EMD Cast #104: Top 10 – Melhores Aberturas Dubladas de Animes

Fala, galera! Aqui é o Gutinho.

Estamos retornando depois de duas semanas um pouco conturbadas para nos adaptarmos ao novo semestre, mas que valeram a pena. Algumas melhorias e fodidas em nossas vidas nos deram ânimo para continuarmos com o site fervendo de conteúdo.

Como tudo que é gostoso começa devagar, vamos com calma lançando um Top 10 que foi mais divertido de se montar do que realmente gravar. Com vocês, o nosso Top 10 – Melhores Aberturas Dubladas de Animes!

Top 10 aberturas

 -> PODCAST <-

Lembrando que recomendamos que baixem nossos podcasts.

Para fazer o DOWNLOAD e/ou ESCUTAR ONLINE:

EMD Cast #104_ Top 10 – Melhores Abe.mp3

*As informações desse cast podem ser encontradas no final deste post.

-> TOP 10 <-

Vocês entenderão este Top mil vezes melhor se ouvirem o podcast, até porque se trata de música, então é só somar dois mais dois. Para os chatos de plantão, vamos a alguns critérios que utilizamos:

  • Entraram no Top somente aberturas de animes.
  • Entraram no Top somente aberturas que foram traduzidas para o português do Brasil.
  • Comparamos as aberturas traduzidas com as suas originais e sua qualidade.
  • Analisamos aberturas que ficaram completamente diferentes de suas originais e que, mesmo assim, são muito boas.
  • Analisamos o que cada abertura quis nos transmitir antes do anime começar, como uma preparação para o anime.
  • Para participar do Top, consideramos que as aberturas devem, não só visualmente, como sonoramente, nos preparar para os animes que as seguem.
  • Músicas que tenham sido criadas com uma melhor estrutura foram favorecidas e músicas que consideramos boas de serem ouvidas normalmente (não apenas como abertura) ganharam pontos.

Estes foram os critérios, mas tudo está muito melhor explicado no podcast, então, não se esqueçam de escutá-lo!

Um ultimo aviso: para os que são REALMENTE chatos, é óbvio que este Top possui muito do nosso gosto pessoal nele, afinal, não somos profissionais de som e fomos muito influenciados pela lembrança das obras de tais aberturas.

#10 – Músculo Total

#9 – Sakura Card Captors

#8 – Pokémon

#7 – Yu-Gi-Oh!

#6 – Beyblade

#5 – Shaman King

#4 – Inu Yasha

#3 – Dragon Ball GT

#2 – Digimon Frontier (4)

#1 – Os Cavaleiros do Zodíaco

BÔNUS

E agora, como sempre, postarei nossos tops pessoais especiais deste tópico. Os motivos para eles acabarem como especiais são até que bem simples, então, para os interessados, escutem ao podcast.

Medabots [Trilles]

Shinzo [Gutinho]

Shin-chan [Lucas]

Patlabor [Carlos]

Esperamos que todos tenham gostado. Beijos e abraços a todos.

E lembrem-se: “Os seus problemas… Você deve esquecer…” (não é abertura, mas marcou a infância de todos!).

62 pensamentos sobre “EMD Cast #104: Top 10 – Melhores Aberturas Dubladas de Animes

  1. Tem aberturas bem melhores em br:
    -A musica do CDZ da manchete era bem melhor que essa do Angra (apesar da do Angra ser boa também);
    -Fly tinha uma musica lendária, todo mundo que assistiu Fly a mil anos atrás ainda lembra da musica, gruda na cabeça;
    -A do GT é boa mais acho as outras duas da saga Z e da do DragonBall melhores.
    -Bucky tinha uma musica excelente também.
    -A abertura do Digimon Tamers, e a do primeiro Digimon, é bem melhor do que a desse Digimon Frontier escroto;
    -El Hazard tinha uma ótima abertura também;
    -Tenchi Muyo também teve uma abertura legal.

    Vcs citaram algumas boas, como a do Pokemon, Beyblade, Yu-Gi-Oh!, Sakura Card Captors, CDZ,Yu-Gi-Oh!, mais o top poderia ser bem melhor como citei acima.

