EMD Cast #137: Season Review – Winter/2014 – Semana #1 (03/01 a 10/01)

Fala Pessoal! Estamos aqui firmes e fortes lançando para vocês mais uma Season Review. Dessa vez, comentamos a primeira semana de lançamentos da temporada de Winter que mais uma vez nos premiou com muita merda. Não deixem de conferir o podcast para saber das nossas primeiras impressões das obras e venha se divertir conosco em mais um cast hilário.

space dandy

 

 -> PODCAST <-

Lembrando que recomendamos que baixem nossos podcasts.

Para fazer o DOWNLOAD e/ou ESCUTAR ONLINE4shared (link provisório).

*As informações desse podcast podem ser encontradas no final deste post.

Obras dessa semana:

Buddy Complex – episódio 1 – [00:02,47 ]
D-frag! – episódio 1 – [00:10,10]
Gin no Saji 2ª Temporada – episódio 1 – [00:14,48]
Hamatora – episódio 1 – [00:20,39]
Mahou Sensou – episódio 1 – [00:24,33]
Nobunagun– episódio 1 – [00:29,14]
Nobunaga The Fool – episódio 1 – [00:31,54]
Noragami – episódio 1 – [00:35,26]
Pupa – episódio 1 – [00:41,16]
Resumo 1 – [00:44,24]
Saikin Imouto no Yousuga Chotto Okashii n da Ga – episódio 1 – [00:48,16]
Saki: Zenzoku-hen
 – episódio 1 – [00:54,20]
Space Dandy – episódio 1 – [00:56,20]
Super Sonico: The Animation
 – episódio 1 – [01:05,20]
Toaru Hikuushi e no Koiuta – episódio 1 – [01:10,01]
Tonari no Seki-kun – episódio 1 – [01:21,10]
Wake Up, Girls! – episódio 1 – [01:21,48]
Witch Craft Works – episódio 1 – [01:23,45]
Z/X: Ignition – episódio 1 – [01:27,12]
Resumo 2[01:34,49]

É isso, pessoal. Deem suas impressões também após ouvir ao podcast.

Até a próxima.

30 pensamentos sobre “EMD Cast #137: Season Review – Winter/2014 – Semana #1 (03/01 a 10/01)

  1. Bom, eu não vi muita coisa, mas o que eu vi, concordo em grande parte com o que vcs falaram. Gostei bastante de Space Dandy, achei muito bom os diálogos e a comédia do anime, Gin no Saji eu to vendo a primeira a temporada então ainda não posso falar nada da segunda temporada, Pupa era um anime curto, parecia que não seria tão ruim, mas Meu Deus… Agora deixa eu falar umas coisas, que são espoilers, mas de animes de merda. Primeiro sobre Mahou Sensou, a luta de espada de bambu indestrutível se repete; além do principal, sua namorada e seu melhor amigo viram mágicos e o mundo destruído é onde vivem os magos(só não sei como).Agora sobre Nobunaga the Fool, não sei o porque da Joana sei la o que D’arc, mas existe um Leonardo DaVinci no anime….. porra pra que fazer isso, colocar nomes tão importantes da história num anime de merda. Pelo menos vi poucos animes e fugi de vários cancêres.

  2. Não gostei dos 2 que vi até agora, Space Dandy e Pupa.

    Space Dandy, é tudo non-sense, é demais pra minha cabecinha, dropado. Pupa, vou continuar assistindo só pra ver o resto da merda, misericórdia, oque fizeram com o anime ? oque aconteceu com aquele trailer que eu tinha visto ?. Me négo a ver o anime de Gin no Saji, ainda *um dia* lerei o mangá *quem sabe* (ou não).

    O tempo no cronograma em cima á seguir no podcast, está errado.

    • Acabei de conferir o tempo, tanto do arquivo quanto do player do 4Shared, e ambos estão corretos, veja se não foi seu player. Se usa o Itunes tem vezes que ele dessincroniza o tempo em alguns segundos.

  3. Aqui o cara que recomendou Toaru Hikuishi E no Koiuta pro Trilles.

    Pera aí né, vocês só viram os pontos fracos da porra. Digo, não que eu discorde do que foi apontado por vocês, mas por exemplo, vocês passaram uns 3 minutos falando mal da coloração da porra do céu como se isso tivesse atrapalhado o entendimento da obra de alguma forma. Isso é coisa pra criticar rapidamente, como das poucas falhas na animação de Space Dandy.

