Cerveja e Manga – Pluto – Piloto

Dae pessoal, aqui é o Estupratom novamente.

Atualmente eu sou o responsável pelo post de notícias, pelas imagens iniciais, pelos TOP 10 e pelo Ranking Mensal de HQ’S (em parceria com o Lucas), sem contar minhas participações nos podcasts. Minhas férias começam e em breve iremos trazer alguns formatos de post novos, onde os membros do EMD vão se aventurar em outros assuntos além de mangas e animes, dando a chance de vocês conhecerem melhor nossos hobbies e opiniões. Em breve serão lançados o EMD Games e o Pagando de Crítico, vocês terão mais detalhes de ambos os formatos quando eles forem lançados

Com o fim do ranking semanal eu fiquei com mais tempo livre e decidi trazer um post estranho e inovador. Nesse post especial eu vou harmonizar mangas que já fizemos review com cervejas.

Esse post vai ser apenas um piloto, então só irei continuar com o mesmo se os leitores realmente se interessarem. Não irei adicionar nenhuma informação realmente importante para a vida de vocês, apenas pretendo fazer um post divertido e interessante, que pode ser útil para aficionados por cervejas com eu. Eu acredito que uma boa leitura pode ser intensificada com uma boa escolha de cerveja tanto quanto com uma boa escolha de música ou de ambiente.

cerveja pluto

pluto-v01p001 (1)

Existe a possibilidade desse ser o primeiro e ultimo post desse formato, então eu escolhi um manga que merece ser lido por todos. O que seria mais interessante de harmonizar do que um manga que foi feito por dois dois maiores mangakas da atualidade, o lendário Ozamu Tezuka e o rei do suspense, Naoki Urasawa. Sim pessoal, eu estou falando de Pluto, um mistério/suspense envolvente que mescla com perfeição as características de ambos os autores.

Lembrando que essa obra já recebeu uma review nossa, e foi nessa review que o lendário Fazendeiro das Trevas fez sua primeira aparição no EMD. Se vocês ainda não escutaram a review, vocês que estão perdendo. O manga recebeu apenas notas 10 e 9 e atualmente é o seinen que está em segundo colocado no nosso Ranking de Melhores Obras, perdendo apenas para o incomparável Oyasumi Punpun.

As principais características do manga que eu escolhi para harmonizar com a cerveja são:

Tamanho

Pluto tem oito volumes e deve ser lido devagar para ter aproveitamento máximo dos sentimentos, filosofias e mistérios que os personagens e acontecimentos passam para o leitor. Levando isso em consideração a cerveja escolhida deve ser forte e marcante, o tipo de cerveja que deve-se tomar lentamente, aproveitando todos os flavors e aftertastes.

Cenário

Pluto v01 Cover Deluxe3

A obra se passa em um cenário futurista, onde suas principais características são seus mistérios e a forma como ele trabalha a relação entre os humanos e os robôs, e entre eles mesmos. Sem dúvidas a obra tem uma temática bem séria e deve ser apreciada com uma cerveja que faça com que você fique focado nessa seriedade. Uma cerveja com aromas muito suaves ou muito refrescantes irão acabar relaxando o leitor, algo que não iria combinar com a temática do cenário. Para harmonizar eu decidi escolher alguma cerveja com toques amadeirados e uma boa concentração de alcool, para dar um ar de maturidade para a leitura e para o manga.

Narrativa

pluto-001-pl

Sua Narrativa é séria, trabalhando a relação entre os robôs, a forma como eles lidam com seus sentimentos e a sua “humanidade”, dando espaço para diversas interpretações, envolvendo assuntos filosóficos, sem nunca perder o foco do suspense e do mistério da obra. Como Pluto não tem nenhum alivio cômico, algo que consideramos desnecessário para a obra, isso eliminou a possibilidade da obra se armonizar com cervejas com corpo leve ou cervejas muito frutadas.

Arte

Velho pendurado [colorida]

Como o manga usa diversos tons escuros e acinzentados, mostrando cenas fortes e emotivas, onde a arte dos autores consegue passar com facilidade as emoções dos personagens, achei que a cerveja escolhida deve ser tão bela quanto a arte do manga, mas tem que ser uma cerveja com cor forte e marcante, evitando cervejas com cores claras.

