa das primas e fez um arco com apenas violência e sexo. Esse arco ele faz o contrário, temos menos Crosseds a vista e mais enredo. Os escritores são forçados a entrar em um jogo criado pelo anfitrião. Eles tem que interpretar papéis que iriam levar os mesmos a mostrar suas verdadeiras faces, e isso vai revelando como todos são malucos por dentro, ou como são manipuláveis a ponto de se tornarem loucos.

IMG_0020

Temos uma segunda narrativa acontecendo na obra. Fora da reclusão dos escritores, temos uma policial que presencia a invasão dos Crossed, e faz de tudo para proteger sua sobrinha.  Esse é o único ponto fraco do arco, essa narrativa acaba se tornando inútil e apenas serve para mostrar o avanço dos Crossed.

IMG_0021

O arco foi bem interessante. Ele trabalhou bastante o psicológico dos personagens, principalmente o protagonista. Eu acho que esse foi um dos melhores arcos de Crossed Badlands, mas ele ainda não alcançou o nível do arco original de Crossed.

.

7° Colocado – Green Blood capítulo 20

O capítulo começou de forma desinteressaste. Não me interesso pela metralhadora, e era óbvio que ela não iria matar o Ceifador. Mas tivemos alguns personagens que impressionaram. O líder da gangue finalmente mostrou ser alguém que merece respeito, e isso dá um inicio a um grande embate. Temos o encontro simultâneo do Ceifador, do Pintinho, do líder da gangue e do Luke.

10-11

Fazia tempo que Green Blood não criava um momento impactante. Dessa vez ele criou um dos momentos mais impactantes de toda a obra. Finalmente o Luke está entrando na trama, e decide sujar as próprias mãos para proteger a única pessoa que é importante para ele. Estou muito ansioso para ver o desfecho.

16-17

.

6° Colocado – Zippy Ziggy capítulo 67-68

Nesses dois capítulos Zippy Ziggy me fez rir diversas vezes. Tivemos muitas piadas engraçadas em envolvendo o colégio e o Dukchill. Teve tantas cenas que me fizeram rir que eu nem consigo decidir quais foram as minhas favoritas. Vou colocar abaixo algumas delas.

07

15

Os dois capítulos não foram apenas de piadas. O enredo se ramificou para três narrativas. O Kang Shingi e seu pai tentando levar o dupla de gladiadoras para uma viajem romântica do oceano, o Fanta afirmando que iria realizar a missão impossível que é fazer o Dukchill passar de ano e por fim parece que será revelado um pouco do passado do Fanta com o fanboy do Fairy Tail Kang Shingi. Fico triste por lembrar que esse ótimo manhwa está chegando ao fim, faltam menos de dois volumes.

Pelo ponto onde a obra está agora parece que esse vai ser o último grande arco. Espero que o final seja digno de uma obra tão boa.

.

5° Colocado – Drifters capítulo 33

Esse capítulo foi muito interessante. Presenciamos o terrível poder ofensivo do Jesus Rei Negro. E seu poder não parou por ai, ele pode multiplicar infinitamente qualquer material que seja formado por células orgânicas. Isso inclui comida, madeira, aguá e pode curar qualquer ferimento, não importa o quão grave ele seja. Não consigo imaginar ele sendo derrotado por força bruto, estou muito ansioso para ver as guerras estratégicas que teremos no futuro.

Drifters_cap33_09

E somos apresentados ao verdadeiro plano do Rei Negro. O plano é digno de um “vilão” desse porte. Ele deseja criar uma linguá, escrita e religião em comum para todos os seres que o seguem. Ele pretende acabar com a humanidade e fazer os monstros assumirem a civilização. Chega a ser filosófico, Hitller conquistou o mundo para os humanos e agora Jesus vai conquistar o mundo para os monstros. O autor tem culhões dignos de um toure irlandês.

Drifters_cap33_12

Nesse capítulo foram mostrados alguns personagem históricos importantes. Fomos apresentados ao Hijikata Toshizō, grade samurai e estrategista militar que foi comandante do Shinsengumi durante a restauração Meiji. Para os que não o conhecem, ele foi o comandante que foi sucedido pelo Saito Hajime (personagem que aparece em Rouriono Kenshin) após ficar incapacitado. E vimos a relação do Rasputin com o Rei Negro, sendo ele o responsável pela criação da escrita e símbolo religioso da civilização dos monstros. Minha única reclamação é o fato de ambos parecerem MUITO jovens para suas idades.