    • Bonus:

      Tem sempre alguém no cosmos ajudando o cavaleiro a vencer
      E só o vencedor pode vestir sua armadura de ouro
      Eu sei que esse torneio vai fazer nosso universo tremer
      Guerreiros são guerreiros, nas estrelas e que está seu tesouro
      É nas constelações que a luta vai começar
      Aqui o bem e o mal até um deles ganhar
      Silencio nas estrelas, um grito ecoando no ar

      • Bonus 2:

        Fly, Fly, Fly…
        Quer a paz que o inimigo destrói
        Fly, Fly, Fly…
        Um pouco de mago e muito de herói

        Voar por terras distantes
        Ser um herói de verdade
        Aprendi a usar a magia
        Em horas de dificuldade
        Vovô sempre quis me ensinar
        Um dia vou ter que aprender
        Pra lutar contra as forças do mal
        A gente tem que saber
        Defender quem precisa de ajuda
        A justiça em primeiro lugar
        Pois todo herói de verdade pelo bem sempre tem que lutar!

        Fly, Fly, Fly…
        Quer a paz que o inimigo destrói
        Fly, Fly, Fly…
        Um pouco de mago e muito de herói

    • A versão brasileira foi gravada por Edu Falasch(deve estar errado), que não estava no Angra na época, além de que só os vocais foram regravados, todo o resto da música é exatamente igual.

  2. nostalgia pura esse top 10. eu ainda colocaria abertura do DBZ nesse top mas ficou muito bom, ainda me lembro das tampinhas de detergente que transformei em maquinas ferozes que tinham espinhos, e imans, que fazia tudo menos girar😄. adorei o pod

  3. Sobre as escolhas do Top 10, foram escolhas bem pessoais mesmo, e posso concordar com algumas, mas não com todas, mas isso não vem ao caso, pois é tudo questão de gosto pessoal e da vivência e infância de cada indivíduo.

    Sobre a utilização do termo “pederastia” na parte de Sakura, creio que tenha sido utilizado de forma equivocada, já que ele designa relacionamento homossexual entre um homem mais velho e um mais novo, um jovem ou adolescente, sendo um termo mais específico que o termo “pedofilia”, que designa práticas sexuais de um adulto com uma criança, do sexo masculino ou feminino, então é uma nuance que acaba fazendo com que se use a palavra erroneamente.
    Para o Gutinho, eis a explicação do termo segundo o Aurélio e o Dicionário Informal:

    Aurélio:
    s.f. Práticas sexuais entre homens; homossexualismo masculino.

    Dicionário Informal:
    Designa a atração sexual primária entre homens adultos e adolescentes e pré-púberes. Por extensão de sentido, o termo é modernamente utilizado para designar a prática sexual entre um homem e um rapaz mais jovem ou, por extensão do sentido, qualquer relação homossexual masculina.

    Pederasta:
    Homem adulto que sente admiração (não necessariamente atração sexual) por meninos adolescentes, na fase da puberdade.
    Ex: -Nossa, apreciando os meninos assim você parece até um pederasta!
    -Pare de dar em cima de garotinhos, e vá procurar um homem da sua idade, seu pederasta!

    Referências:
    http://www.dicionariodoaurelio.com/Pederastia.html
    http://www.dicionarioinformal.com.br/pederastia/
    http://www.dicionarioinformal.com.br/pederasta/

    Ansioso pelo próximo Top musical.

    • Você quer mesmo tentar ensinar português ao Gutinho, Tanuki? Hahaha.

      E sim, o Top foi bem pessoal, afinal, a maioria das músicas antigas de animes foram feitas de forma parecida. Mas o que acho engraçado são pessoas dizerem que “faltava obra X”, hahaha.

    • Sei que é perda de tempo tentar esmiuçar a definição para ele. lol
      É mais fácil dizer: “Olha, Gutinho, pederasta é um cara mais velho que gosta de comer e dar o caneco de/para garotos adolescentes.”
      Por isso que prefiro não dizer o que achei que faltou, pois é gosto pessoal e não mudaria em nada a vida de ninguém. Hahahaha!

  4. Aproveitando agora um pouco do que o Gutinho falou sobre a falência dos grandes estúdios de dublagem das antigas e a exponencial diminuição de importância dos animes para a TV paga e aberta, gostaria de tecer uns comentários.