Sentimento

pluto_act_47p24

Esse manga nos faz passar por diversos momentos impactantes, tanto em momentos de suspense quanto em momentos de ternura. E muitos deles tem perspectivas e sentimentos completamente diferente dos anteriores, devido a abordagem dos autores, onde eles mostram as emoções de diversos personagens. Para honrar esses momentos a cerveja precisa ter personalidade e uma grande variedade de flavors. Para isso eu decidi escolher uma cerveja que tenha um sabor inicial amadeirado e uma pequena dosagem de dulçor, seguindo por um aftertaste amadeirado e seco.

Personagem em foco

Na maior parte das leituras, seja de mangas ou livros, quando eu tento harmonizar a obra com uma cerveja eu acabo me focando no personagem que me deixa mais preso e interessado a leitura. E sem sombra de dúvidas o personagem de pluto, que além de me prender a obra, trabalha com maestria as características citadas acima é o Gesicht. Esse personagem é memorável do início ao fim, e eu tenho que escolher uma cerveja que combina com as características desse personagem.

A cerveja tem que ser algo que eu recomendaria para o Gesicht durante a obra. Ela deve ajudá-lo a relaxar em seus momentos de angustia, o acalmando em seus momentos desesperadores e dando-lhe foco nas horas necessárias.

mistério gesicht [dupla e colorida]

A Cerveja Escolhida

Após passar horas checando minhas anotações, procurando uma cerveja que encaixe de forma perfeita com a obra e suas características, a vencedora foi uma das minhas cervejas favortidas, a inglesa Strong Suffolk Vintage Ale. Uma cerveja que passa por um processo de dois anos de maturação armazenada em tonéis feitos de carvalho. Ela foi a primeira vencedora da medalha de ouro do ‘Brewing Industry International Awards’, evento que premiou os melhores produtores de cerveja do mundo, em 1998.

2294287856_2c1e4e0b55_o

 

A Strong Suffolk é uma Old Ale, vendida apenas em garradas de 500 ml. Esta cerveja é fruto da mistura de duas Ales. Uma delas é a Old 5X, uma cerveja com alto teor alcoólico (12%ABV), que matura durante 2 anos em barris de carvalho. A outra é a BPA, uma Ale nova que é misturada pouco antes do engarrafamento. Essa união lembra muito a parceria entra o Tezuka e o Urasawa, e em ambos os casos o resultado foi magnífico.

pluto-comparaison

Essa cerveja tem uma coloração marrom escura, com alguns toques de vermelho âmbar, mas, se colocada contra a luz ela fica com uma coloração de em vermelho ruby bem escuro. Sua espuma é bege, de média formação e de curta duração, mas deixa uma fina camada perene. Essa curta duração é algo comum em cervejas envelhecidas.

290584_10150536982185664_717720663_10958359_1302275257_o

Seu aroma é uma das suas maiores qualidades. O aroma tem fortes notas de malte tostado, café, caramelo, com incríveis notas amadeiradas e notas leves de um dulçor frutado. O sabor segue o aroma, com um médio amargor, sobressaindo o caramelo, o amadeirado e o malte torrado, ainda mantendo o dulçor de frutas secas. Eu diria que o sabor doce lembra um pouco o de ameixas.

O corpo da cerveja é forte e pesado, e como sua concentração de álcool é relativamente alta, essa cerveja deve ser tomada lentamente. A complexidade da cerveja aumenta conforme a temperatura aumenta, ela vai intensificando o sabor amadeirado, tendo uma mudança de amargor. Deve-se iniciar a degustação a 8 °C e apreciá-la lentamente, e entre os 13-16  °C a cerveja alcança o seu auge.

Avaliação da cerveja:

Avaliação Geral 4.1/5.0
Aroma 8/10
Aparência 4/5
Sabor 17/20
Sensação 4/5
Conjunto 8/10

A Strong Suffolk cobre todas as características do manga que eu tinha citado, e sua mescla de cervejas de estilos diferentes criaram uma união tão memorável quanto a parceria entre o Tezuka e o Urasawa. Pluto é uma obra fantástica e merece ser apreciado com uma cerveja de mesmo nível.

Glossário:

Flavors: São os sabores e gostos que a cerveja passa para o consumidor, envolvendo sabor, aroma e textura.

Aftertaste: É o sabor que fica na boca após o degustador engolir a cerveja.

Espero que vocês tenham gostado pessoal e não esqueçam de dar o feedback, ele vai decidir se eu vou ou não continuar com esse formato de post.

