EMD Cast #97: Review – Berserk Ougon Jidai Hen III: Kourin

Berserk sempre foi um ótimo manga, mas seus filmes seguiram por um caminho um pouco diferente. O primeiro da série manteve um bom nível, pecando somente no péssimo CG e na péssima animação que a série inteira apresentou. O segundo, por sua vez, cortou pontos fortíssimos de um dos arcos mais importantes da estória, e continuou com o péssimo CG, recebendo uma nota bem pior por nós. Qual será então, o veredito sobre o terceiro e último filme da série? Será que recomendaremos a série inteira?

Confiram agora, na nossa review do último filme da trilogia feita para o arco Era de Ouro de Berserk!

 

 

 -> PODCAST <-

Lembrando que recomendamos que baixem nossos podcasts.

Para fazer o DOWNLOAD e/ou ESCUTAR ONLINESem link por enquanto.     [COM SPOILERS]

Mas pra fazer um resumão, o filme é muito ruim não percam seu tempo e vão ler o manga que vocês ganham mais com isso.

*As informações desse cast podem ser encontradas no final deste post.

*Notas

Estupratom: 3
Gutinho: 3

Queremos saber a sua opinião! Então, vote e dê a sua nota para o filme!

– Informações Gerais –

Onde baixar: PUNCH! Fansub (português-BR).
Info: Terceiro filme da trilogia (3/3).

*Para saber sobre as músicas utilizadas no cast ou caso tenham qualquer dúvida, entrem em contato conosco.

59 pensamentos sobre “EMD Cast #97: Review – Berserk Ougon Jidai Hen III: Kourin

  1. bem como berserk é meu manga favorito não poderia deixar de comentar,o primeiro filme eu até deixei passar não cortarão muita coisa importante,mas chegando no segundo eles simplesmente tirarão o zodd do filme aquilo tinha grande importancia na minha opinião,ja no terceiro ai meu deus simplesmente a primeira vez que o gatts mata um apostolo numa luta simplesmente fodastica não tem no filme e sem falar que o rei aparece 1 vez no filme e nem mostra que ele esta totalmente perturbado pelo que aconteceu com ele e a charlotte a 1 anos atras enfim manga do berserk é muito bom e os filmes muito ruins.

    • Meu deus quantos erros de português. Trilogia Berserk pode ser resumida por: CG’s péssimos, partes importantíssimas do enredo totalmente ignoradas, mas uma soundtrack que realmente merece elogios.
      Eu como fã da obra me sinto ultrajado por ter esse tipo de filme carregando o nome da obra que mais me encanta. Não sei como sensei Miura permite que sua obra seja ultrajada de tamanha forma, talvez falta de dinheiro? Acredito que não.
      Apenas acho que os fãs da obra mereciam algo muito melhor do que o que nos foi apresentado com esses três filmes. Talvez tenha sido apenas um meio de tentar acalmar os fãs que a anos vêm mendingando novos capítulos. Parando pra pensar, esses filmes não fazem sentido algum, são claramente feitos apenas para pessoas que já leram o mangá, mas com tantas mudanças, e quero dizer mudanças muito ruins, esses filmes que poderiam servir para atrair novos olhares para a obra, acabam por nem satisfazerem os fãs que a obra já tem.
      A verdade é que com esses históricos de adaptações pra animação que Berserk tem, fica cada vez mais difícil de acreditar que algum dia poderemos realmente “assistir o mangá”.

      • Quando recebi por e-mail achei que estava falando de erros no MEU texto. Que susto. HUAHuAha

        Você falou sobre os “bons fãs” da obra, porque a quantidade de gente que vejo falando bem dessa adaptação em filmes é chocante.
        E não podia concordar mais com sua última frase.
        Obrigado pelo comentário.

      • AHAHAHAH, seu português é muito bom Trilles, estava mencionando os erros contidos no comentário de heider-bmth. Quanto a questão dos fãs, acredito que existam 2 tipos de leitores de Berserk: aqueles como eu, você e o Gutinho, que apreciam a obra pelo seu enredo fantástico e pelo desenvolvimento dos personagens no decorrer da obra, e existem aqueles que leêm Berserk por causa do sanguê, tripas, e sexo, para essas pessoas que se interessam apenas na parte “visualmente chocante” da obra, este filme deve estar de bom tamanho, afinal, tivemos alguns corpos decepados ao longo do filme, e a cena em que Caska e Gatts transam não foi das piores.
        Mas para aqueles que esperavam ver uma representação fiel do mangá, para aqueles que realmente desejavam ter uma conexão um pouco maior com a obra, para aqueles que desejavam que o filme pudesse trazer o pouco que “faltou” no mangá, esse filme não valeu as horas perdidas. Mas mesmo assim, para alguém preguiçoso como eu, alguém que custa reler um mangá, eu pude retirar algumas coisas boas de tudo isso.