    Quem, que tenha pelo menos mais de 15 anos, nunca assistiu um filme ou anime dublado pelo Herbert Richers, Álamo ou VTI? Especialmente para mim, que tenho 25 anos e cresci assistindo os animes e desenhos animados que passavam na TV aberta, e assistindo aos filmes da Sessão da Tarde, minha infância foi muito marcada pelos trabalhos desses estúdios de dublagem. Infelizmente, os anos 2000 e início dos anos 10 foram marcados pelo fechamento de tais estúdios, o que em parte mostra a decadência do mundo da dublagem no Brasil, que tem nos “brindado” atualmente com dublagens de qualidade cada vez piores. Sofrível…

    Falando agora da perda de espaço dos animes nos canais de TV brasileiros, lembro que em meados dos anos 90 e primeira metade dos anos 2000 a programação da TV aberta era recheada com animes nipônicos, como Dragon Ball, Bucky, Pokemon, Saint Seiya, e todos esses outros mencionados no Top, além de muitos outros que ficaram de fora, mas que marcaram a infância de muitos, assim como os desenhos de Hanna Barbera, Looney Tunes e Disney. Para se ter uma ideia, tenho até hoje as edições da Pokémon Club, da moribunda Conrad, acho que da 01 até a 48. Aquela revista era mágica, para uma época em que a Internet não era algo tão acessível. Além disso, também tínhamos a AnimeDO, a NeoTokyo e tantas outras, que eram ótimas em seus primórdios, mas que atualmente estão numa decadência de qualidade sem tamanho, vide o desleixo presente na edição que comprei da NeoTokyo onde apareceu o “Top 10 Violões”… Aquela revista atualmente não serve nem para apanhar merda de cachorro…
    Voltando aos animes, esses com o passar do tempo foram perdendo espaço para os “cartoons” americanos, o que piorou em 1000% a formação psicológica das crianças atualmente. Nós crescemos assistindo a ótimos animes infantis, desenhos clássicos e Tokusatsus, o que fez de todos nós criaturas com uma massa encefálica funcional e pensante; já essa nova geração cresceu assistindo cânceres como Bob Esponja, Meninas Super Poderosas e tantas outras merdas. Perdi 5 anos da minha expectativa de vida quando avistei uma criança assistindo a um bizarro “desenho” no Disney😄 chamado ‘Os Cincos Sentidos’…

    Na minha época, ninguém ficava na rua na hora de Cavaleiros do Zodíaco, com todos deixando tudo que estava fazendo para ficar vidrado na TV para assistir ao anime, assim como a tantos outros programas obrigatórios para a garotada… Bons tempos que não voltam mais…

    Enfim, se eu fosse tecer ainda mais sobre o assunto, acabaria digitando o dia todo, então paremos por aqui.

  5. Essas marcaram minha infância,bons tempos onde o Lixo do Ben10merda não reinava.
    Outras aberturas que marcaram época.



    Digimon Tamers Abertura



    El hazard abertura



    Abertura do Yu Yu Hakusho,o melhor anime dublado .



    Abertura – Dragon Ball



    Dragon Ball Z – Abertura
    Tem muitas ótimas aberturas,além dessas,e no top 10 acima pura nostalgia.

  6. Esse negócio de achar que estrangeiro é melhor faz parecer que brasileiros tem medo de entender a letra, prova disso é que músicas com letras como tchê tchererê tchê tchê são sucesso aqui, né? Ouvindo um Sertanejo raiz você ouve letras incríveis, apesar de eu achar os sotaques engraçados.
    Ainda estou ouvindo os primeiros 6 minutos do podcast, provavelmente ouvirei inteiro hoje, possivelmente comentarei mais tarde. Falou!

    • Cara eu preciso comentar isso. O estrangeirismo existe em muito de nós aqui da net, porque querem se distanciar ao máximo de gente q gosta das letras toscas e ridículas sertanejas, funk, latinos… Mesmo q essas aberturas tenham letras “toscas” que a gente adorou na infância. E eu gostava do bonde do tigrão.

  7. Hahahahahaha Cara, eu tenho que comentar isso. Quando ouvi a abertura de Músculo Total eu lembrei da abertura de “Peguem o Pombo”(não lembro do nome do desenho).

  8. Kkkkkkkkkkkkkkkk O pião de madeira que a gente joga no chão e fazia uns negócio bem louco de pegar ele na mão.
    Eu ainda tenho um de lembrança, e também tenho uma coleção de cartinhas do Yu Gi Oh! Mas eu gostei mais foi do jogo de Playstation One, me vidrei muito nesse jogo.

  9. apenum pensamento: se eu jogo pokemon em um aparelho de video game que é digital, entao pokemon sao digitais, portanto sao digimons. vei, tem coisa ai. sinto uma conspiraçao vei

  10. Putz, eu ouvi o podcast com trilhões pausas, mais eu terminei agora. Talvez não tenham esquecido mas não comentaram, Hamtaro(ou Hantaro, sei lá…). Eu tinha vergonha de falar que assistia, cara, eu costumava mudar de assunto “cassetete style” para não falar que assistia ele, porém eu adorava a abertura.

