Melhores Páginas do Mês #9

Fala galera! Mais um Melhores Páginas do Mês, e como prometido eu trouxe meu desenho arte-finalizado e é claro vou comentar sobre ele, mas além disso eu também resolvi falar um pouco mais sobre arte, trazendo algo um pouco diferente aqui para o post, além de apresentar páginas cujo conteúdo artístico vele mais que sua técnica.

Batman - Arte Finalizado 01

Então é isso fiquem com mais um Melhores Páginas do Mês.

Sobre meu desenho

É isso ai, eu trouxe meu desenho arte-finalizado, eu gostaria que vocês mesmos percebessem as diferenças, mas eu vou citar os pontos principais e os materiais que eu utilizei.

Ao arte-finalizar o desenho eu pude fazer correções que vão alem do desenho. Eu ajustei as dimensões e até mesmo o plano, ao finalizar o cenário eu não só defini os traços como também alterei diversas estruturas, e fiz com que o esquema de montagem melhorasse o plano, dando mais altitude a posição do Batman, e também aumentando o volume.

E é claro que eu defini melhor os traços, trabalhei um pouco as sombras, e ajustei as formas. Mesmo assim poderia ficar MUITO melhor, mas eu acabei tendo que deixar pra ultima hora, e fazer tudo correndo.

E para os mais interessados em desenhar, eu usei somente uma caneta tinteiro, uma caneta Sakura 0,1, canetinha, lápis e um elemento x para a luz do holofote. Não foi nada demais e nem exigiu muita pericia, só paciência, então  lembrem se que paciência e uma boa organização pode e vai fazer o resultado final de seus desenhos melhorar bastante.

Btaman rascunho 001

Batman - Arte Finalizado 01

Thought of You – by Ryan Woodward

É pessoal dessa vez eu resolvi trazer algo diferente para o post, eu sei que o post é dedicado a páginas de manga, mas ele também é dedicado a arte e ao desenho, e depois de assistir esse vídeo eu não poderia deixar de cometa-lo.

Esse vídeo trás muito da essência de um desenho, um trabalho de animação simples que trabalha dois esboços em uma dança, a ideia é muito simples, mas não deixa de ser ótima. Toda a dança e os movimentos foram perfeitamente representados, tudo feito com base em dançarinos reais, e estudado a fundo pelo desenhista e animador Ryan Woodward.

O conceito apresentado por Ryan Woodward é o sentimento através da dança e através do desenho, por isso a dança teve de ser tão bem captada a ponto de praticamente não apresentar falhas, e por isso que o desenho dos personagens apresenta só seus esboços. Com isso o artista deixa para aqueles que assistem se identificar com o que é apresentado, dessa forma não há limitações nem preconceitos, sendo puramente expressão, sentimento sendo expresso em forma de arte da forma mais pura.

Sim isso são somente conceitos, e tudo isso é muito subjetivo, mas estamos falando de arte de sentimento, e quem disse que isso não foi objetivo do autor, porque afinal é isso que ele disse no mking of deste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Tkgg5OBdPlU.

Essa animação apresenta sim falhas, mas elas são tão pequenas em comparação com o que essa animação representa, e eu posso dizer sem medo que eu me emocionei ao ver esse vídeo, e me emocionei mais ainda ao ver as motivações do artista.

Glaucos – volume 1 página 109

Não tem nem muito o que dizer desta página, ela é praticamente autoexplicativa.

Nós do EMD comentamos muito sobre anatomia, sobre foto-colagem, e como esses detalhes quando bem feitas consegue transformar a arte de um manga para a melhor, mas também comentamos como desenhos mesmo simples conseguem transmitir muito sentimento e muita beleza.

E essa página de Galucos trás a fusão dos dois, algo que poucos artistas conseguem relacionar bem. Nesta página temos a foto-colagem simples do fundo do oceano, e a movimentação e anatomia quase perfeitas dos golfinhos e do personagem. E é essa sequencia de movimentos dos golfinhos, finalizados na forma humana como representação do animal que torna essa página tão significativa. Mesmo essa sequência exigindo um alto nível de técnica e de conhecimento, a sua fusão com o fundo simples e uma perspectiva das mais comuns que tornam está página um exemplo perfeito de simplicidade fundida a técnica.

A arte de Glaucos apresenta falhas bem aparentes, mas essa página logo no primeiro volume prova que o autor tem total consciência do que ele quer fazer, conseguindo expressar claramente suas intenções com arte.

Glaucos_v01_c05_p109

Vagabond Cap 308 pag 35

Esse capitulo como quase todo capitulo de Vagabond apresentou muitas páginas incríveis, de batalhas fantásticas a belos momentos de reflexão, mas a página que eu resolvi trazer foi a mais simples.

E eu acho que eu estou com o coração mole, trazendo vídeos com representações artísticas, e páginas sem grandes exageros técnicos, mas quer saber de uma coisa eu sou um artista, e o que é a arte se não a mais pura representação de sentimento.

