Comentando: Oyasumi Punpun – Capítulos 111-121 (Volume 11)

Dae pessoal, aqui é o Estupratom trazendo o primeiro comentando de Oyasumi Punpun.

Posso afirmar que  Oyasumi Punpun é uma das obras favoritas do EMD, e como a nossa review só comenta da obra até o volume sete eu decidi fazer uma pequena trilogia de Comentando do nosso amado pinguim fantasma. O objetivo desse projeto é comentar dos últimos três volumes desse manga fantástico, ou seja, o final da obra. O texto vai ser REPLETO DE SPOILERS, essa é uma leitura recomendada apenas para as pessoal que acompanham a obra.

O texto a seguir foi escrito por mim logo quando eu tinha acabado de ler o volume 12, em março de 2013. Ele vai ter minhas impressões e expectativas do volume 11 sem levar em consideração os acontecimentos do volume 12.

VOLUME 11

Comentários por Estupratom:

Nesse volume temos uma mudança total no enredo da obra. Não acompanhamos mais o pobre Punpun vivendo obcecado com erros e garotas do passado, agora ele está ao lado da mulher mais importante de sua vida. Pelo menos é isso que ele pensa. O início do volume mostrou algo muito raro nesse manga, podemos presenciar o nosso amado pinguin fantasma com uma autoconfiança impressionante, aproveitando o momento e não seus fantasmas do passado. Podemos dizer que isso está acontecendo porque ele reparou seu erro de infância com a Aiko, mas ele não acabou de criar um erro ainda maior com a Sachi? Não acho que a história entre eles iria terminar de forma tão fácil, e tenho certeza que essa personagem ainda vai reaparecer para abalar o mundo do Punpun.

Oyasumi_Punpun_v11_cap113_p21       Oyasumi_Punpun_v11_cap111_p19

Como era de se esperar de um manga que enfoca toda a crueldade que o Inio Asano consegue imaginar, a felicidade dos dois não dura muito. O desfecho do encontro do protagonista com sua sogra foi no mínimo impressionante. Eu esperava algum confronto verbal, ou até mesmo algumas agressões, mas eu nunca tinha imaginado que iria acabar desse jeito. Mas não podemos dizer que o autor não deu pistas. Quando eu vi o Punpun com aquela cabeça com chifres na última página do volume anterior eu imaginei que algo estava para acontecer, só fui inocente demais e não imaginei em um desfecho tão cruel.

Sem contar que tivemos uma cena que chocou de diversas maneiras. A página dupla que mostra o fim do arco da sogra mostra o semblante do punpun e pela primeira vez podemos ver o formato do seu rosto e do seu cabelo na idade atual. Eu fiquei minutos apreciando essa página, deixando minha imaginação trabalhar das formas mais variáveis possíveis.

Oyasumi_Punpun_v11_cap113_p16-17


A cada volume que se passa o Deus de Punpun me intriga ainda mais. Esse manga tem dezenas de simbolismos, muitos podem parecer aleatórios, mas eu sinto por Oyasumi Punpun a mesma sensação que senti lendo Evangelion e 20th Century Boys. Sinto que todos os pontos se juntam e que todo o simbolismo tem algum significado no enredo. Para ser honesto, eu me recordei de 20th Century Boys em diversos momentos lendo Oyasumi Punpun, e considero que as duas obras tem muitas semelhanças.

Oyasumi_Punpun_v11_cap113_p08

Essa nova transformação do Punpun foi algo surpreendente. Nunca vi o personagem ser tão confiante e imponente, nem parece ser o mesmo garoto não tinha confiança para se defender quando ofendido.  A Aiko por outro lado caiu em um abismo. Ela perdeu todo o brilho nos olhos que tinha e agora não parece ser nada além de uma casca vazia. Ver ela dependendo do Punpun enquanto ele decidia ir embora com a maior naturalidade do mundo foi algo que eu nunca teria imaginado no volume anterior.

Oyasumi_Punpun_v11_cap116_p17-18

Uma das premissas que mais me atiça nesse obra é a seita religiosa. Relendo diversas das tragédias do nosso “querido” protagonista, podemos ver eles envolvidos diversas vezes. Esse grupo também afetou todos seus amigos de infância, o único que ainda não foi envolvido é o Harumi, mas eu sinto que ele ainda vai ter sua importância para o desfecho da obra. Algumas vezes o manga me passa a impressão de que o Punpun é o Anticristo ou algo do gênero e que o único propósito da seita é impedir o despertar de seu verdadeiro ser. Sem contar que faltam apenas um mês para a profecia do fim do mundo.