        • Mas acho que é pior que isso, amigo. Concordo que os fãs do sangue, do sexo e do caos provavelmente gostaram do filme, mas há aqueles que gostam sim do enredo da obra, e que defendem os filmes mesmo assim. Mas se me perguntar os argumentos que usam para defender esses filmes, sinceramente não saberia lhe dizer, hahaha.

      • É, talvez eu tenha generalizado, mas você está certo, elogiar essa trilogia é facil, difícil mesmo é dar argumentos válidos pra isso. Berserk é muito mais do que foi passado nos filmes, qualquer um pode ver, mas há certos tipos que se recusam a admitir que algo relacionado com alguma coisa que eles gostem é ruim, os chamados fanboys, né…
        E heider-btmh se você diz que pode escrever do jeito que quiser, não venha tentar controlar sobre o que eu escrevo.

      • Primeiramente, acho que heider-bmth deve ser um nickname, então, honestamente não vejo como errar algo tão randomico quanto bmth me desqualifica a corrigir a sua gramática, visto que é óbvio que você não sabe que excluirão esta totalmente errado, e que você nem tenta empregar pontuação no seu texto.
        Em segundo lugar, concordo com algumas coisas que você disse, só dei risada mesmo, da quantidade enorme de erros. E em terceiro lugar, vamos parar isso, porque, honestamente, não é agradavel pra ninguém esse tipo de discussão.

  2. Galera esse filme foi nivel dragon ball evolution ,não precisa se dizer mais nada com essa comparação.
    Tenho dó de vocês,tiveram que fazer essa review,e boa sorte no tratamento do câncer que vocês pegaram,vendo essa porcaria.
    Caras essa season review vai ser tensa,até agora só porcaria que estreio,acho que vou acompanhar no maximo 5 animes.

  3. Terminei de escutar o podcast…
    Puta que pariu eu poderia enumerar os trocentos erros mas os crucias foram:
    1º O não aparecimento do Skull Knight para com Guts;
    2º A tentativa de estupro da Princesa, e, concequentemente a loucura do Rei;
    3º Nada sobre o Black Dog Knights;
    4º Pode-se dizer a primeira aparição da outra personalidade de Guts quando ele transa com Casca;
    5º O tempo que Guts passou longe do Bando do Falcão, onde ele conheceu o Ferreiro, a Neta dele e a luta com Silat;
    6°? Não lembro se realmente é o Skull Knight que corta fora um dos chifres de Zod, que acaba tornando-se a marca registrada dele…

    Na moral mesmo…
    Não sei nem o que dizer…
    Mesmo sendo curto foi um ótimo podcast!
    Agradeço desde já.

    • Só errou em uma coisa: o Skull Knight aparece sim para Guts, só não aparece para Rickert na cena quando o garoto vai buscar água. E o final é cortado, do ótimo diálogo de Skull Knight com Guts, ponto final e ótimo do arco.
      Ainda esquecemos de citar da retirada do diálogo de Griffith com “Deus”.
      Simplesmente triste.

      Obrigado pelo comentário.

  4. Esse filme foi uma falta de respeito com os fãs,desde o primeiro filme se reclama muito no CG que é extremamente mal feito,animações do ps2 ganham de lavada.

    Mais o descaso com a historia,foi demais,cortaram partes importantes para acontecimentos futuros,ao meu entender,foi feita uma pesquisa porca com o manga,eles só pegaram algumas partes,nem se quer leram para ter uma noção,isso demonstra o desinteresse com o publico,eles só pensaram no lucro,nem se deram trabalho e corrigir os erros que vinham sendo apontados nos filmes anteriores,que acabou resultando nesse filme péssimo.

    Eu realmente queria ver Bersek animado com a tecnologia atual,seria espetacular,as cenas das batalhas,a luta contra contra primeiro apóstolo ou a cena do retorno de Griffen ao mundo humano,enumeras partes do manga,dariam cenas grandiosas numa animação.

    Espero um dia que aconteça com bersek,um remake,como esta acontecendo com hunterxhunter,que esta sendo o melhor anime desse ano.

  5. Porque vocês continuaram vendo os filmes (eu vi o primeiro e falei: por quê as pessoas têm de estragar coisas fantásticas?) de Beserk sabendo que iria ser tão ruim quantos os anteriores?

