Comentando: One Piece – Capítulo 730

Dae pessoal, aqui é o Estupratom trazendo o segundo “Comentando”.

Não vou perder tempo explicando o que é esse formato eu vou copiar a descrição do post anterior:

“A série Comentando fará o mesmo que o Melhores e Piores fazia, mas em formato de texto e com lançamentos em dias próximos das séries, e individuais. Ou seja, se hoje lança Hajime no Ippo ~Rising~ e terça-feira lança Hunter x Hunter, todo sábado ou domingo vocês receberão um Comentando sobre o episódio semanal de Hajime no Ippo ~Rising~ e toda terça-feira um Comentando sobre o episódio da semana de Hunter x Hunter.

É claro que estou dando apenas exemplos. Muitas outras obras serão criticadas semanalmente no Comentando, por mim e por outros membros do grupo. A ideia é qualquer um falar o que quiser sobre o episódios lançado. Com isso, caso mais de uma pessoa assista o episódio, o post poderá contar opiniões separadas de dois ou mais membros deste grupo.”

Hoje apenas eu vou comentar de One Piece, mas na maioria das vezes teremos comentários de diversos membros. E não adianta pedir porque ninguém vai voltar a comentar de Naruto, Bleach ou qualquer merda do gênero. E vou lembrar a vocês que esse novo formato é para as pessoas que acompanham a obra e já leram o capítulo, então ele estará repleto de spoilers.

730

Comentários por Estupratom:

Antes de falar no capítulo em si eu preciso dar uma comentada rápida dos últimos capítulos. É unânime o fato de que esse tem sido o melhor arco de One Piece desde o início de timeskip. Eu fiquei decepcionado no arco da ilha dos tritões e entediado no arco da ilha de Ceasar, mas esse últimos capítulos tem compensado a “calmaria antes da tempestade”. Se tivéssemos entrado em algum arco desse nível logo após o time skip as coisas não teriam funcionado tão bem. O Oda aproveitou esses arcos menores para nos apresentar a diferença dos personagens e do cenário que ocorreram após o timeskip, dando liberdade para ele trabalhar apenas o enredo e o cenário no arco atual.

Isso justifica o tédio que foi os arcos anteriores? Nem de perto, ele poderia ter feito decisões melhores, principalmente em relação aos vilões de cada arco, sem contar que a batalha marítima dentro da bolha foi completamente desnecessária. Até o momento o autor nos presenteou com o que ele sabe fazer de melhor, um cenário fantástico (em ambos os sentidos), um bom vilão, sem contar a ótima adição que é o Trafalgar Law. O Donquixote Doflamingo não é apenas um bom vilão, em minha opinião ele é o melhor vilão que já apareceu em One Piece. A forma como ele lida com as pessoas, sua personalidade, malandragem, design e principalmente seu lado humano, onde ele precisa controlar sua raiva, todos esses fatores tem engrandecido o personagem. Pequenos detalhes como ele parar sua investida porque o Law tinha a gorda escrota como refém tem tornado o personagem um vilão com muito mais personalidade que a maioria dos vilões de shounens.

op1

A cena final do capítulo anterior acabou chocando alguns, mas eu não cheguei nem perto de cogitar a morte do Law. Nem sequer sabemos o passado que o personagem tem com seu malfeitor.  E como esperado as chances dele estar morto são baixíssimas. Porque o Joker perderia tempo carregando o corpo de um cadáver no meio de uma batalha? Ele não o quer morto, ele apenas o usou para provocar os piratas.

A batalha não teve nada que chamou atenção, só fiquei um pouco surpreso pelo Joker não ter nocauteado o Samurai com apenas um golpe. O grande clímax do capítulo veio em seguida, com a chegada da temível imperagordadora Big Mom. Eu prefiro ver eles encurralados a presenciar um resgate efetuado por uma sequência de lutas de um contra um. One Piece já foi considerado o padrão de qualidade de um battle shounen, mas atualmente ele está indo além disso. O autor tem evitado as massantes lutas individuais que assolam praticamente todos os mangas desse formato, fazendo com que o enredo e a narrativa se tornem bem mais interessantes, pelo menos ao meu ver.

op3

Minha única reclamação quanto a narrativa é ter que ler semanalmente. Eu iria preferir esperar sair um volume completo para ler, mas devido as responsabilidades com o site e com vocês leitores eu tive que colocar minha leitura em dia. Acredito que esse capítulo foi o fim da preparação dos conflitos e do cenário. Até o momento apenas a introdução nos foi dada, mostrando a motivação e objetivos de todos os personagens novos do arco. O cenário foi desenvolvido e todas as armas já foram carregadas. A única coisa que nos resta é o confronto.