    O ponto que mais concordo com você é quanto a apresentação daquele romance. Realmente, aquilo foi o que mais me incomodou em todo o episódio. Mas o que me fez relevar isso foi o mundo apresentado durante o episódio. Eu sou apaixonado por RPGs e obras em universos Steampunk, e só dessa obra se situar nesse universo fantástico com airships, impérios e o caralho a 4 além de ter todo aquele feeling de RPG japonês, com jovens indo pra guerra, salvando o mundo/wtv me pegou de jeito.

    Claro que ainda não sabemos qual o objetivo dos jovens que vão pra força aérea claramente, o que é esse tão falado fim dos céus e tudo mais, mas esse episódio foi o suficiente pra me deixar interessado em tudo isso. Diferente de vocês que já estão supondo que eles vão pro céu por motivo nenhum e que o garoto de cabelo branco vai ser que nem um sasuke da vida só pelo jeito que ele foi apresentado, eu já suponho (e espero) que os próximos episódios falem mais sobre o mundo, o objetivo da obra e desenvolvam aquele cara de cabelo branco.

    Acho que por eu ter amado de cara o mundo da obra, eu fiquei muito otimista com ela. Do mesmo que parece que o trilles pegou raiva com tudo da obra depois do céuzinho colorido. Que eu nem sequer notei ou mesmo vejo como uma falha.

    Quanto ao romance, como já disse eu concordo com vocês e é um ponto que eu relevei nesse primeiro episódio e espero que melhorem no decorrer do anime. Bakuman mesmo tendo começado com aquele romance escroto conseguiu se recuperar depois, não? (Não li todo, mas já vi vocês falando bem em alguns posts, então suponho que sim.)

    Enfim, espero que tenham conseguido entender meu ponto de vista e que não apaguem esse meu comentário como das outras vezes. Quanto ao resto do cast, eu só ouvi as partes sobre os animes que eu assisti, e só não concordo mesmo com isso que eu falei de Toaru Hikuuishi, e também que não gostei tanto assim de Space Dandy como vocês. Não curto coisa Sci-fi e a comédia não me agradou tanto.

    • Cara, eu não assisti o anime e pode até ser que daqui um tempo ele se confirme como uma surpresa, mas a coloração, assim como o character design e efeitos especiais são sim importantes para uma animação.
      Numa animação (e em outras mídias visuais) tudo é feito ou deveria ser feito com um propósito; se no anime citado o céu tem uma cor aleatória, além da imersão ser quebrada e um ataque epilético ter uma alta probabilidade de acontecer, simplesmente ele não funciona como animação por ter uma simbologia sem sentido.
      Lá no twitter do EMD mesmo o estupra colocou um link de um vídeo de um crítico que monta toda a sua crítica observando simbologias.

      • Entramos novamente no problema de falarem: “Ah, mas sobre esse eu discordo porque gostei/odiei.”
        Gostar e odiar não faz diferença para nós, mas queremos motivos para isso. Não falei mal de um céu e de outras coisas por nada. Tudo sobre coloração, ambientação, soundtrack, arte, animação e afins são necessários serem coesos num anime, pois cada uma dessas exerce um dever na construção de um sentimento vindo do espectador. O bom diretor sabe o que fazer para que o espectador se preocupe com um personagem ou se interessa por uma estória, e sabemos que nem tudo deve ser explicado, mas os que ainda não entenderam definitivamente não ouviram direito o que falei.
        A questão não é o cenário ser explicado inicialmente ou o céu ser roxo em si, mas tudo que acontece em volta não ter relação com isso! Esse é o problema!
        Os adultos nem tocaram no assunto que poderiam ter ido na viagem. Eles nem sequer mostraram uma grande preocupação pelos filhos. Até mesmo em filmes de guerra onde são os adultos que partem, a choradeira mão cessa na cidade inteira.
        E o overreact do garoto com a mulher? E o relacionamento dele com a irmã? E o Samuel Boy que não serviu pra nada além de ter criado um personagem misterioso que olha de cara feia para todos? As pessoas tendem a defender ABSOLUTAMENTE TUDO quando não concordam com um ponto que citamos. Ponto esse que, em detalhes, expliquei um milhão de vezes que são, sim, necessários numa animação, queiram vocês ou não, caros leitores.

