Melhores Páginas do Mês #7

É isso ae pessoal! Mais um Melhores Páginas do Mês, e esse mês foi cheio de surpresas, muitos mangás que eu li sem esperar por uma boa arte, me surpreenderam, mas infelizmente só dois deles conseguiram um lugar aqui, isso porque um manga que já não é surpresa para ninguém fez uma massacre em termos de arte.

E sobre meu desenho, dessa vez eu quis fazer algo diferente, trazendo um estilo de cartoon aqui para o post, um estilo que muito dificilmente vocês verão em mangas, mas que possui muitas “jogadas” interessantes quando se fala de estilo.

Nesse desenho eu misturo um cartoon com um ser fantástico, mas com estilo realista de desenho, isso porque no cartoon você tem uma liberdade criativa ilimitada, eu não fiz um fundo porque o que importa nesse desenho é o seu contexto, e essa é uma das bases dos quadros com fundos brancos, mas que são poucos os artistas que fazem de forma eficaz, além disso eu fiz algumas brincadeiras com o tamanho do lobisomem, fazendo ele tão grande que parece ser esmagado na folha, mesmo que ele possa ultrapassar seus limites.

Cartoon 10

Esse foi um desenho divertido, são poucos os desenhos que eu realmente me sinto satisfeito, e mesmo esse possuindo diversos erros, eu me sinto feliz ao olhar para ele.

Fiquem então com o Melhores Páginas do Mês de Março!

Otogi matsuri (Gato-Aranha) Cap 1 pag 4

Devo dizer que eu não esperava uma arte tão boa desse manga, sério eu realmente fiquei surpreso, o manga apresentou ótimas páginas algumas até melhores do que a que está nesse post, mas essa página tem algo muito especial, algo que poucos artistas fazem, e que sinceramente deveriam fazer mais.

Essa página é a apresentação do artista, nela ele mostra a que veio, colocando todos os pontos de sua arte em uma única página. Nela temos diversos pontos como a anatomia e forma ótimas dos personagens e do monstro o GATO-ARANHA, uma excelente caracterização dos personagens, com suas roupas bem detalhadas e muito bem colocadas, temos também um cenário muito bem detalhado, e que não é foto-colado, perceptível pelo formato irregular do vaso e dos enfeites da estrutura que eu sinceramente não sei o que é.

A página apresenta um ótimo enquadramento, com quadros simples, mas que somados a perspectivas de cada quadro e o que eles apresentam, funcionam de forma quase perfeita, nela temos uma relação entre os dois primeiros quadros pela angulação da cabeça do GATO-ARANHA que é a mesma da vitima dele no segundo quadro, criando uma relação entre os quadros, além do fato de o fundo preto se misturara a cena ao se fundir com o sangue, sangue que aponta diretamente para o quadro de baixo, e que ainda faz sentido ao vermos no ultimo quadro que o GATO-ARANHA atacou o tronco do personagem, explicando então o sentido do sangue no segundo quadro.

E no ultimo quadro temos um jogo de luz e sombra, onde o fundo que era escuro no primeiro quadro se trona claro no ultimo, deixando todo o resto preto, representando o fim da cena, além de usar a mesma perspectiva que eu usei em meu desenho no inicio do post, coincidência?

E por apresentar sua arte de forma tão excepcional, que está página ganhou seu lugar aqui no Melhores Páginas do Mês.

Otogi_Matsuri_v01_c01_-_006-007

Capeta Cap 1 pag 48-49

Uma página especial, não somente por ser de um manga que fala sobre automobilismo, algo que eu realmente adoro, mas por conseguir relacionar três cenas em três locais diferente ao mesmo tempo em uma página.

Vamos começar pelo quadro no topo a esquerda, onde temos o pai do Capeta observado algo, e isso que é o mais importante nesta cena, pois todo resto gira em volta deste quadro, se prestarmos bastante atenção poderemos perceber que o pai do capeta olha para o kart passando na pista ao seu lado, isso pode-se perceber se você tentar formar um espectro do quadro do kart e inverte-lo, como se ele estivesse de frente para o pai do Capeta, então se prestarmos atenção na angulação do kart e nas linhas da pista que indicam o formato da curva não por sua curvatura mas pelo sentido da força oposta que é o que ele representa, além dos quadros de baixo onde ele mostra o piloto movendo o volante, e como a roda muda de direção com relação ao quadro anterior, veremos então que o quadro onde Capeta está iniciando seu movimento, que ele está indo como se estivesse correndo por fora, com todo seu corpo se angulando pra fazer a curva, como se estivesse correndo contra o kart.