  6. Eu curti os filme, por mais que tenha esses treco assim eu consegui sentir uma nostalgia… Não é completo por si, ver isso sem ler o mangá é pecado, mas porra, qual foi, consideração com o trabalho! Até que foi dahora.

  7. Eu fico puto vei……..com o tamanho da merda falada aqui. O palavrão não deve ofender afinal somos fãs de Berserk…..nunca uma adaptação cinematográfica foi fiel ao manga, ou desenho. Isto se deve ao tempo curto para o desenvolvimento de todo um contexto. Passei o filme para 3 amigos que nunca leram o manga, ambos ficaram maravilhados com a estória. Pecaram em poucos detalhes, não tinha como adicionar todos os personagem, todos os vilões o tempo é curto o dinheiro é poco. E o publico alvo era os fãs no Japão. O filme não tava em bilheteria no mundo todo, logo a renda arrecadada é curta, o retorno tava fraco….o filme nem chego a ser 1°. Parem de reclamar……AFF . (Se alguém não souber o que significa “Estória” olha no dicionário).

    • Olhe, o mangá de Berserk começou a ser lançado em 1989, é uma obra mundialmente conhecida, e sim, gerou bastante dinheiro, para muita gente. O ultimo volume da era de ouro foi lançado em dezembro de 2006. Só fazer as contas cara, se Hunter x Hunter conseguiu, por que Berserk não conseguiria?

  8. Eu não vou escrever um senhor post quanto ao filme, já que boa parte da opinião foi dita acima por alguns. Eu só vou pontuar algumas coisas que me deixaram bem puto e dizer porque eu gostei, no geral, do filme:

    1) Fiquei irritadaço pelos 20 MINUTOS DE HENTAI RUIM que foi o início do filme. Sério, eu acho que o anime antigo ao ter dado como subentendido a foda da Caska e o Gutts foi muito mais interessante do que o excesso de fanservice. Pareceu que o filme estava querendo puxar audiência de bronheiro. Ao passo que a cena do estupro, embora bem mais suave que no manga, faltou como mencionado no podcast aqueles poucos dialogos fundamentais para definir que a Caska estava sendo estuprada, com certeza vai ter gente que vai adorar a cena;

    2) Eu nem reclamo tanto do CG. Os cenários estavam tão bonitos que até disfarçava a péssima qualidade (pra mim, ficou engulivel). O que eu reclamo, quanto a animação, é que havia muito foco no “shonen” (lutas, sexo, sangue e sangue) do que no desenvolvimento dos personagens. Falaram e bem lembrado, uns dos melhores capítulos de Berserk foi Griffith conversando com Deus e isso foi cortado… e sinceramente, o CG mesmo sendo feito nas coxas iria ficar FODA naquele trecho se combinasse bem as alminhas e os efeitos de sombra com “Deus”. Os monstros ficaram muuuuito bons no CG – e só.

    3) Fora esses cortes, teve alguns pontos que todo mundo esqueceu: No manga, o Skull Knight passa a espada pra Gutts. No filme, ele toma a espada. Embora eu prefirir como ficou no filme, isso reforça a pergunta crucial: Por que caraios do SK estava ajudando Gutts?

    Sinceramente, Berserk é tão grande e tão complexo que deveria se tornar um anime, não filmes. Filmes seria interessante como uma abertura (aqueles primeiros capítulos do Black Swordman ficariam ótimos num filme). O filme parece que está sendo produzido com o orçamento de um anime e se esforçando pra ficar bom, pelo CG, pelos cortes, pelos excessos de “shonen” e pela falta de profundidade…

    Ainda assim, eu gostei do filme. Porque é Berserk. Porque eu acho legal ver como ficariam as cenas animadas que eu vi no mangá. Mas eu sinto que realmente, se a proposta era fazer um resumão, conseguiram. Mas eu acho que Berserk não merecia um resumo.

  9. o autor devia estuprar e matar a familia desses carinhas q fizeram o filme por q acho q so assim eles vão saber fazer o filme o cg é ruim q doi é k nem o do anime do kingdom eles deram uma facada nos fãs e se esse era o objetivo deles tirar o terror do berserk não é mais berserk pode dar outro nome pros filmes

  10. Os filmes de Berserk são mesmo uma ofensa, mais gostaria da opinião de vocês sobre o anime de Berserk. Eu sinceramente achei a era de ouro do anime bem melhor que a do manga, a trilha sonora usada na animação (Behelit) também ficou perfeita.