No final do capítulo temos o aparecimento de um novo personagem. Podemos ver apenas os cabelos dele, então é impossível fazer um palpite. Com esse capítulo nós terminamos de traduzir todos os capítulos que já foram lançados em inglês. Enquanto não forem lançados mais capítulos nós nos focaremos em refazer os volumes antigos em qualidade de tankoubon.

.

4° Colocado – Mr. Punch capítulo único

O título completo dessa HQ é “A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch”. Eu resumi o nome por motivos óbvios. Essa HQ foi escrita pelo melhor roteirista de comics da atualidade, o incomparável Neil Gaiman. Para os leigos, ele é o autor da obra prima Sandman e já ganhou diversos prêmios de literatura pelos seus trabalhos literários e quadrinistas. Essa HQ foi lançada em 1994 quando o autor já estava encerrando Sandman e tem cerca de 90 páginas.

Mr. Punch trata de memórias, mais especificamente memórias de infância e perda da inocência. Um garoto que passa uma temporada com os avós, na costa britânica, descobre estranhos segredos de sua família, como os problemas mentais – e morais – do avô e um tio cuja doença não pode ser mencionada. E tudo parece se juntar ao teatro de bonecos que o garoto assiste na praia.

Sr_Punch_07

O garoto relembra vários eventos e, exatamente como acontece quando tentamos contar uma história há muito acontecida, vai juntando fragmentos de épocas distintas, misturando, reorganizando e criando. Isso é bem trabalhado nas ilustrações da graphic novel, que usam fotografia, montagem, desenho e pintura para apresentar as lembranças entrelaçadas à realidade.

A obra é um espetáculo visual. O desenhista é o o David McKean, ele foi considerado um dos melhores desenhistas dos anos 90, e fez parceria com o Neil Gaiman por muitos anos. Mesmo com um bom enredo, esse HQ tem um erro fatal. O autor utiliza muito da cultura britânica nessa obra, cultura que a maioria dos leitores estrangeiros não conhecem. Isso faz com que os desavisados não consigam aproveitar todo o potencial da obra.

O teatro com o casal de bonecos Punch e Judy é uma tradição britânica pelo menos desde o século XVII. A história varia um pouco, mas quase sempre envolve Mr. Punch não conseguindo cuidar do bebê do casal e aí leva pauladas da esposa Judy, até que chega um policial para resolver o caso. Essa é uma narrativa conhecida por todos os ingleses, assim como o “bicho papão” é conhecido aqui no Brasil. Como eu não tenho conhecimento o suficiente dessa cultura fica difícil entender se Gaiman e McKean respeitam ou distorcem o original. Por exemplo eu não sei se se a história é realmente violenta ou se foi apimentada para os fins da graphic novel.

Sr_Punch_49

Deixando essa consideração de lado, vamos voltar a falar da obra em si. Eu tinha comentado de como a arte é boa, mas é provável que muitos leitores de mangas estranhem o visual dessa HQ. Seus cenários são muito realistas mas as expressões faciais tem características expressionistas. Eu particularmente gosto do estilo, mas ele é um pouco ofensivo na primeira vez que se tem contado com a arte do McKean, principalmente nessa obra. Em alguns pontos essa arte torna as cenas mais assustadoras do que você pode imaginar. Eu vou colocar abaixo uma sequência de duas páginas do teatro de bonecos para vocês entenderem do que eu estou falando.

Sr_Punch_12

Sr_Punch_13

Essa HQ tem ótimos diálogos, dignos de um livro que ganharia um prêmio literário. Mas esses ótimos diálogos não mudam o fato da narrativa ser cansativa. Esse pode ser considerado um problema para a obra. Leitores acostumados com leituras mais sérias e pesadas, como livros ou obras mais realistas não se importarão, é até capaz que eles apreciem a narrativa. Mas a maioria dos leitores de mangas iria se sentir um pouco entediado com essa narrativa.

Conseguindo superar a narrativa e após entender um pouco sobre o teatro de bonecos Punch e Judy eu pude aproveitar a leitura. O enredo do garoto se entrelaça com o teatro de bonecos. A história é muito mais séria e violenta do que eu imaginava inicialmente, principalmente com o fato da arte conseguir fazer algumas das páginas mais horripilantes que eu já vi.