op4

Mas nem tudo são flores, pelo menos não cheiram como uma. Tem dois fatores que tem me preocupado nesse conflito que está prestes a começar. O primeiro é o refém, não estou com nenhuma vontade de ver mais uma missão suicida de resgate como as que já foram apresentadas diversas vezes no manga. Olhando por cima temos os resgates dos seguintes personagens: Zoro, Nami, Luffy, Robin, Ace, Samurais, crianças gigantes, sereia,  etc.

Minha segunda preocupação são o uso exagerado dos anões e dos brinquedos. Eu queria me matar a cada página que eu via as malditas crianças repetindo as mesmas frases durante o arco anterior, ou a merda do samurai querendo saber do filho dele, etc. Eu já sei qual é a motivação dos personagens, eu não quero ver eles gritando elas a cada maldita semana.

Mesmo com minhas relutâncias, sem a menor sombra de dúvidas esse arco está sendo muito promissor. Espero não ter exagerado no tamanho do texto e até semana que vem eu pretendo colocar Toriko em dia para voltar a comentar da obra. Flw pessoal e até a próxima.

13 pensamentos sobre “Comentando: One Piece – Capítulo 730

  1. Concordo com o que você falou Ilha dos tritões e Punk Hazard foram chatos,tem até um motivo para terem sidos chatas,mas como você disse dava pra ter sido bem melhor,estou gostando bastane dessa saga,já vi pessoas reclamando da falta de ação,eu certamente não estou sentido falta tanto de ação assim não,saga tá bem montanda,boas reviravoltas,personagens importantes envolvidos,revelações e tudo,mas claro que tem alguns erros embora poucos,tipo capítulo jogados fora só para apresentar os lutadores do coliseu foi meio desnecessário já que dificilmente o oda vai aproveitar aquele monte de personagem,mas no geral a saga tá ótima.

    estou gostando bastante desse novo formato,comentando ficou bem legal.

  2. Saudações Emd
    Gostei muito do ‘Comentando’ porque este me lembra dos rankings semanais; me divertia muito com aqueles posts comparando as opiniões e conhecendo novas séries. Agora ficou de certa forma melhor; focando-se em uma única obra os textos acabam ficando mais informativos e tão divertidos quanto os outros.
    Obs1: Fugindo do assunto do post: Estupra, você recomenda a compra do ‘Dias da meia-noite’ do Neil Gailman?
    Obs2: Caralho velho, o que fizeram com o pokémon xy? o jogo perdeu toda a dificuldade, eu andei 10 minutos na porra da primeira floresta, recebi 20 pokebolas e capturei 17 pokémon, sendo um deles o pikachu (!!); to com 2 raros e tenho uma mina que fica dando heal na minha party ¬¬ e ainda posso upar eles sem lutar fazendo uns minigames…

  3. Adorei o ‘comentando’, não achei o tamanho do texto exagerado, e acredito que assim se tem bem mais espaço e liberdade para analisar do que o ‘ranking’, sem falar que não é preciso comentar de obras que, não só o site, como o padrão dos leitores dele, não deseja mais .
    Entendo que é melhor comentar de volumes fechados, mas gosto bastante desse formato, não acredito que as especulações sejam um empecilho na análise de um capítulo individual, pelo contrário, acho que assim podemos acompanhar o raciocínio da crítica, e talvez até observar futuros eventuais erros nas análises, o que só nos ajudaria a desenvolver melhor nosso senso crítico.
    Mto ansioso pelo ‘comentando’ de Toriko, cujos últimos capítulos foram fantásticos pra min :3

  4. Realmente, as lutas x1, ja perderam toda a graça, voces nao sabem o odio que criei dessas lutas x1 no arco da robin, eu ja fiquei cansado delas. Parando pra pensar, uma das melhores lutas de que lembro (tirando algumas do luffy e zoro) foi a do chopper e do usopp contra um casal e um cachorro (que nao faço nem ideia de quem sejam) no arco de alabasta, por causa da luta em conjunto, e da coperaçao entre os dois, sem falar no humor.

    Sabo voltando e to doido pra ler o proximo cap, eu ia esperar sair o volume, so que os spoilers no face nao ajudaram em nada ><

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s