  11. Gostei do top.Eu estava meio desconfiado da 4ª abertura de digimon ter sido escolhido ao invés da 3ª,mas se foi pela letra, tudo bem.Só achei que a abertura de cavaleiros foi muito mais feeling do que,de fato, ela merecer a primeira colocação(digimon e DBGT são claramente melhores).

    Poderia sugerir para que vocês fizessem um top 10 de backgrounds de personagens??Achei que seria interessante.

  12. Tb tinha uma bayblade de ferro, uma n, varias e eu e meus amigos ficavamos brincando numa arena que eu tinha, maluco, saia faisca daquela porra. E o pior foi quando estoro uma, voa pedaço pra tudo que é lado
    Kkkkkkk bons tempos

    • A criançada tá meio mole hoje em dia, tá faltando violência: levar Ioiosada na cara, levar um “ataque” de sua beyblade no joelho(isso dói, cara), cair de bicicleta ou skate, escorregar(e possivelmente cair) em corrimãos, machucar o dedão bicando uma bola(de preferência a unha), bater as mãos/pés/cabeça na trave tentando defender ou fazer um gol, cortar a mão com cerol, cair enquanto corre na rua/calçada/pátio/casa/escola, brincar de tirar osso de cachorro ou atentar um gato(também pode atentar um um cachorro e “tentar” fugir dele), cair tentando escalar o muro do vizinho ou subir em uma árvore, prender o dedo atrás da porta, tropeçar no pé do seu amigo “acidentalmente” e cair de cara no chão, “tentar” executar alguns movimentos de capoeira, se arrebentar todo na correria para pegar uma raia/pipa/papagaio, puxar o cabelo das gurias e sair correndo sem esperanças(afinal ela sempre te pega), “Hoje Não”(vai desde um simples peteleco até uma voadora na cara), “Fusca Azul”(mesma coisa “Hoje Não”, mas só se avistar um fusca azul), e por último “brincar” de Street Fighter(recomendo substituir por Mortal Kombat).

      … Mas a piasada gosta mesmo é de assistir e brincar de Ben Pênisson(nome nacional do Bruce Dickinson)… Fazer o que, né?
      É só uma piadinha, pequeninos. Não levem tudo a sério, mas tentem evitar de brincar de “Benzinho” na minha frente! Mwahahahaha!

  13. Bom top, concordo com a maioria, mas não sei se vocês chegaram a ver a abertura do SBT de One Piece, a versão brasileira de “we are” (juntos), achei muito bem feita, muito melhor que aquele rap sem graça do cartoonnetwork e poderia ter pego um lugar ai no ranking.

    watch?v=UXTHHG4sNyY

  14. Mostrei o Top 10 para a minha namorada, e ela adorou boa parte das escolhas, especialmente as músicas de Digimon Frontier, Yugi-Oh!, Shaman King e Inu Yasha, pois foram animes que marcaram sua adolescência.

    Agora, não sei se vocês sabem, mas a banda KMFDM, no clipe de Juke Joint Jezebel (música essa que também fez parte da soundtrack do primeiro filme de Mortal Kombat), utilizou cenas do primeiro filme de Patlabor. Nada melhor que uma ótima música misturada com um ótimo anime.

    Eis o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wy6Y3jTWY90

    No mais, é isso. Espero que curtam o vídeo.

  15. Caramba! Acabo de sofrer uma overdose nostálgica. A única coisa que não mudou foi o sentimento de que a abertura é a única coisa boa de Dragon Ball GT.

  16. Muito bem citado Lucas, um cast/top MUITO pessoal de vocês.
    Não que o top aqui seja ruim, mas mostra, claramente, a diferença da infância que eu tive comparado com a de vocês. Mais da metade dos Openings citadas por vocês não entraria em um Top meu, justamente por:
    1 – Não ter me marcado tanto.
    2 – Algumas series em si, não terem sido apreciadas por mim e consequentemente eu não ter assistido elas por completo (dropado).
    Digimon, por exemplo, eu só assisti a primeira e a segunda temporada e logo depois a Tamers (não sei qual temporada é).
    Tal como Pokemon, que eu dropei logo depois do final da Liga Laranja… para mim a serie “morreu” ali, e por isto mesmo, um anime muito bom para mim.