Sr_Punch_78Sr_Punch_79

Quando eu terminei de ler a obra eu fiquei um tempo em silêncio. O roteiro é impressionante, e é sem dúvidas uma das leituras mais assustadoras que eu já li. Para os preparados essa é uma HQ única, mas o fato de ser necessário conhecer um pouco da cultura britânica e estar acostumado com narrativa literária são alguns pontos fracos da obra e não permitiram que ela conseguisse uma posição melhor.

Nesse texto eu expliquei o principal pré requisito para ler essa obra, que é saber o básico sobre teatro com o casal de bonecos Punch e Judy, mas eu só recomendo essa obra para leitores que estão acostumados com uma narrativa mais séria.

.

3° Colocado – Onepunch-man capítulo 25

Esse capítulo foi muito curto, mas ao mesmo tempo ele foi impressionantemente agradável. Todo o capítulo recebeu uma ótima coloração que elevou a arte para um novo nível. O capítulo parece que foi curto, mas na verdade ele teve 21 páginas duplas e duas páginas simples. É equivalente a um capítulo mensal, mas ele teve o enredo equivalente a duas páginas em um manga shounen normal.

Todas as 21 páginas duplas serviram apenas para mostrar o movimentação de voo e de pouso do novo robô que apareceu no capítulo anterior. Mas não me entendam errado, o capítulo foi fantástico. A movimentação foi espetacular, e a coloração deu um toque especial que eu nunca tinha visto nesse manga.  O problema foi que esse cena foi tão boa que eu fiquei ansiando por mais, e quando eu percebo o capítulo chega ao fim. Novamente eu vou colocar abaixo um gif que eu fiz com toda a movimentação.

Onepunchman-robo

Um dos grandes diferenciais do capítulo foi o reflexo do cenário no revestimento de metal do robô, simplesmente magnífico. Esse capítulo me deixou muito animado com a obra. Se ela continuar com essa qualidade esse manga vai se tornar digna de entrar no nosso Top 10 Mangas com Melhor Arte.

OPM_21-3_41-42

.

2° Colocado – Dorohedoro capítulo 68

O capítulo começa com uma página chocante mostrando os restos do cadáver do En. O capítulo teve uma ótima narrativa feito pelo Pinóquio. Um dos melhores pontos do capítulo foram os sonhos que ele teve com En, onde o capítulo mostrou algumas páginas impactantes.

Dorohedoro Ch68 Pag09

Dorohedoro Ch68 Pag10

O final do capítulo foi muito promissor. A autora mostra novamente um ótimo uso de continuidade, aproveitando personagens que pensei que iriam ser momentâneos. Temos o retorno da mulher do doutor , só que dessa vez em forma humana e a do Turkey, um mago da família de En que apareceu no início do manga. Provavelmente ele vai fazer um boneco vivo de En que irá atrás de sua cabeça.

Dorohedoro Ch68 Pag20

(alguém percebeu que ela está usando duas calcinhas?)

Dorohedoro Ch68 Pag26

Esse capítulo foi muito bom. Ele teve uma ótima narrativa, cenas impactantes, continuidade perfeita e ótimas surpresas de enredo. Eu realmente desejo que essa obra mantenha essa qualidade e tenha um bom fim para que eu possa aumentar minha nota para 9.

1° Colocado – Koe no Katachi capítulo único

Esse foi o melhor one-shot que eu li esse ano, fiquei muito impressionado. O manga conta a história de uma garota surda que sofre bullying. O enredo tem muitas qualidades que eu preciso dar enfoque. A narrativa foi muito bem feita, temos a história sendo contada do ponto de vista do garoto que faz bullying nela. É explicado desdo início os motivos que levaram os alunos da sala a perseguirem a pobre garota.

06

O manga tem um enredo fantástico e muito bem trabalhado. Ele não envolve apenas os garotos, até os adultos são envolvidos na história. Temos uma pequena “arco” envolvendo o coral, que foi uma das melhores partes do manga. O professor não quer que a garota participe do coral e fica visualmente bravo quando a menina fala que quer aprender a cantar. Ela faz com que o grupo perca o campeonato e esse é um dos pontos onde o bullying aumente drasticamente de intensidade.