70 pensamentos sobre “Cerveja e Manga – Pluto – Piloto

  1. É meu amigo, vc tem muito bom gosta para cervejas, vamos conversar mais sobre isso, pois tbem sou um grande admirador de mangas e de cervejas, sendo que as minhas preferidas são as de estilo trappista!! durante os posts iremos falando mais sobre isso!

  2. Estupra tava com o feeling do protagonista de Bartender quando escreveu esse texto, hahahaha
    (sei que a piada foi ruim, mas não poderia deixar escapar)

  3. Estrupa, por que tu não volta com seu Ranking Semanal?

    Na minha opinião, antigamente esse era um dos tópicos mais visto do EMD, e por ter tanta visualização tentaram fazer algo melhor adicionando mais gente no tópico. Mas isso foi um erro. Então, por que não volta só você mesmo a fazer o Ranking? Pelo menos faça alguma enquete, assim vocês saberão com mais claridade o que as pessoas querem.🙂

    Abraço.

  4. Faltou um [18+} nesse post. Imagina os menor bebendo e lendo. kkkkkk
    Mas continue com o post, eu me interesso já que eu também tomo umas enquanto leio.

  5. Nesse site ja vi :

    review de mangás
    reviews de animes
    Reviews das temporadas
    Reviews de filmes
    Review de HQs

    mas reviews de cervejas eu nunca imaginei ;-0

    (se bem que eu prefiria pizza em vez de cerveja)

  6. CARALHO!!!!!

    Eu já ficava de cara com as idéias do Estupratom, season review, TOP 10, ranking semanal, post de compilado de notícias e agora isso. Falando honestamente, no início eu achei que iria ser uma bobagem, mas o post foi muito interessante.

    Todos os argumentos foram diretos, gostei do modo que você utilizou para fazer a seleção e as informações da cerveja ficaram ótima. Esse é um dos posts mais legais que eu já vi no site, e adoraria poder acompanhar ele.

  7. Ideia Original, e se eu fosse um bom entendedor de Cervejas, acharia mais legal ainda! Apesar de ter 17, ja gosto de encher a cara de vez em quando, mas n tive a oportunidade de experimentar essas dlç estrangeiras! E possa ser ate que os cars aqui n aprovem muito do novo post por conta disso, de n terem idade ou n estar acostumado ainda a beber!

    Esse “Pagando de Crítico” parece q vem pra ficar, vamos ver o/

  8. Po Estrupatom continua com essa ideia acho que mesmo quem não entende de cerveja pode se valer das tua recomendações de mangás, esse é um mangá que eu já tinha vontade de ler agora com essa analise com certeza vou começar e Bili bat tambem.
    CONTINUA COM ESSE BAGAÇA!!! kkkk.

  9. Eu não sei porque esse pessoal de internet acha que sabe de tudo. Análise disso, análise daquilo… Por exemplo aqueles youtube gamers, quantos deles sabe o mínimo de programação pra poder falar mal de um aspecto técnico de jogos? -.-

    • Você nunca pode generalizar, cara. Eu estou me formando em Programação de Jogos Digitais pela IFPR, mas concordo que a maioria dos gamers do youtube estão assim, mas veja o canal wemakeagame ou o GamesIndie, você vê que não são todos.

  10. Fiquei bebado só de ler isso. A ideia é original, mas acho que focar na cerveja é chato. Talvez fosse mais agradável uma análise que indique um acompanhamento ao ler determinada obra, não se limitando a cerveja, mas vários tipos de bebidas e comidas.

    • Eu pretendo trabalhar com cervejas quando eu me formar e estudo o assunto a alguns anos. Eu me considero apto a falar de cerveja devido aos meus conhecimentos do assunto, eu não tenho esse domínio sobre destilados ou culinária, então eu não teria a capacidade de fazer esse tipo de harmonização.

      E o interessante da cerveja, é que ao contrário da comida, a fórmula é sempre a mesma. Pratos culinários são muito influenciados pelas mãos do cozinheiro, como quantidade de sal, tempero e tempo de preparo. Cada estado tem seus hábitos e tradições alimentares, mas um cerveja específica é a mesma em qualquer lugar do mundo, facilitando muito a harmonização.