        Obrigado por interpretar bem a citação, Eduardo.

        • Eu nunca disse que discordo cara, você leu meu comentário ou só passou o olho? Eu apenas estou tentando te mostrar o porque de eu ter gostado tanto da obra e dito que ela foi a melhor estreia antes, foi isso o que você me pediu no cast não?

          A maioria das suas criticas se baseiam no que você tem de experiência com esse tipo de obra, né? (Ex. Personagem que lembra o sasuke = Vai seguir o mesmo caminho; Romance mal apresentado = só vai piorar e ficar mais escroto.) Pois é o mesmo motivo de eu ter gostado tanto, eu tenho ótimas experiências com obras nesse tipo de mundo como já falei antes.

          Como eu já disse, a única coisa que eu realmente vejo como um possível problema daqui pra frente na obra é o romance que foi forçadamente apresentado. De resto é só especulação, tanto minha quanto sua.

          Agora vamos comentar um pouco sobre algumas das suas criticas que eu achei meio exageradas:

          Tranquilidade dos pais com os filhos indo pra fucking guerra
          Aquele é um mundo diferente, nada foi explicado. Nem sequer foi dito claramente se eles estão indo pra uma guerra, ou as tradições daquele povo. Eles parecem mais estar indo em uma grande expedição e aquela cena de batalha no começo pode ser algum imprevisto ou sei lá.
          Por isso não vi problema nesse ponto por enquanto.

          Relacionamento dos irmãos
          Eu não vi problema no relacionamento dele com a irmã. Não é nada “Oh, que relacionamento foda, original e bem contruído.”. Mas é normal, a irmã vive enchendo o irmão e ele se irrita fácil com isso. Eu vivo fazendo coisa do tipo com minha irmã. Sem falar que eles são dois adolescentes, não tem como dizer que aquilo seria algo infantil pra eles.

          Coloração
          Primeiro, você realmente acha que TODA mudança na coloração TEM que representar algum simbolismo por trás? Tudo tem que ser feito visando alguma mensagem profunda? Acho que você não conseguiria assistir JoJo, porque cabelo e roupa no anime mudam de cor toda hora sem qualquer explicação ou motivo.

          E eu vi o vídeo que o carinha acima recomendou, realmente, muito bom. E percebi que talvez tenham sido vocês que não tenha interpretado a cena muito bem. Revi a cena criticada por vocês com mais atenção. Acredito que a parte que você mais tenha criticado foi no começo do anime, no meio daquela batalha, onde realmente tem muito roxo. Vejamos, eles estão no meio de uma batalha de vida e morte que parece significar BASTANTE pro protagonista, o uso do roxo em tonalidades escuras, uma cor bem mórbida, que pode ser interpretada como morte, foi muito bem colocado ali considerando o momento. Só que aquele roxo não só está presente naquela cena, se você perceber ele também está presente nas cenas seguintes que estão com um ar mais descontraído, só que em quantidade bem menor, e detalhe, quanto mais pra cima no céu, mais roxeado vai ficando. O horizonte é bem azul vivo, mas o céu onde os aviões que travam batalha voam tem esse roxo mórbido. Será que isso não é uma metáfora para dizer que quanto mais eles subirem mais “roxo”, mais mórbido o destino deles vai ficar? Afinal, esse é exatamente o momento de partida deles para essa nova vida. Eu não sei, eu não sou alguém que assiste obras pra ficar prestando atenção nisso (pelo menos não quando não é realmente preciso), mas pelo menos foi isso o que eu pensei após ver o vídeo que vocês recomendaram.

          Pra terminar:

          Mais uma vez, eu entendo o ponto de vocês ao não continuarem assistindo o anime e criticarem esse primeiro episódio. Só acho exagerado xingar e não recomendar o anime por esses erros. Principalmente por a obra ter um mundo interessante, um CG bem usado, um bom ritmo e ser algo diferente em uma temporada de uns 40 animes onde a maioria é coisa sobre menininhas moe, histórias fracas entre outras coisas genéricas. Tanto que parece que vocês só recomendaram de fato dois ou três entre eles. PRA MIM é um raio de esperança em uma temporada tão fraca. Pensei que no máximo vocês diriam que não vão continuar acompanhando, mas a obra tem potencial pra melhorar.