18

19

O manga tem um realismo impecável. Os superiores do colégio só se metem na história quando tem dinheiro envolvido. Algo que eu vi acontecer durante a minha vida de colegial diversas vezes. Os diretores estão se fudendo para um garoto que sofre bullyng, mas se colocar dinheiro no meio eles agem rapidamente.

A obra tem uma reviravolta muito bem trabalhada, onde o valentão acaba se tornando alvo de bullyng. Mesmo com a garota ajudando ele, o manga trabalha a personalidades de crianças. O garoto só fica ainda mais irritado com a surda e chaga ao ponto deles brigarem fisicamente, levando ela a ser transferida de colégio. Um realismo impecável, com um final realista e honesto.

49

Em seguida temos um pulo de cinco anos na história e presenciamos o reencontro entre a surda e o valentão. A cena foi muito dramática e convincente, me deixando comovido. Esse é sem dúvidas um ótimo one-shot que deve ser lido por todos os fans de slice of life. Nunca tinha visto um manga trabalhar o tema de bullyng de maneira tão convincente e realista. Estou ansioso para ver essa obra ser serializada.

57

.

.

Imbecil da Semana

Só teve um personagem que me fez querer pular da janela essa semana, o nerd de World Trigger. O personagem me irrita profundamente com seu moralismo barato e suas decisões estúpidas. Para colocar uma cereja no bolo de fezes ele ainda se recupera de todos os ferimento após ficar sem energia. Estou quase dropando a obra por causa desse personagem.

05

.

MVP da Semana

Sem a menor sombra de dúvidas a personagem que merece esse pódio é Nishimiya Shouko de Koe no Katachi. Ela conseguiu se tornar uma personagem absurdamente convincente mesmo não sendo a protagonista e mesmo não expressando seus sentimentos de forma explicita, devido ao fato da garota ser surda. Suas ações e expressões foram incrivelmente convincentes a ponto de entendermos a personagem mesmo a narrativa sendo feita pelo ponto de vista do valentão. Ela só não pegou o prêmio de “Melhor Personagem Inédito da Semana” porque ela conseguiu o posto de MVP.

05

.

Imprevisível da Semana

O personagem que me surpreendeu foi o Luke de Green Blood. Conhecendo as outros obras do autor eu pensei que o personagem iria demorar bem mais para se impor na história, e nunca teria imaginado que ele iria se impor com uma arma. Foi uma agradável surpresa que deu um empurrão necessário para o desenrolar da obra.

18

.

Melhor Personagem Inédito da Semana

Como a Nishimiya Shouko já tinha conseguido o posto de MVP da semana, o segundo personagem na lista de entrar como melhor personagem inédito foi o Ishida de Koe no Katachi. Ele foi um personagem muito realista, que narrou a obra com maestria e teve um desenvolvimento agradável e convincente.

30

.

Chegamos ao fim de mais um ranking semanal. Espero que vocês tenham gostado do texto e das novas adições que eu trouxe essa semana. Agradeço a todos que votaram na enquete do ranking semanal da semana passada, percebi que tem mais pessoas interessadas em HQ’s do que eu imaginava e espero trazer esse interesse para mais leitores. Eu estou pensando em adicionar Majin Tantei Nougami Neuro no ranking semanal, tem algum leitor interessado em saber minha opinião sobre a obra? Se pelo menos cinco pessoas comentarem falando que querem ver Majin Tantei Nougami Neuro no ranking semanal eu adiciono a obra, se não eu nem vou me dar ao trabalho de falar de uma obra tão complexa.

70 pensamentos sobre “Ranking Semanal #19 – Melhor One-shot de 2013!

  1. Um excelente rankig,concordo com o primeiro lugar,a 2 dias atrás eu li essa obra e gostei muito mesmo,one punch ta simplesmente incrível o autor de naruto devia ter uma aulas com ele,assim aprenderia a desenhar algo que não apenas árvores e pedras.
    Com certeza personagem idiota que eu escolheria iria ser a Rimi,garota estúpida,odeio essa personagens,sua motivação é banal,vai se matar para vencer alguém só por ciúme,essa merece ficar paralitica ou melhor morrer,não fará falta na obra

  2. Esses reflexos no capítulo de Onepunch-man me lembraram daquelas capas de Eyeshield 21 que tinham os reflexos na viseira do sena. Eu já achava a arte do Murata fantástica naquela época, mas ele conseguiu evoluir muito.