Com isso temos a relação entre os três quadros, o pai ao ver o carte passando não vê somente o kart mas também vê seu filho correndo contra ele, e isso não exigiu uma técnica absurda, só muita consciência artística, para que tudo funcionasse de forma perfeita, e além disso ainda temos uma ótima foto-colagem que foi redesenhada em alguns pontos para se fundir ao traço do artista, traço que seria a unica falha por ser meio inconstante, mas que até agora não atrapalhou em nada a arte do manga.

DALE CAPETAAAAAAA!!!!!!

Capeta-v1-p048-049

Vagabond Cap 306 

Esse capitulo foi simplesmente fantástico em termos de arte, ele teve uma quantidade muito grande de páginas incríveis, algumas apresentando coisas que eu mesmo não sei direito como analisar, por isso eu selecionei as melhores páginas desse capitulo, e vou simplesmente comentar o diferencial em cada uma delas, para que vocês possam apreciar a beleza da arte de Vagabond, e tomar suas próprias conclusões sobre elas.

Pag 5

Perspectiva incrível no primeiro quadro, somado a expressão no rosto do Musashi , e a inversão completa da vista no segundo quadro.

 vagabond-3965735

Pag 9

Angulação fenomenal no primeiro quadro, com o terreno funcionado juntamente com o enquadramento para dar movimento, além da ótima forma e anatomia dos personagens, fazendo com que haja uma real relação de contato entre eles.

vagabond-3965743

Pag 13

Enquadramento simples, mas muito bem utilizado, com um cenário simplesmente incrível, e uma coisa que só Vagabond faz, que é expressar emoções sem palavras e enredo só com arte.

vagabond-3965751

Pags 16,17 e 18

Uma sequencia de movimentos de espada por parte do Musashi, com uma movimentação e enquadramento simplesmente fantástico, além de uma ambientação que só por Deus.

vagabond-3965757

vagabond-3965759

vagabond-3965761

Pags 20 a 24

Novamente uma sequencia de movimentos de espada, mas dessa vez a beleza e o sentimento foram levados ao extremo, eu simplesmente não tenho palavras.

vagabond-3965765

vagabond-3965767

vagabond-3965769

vagabond-3965771

vagabond-3965773

Pags 28 e 29

Outra sequencia só que desta vez levado a anatomia e movimentação como principal, tudo feito com um enquadramento simplesmente excelente.

vagabond-3965779

vagabond-3965781

E com isso Takehiko Inoue prova que está em um nível completamente diferente dos outros mangakas, eu fico simplesmente abismado com a capacidade desse artista, eu só posso agradecer ao Inoue por presentear o mundo com uma arte tão incrível.

É isso ae pessoal! Esse foi o Melhores Páginas do Mês de Março, espero que tenham gostado, e até a próxima.

5 pensamentos sobre “Melhores Páginas do Mês #7

  1. Takehiko é imoral! Kkkkkk! Ele realmente é um gênio!

    Achei divertido seu desenho, Lucas!
    Gosta de colorir? Se sim, coloca no próximo mês algo colorido! Nesse Lobisomem você aparentemente só usou pincel, é muita paciência. Parabéns!
    Outro dia eu fiz pra um amigo uma releitura do Luffy, queria que você desse críticas (eu sei que tem muitos erros apesar de estar simples), porque eu queria fazê-lo de nanquim depois!

      • Primeiramente obrigado! E sobre colorir, não, eu não gosto de colorir, e não sou tão bom com coloração quanto sou bom com desenho, então vai demorar um pouco para você ver um de meus desenhos coloridos.
        Sobre seu desenho, bom você querer passar seu traços em um personagem que você gosta, mas ainda é uma cena frequente no manga, uma dica seria montar cenas diferentes das que geralmente você vê em One Piece, outro ponto é que seu desenho até que está bem finalizado mas não muito bem acabado, não sei como você faz seus esboços, mas tente ser mais detalhistas neles, monte as formas o mais preciso possível, então passe os detalhes, outro detalhe é que aparentemente o desenho ocupa todo o espaço da folha, então os traços estão se perdendo nas bordas, o ideal é desenhar alem do necessário e recortar o que você quer, assim você evita com que isso aconteça.
        De resto são errinhos de pericia mesmo, e sobre ser simples para passar o nanquim, se a tinta for boa você pode sujar o que quiser no grafite que vai conseguir passar a tinta, apagar e ficar bom mesmo assim.
        E continue desenhando!

      • Valeu mesmo Lucas, não sei se você notou, mas esse desenho foi todo finalizado com lápis preto de colorir da Faber (na ausência do 5B ou do 8B… kkk). Então isso dificultou minha vida no acabamento.

        Aí no desenho que eu te mandei tem o meu Facebook. Me adiciona que eu sei de um grupo de desenhistas que você vai gostar muito, aí eu te envio o convite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s