Melhores Páginas do Mês #12 – Especial Devilman

É isso ai pessoal o Melhore Páginas do Mês está de volta!

E para voltar com tudo eu trago para vocês um post especial, onde falarei somente de Devilman, o manga da lenda Go Nagai.

Go Nagênio 1

Mas antes eu preciso dar algumas explicações so porque de eu ter ficado tanto tempo sem postar o Melhore Páginas.

Não é que eu não tivesse tempo, apesar de ter pouco tempo disponível isso nunca me impediu de fazer o post. O que aconteceu na verdade é que eu estava fazendo mais um post e vi que não estava satisfeito com o mesmo. Cheguei a analisar algumas páginas e fazer alguns textos, mas por algum motivo eles não estavam me agradando. Decidi então que deveria mudar o formato, para poder trazer um conteúdo melhor para vocês, mais fácil de entender e com textos mais curtos.

Fiquei algum tempo pensando em como fazer isto, mas a mudança não poderia ficar só no texto, então mexi completamente no post, e espero que gostem.

Agora vamos ao Melhores Páginas do sensacional Devilman!

Devilman Vol 1, Pags 216 a 218

A principio pode-se pensar que a arte de Devilman não é tão boa assim, mas apesar do problema com o desenho dos personagens e na simétrica das formas, todo o resto na arte do manga é de uma genialidade que só Go Nagai poderia fazer. Por isso não estranhem a arte de um manga pelo que ela aparenta ser, mas sim pelo que ela realmente é. Esta é a sequência da transformação de Akira em Devilman, aqui vemos o momento da perda completa de sanidade até o ápice onde ocorre a sua fusão com o demônio Amon . DEVILMAN_v01c04_p216

Nesta primeira página Akira se vê perdido pelo medo, então as bordas somem não há mais quadros não há mais onde se segurar. Seu traço está inconstante seu corpo já não mais é solido e seus olhos perdem o brilho.

Primeiro quadro

O personagem se põe em direção ao quadro, mas para cima. As setas para cima mostram sentido de busca.

E logo em seguida temos os balões que mostram o quão explosiva é a situação por sua forma, por isso que o balão ganha um quadro só para si,  como se o mesmo fizesse parte da cena.

DEVILMAN_v01c04_p216 (páginas do Mês)

E logo após temos o olhar branco de Akira, ele agora não possui mais brilho e o preto o envolve, no ultimo quadro então temos somente o preto. O medo venceu.

Quadros 2 e 3

Na segunda página temos Akira perdido no escuro, tudo está escuro, seu corpo está ali, mas ele não pode ver nada no fundo preto. É neste momento em que ao cair em posse do medo ele irá se fundir com Amon.

DEVILMAN_v01c04_p217

Vejam aqui o exemplo da queda do personagem, por incrível que pareça existe um cenário, e o sentido dos quadros nos mostra onde ele está.

Segunda página

Assim na segunda parte da página o personagem se vê caindo no abismo, mas então porque dois quadros? Simples em um temos a figura centrada de Amon e no outro Akira fora de centro, ambos irão cair e então se fundir.

E o sentido de fusão vem do esquema de losango dado pelos ângulos  dos quadros.

Deem uma olhada.

Losango

E isso é feito usando o losango, porque um dos sentidos desta forma é a representação de fusão, já que de uma ponta partem duas que voltarão a ser uma.

E a terceira página é simples, vem um clarão de luz, a forma de Akira se vê de volta ao centro com sua forma sólida e negra.

DEVILMAN_v01c04_p218

A fusão está completa.

É isso ai pessoal, é só uma sequência e são pocas páginas, mas eu queria mostra para vocês o novo formato do Melhores Páginas para ver o que vocês acharão, e perguntar para vocês se devo continuar com este formato, se preferem o formato antigo ou até mesmo querem algo diferente. Por isso deixem seu feedback.

E é claro queria mostrar para vocês que mesmo não aparentando Devilman possui uma arte incrível, por isso escolhi uma cena que não contem nenhum spoiler. Recomendo que leiam a obra e escutem nosso podcast sobre Devilman.

Obrigado a todos e até a próxima!

Ps: GO NAGAI É GÊNIO!!!

14 pensamentos sobre “Melhores Páginas do Mês #12 – Especial Devilman

  1. Poh Lucas, é muito difícil achar esse trabalho cuidadoso de vocês, mesmo as vezes vocês não tendo tempo( entendo muito isso). Vocês tem um trabalho sensacional, e essas poucas revisões que você faz de significados somente possivel em uma narrativa de quadrinhos, melhora mais ainda o nosso conhecimento sobre a arte dos quadrinhos. Abraço cara, curti muito esse estilo de revisar poucas páginas, a gente descobre que poucas coisas podem na verdade mostrar muito em sua subjetividade.

  2. Como você sabe que os dois últimos quadrinhos da pag 2 são as duas partes dele se fundindo? O ultimo quadrinho parece apenas a continuação do penúltimo, com a imagem dele mais afastada.como se ele estivesse se perdendo no abismo por isso a imagem dele vai se afastando em meio a escuridão.