  3. Koe no Katach apesar de curtinha cumpre seu obejtivo e consegue tocar o público com poucas páginas. Também gostei por tratar de um tema “atual” o bullying, como você falou de uma forma mais verdadeira e realista.

    Falaram que realmente vai ser publicada, só espero que melhorem o desenho.

    • Eu sou bem crítico com arte, mas o desenho não chegou a me incomodar. Um slice of life precisa passar realismo e sentimento, ser convincente. Uma boa arte ajuda a obra a alcançar essas façanhas. mas Koe no Katach conseguiu alcançar todas elas. Uma arte melhor não faria mal, mas não acho que seria necessário para a qualidade da obra.

      Meu medo é como o autor vai conseguir estender esse enredo. Ele é perfeito para um one-shot mas se ficar muito longo ele pode perder qualidade.

  4. Foi um ótimo ranking,adorei ver Neil Gaiman aqui sendo ele um dos maiores roteiristas de hq da atualidade,eu acho que deveria colocar Majin no rank seria divertido ver comentários seus das diversas ameaças de morte do Neuro para detetive.
    E vos indico a hq 100 balas de Brian Azerello
    E talvez para o rank as Hqs Pesérpolis e Maus pois são excelentes e têm respectivamente 1 e 2 volumes

  5. Belo trabalho esse foi um ótimo ranking semanal.
    Realmente achei ridiculo e imbecil a forma de que o nerd agiu de maneira suicida e mais idiota ainda a forma que recuperou o braço ¬¬, Rosario Vapire só tenho uma coisa a dizer: Friends Power! (n preciso comentar mais nada), assassination classroom tbm achei muito melhor voltarem a atenção para a discriminação (to doido pra ve a classe E bota no cú de tds de com eles são fodas), Koe no Katachi ache muito interessante irei dar uma olhada.

    E tenho uma pergunta o Estupra onde vc baixa as suas HQ’s? Por exemplo o Mr. Punch?
    Sou novo no mundo das HQ’s e não conheço muitos sites então gostaria que vc me indicasse alguns…

    Fora isso tbm quero Majin Tantei Nougami Neuro no ranking semanal! ^^

  6. Acho ótimo a iniciativa de adicionar comics ao Rank semanal, porque diminui um pouco esse preconceito q o povo tem com HQs e incentiva o pessoal a ler ao diferente.
    Acredito q seria bom colocar algumas HQs mainstreams no rank, as novas mensais do Hulk e Demolidor escrita por Mark Waid estão ótimas, acho q a do Demolidor chegou a ganhar um premio Western (deve ser assim q se escreve), Deadpool atualmente é roterizada por uma dupla de comediantes e os desenhos são feitos pelo mesmo desenhista de The Walking Dead e a mensal da Mulher Maravilha de Brian Azerello, autor de 100 Balas, acho q ñ preciso mais dizer muita coisa sobre o autor.

    As do Hulk e do Dealdpool podem ser baixada no:
    http://trad-mania.blogspot.com.br/
    do Demolidor:
    http://soquadrinhos.com/showthread.php?tid=1673
    e a da Mulher-Maravilha:
    http://soquadrinhos.com/showthread.php?tid=835

    • Ah, antes q me esqueça obrigado pelas recomendações de The Boys e de Zippy Ziggy.
      Nunca ri tanto na minha vida, o arco do Homem de Ferro/Batman foi hilario, o cara num perdoa nem a orelha do mordomo.

      • Espere até você chegar no Salsicha do Amor. E não se iluda com a comédia bem empregada, The Boys é um drama, e um dos mais surpreendestes que já li.

      • Já li todas q foram traduzidas, gostei muito do modo como mostraram q seria se existissem super-heróis, porque ia dar muita merda se fosse tudo aquilo fosse real.
        E autor é um dos poucos atualmente q ainda respeita as leis da física.

  7. Também me decepcionei com o Cap. 61 de Rosario, e tive que abaixar minha nota por isso.:/

    TBNW aconteceu o que eu esperava kkkkk, foi muito decepcionante.

    Vou ler esse Koe no Katachi, me aparenta ser fantástico e tenho certeza que vou gostar.
    xD

  8. Gostei do Ranking, só achei que Naruto merecia estar na frente de OP, só gostei da última página, mas ok. Eu também achei um pouco ‘forçadinho’ o Itama ser ‘rival’ do Tobirama, mas não chegou a incomodar.