          Resumindo, eu acho que o fato de eu apostar tanto nessa série é mais pessoal, só de ver coisas tão típicas de RPG animadas já me deixar empolgado. Mas ainda assim, não acho que as falhas apontadas por vocês (embora eu concorde com a maioria considerando apenas o primeiro episódio) atrapalhem tanto o potencial do anime a ponto de crucificá-lo como foi.

          Enfim, pra fechar, eu só queria perguntar ao Trilles se agora ele entende o porque de eu ter dito que essa era melhor estreia. Foi só pra me justificar que eu comentei aqui, já que vocês tem a mania de achar retardado/câncer qualquer um que goste de coisas que vocês odeiam. E se ele me odeia porque eu dei aquele spoiler de HunterXHunter?

    • Algo que aprendi discutindo com fãs de Naruto é que forçar interpretações é o único jeito de cobrir falhas para si mesmo. Você pode gostar de algo mesmo tendo alguma falha, o desafio é aceitá-las; vide o Estupratom no podcast de Gunnm.

      Você se baseou bastante no que você ACHA coerente para julgar o anime.
      “Eu acho essa relação entre irmãos normal”. Eu tenho uma irmã e a situação citada não é nem um pouco aceitável para mim.
      “Eu acho que tem um motivo e que será explicado para as crianças irem à guerra no lugar de adultos”. Como se diz experiente no gênero, sabe que nunca é explicado; mesmo se explicado posteriormente, ainda é uma falha.

      Sobre o céu roxo o que foi dito foi simples. Se não tem simbolismo, por que não deixar em uma cor normal.

      Tente apreciar a série aceitando as falhas. Se não conseguir, a série é “ruim” e ponto.

      • Cara, acabei de ver o episódio. Os irmãos, apesar de ridículos(como todos os japa), não são a pior parte. A cena da bicicleta foi o cúmulo da merda, depois dela fechei o player e dei shift+del nos dois episódios. E pesar que eu baixei os dois… Boa sorte para você, Fouda. Kkkkkk

      • E porque não pode ser um simbolismo? Com que base você pode dizer que a cor do céu não faz essa analogia? Conversou com os criadores do anime?

        E sim, eu falei baseado no que eu acho, no que eu espero. Foi exatamente isso que o Trilles também fez. Ele tá subestimando a série por causa de sua má experiência com esse tipo de anime.

        O anime ainda não apresentou muita coisa concreta pra podermos julgar desse jeito. E eu vou repetir aqui pela milésima vez, eu só estou justificando o porque de eu ter gostado e botado fé no anime, não estou discordando das criticas do trilles (Pelo menos não da maioria, considerando apenas o primeiro episódio) ou dizendo que o anime é bom.

        E sim, a cena da bicicleta foi forçada pra porra. E isso foi de longe o maior problema do anime até agora. (Mas não assisti o ep2 ainda)

        • “A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação.

          O ambiente roxo é misterioso e místico, sendo a cor apropriada para um local de meditação. Pode ser uma cor depressiva e melancólica, se usada em excesso.

          O roxo é uma das cores litúrgicas na Igreja Católica que se usa no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. Durante a Quaresma, a cor roxa é usada nos paramentos dos sacerdotes e na decoração das igrejas. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência”.

          Fonte: http://www.significados.com.br/cor-roxa/

          Me desculpe se não acho que roxo tenha algo ligado a guerra de aviões.

        • Então você devia mandar esse texto ao Fábio Villaça também, foi a partir da crítica dele que eu cheguei a essa conclusão. Ele até recomendou um livro só sobre como a cor roxa tava ligada a morte.

          É difícil simplesmente aceitar minha interpretação? Porque eu, diferente de alguns de vocês aqui, não tô tentando dizer que ela é a verdade absoluta.

          Agora vamos lá, vou explicar devagar, não é que essa cor esteja ligada a guerra de aviões. Ela está ligada ao momento pelo qual os jovens estão passando. Se você ver o video lá que o EMD recomendou você entende mais ou menos o que eu quero dizer.