E é por isso que essa página de Vagabond ganha um lugar aqui no Melhores Páginas do Mês. Nesta página temos a apresentação solitária de um personagem, onde vemos ele deixando a página e então voltando ao manga. Primeiramente temos três quadros simples feitos em forma de escada invertida, fazendo com que a cada quadro o personagem se distancie mais, assim no terceiro quadro ele já aparece de costas dando a impressão de que deixa a cena. Quando no próximo quadro nos é apresentado a terra, a conexão do personagem com o manga, o que trás o personagem de volta, pra que no ultimo quadro ele apareça sozinho, somente com seu nome.

E ao ver o personagem sozinho, conectado a terra, o autor faz com que o leitor lembrasse de toda a carga que o personagem carrega, e de toda a sua jornada, tudo isso nos mostra o quanto o nome  Miyamoto Musashi representa, tudo isso feito com uma representação simples de arte, além é claro de todas as outras qualidades da arte de Vagabond que já foram citadas aqui no Melhores Páginas do Mês.

週刊モーニング47号043

Valeu pessoal! Dessa vez eu fui movido pela emoção e resolvi trazer um post que fala mais sobre arte do que técnica em si, por isso só duas páginas apareceram, achei que as outras páginas selecionadas não se encaixariam no restante do post. Bem espero que isso não tenha incomodado e até a próxima.

17 pensamentos sobre “Melhores Páginas do Mês #9

  1. Desse video há uma passagem q aparece na abertura de uma das novelas da globo, e mto bonito, principalmente os movimentos corporais, fisica incrivel mesmo com apenas o esboço de seus corpos, a dança, a historia, a musica e o final, mto legal ^^ . bem, pq nao seria mais interessante a incerssao de mais material no post, q nao as paginas, q tenham a ver com o desenho? isso com certeza daria bem mais conteudo e diverssao kkkkkkk, mangakas desenhando, talvez ate entrevistas com desenhistas, seria mto foda. totalmente a favor aki de um ou dois bonus de vez em quando kkkkkkkkkk.

    • Eu já vinha cogitando a ideia de colocar um material diferenciado no post, e vendo o feedback positivo pode ter certeza que farei isso com mais frequência.

  2. Ah gostei muito do post , e é raro encontrar alguém que as vezes fuja um pouco das avaliações técnicas das coisas , afinal , nem tudo pode ser medido ou transformado , mas apenas contemplado . Sua arte ficou incrível Lucas , principalmente depois de finalizada ^^

  3. Eu acho que tentei resumir muito meu comentário. Eu quis dizer um personagem completo, não esperando que o Lucas desenvolva uma estória sobre ele, é claro. Eu realmente desejo ler em um post como esse ele comentando sobre a personalidade e o contexto em que o personagem é posto em seu mundo.
    Eu sei que posso não ver isso por aqui, mas é de meu interesse. Eu sou músico, mas quando ouço uma música “boa” eu não digo “ah, legal”, eu analiso principalmente o(s) sentimento(s) que ela passa, afinal para mim técnica é 50% de todo tipo de arte, os outros 50% é o sentimento que o artista tenta passar.

    • Primeiramente sobre seu comentária quanto a arte. Eu acho que você pegou bem o conceito de arte, e sua visão é bem próxima a minha, não faço bem essa divisão entre técnica e sentimento, mas coloco os dois como sendo fatores de grande importância. Acho que obras como Vagabond demonstram bem isso, mesmo com toda a técnica que o Inoue apresenta no manga, acho que se ele não trouxesse tanto sentimento para ele, a arte acabaria não tendo o mesmo peso.
      Agora sobre um personagem de minha autoria, isso seria meio complicado, eu desenvolvi o design de alguns personagens, alguns só por fazer, e outros para trabalho, mas nunca fiz um trabalho em cima deles, ficando só com o desenho mesmo. Eu não sou escritor só um mero desenhista. Vai ser difícil esse tipo de construção aparecer aqui partindo de mim, mas vai que a inspiração aparece, ai com certeza eu traria aqui para o post.

    • O primeiro desenho que eu coloquei no Melhores páginas do mês tinha o Miyamoto Musashi nele, mas pra ser sincero não curto fazer fanarts, eu não sinto vontade de colocar Vagbond nos meus traços, se um dia eu tiver uma boa ideia pra usar algum dos personagens da obra até que pode acontecer, mas duvido que aconteça.

    • Na verdade era pra ficarem mais borradas, eu gostaria de carregar mais o preto e deixar mais sombrio, mas como tava sem tempo acabei deixando assim mesmo. Se você reparar bem vai perceber que está limpo até demais, e obvio que o scan não me ajudou muito.

  4. Ótimo post Lucas, se não for pedir demais você poderia fazer um desenho ao vivo, não tão detalhado como os que você faz, mas apenas para entretenimento próprio mesmo.
    http://sketchtoy.com/
    Se não quiser, poderia preparar em um post seu nas melhores páginas do mês 10 kkk.

    • Olha eu até poderia fazer um vídeo desenhando, mas para isso precisaria de um bom equipamento de gravação, o que eu não tenho. Além de que fazer isso leva tempo, coisa que eu não tenho nem para trazer um desenho simples, como os que eu posto aqui.
      Mas aguarde por algumas novidades no próximo Melhores Páginas do Mês.

Deixe um comentário