  11. Aproveitando que estamos falando de adaptações, gostaria de saber a opinião do Primo e do Lucas sobre o novo filme do Superman: Man of Steel. Sendo que, se o Lucas puder falar de comparações com a HQ, ficaria bem interessante também. Obrigado.

  12. Eu so ouvia falar desse mangá, agora deu vontade e eu fui ler os primeiros capitulos, e nos primeiros capitulos a arte é horrivel, mas deve melhorar né, a ponto de vcs darem destaque a ele nas melhores artes. vcs poderim me responder onde a arte do manga melhora?

    • Na verdade, em técnica, estilo e nanquim ela já bate milhares de mangas que lançam hoje, mesmo no primeiro capítulo (que você nem deveria ter lido – como comentei no cast, o primeiro capítulo que deve ser lido é o 7º). Mas a arte melhora a cada capítulo. Até o final da Era de Ouro (vol 10-13) a arte já fica ótima, mas o arco Falcão do Milênio (22) é que impressiona em arte. E o Fantasia (30) então, nem se fala.

    • Berserk possui uma melhora constante em sua arte, mesmo no começo onde a arte possui diversas falhas que hoje não são mais vistas no manga, eu nunca diria que sua arte foi horrível, porque se fosse assim nunca colocaria o manga no top 10 de melhores artes. Apesar de ele apresentar falhas em formas, e cenas de ação com montagens simples e nem sempre bem pensadas, ainda vemos no inicio um consciência de espaço do artista muito grande, assim como o uso de um traço bem constante, e cenários sempre muito bem compostos. No geral o manga sempre teve uma arte superior a maioria, no seu inicio as falhas eram no geral pela falta de experiência do artista, vide que elas foram corrigidas com o tempo, sendo Kentaro Miura um dos artistas mais dedicados da atualidade em questão de arte, e isso pode-se perceber pela enorme quantidade de detalhes em sua arte, e no excelente acabamento do manga.

  13. Mudando um pouco assunto, mas ainda em Berserk… Vocês recomendam o anime de 25 episódios ? Claro, deixando de lado que ele acaba sem um final…

    • “deixando de lado que ele acaba sem um final…”

      Como deixar isso de lado? LOL.
      Eu não vi o anime, mas sempre defendo animes quando eles são de qualidade, comparando com seus mangas, mas a arte de Berserk ganha de longe da do anime. Eu leria apenas o manga mesmo, repetindo, começando pelo capítulo 7 da versão da Dark Horse (inglês).

  14. Vocês fizeram a última review dessa bosta de trilogia, então isso significa que uma review do BERSERK DE VERDADE está por vir?

  15. Me corrijam se eu estiver errado por favor sobre essas duas afirmações não muito concretas e um pouco irrelevante talvez?
    1º – Sabe aquele cena logo após o Gatts cortar seu próprio braço e correr pra cima do Griffith/Femto com o pedaço da espada e o ataca mas de início não acontece nada e logo depois ele consegue aproximar mais e mais o pedaço da espada, esta é uma cena do capitulo 7 do volume 2 quando o Gatts também ataca o Griffth/Femto com a Dragon Slayer e acontece a mesma coisa.
    2º – E a cena do Skull Knight atacando o Void é um pouco diferente da do manga, no manga a espada retorna pela frente do Skull Knight e no filme e por de trás do Skull Knight.

  16. Eu não acho a Caska uma personagem mal desenvolvida. Tá certo que ela não tem tanto aprofundamento quanto o Gatts e o Griffith, mas o Miura soube explorar os sentimentos e pensamentos dela de forma satisfatória.

    Enfim, eu posso dizer que essa trilogia foi uma ofensa á obra-prima que é Berserk. Quero dizer, onde está toda aquela profundidade, toda aquela complexidade que envolvia as relações dos personagens? Tudo o que o Gatts passou, tudo o que o Bando do Falcão significava pra ele, tudo o que foi mostrado sobre a genialidade do Griffith, seus sonhos, sua ambições, tudo isso foi mutilado das cenas como se não fizesse diferença alguma pra trama. Muita gente reclama do anime antigo, mas este conseguiu passar a essência de Berserk de maneira milhares de vezes mais convincente que esses filmes aí. Simplesmente decepcionante.

  17. Excelente critica \o/
    Filmes broxantes u.u
    Sugestão \o/
    Anime x Filme
    Um comparativo e ver qual foi mais fiel e se aproximou do Mangá mesmo com os cortes \o/

Deixe um comentário