          E se os produtores quiseram passar isso através da coloração, que jeito melhor do que influenciar a cor do céu? Já que o anime é sobre batalhas de aviões no fodendo céu.

          E quanto ao seu texto Ctrl+C Ctrl+v. Cara, lembre-se que algo pode mudar totalmente o significado dependendo da cultura. Principalmente algo como uma cor.

        • Eu conheço o trabalho do PABLO Villaça, você deveria entender como é uma falha à introdução da série essa cena inútil no início.

          O anime não deu espaço para que QUALQUER

        • Ok, ok. Então me explique exatamente porque a cena é inútil.
          Porque o simbolismo não significa nada? Simbolismo só se encaixa e significa algo em obras cheias de reflexões sobre a sociedade e psicodelismo? O que qualquer falha no episódio pode atrapalhar deles colocarem aquele simbolismo alí? explique-me.

          Se você realmente quer discordar de tudo que eu falo pra fazer uma boa imagem pro pessoal da EMD, pelo menos faça isso direito. Tá parecendo um fãzinho babaca sem argumentos.

        • Eu sei que foi um comentário babaca, deu erro nele, só completei a frase para fazer algum sentido. Você, que está esperançoso pela temática da obra, sirva-se dela. Eu achei uma merda eu não assistirei o resto.

          Sobre a cena ser inútil, além de nos mostrar sobre o que o anime é(coisa que a opening faz) e essa interpretação bem pessoal sua, o que ela nos apresenta?

          Não responderei mais porque as mensagens nem estão vindo mais para as minhas notificações. Nunca foi pessoal de minha parte, mas tudo que você vê de bom no anime foi o que você idealizou, o que pode ser uma falsa esperança. Falou!

  4. Gostei bastante da review, concordo com muita coisa, mas tenho algumas ressalvas a fazer.
    Não cheguei a ver aquele z/x ignite, mas não vejo tanto problema com relação ao fato deles não explicarei como o fênomeno aconteceu. Não sei se essa era a intenção do anime, mas gantz, por exemplo, nao tinha explicado o que era a esfera negra ate muito adiante na historia, deixando aquilo como um mistério que intrigasse o leitor e não foi algo ruim.

    Sobre o to aru Hikushi eu concordo com o Fouda, o romance foi forçado, mas não concordo com a postura de vocês de criticar as coisas não explicadas na historia, talvez porque desde o começo tive a impressão de que seria o tipo de anime que mostra as coisas pra você e deixa você tirar seu entendimento da obra, e nao uma historia com um narrador que te explica tudo que esta acontecendo ou com personagens expondo o plot através de uma conversa (que muitas vezes acaba sendo ridicula, porque eles conversam sobre coisas que deveriam ser óbvias para eles, apenas para que o telespectador entenda qual a situação).

    Tambem tive a impressão de que vocês não leram a sinopse da obra, porque se tivessem lido saberiam que o que é dito nela como sendo o foco da obra nem chegou a acontecer nesse primeiro episódio que é *spoiler(?)* O personagem principal é um príncipe, acontece uma especie de revolução naquela cidade onde ele morava que fode com todo mundo, ele se apaixona pela garota que é o simbolo dessa revolução (isso ja aconteceu, ao menos) e ele passa por uma jornada em busca de voltar pra la e conseguir sua vingança, mas vai encontrando varias pessoas pelo caminho que mudam sua maneira de pensar *spoiler(?)*

    • Não vi o episódio, mas baseado nos comentários de todos(incluindo você), essa sinopse parece apenas uma desculpa para um romance forçado e cheio de clichês. Não são muito altas as chances de isso virar algo bom, mas ainda é possível.

      • Exatamente. Fora tudo que falei no outro comentário, o que sigo para falar tão mal da estréia é a base de animes que lançam nos dias de hoje. Conheço e já vi muitas estórias que começaram com incoerências iguais, e isso nunca acabou bem. Apresentei pontos necessários para defender uma opinião contrária à qualidade do anime. Dei exemplos de outros pontos do anime pouco citados e até mesmo de uma das partes mais importantes dele, que é o romance – e quem não ver isso está com dificuldades em análise, pois o romance está movendo toda uma ação e um desenvolvimento geral do protagonista da obra – e justamente nela todos concordam que não foi feito um bom trabalho. Então, sinceramente, o que, de fato, teve de BOM no episódio? O que tentaram defender até agora é o que ESPERAM da obra, mas não do que ela apresentou até então. E digo o porquê: Pois ela não apresentou nada concretamente bom, além de um cenário que pode ser bem desenvolvido.