Oyasumi_Punpun_v11_cap111_p10-11

Aparentemente essa catástrofe tem alguma ligação com o daruma que o Punpun jogou fora. Para os que não lembram ele recebeu esse brinquedo da Midori, mulher de seu tio. Será que a criança que está para nascer está envolvida com a catástrofe? A única coisa que eu tenho certeza é que o Punpun vai estar no meio da confusão e que o seu Deus, que acredito ser a Mancha Negra, estará envolvido de alguma forma. Estou gostando de como a narrativa séria e realista está se misturando com uma teoria fanática do apocalipse. Não gosto de clicar na mesma tecla, mas após ler esses 11 volumes sindo que o Punpun me lembra muito o Amigo de 20th Century Boys. Não sei o que pensar sobre isso, porque para mim o Amigo é um dos personagens mais impactantes que conheço, e sinto que o Punpun tem uma semelhança quase que sombria com esse temível personagem.

Com a revelação que o braço direito do fanático possui os olhos da Mancha Negra, eu fico ainda mais intrigado no desfecho desse manga. Ao mesmo tempo temos a revelação da forma final de Punpun. Ele finalmente revela a parte mais escura de sua alma, que o acompanhou por todos esses anos, sempre induzindo ele a cometer os atos mais deploráveis. Alguns chamariam de instinto eu desejo, mas eu não consigo ver o Deus de Punpun de forma tão simples. Eu acredito que esse é seu verdadeiro caráter, algo que foi suprimido por causa de suas inseguranças, mas agora está livre no mundo.

Oyasumi_Punpun_v11_cap120_p15

Não consigo imaginar um desfecho feliz para o protagonista e não tenho absolutamente nada contra isso. Ele é o tipo de personagem que amamos odiar. Quero ver sua alma cair em desespero e sua fúria virar ações, quero ver ele influenciar o mundo com o seu ódio sem me importar com sua felicidade. Não desejo que ele tenha um final trágico, mas é o que sinto que vai acontecer.

Para mim esse foi um dos melhores volumes de Punpun até agora e estou ansioso para ler o próximo. O manga está em sua reta final, faltando apenas dois volumes para sua conclusão. Após ler esse volume eu fiquei morrendo de vontade de escutar Nirvana, principalmente as músicas “Lithium” e “Heart-Shaped Box”. Os que leram a obra e conhecem as músicas vão sentir como que essas duas músicas se entrelaçam com o desenvolvimento do manga.

Vlw pessoal e até semana que vem. Não se esqueça, se você fala com Deus você é religioso, se ele responde e se mostra como um negão pelado de black power, alguma coisa está errada com a sua cabeça.

9 pensamentos sobre “Comentando: Oyasumi Punpun – Capítulos 111-121 (Volume 11)

  1. Estupratom, você sabe onde começou e oque causou esse conflito entre Punpun e Aiko ? To meio perdido nessa relação entre eles.

    Quero ver um Comentando do arco Festival de Comida hein!

    • Já li, mas estou ainda meditando para tirar as minhas conclusões. Algumas coisas eu vou elogiar muito, mas outras me deixaram com o pé um pouco para trás.

      • ps: prometo que após terminar o comentando de Punpun eu vou fazer o comentando do arco de Toriko. Pretendemos fazer os comentando arcos em podcast, mas como só eu leio Toriko esse vai ser escrito.

  2. Estupra é o que mais me intrigava a seita religiosa desde o começo, e o que ela iria propor na obra. Eu terminei de ler o último volume recentemente, o final é fantástico. Vou esperar tu publicar os próximos comentantos pra ver algumas conclusões que não vi.

  3. Ah, eu sou um filho duma Égua mesmo, comecei a ler a obra, estava amando, começei faculdade, parei de ler e tava com priguiça de voltar. nem li o texto pois esta cheio de Spoilers como foi dito, porra proximas ferias TENHO q voltar a ler, PUNPUN é muito Fodaa Véy

Deixe um comentário