    To com vontade de ler esse One Shot! Parece intessante !

    • Também acho, sendo que, Naruto e Sasuke são muito mais problemáticos, eles provêm de famílias desestruturadas, não tinham amigos nem nada.. É um pouco diferente, mas, em suma, você tem razão! kkk

    • Honestamente a amizade do Naruto e Sasuke foi lógica, só acho que o Naruto a elevou a um patamar praticamente homossexual, ou digno do amigo shounen supremo. O Sasuke só começou a me interessar no últimos capítulos, após o seu ótimo diálogo com os kages.

      • Concordo! Sendo que Madara e Hashirama tá mais legal… Pode não ser, mas tá parecendo ser algo planejado pelo autor há tempo isso que tá se passando agora.

        • A história é totalmente paralela, ele pode ter planejado uma semana antes de escrever. Não temos como saber se foi planejado se não tem linha de continuidade, apenas sabemos que atualmente eles são rivais de guerra.

  9. Sobre rosario, eu ja esperava por isso pelos seguintes motivos :

    1 – ela era 1° esposa do Issa, dai ele pego e traiu ela com a Akasha
    2 – Ela era bem + fraca que a Aakasha
    3 – O Marido gostava muito + da Akasha pelo que se ve no manga.
    4 – Ela nunca gostou dos humanos, pra ela sempre foram lixo e ver o marido falar que ajudaria a Akasha no plano nela, não ajudaria em nada tb.
    5 – Vcs perceberam que a moka é a unica que não tem o nome Suzen ? oq indica + ainda que a mae dela era somente uma amante do Issa.
    6 – dai ela descobre que precisa da moka pra acordar o poder do alucard, pra isso a moka iria sofrer ( pra ela melhor ainda ela odeia ela.) ela não gostava dos humanos o objetivo da Fairy tail sempre foi causar caos no mundo humano, e pra isos precisava do poder do alucard.

    tanto que se vcs perceberem ela é a Lider da Fairy Tail, e o Issa que é o Lider de todos os vampiros é o 2° em comando na organização, pra min o Issa ta pouco se fudendo para oque vai acontecer, ele quer tipow vingança do alucard por ter “matado” a mulher que ele amava.

    prevendo o futuro do manga aki : a Akasha foi selado junto com o alucard a 200 anos pra derrotar ele.170 anos depois ela é salva pelos Shuzens , tem a moka e depois é cortada no meio pela Akua e isso faz a moka acordar o alucard dinovo e ela volta a selar o alucard.

    Ou seja a Akasha não ta morta, ela ta dentro do alucard. e o Issa tenho ctz que quer libertar ela novamente, por isso ele ajuda a Gyokuro, ao meu ver ele ama tanto ela que nen liga de machucar a filha pra conseguir controlar o alucard.

    A Gyokuro ja queria destruir o mundo, e se fazendo isso se vingava junto.. 1+1 = 2 pra ela foi matar 2 coelhos.

      • Isso foi so uma “coincidencia” como disse ela ja era lider da fairy tail, objetivo deles ja era destruir os humanos, não se pode esquecer que eles sao montros, vivem muitos anos. a Fairy tail ja existia a bem + tempo.

        • Ter um motivo, e ter um bom motivo são coisas bem diferentes. A personagem não teve profundidade e não foi convincente.

  10. Estupratom

    Voce pode passar link PT do manga de Koe no Katachi?

    Bleach

    Eu acho que kubo considera os leitores do manga dele idiota por que eu pra minha humilde pessoa eu ja tinha na minha cabeça que pai do ichigo já tinha sido capitão a muito tempo e esperava que ele fosse algo mais….e flash back com Aizen foi broxante pra mim.

    Naruto

    Pra mim foi bem normal, o Kishimoto não fez merda nesse capitulo da semana e vamos ver daqui pra frente.