  5. Nem tenho muito que falar dessa temporada, ela esta realmente muito fraca, mas eu normalmente não espero muita coisa com a temporada do inicio do ano então não tive decepções, com excessão de pupa que achei que seria algo interessante, mas eles acabaram com o anime quando deixaram ele com 4 minutos, eu tinha curtido o mangá n sei se é pelo fato de eu ter pouco conhecimento desse genero ou se realmente é bom, mas eu curti bastante ate onde eu li.
    Sobre os demais animes sem muito o que falar, só que eu até que curti o Noragami, acho que se eles não cairem demais no cliche pode ser algo interessante (se bem que aquele rabo de gato ainda me incomoda bastante) e eu estava em duvida sobre Space Dandy, mas depois do cast vou baixar, no mais estou esperando os comentarios dos outros animes da temporada (principalmente de Nisekoi que eu curti o primeiro episodio) e que eu ainda vou começar a ver Silver Spoon um dia desses.
    Valeu por mais um cast e continuem com ótimo trabalho.
    Flws

    • Então sobre Pupa, você comentou não conhecer muito o gênero, e posso dizer que deve ser isso, pois acho o manga de Pupa bem fraco. Não quero ficar comentando do manga, mas o principal ponto é sua arte que não possui estrutura básica para quadrinhos de terror, principalmente na baixa gama de tons cenários pouco sólidos e sequencias que não contribuem para o gênero, Pupa não gera tensão nem representa “terror”.
      Como disse não conhecer muito o gênero,vou recomendar algumas obras pra te introduzir
      Skyhigh que não é uma obra de terror, mas é um suspense que envolve sobrenatural, cujo a a arte excelente mostra muito bem o drama e possui sequencias excelentes, alem, de termos feito um cast sobre o manga. Hideout, manga curto, mas que possui uma arte fenomenal e que gera tensão de forma esplendida, e por ultimo March Story que é algo bem diferente do resto, ele não se foca no psicologico, mas sim no visual seguindo por um lado mais freak, que usa rimas visuais para gerar suspense, e brinca muito com a arte, mas não é tão sério e não busca aterrorizar sempre, e a arte é feita pelo mesmo desenhista de Shin Angyo Onshi.
      Fica ai minhas dicas, leia para ver o que acha.

  6. sobre Witch Craft Works gostei muito do anime e achei ele muito fiel ao manga que so muito fâ, e tem um motivo para todo mundo adora é respeita ela se o anime seguir o manga como ta vai ser muito bom e tb sem fala quer tudo vai ser explicado nos episodios

  7. Não me surpreendi com o cast porque, como sempre, não esperava que a temporada fosse boa, mesmo assim ouvir vocês falando sobre algumas obras de qualidade duvidável sempre é engraçado🙂

    Mas a temporada ainda entra na média de 2 animes bons por season. Eu espero bastante principalmente de Space Dandy porque adoro o Watanabe que é um puta diretor e sabe escolher trilhas sonoras absurdamente bem, além de sempre apresentar uma animação muito boa ou no mínimo bem acima da média.

    O outro, Colher de Prata ainda não vi a primeira temporada, mas vou começar ainda esse ano assim que a segunda temporada acabe ou esteja para acabar. Fora isso é ver se algum outro anime acaba surpreendendo, quem sabe não é esse Wake Up Girls?🙂

    Ah e esqueci de postar no outro cast, mas boa viagem pro Trilles e aproveite bastante porque depois de algum tempo nos EUA, o Brasil continua o mesmo quando você volta mas você não volta o mesmo para o Brasil e leva um tempo para se acostumar de novo com o 3º mundo🙂

    • Estamos com problemas com o servidor onde upavamos os casts, estamos re-upando, mas é bastante coisa então aproveita e ouve os lançamentos recentes. Ficamos felizes que esteja voltando a acompanhar o site e esperamos que goste das mudanças.

Deixe um comentário