      • Entendo, sim faz sentido, é legal você falar sobre assuntos que realmente domina, pra passar conhecimentos reais e não pirações sem fundamentos. É um tipo de post bem diferente dos que eu costumo ler aqui, foi estranho de ler. Não sei se ele seria muito popular mas de qualquer forma toda adição de conhecimento é bem vinda.
        PS: Legal o novo improve no Layout😀

  11. Fiquei estupefato com o quão inusitado foi este post!! Foi uma surpresa daquelas ver alguém traçar um paralelo entre determinada cerveja e um mangá!!

    Estou enveredando agora pelo mundo das cervejas, o mundo da degustação dos diversos sabores espalhados mundo afora. Aqui na cidade moro, João Pessoa, não é muito fácil encontrar cervejas importadas, exceto pelas mais badaladas, como Heineken, Stella Artois, Budweiser, entre outras. Contudo, este panorama anti-degustacional está prestes a mudar, pois um amigo meu me deu uma ótima notícia, que fará a alegria dos degustadores de plantão: a abertura de uma franquia de venda de cervejas importadas num shopping da cidade. Será uma abertura de novos horizontes para os interessados.

    Estou há mais de dois anos na tara de provar a famosíssima cerveja irlandesa Guinness, e agora parece que finalmente terei a chance. Uhuuullll!! A propósito, Estupratom, o que você acha da mesma?

    Abraço, e parabéns pelo post. Assim que tiver a oportunidade, procurarei conhecer a Strong Suffolk.😀

    • A Guinness é uma Dry Stout e eu pessoalmente não sou o maior fã do gênero. Nesse estilo eu já tomei cervejas melhores que a Guinness, inclusive uma nacional chamada Amazon Stout Açaí. Eu também gostei da Dogfish Head Chicory Stout, mas essa é uma cerveja sazonal que só sai no inverno.

      Mas no geral eu prefiro tomar uma Porter a uma Stout.

    • Isso de preço médio é complicado. Em SP e no Rio você consegue encontrar em logas por até 22 reais, e pode pedir pela internet por 25 sem pagar frete. Já em outros estados o preço varia muito, aqui na minha cidade ela sai por quase 30 reais, e pedindo pela internet só vale a pena comprando em quantidade por causa do frete.

      • Eu já tomei quase todas e gosto particularmente da Weiss, da Golden e da Cristal… esta ultima mesmo, é excelente acompanhada por uma porção de peixe. *água na boca*

        • Elas são gostosas, mas eu não conseguiria ver elas como a cerveja ideal para acompanhar uma obra.

          A Red Ale tem uma drinkability muito ruim, eu não consegui tomar a garrafa inteira da última vez.

          A Chocolate Beer não combina com leitura, e sim com comida.

          A Tripel eu nunca vi vendendo. As Stout, Weiss e Celebration Inverno são superadas por outras marcas nacionais.

          E as três remanescentes da marca, a Golden Ale, 1999 e a Cristal são cervejas simples.

          Se eu foce harmonizar com cervejas nacionais, eu escolheria entre essas cervejarias: Colorado, 3 Lobos, Coruja, Divina, Backer, Bodebrown, Wals, Bamberg, Mistura Clássica, Seasons ou a Insana.

          Tem ótimas cervejarias nacionais, e muitas delas são bem mais criativas e excepcionais.

  12. Post incrível, claro que é a opinião de um fanboy (eu) de Naoki Urasawa, meu mangaká favorito, que tem nada menos que 2 mangás no meu TOP 05 favoritos, 20th Century Boys e Pluto, que você menciona aqui na sua “review” e um no meu TOP 05 de animes, sendo ele Monster. Atualmente estou lendo Billy Bat, e estou adorando… mestre Urasawa é o maior gênio dos mangás para mim.

    Minha duvida aqui é, teremos um post assim tendo alguma cerveja Baden Baden???

    • Pretendo usar cervejas nacionais, mas não sou muito fã das Baden Baden. Acho que a Baden Baden Red Ale tem uma drinkability ruim e não vejo nada exepcional nas outras.

      • –Apaga a resposta ali de cima–

        Eu já tomei quase todas e gosto particularmente da Weiss, da Golden e da Cristal… esta ultima mesmo, é excelente acompanhada por uma porção de peixe. *água na boca*

      • Eu ouvi falar bem da Baden Baden 1999, mas nunca tomei… irei procurar aqui por Porto Alegre para ver se acho para comprar (já que não moro mais no interior de Sampa).
        Amigos meus disseram ser maravilhosa, assim que provar, eu te digo o que achei dela também.

