Melhores Páginas do Mês #8

E ae pessoal! Mais um Melhores Páginas do Mês e dessa vez eu resolvi subir o nível e comentar de três obras do nosso Top 10 Melhores Artes V2, e como consequência somente três obras aparecerem nesse port, mas nem por isso o conteúdo diminuiu. E sobre o meu desenho dessa vez eu quis trazer algo que sirva de ajuda pro pessoal que gosta de desenhar, quer aprender ou que só quer entender melhor como se faz um desenho, e para isso nada melhor do que trazer um dos personagens que eu mais gosto de desenhar. Btaman rascunho 001 Então vamos começar o Melhores Páginas do mês de Abril.

Sobre meu desenho

Como vocês podem notar o desenho ainda não foi arte finalizado, o que eu quero mostrar pra vocês é que não é necessário que se faça um desenho extremamente detalhado se você ainda vai arte finaliza-lo, eu vejo muitas pessoas que acabam tendo muito cuidado em seus desenhos como se a tinta fosse usada só para realçar os traços, no meu desenho vocês podem perceber como o cenário está tosco, isso porque eu vou corrigir e dar detalhes somente no processo de arte finalização, ao se fazer um quadrinho não da para perder tempo com detalhes em todos os processos, o desenho final que vocês vem em mangas e comics são na verdade a soma de todos os processos, e cada um deles melhora o anterior.

No próximo Páginas do Mês eu trarei esse mesmo desenho arte finalizado e vocês verão a diferença, e pasmem eu só usei uma lapiseira 0.5 e borracha, e para arte finalizar eu devo usar umas duas canetas no máximo, isso para mostrar que também não é necessário muito material pra se desenhar, nem mesmo a nível profissional se usa uma variedade muito grade de materiais, um bom artista consegue fazer grandes trabalhos com o mais simples dos materiais.

Outra coisa é que meu desenho é bem simples em aspectos técnicos, isso porque quanto mais simples mais fácil é para se encontrar falhas, que é o que eu quero mostrar aqui, nem sempre um desenho extremamente detalhado é difícil, às vezes manter um traço constante em um desenho simples pode ser um desafio.

Agora é esperar o desenho pronto no próximo Melhores Paginas do Mês.

The Raveges of time Volume 5 pag 192

Uma página belíssima de um momento que eu havia anunciado no ultimo Ranking Semanal.

Em aspectos como angulação e enquadramento essa página é bem simples, mas quando falamos da utilização dos pinceis e do traço ai as coisas mudam de figura. Primeiramente a escolha dos tons. Não só nessa página, mas em todo o manga o autor usa o preto única e exclusivamente para os personagens em destaque deixando todo o resto em padrões de cinza, o mais interessante é que nesta página a figura de maior representação e destaque é a que está em cinza. Essa mudança de destaque não poderia ser feita de forma tão drástica, por isso o autor fez com que a fênix surgida do incêndio gerasse uma fuligem branca que impregna a página, e ao aparecer na frente de Yu Sima que tem em seu rosto uma expressão de completa admiração, nós então percebemos a importância do conceito da fênix (não tem fênix no manhua é só um conceito).

Agora sobre as técnicas utilizadas é até difícil comentar, o autor utilizou diversas técnicas de pintura chinesas para criar o fogo, misturando isso ao seu traço para criar a forma da fênix, mas o que mais surpreende é a fuligem, ao vê-la no segundo quadro vocês se lembraram de shoujos, isso porque essa técnica é utilizada em excesso neles e sem objetivo, já nesta página vemos um uso delicado que gera uma sensação de ilusão, dando sentimento a cena, sentimento que ainda é realçado pela ótima expressão do personagem e todo o contexto da cena.

Essa é uma página que ganha seu lugar principalmente por sua beleza e estilo.

ravagesv05c041p192-193

Vagabond Cap 307 pag 24

Mais uma página desse manga que dispensa comentários, dessa vez  uma página de uma batalha, e é ai que Vagabond mostra suas garras.

Vamos começar falando do enquadramento que nesta página faz toda a diferença, primeiro pela sua forma muito diferente do padrão, muitas vezes comentamos que fazer quadros diferentes não representa um bom enquadramento, mas aqui eles não só são diferentes como eles funcionam para a cena. Nesta página temos dois quadros principais que são os maiores quadros da página, e temos dois quadros que funcionam como abas do segundo quadro, esses sendo usado para dar foco, o superior fazendo referencia ao quadro de cima e o inferior ao de baixo.E isso faz com que muita coisa possa ser observada em uma única página dando dinamicidade a cena.