    Assassination Classroom

    Esse manga pra mim e um dos melhores lançamentos de 2012, e se continuar com essa pegada vai durar bastante tempo e assim espero.(Eu ja ate começo a pensar quem dos alunos vai matar ele.kkk)

    One Piece

    Incrivelmente eu não consigo ficar animado com One Piece, mesmo aparecendo velho cego e pra mim complicado hoje ler o manga e ficar entusiasmado. acho que eu realmente tomei birra da obra. Antes que apareça os fanboy pra começa a me critica e começa debate chato aqui…logo digo que OP>>Naruto>>Bleach>>FT. então nada dos fanboy enche saco….e HxH melhor que OP…kkkkk

    Irei ler HQ indicadas…. e Arawn e muito foda

  11. parece que esse one shot deixou todos surpresos ,em todo lugar que vou tem alguem comentando dele,mas realmente fazia um bom tempo que não via um slif of life tao serio e realista ,mas o meu medo é que ao se tornar serie o autor acabe se perdendo ,pois não vejo como ele pode desenvolver esse tema por dezenas de volumes

    eu voto em neuro tambem ,a muito tempo tava esperando alguem traduzir esse mangá

  12. curti muito esse ranking,one punch man muito tri esse capitulo, e zippy ziggy é muito engrçado,sinto um pouco falta de hajime no ippo pra ler, eu gostaria que tu adicionasse nougami neuro ao ranking.
    Tu pensa em adicionar RRR ao ranking tambem Estupra?

    • Já cogitei a ideia, mas ainda estou pensando. Aulas começam semana que vem, e i tempo que gasto no ranking vai reduzir. Estava gastando 15 a 20 horas por semana.

      • Bah! que sorte, tuas aulas vão começar semana que vem, as minhas começaram 2 semanas atrás,queria te perguntar se pensa em adicionar tambem crows(tá quase no fim,),worst, e terra formars.
        Tu faz o que, faculdade ou ainda tá no colégio?

        • Estou na sétima faze da faculdade.

          Eu já pensei em adicionar Worst algumas vezes, mas não acho que teria público o suficiente. Ele já participou de duas ou três enquetes, e nunca recebeu muitos votos.

  13. Quem quer uma review de Saint Seiya the Lost Canvas levanta a mão!
    \\\\\\\\\\\\o/////////// (nico robin curtiu isso!), eu sei. piada péssima. Não me xinguem por favor! kkkk
    Mas enfim, seria legal uma review do Lost Canvas, achei muito bem passada a forma que seduziram o Alone ( ou a Alone, vc decide kkk).

  14. Me interessei nas HQs, é um campo que começei a explorar faz pouco tempo e parece promissor. Lerei.

    PS: já leu Batman Ano Um? É excelente. Tem também Batman: O Cavaleiro das Trevas que também vale a pena.

  15. Estupra muito obrigado por mais um Raking… Li algumas Review de vcs e isso me ajudou muito a entender algumas obras e também a começar a olhar de forma mais critica os mangas, gostei muito da ideia das HQ’s nos Rakings tbm, estou começando a me interessar mais por elas tbm.

    • Fico muito contente Chrona. Se vocês está se interessando pelas HQ’s, vc vai ficar contente com o novo projeto que vou explicar no próximo ranking.

  16. “Um realismo impecável, com um final realista e honesto.” – Traumas de infância sendo superados com simples declarações de amizade? Estamos falando do Japão, nação dos hikikomoris, dos suicidas. O bullying castra você, distorce sua personalidade. O “realismo” não permitiria um final tão doce.

  17. Muito bom o ranking, exceto por TBNW, já que (na minha opinião) poderia subir no mínimo 4 posições, pois a estória é envolvente e a arte não deixa a desejar. ^^
    Já koe no Katachi é realmente um show. Parabéns. o/

    • Ele caiu algumas posições porque no capítulo anterior eu pensei que o abraço do ancião era algo do subconsciente do garoto. Fiquei decepcionado quando eu vi que era realmente o ancião. Você pode ter gostado, mas eu não.

  18. Na verdade, eu vivia real igual a historia Koe no Katachi, eu chorei tanto que eu vivia bulling na minha infancia, não é facil, e agora eu estou contente a amostra este mangá é uma excelente! Parabéns ao escritor de mangá! eu estou muito feliz. Digo quem sou? meu nome Laís, sou surda, 30 anos.

    • Bem legal, Laís. Que bom que tenha gostado e que o manga tenha sido fiel o suficiente para te passar esse sentimento. Saiba que o manga foi serializado e agora está lançando em capítulos semanais! Talvez seja uma boa pedida.

Deixe um comentário