        Esta que voce mencionou, a Red Ale, eu nunca tomei… apenas a Bock e a Stout, mas não gostei muito destas duas ultimas.

        • A 1999 é uma cerveja boa, mas sem nada excepcional. Na verdade ela é uma das carvejas mais simples da Baden Baden, mais ela tem um bom custo benefício.

          Compre algumas cervejas da colorado ou da Walls. São duas das minhas cervejarias nacionais favoritas.

  13. Hahahaha… Estupratom mítico! Ri demais ao ler o título, achei que seria alguma zoeira. Gostei bastante da junção, algo que eu ainda não havia pensado em fazer. Espero que continue.

    E bom, gostaria que vocês fizessem um review de Ghost in The Shell, que, em minha humilde opinião, é uma das maiores obras já feitas(Salientando que não é pressão, apenas uma sincera sugestão).

    Abraço.

  14. Eu encontrei essa cerveja no shopping por 25 reais. Comprei uma e vou começar a ler pluto hoje, depois eu coloca o que eu achei da combinação.

    Eu adorei o post e espero que ele continue.

  15. Gostei muito do post Estupra kkkkk boa combinação uma leitura com cerveja, eu acho que só falto vc fala sobre a Soundtrack, enquanto se lê Pluto, cara eu acho que é o Blues e o Jazz é uma escolha perfeita pra esse mangá, pelo menos essa foi isso que eu escutava enquanto lia.
    Com tudo aquilo que vc citou acima e até na review esse clima mais de suspense e das emoções dos personagens, aquele blues um pouco mais triste, eu acho que ajuda muito a vc se liga mais ao personagem, principalmente no Background e na morte de alguns personagem.

    Isso tudo acompanhado de uma cerveja, tudo de bom hahahahahaha.

    • Eu iria utilizar 7 soundtracks na obra. Eu alguns momentos eu usaria Frank Sinatra, em outros eu usaria Robert Johnson, Prokofiev, Neil Young,. BB King, Simon And Garfunkel e por fim Kurt Elling.

      Eu posso conhecer uma boa gama de músicas. mas não sou um entendedor. Apenas coloco as músicas que eu gosto e acho que combinam, eu não me sentiria confortável recomendando soundtracks.

      • Hmm entendi Estupra, mais cara só essas 7 que vc menciono realmente combinam com a obra, acho que é isso msm colando a soundtrack que vc gosta e acha que combina ficam melhor.

        E mano por causa do seu post fiquei com uma puta vontade de experimenta essa breja kkkkkkk se continua com esses post todo mangá agora vou ler bebendo uma, Brigadão pela dica.

  16. Não gostei, o post está bom, mais não acho legal misturar as coisas assim, a EMD sempre foi ótima em suas reviews, achei meio avacalhado colocar assuntos nada haver assim no meio das reviews de mangas.

    • As reviews vão continuar normalmente, é apenas um conteúdo adicional para os que se interessam no assunto. Se o pessoal gostar do formato, vou manter ele como mensal.

      • Não entendo onde foi misturado o assunto, na verdade são dois assuntos diferentes, porem colocados em uma mesma crônica, aliás tem gente que prefere beber refrigerante..OK! Cada um com seus gostos, mas no FDS eu prefiro uma bela cerva (de preferencia artesanal) do que outra coisa, afinal de contas não bebo durante a semana, é uma distração, assim como minha leitura de mangas!

  17. Acho que seria mais fácil tomar cerveja vendo um anime na TV ou na tela do computador, especialmente um de esporte:
    Vou deixar aqui as minhas preferidas:
    Stella Artois
    Einsenbahn Pale Ale
    Baden Baden Crystal Gourmet (Essa para mim é a melhor, é de Campos do Jordão, parece que é amanteigada de tão boa).
    Mangas de esporte: Slam Dunk,Real,1/11,Eyeshield 21 ou algum mangá bom de baseball.
    Mangás com culinária (Culinaria japonesa combina com uma boa Pilsen ou Pale Ale, por ter frutos do mar): Nobunaga no Chef, Shougeki no Souma,Gourmet, Toriko (LOL!),etc

    • Cara, não vou detalhar muito para não ser mal educado. Todas as cervejas que você listou são absurdamente simples e populares, a ponto de se achar em padaria. A melhorzinha delas seria a Einsenbahn Pale Ale.