    • É só prestar atenção no que comentei sobre o losango, os ângulos representam o losangolo, forma que pode representar fusão. E mais, se o personagem está caindo, percebe-se pelos braços abertos e pernas esticada, ele não poderia afastar a imagem de frente, ele teria que partir de um plano do alto e então diminui-lo. Para afasta-lo de frente o mesmo deveria estar andando, o que não está.
      Sim ele parece isso, na verdade parece só que o personagem vai andando e da um raio nele e ele se transforma. Mas aqui Go Nagai faz uso de imagem subjetiva, o sentido está além do que aparece nos quadros.
      Espero ter conseguido deixar claro o sentido da página.

  3. Muito bom o post!
    Essa leitura das 3 páginas de Devilman foi incrivel, eu acho que se eu lesse eu nunca perceberia tudo isso.
    Depois disso tudo não acho que de para negar que Go Nagai é incrivel (so de ver tudo isso me deu vontade de ler devilman), usar não apenas os desenhos, mas sim a página toda como parte da arte da obra de forma que para entende-la totalmente você precise sub-entender cada detalhe, desde o porque do desaparecimento do fim de um quadrinho ao porque do fundo sumir dando espaço a apenas escuridão.
    Me pergunto da onde que vem algumas ideias, por exemplo, a de deixar o quadrinho sem final pode ser simples, mas o autor deu um ótimo significado para isso, mas a ideia dos 2 se fundindo na queda é algo que eu nunce pensaria em fazer em algum quadrinho que eu desenhasse.
    Bem só isso que eu tenho a comentar.
    flws

  4. Me arriscando a bancar o ridículo, devo dizer que quando Devilman não vi(ainda não vejo) a queda do Akira como a fusão com o Amon, mas sim como uma sequência do movimento da queda, mostrando o infinito em que medo e desespero “nossa” pode chegar.

    • Eu imagino, com a queda do Akira ao centro do losango, que o Amon está no plano de fundo, em meio à escuridão. A cena inteira me parece o Akira “caindo” para essa escuridão e se encontrando com o Amon exatamente no centro da página, que é a posição onde o Akira/Amon está na página seguinte. Também não me pareceu que Amon foi colocado na cena de forma visível e se fundindo ao fim, mas sim que o Amon estava desde o início esperando o Akira “cair(perder a razão)” e no fim isso acontece. Mas a minha é apenas a visão de um leigo, então…
      De qualquer forma, para mim o Amon esteve em segundo plano a cena toda e mesclando-se com o personagem que caiu do primeiro plano no final; isso simplificando a minha visão da cena. Desculpe repetir, mas eu queria dar uma simplificada. -.õ

      Desenho foda, Lucas. Parabéns.🙂

      • Então quando falo da representação de Amon falo de uma representação subjetiva. A figura é a de Akira, mas o representativo é da figura de Amon, apesar de ter uma analise diferente entendo perfeitamente a sua visão, assim como a de todos que apenas virão Akira se perdendo.
        Vejo cada vez mais que Go Nagai cria cenas que podem ter um sentido simples para que qualquer um entenda, ao mesmo tempo que possam representar ao grandioso para os que entendem melhor da mídia.
        E obrigado pelo elogio, só fiz um desenho rápido de ultima hora pra dar uma homenageada no Go Nagênio, mas que bom que agradou.

  5. Ótimo formato Lucas! Agora dá pra entender melhor e de uma forma muito mais agradável o que tu queres transmitir com o post cara. Mangá incrível e grandiosas observações, espero um próximo Melhor Páginas do Mês tão bom quanto esse hein? Muito bom.

  6. só fico imaginando que se fosse o Trilles, ele teria ateado fogo em todas as páginas, huahuahua em devilman nagai tem algumas páginas bastante inspiradas mesmo, e outras bem amadoras.

    • Discordo quanto a questão de terem páginas amadoras, como falamos no podcast ele não e bom quando se trata das formas e na riqueza de detalhes.
      Mas em termos de estrutura de um quadrinho ele é genial. Tanto que virou referencia para diversos desenhistas da atualidade, tendo seu estilo estudado até hoje em cursos de desenho de quadrinhos.
      Entendo desgostarem do estilo do Go Nagênio, afinal ele é bem diferente do que se vê atualmente, mas não se pode negar sua genialidade.

    • Devo ser honesto e dizer que nunca li um de seus quadrinhos, mas estudei um pouco sobre sua arte, afinal ele acaba sempre caindo em pauta nos estudos sobre estilística nipônica. Mas o que eu acabei estudando dobre Taiyou Matsumoto acabou me surpreendendo e muito, só que infelizmente isso fez com que eu passasse a desgostar de sua arte como quadrinista.
      Ele acaba por ser muito bem cotado pelos artistas conceituais, e por hipsters, mas no que se fala dos artistas profissionais(não, que os conceituais não sejam profissionais, isso é só para representativo geral), principalmente dos quadrinistas e da maioria dos professores e formadores das artes, acaba por rolar um pouco de revolta contra ele.
      E no caso eu acabei por me “irritar” com Taiyou Matsumoto, e um dia falarei sobre isso de forma detalhada, até porque não conseguiria explicar de maneira correta minha opinião sobre ele em um texto. Além de que um dia teremos de falar de uma de suas obras aqui no site.

Deixe um comentário