Agora sobre a cena em si, no primeiro quadro temos o choque das espadas que é destaque, pois é esse movimento que decide toda a sequencia de movimentos, por esse motivo que ele recebe um fundo branco assim como no quadro de baixo, para dar destaque à ação, não distraindo o leitor com o cenário, então no quadro seguinte temos a consequência do choque das espadas, quadro que mantém a mesma perspectiva do anterior, sendo uma sequencia perfeita.

Passamos então para o embate, coisas como a forma e os traços já foram falados em posts anteriores, então vamos para o que realmente importa e sequencia de movimentos, sequencia que se da por mudanças mínimas feitas no ultimo quadro, ao se olhar você pode até imaginar que isso é simples, mas não, para fazer isso se deve gravar a imagem anterior copia-la com perfeição e então altera-la.

E são esses pequenos detalhes que tornam não só essa página, mas a arte de Vagabond algo incrível. Vagabond_35_307_24

Oyasumi Punpun Cap 90 pag 13 a 16

Não tem nem muito o que falar dessa sequência, esse é praticamente um show off do Inio Asano.

Nessa primeira página vemos uma cena padrão de Oyasumi Punpun, um cenário muito bem foto-colado, com diversas pessoas que foram redesenhadas para se enquadrar ao resto da página, e os personagens de destaque que são colocados em uma posição normal, fazendo com eu o leitor tenha de reconhecê-los na imagem, além é claro mais uma da figuras bizarras que aparecem no manga (não vou explica-la tomem suas conclusões sobre o que ela representa).

Goodnight Punpun v09 p016-017

Então toda a pagina se escurece e o raio anunciado antes do começo da sequencia atinge o personagem, que toma uma posição diferente ao ser atingido, mas o mais interessante é que mesmo com a movimentação do personagem, toda a cena se mantem congelada.

Goodnight Punpun v09 p018-019

E para finalizar Inio Asano aprece e mostra para todos que isso é Oyasumi Punpun!

O personagem voa e se torna parte do ideograma (ou seja lá o que for, não falo japonês), e na página seguinte a sequencia termina e Inio Asano encerra com a sua apresentação.

Muito pode ser interpretado, mas como já falamos em nosso podcast Oyasumi Punpun é uma obra muito pessoal e interpretativa, por isso deixo pra que vocês tomem suas próprias conclusões.

Goodnight Punpun v09 p020-021

Goodnight Punpun v09 p022-023

É isso ae galera! Esse foi o Melhores Páginas do Mês de Abril, espero que tenham gostado, e até a próxima.

8 pensamentos sobre “Melhores Páginas do Mês #8

  1. Belo post Lucas,aprendi muito sobre arte no “melhores painas”.Sobre The Raveges of time eu queria muito que aquela pagina tivesse sido colorida (já a coloração da mais “vivacidade” uma obra,mesmo assim é linda),e sobre Oyasumi Punpun o ideograma diz os desavisados sempre tomam headshot(to zuando)

    • Vlw Jonathan! Eu gostaria que The Ravages of Time fizesse um crossover com o grupo de City of Darkness, mas acho difícil, e eu entendo bem o fato de eles não colorirem, eu mesmo sou péssimo com coloração.
      E que piadinha infame, mas foi um pouco engraçada.

  2. A da adoraçao de imagens e facil, pelo menos e isso q posso interpretar, esse manga sempre me assusta kra, a pasta q tenho dele aqui no meu pc chega ate a emitir um aura propria, hahahahaaha

    gostei mto das dicas sobre arte-final, um cabeça, formato de cabelo e da-lhe arte-final, sempre jogo tudo pra arte final, tbem tenho dificuldades pra manter o traço apesar de q nunca liguei tanto pra isso, depois do q vc falou comecei a pensar sobre o quanto sao importantes, afinal o traço revela mto do sentimento do desenho. as digas e analises de mangas sobre espaçamento na pagina foram mto utis me permitiram uma boa divesao extra ,e a oportunidade de dar uma maior criatividade, na confecçao dos meus desenhos. Mas arte final foi a parte q mais me interessou, vou ter mais paciencia no passo a passo, no momento q li entendi automaticamente a diferença q poderia acontecer na qualidade do meu desenho, to bem ancioso pra testar

    Curioso pela arte final e talvez, tbem queria poder ver um desenho seu mais serio nao axo q precise ter comprometimento com o post, qual o problema em postar um bom desenho seu isso pode ate ajudar os leitores a entedenrem melhor de onde vem as criticas.

    • Jorranes fico muito feliz de saber que as minhas dicas estão te ajudando, muio do que eu falo eu aprendi não somente com minha experiencia desenhando, como com dicas de outros artistas, e saber que esse meu conhecimento está ajudando alguém realmente me deixa feliz.
      E pode deixar que futuramente eu trago um desenho sério meu, tenho alguns aqui, mas sempre gosto de mostrar algo novo e exclusivo pro site.

Deixe um comentário