      Falar que pilsen harmoniza com frutos do mar é uma bobagem. As pinsen tchecas são muito amargas e a dosagem de lúpulo não combina com frutos do mar. A melhor escolha seriam as pilsens e waizens alemãs, harmonizando de forma bem básica. E principalmente, comida japonesa está longe de ser apenas frutos do mar.

      Com a comida japonesa comum em rodízios, eu recomendaria uma Três Lobos Pele Vermelha, uma Colorado Indica ou a minha escolha pessoal, uma Fuller´s ESB.

  18. Pode até ser, mas embora a Stella Artois seja bem popular (acho ela até na distribuidora aqui perto de casa) mas eu ainda acho ela uma boa cerveja, melhor que a Budweiser.Essa sim é bem comum e simplória, do mesmo nível da Skol e cia.

    Eu não posso ser bem entendido de cerveja, estou começando a conhecer mais agora.Mas pelo menos as que eu tomei, a Baden Baden Cristal foi a primeira Pilsen que eu não achei amarga,achei ela bem suave, e até mesmo tomei acompanhado com peixe e camarão.Foi aqui que vi que Pilsen combina com peixe:http://www.eisenbahn.com.br/web/site/produtos.php – clicando na amarela Pilsen,aqui cometi alguns equivocos a Pale Ale deles não combina com frutos do mar, assim também que comida japonesa não é só frutos do mar.Aqui também fala a mesma coisa:http://www.badenbaden.com.br/cervejas/cristal/ . Mas depende muito da cerveja, mesmo dentro do mesmo tipo Pilsen eu acho a da Baden Baden bem diferente da Eisenbahn, por isso pode ser sim que tenham cervejas que combinem melhor com frutos do mar do que as do tipo que citei acima.

    Eu já tenho a impressão de ter visto essa Colorado Indica no Carrefour e no Brasília Shopping se não me engano, tá na faixa de 10 reais, o mesmo preço da Baden Baden. A maior parte de cervejas que conheço foi nesse site aqui:http://www.festivaldacerveja.com (é o festival de Blumenau das cervejas nacionais,lá tem até uma tabela das cervejas avaliadas e premiadas).
    OBS: Vc já ouviu falar de uma cerveja chamada Invicta?

    • Eu foi degustador oficial no Festival de Blumenal desse ano, ótimo evento. Eu tomei de todas as barracas, me lembro da invicta mas n lembro detalhes.

      A colorado é a mesma média de preço da Baden Baden, mas ela é superior.

  19. Tenho que dizer que achei o post interessante e bastante informativo. Não vou poder desfrutar das recomendações porque sou menor de 18 e ainda mais importante, conseguir 25 reais pra uma cerveja seria difícil. Mas, acho interessante posts que permitem que os leitores conheçam os membros do site melhor. Pelo que vi, o Estupra tem vários hobbies legais (Lutas com espada, Artes marciais e degustador de cervejas) apesar de não saber qual a arte marcial e o conhecimento em cervejas ser levado a um nível profissional.

    Talvez seja um formato que não se sustente por muito tempo mas acharia interessante que outros membros do grupo tentassem coisas do tipo, mesmo que experimentalmente. O Trilles já me apresentou a várias músicas novas e se mostrou muito conhecedor nessa área assim como o Lucas faz com arte.

    Apesar que acho que algo mais pessoal como hobbies seria bastante interessante e daria uma ideia aos leitores sobre a vida de vocês. Mas, claro, para isso vocês teriam qu se “expôr” e não são todos que gostam de fazer isso na internet então entenderia caso vocês não gostassem da ideia.

  20. Nunca li o mangá nem tomei essa cerveja, mas pqp, só pela descrição eu fiquei com uma água na boca que parece uma cachoeira! AUSHAUSHASU Cara, curti demais, não entendo muito do assunto e é algo que não tem muita relação, pelo menos aparente, mas curti muito, deu uma vontade fudida de experimentar essa cerveja!

  21. Melhor post de todos, pois une duas coisas que amo na vida: mangá e cervejas!
    Coincidentemente tive a oportunidade de degustá-la aqui em casa faz cerca de 1 ano ou um pouco mais e o que lembrava era da maturação em barris de carvalho mas o que me intrigou mesmo foi o blending, não sabia que ela passava por este processo.
    Eu recomendaria uma Weiss, pois combina com tudo rsrrsrs…
    Falando sério e pela descrição do mangá, acredito que uma boa old ale (cerveja do post) ou barley wine se sairia bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s