    Eu sou da época da TV Manchete, logo mais a frente passei a ver a LOCOMOTION (este é o canal que o Carlos queria lembrar), que inclusive, afirmo com toda a certeza, foi o MELHOR canal de animes do Brasil. E bem como o Carlos lembrou, Locomotion não dublava as Openings, apesar que alguns animes exibidos pelo canal tinham OPs cantadas em inglês, mesmo em suas versões originais (japonesa), como Cowboy Bebop e Lain e na minha opinião, se no original é em inglês, NÃO PRECISA DE VERSÃO DUBLADA.
    Band Kids veio logo depois disto, e teve animes muito bons e com ótimas aberturas. Acho que só depois disto a Globo veio com animes, inclusive “roubando” DBZ da Band.

    E confesso que senti muito a falta de mais animes da TV Manchete e da Band Kids neste Top de vocês, mas é aquilo que eu disse, tivemos uma “evolução” bem diferenciada no mundo dos animes.
    Sim meus caros, eu falo de animes como Sailor Moon (que tem uma ED boa também), El Hazard, Dragon Ball Z (Band) e Slayers que tem boas aberturas.
    Fora outras Openings boas que temos, tipo a OP de Dragon Ball do SBT ou a de Dragon Ball Z (Globo), que eu considero muito superior a versão de Dragon Ball GT, pior opening classificado neste TOP de vocês.
    Serio galera, qualquer ser humano sabe cantar Chala Head Chala, musica mais marcante da serie Dragon Ball e tem a plena consciência de que é extremamente superior a musica de Dragon Ball GT.
    Sem nem comentar que, como já citaram acima, Digimon Tamers tem uma OP bem melhor que Frontier, o conteúdo do anime eu não sei, pois não assisto Frontier.

    Mas este cast ficou bem pessoal, entendo bem que a nostalgia influencia e muito nos critérios, pois para o meu também influencia… e tivemos infâncias bem diferentes.

    • Na verdade, todo Top 10 é pessoal. Vem de experiências. Agora, para tops como melhores personagens femininas, melhores poderes e afins, há como se fazer uma pesquisa aprimorada, ler as obras, analisar os personagens (que são bem mais concretos do que música traduzidas para animes, sem dúvida alguma) e, aí sim, montar um top. Continuará sendo pessoal, mas terá mais informações e mais fontes de comparação. Mas para este, com músicas traduzidas, muitas com letras modificadas, não há como montarmos um top sem pensarmos em nossa infância e sermos influenciados.
      Mas defendo-me: os que estão no top têm certo motivo, e a abertura de Os Cavaleiros do Zodíaco é a que mais demonstra isso.

  17. Cara… eu tava vendo HxH(2011) e o encerramento da primeira temporada, poha, muito foda! vale a pena assistir toda a vez que passava… fiquei mó triste quando o encerramento mudou…

  18. O canal Locomotion, acho eu, foi um dos pioneiros em relação a passar animes voltados para um público mais velho variando d adolescentes até adultos~ Dos q eu me lembro, tinham a série Saber Marionette, Silent Mobius, Nightwalker, Soul Hunter, Os Caçadores de Elfas, até msm Evangelion! Esses são os q me lembro no momento, porém tinha o dobro fácil fácil~ E ñ era só isso, eles possuíam um bloco dedicado somente a passar OVAs!

    …ME LEMBREI DE LET’S DANCE WITH PAPA, ASHASUASHASU!!!

    • Se você escutou o podcast, viu que falamos do Digimon quatro por ser a que julgamos ser a melhor o conceito de abertura, mas que ela está lá para também representar um série com ótimas aberturas, tanto que eu coloco de fundo a abertura do primeiro Digimon enquanto falamos da opening. Inclusive eu prefiro a terceira temporada.

  19. Cara… eu e amigos na época de Beyblade brincávamos com compradas por aí, no recreio. Escola evangélica(era proibido), mas usávamos uma mesa de pingue pongue de cabeça pra baixo, que se vcs não sabem, torna se uma octódromo, e aí jogámavamos nosso piões na arena lá hehe. Até ganhei 1 de vários torneios lá, cagada épica da beyblade sair circulando a arena toda hehe

  20. Não sou da época que assisti animes na TV, só vi Naruto, Yu Gi Oh e Dragon Ball GT. Espero que vocês façam um Top 10 das melhores aberturas japonesas. Toriko estaria em 1ª e 2ª posição com suas duas aberturas, né ? As duas são realmente te preparando para a luta, essas realmente são aquelas SHOUNENS de ”cabra macho”, eu chego até vibrar a cada novo episódio por causa da abertura, até me emociono de tanta empolgação, também canto junto (ou TENTO).

Deixe um comentário

