Comentando: Hunter X Hunter – Episódios 118-119 (PARTE 2)

Dae pessoal, aqui é o Estupratom trazendo a segunda parte do Comentando de Hunter X Hunter.

Hoje eu iria dar minhas impressões e expectativas de dois conflitos que ocorreram entre os episódios 118 e 119. Irei explicar porque a missão do Ikalgo ficou melhor em sua adaptação do que no manga original e comentarei sobre a batalha psicológica entre o Morel e o Shaiapouf. Lembrando que a poucos dias atrás eu fiz um texto falando apenas do confronto contra o Monthutuyupi. Faço comparações diretas entre o manga e o anime e explico suas qualidade e diferenças. Você pode checar a primeira parte do texto AQUI.

Acabei atrasando esse post porque fiquei terminando os preparativos da viagem e arrumei os menus e imagens do site. Espero que vocês tenham gostado das novas imagens do menu de Reviews e dos Comentando.

118 e 119 parte 2

Comentários por Estupratom:

Vou ir direto ao ponto. Para mim, toda a trama do Ikalgo ficou bem melhor no anime. Não por diferentes escolhas na adaptação ou por causa do enredo, o que me incomodou no manga foi o ritmo de publicação. Como vocês podem ver, nesse momento o enredo da obra está simplesmente frenético, mas a serialização do manga era simplesmente frustante. A obra entrava constantemente em hiato, e após meses de espera, a última coisa que eu queria ver ao ler o capítulo era o maldito polvo. Eu estava tão empolgado em ver o desenvolvimento dos outros conflitos que só de saber que o capítulo iria focar o Ikaldo eu já ficava desapontado. E garanto que muitos que acompanhavam a obra sentiram o mesmo.

Para vocês terem uma ideia da minha angústia, os acontecimentos dos últimos 3 episódios somados com os próximos dois, adaptaram o enredo de todos os capítulos lançados em 2008. Logo após esses acontecimentos o manga entrou em hiato por mais um ano, só voltando em dezembro de 2009. Em  dois anos, com o enredo em seu clímax, o manga publicou apenas 20 capítulos.  Não tinha como eu me entusiasmar com o enredo do polvo amiguinho após tanta angustia e expectativa.

No anime a narrativa e o ritmo de lançamento ficaram perfeitos para trabalhar sua trama. Ela ocorrei em apenas dois episódios e seu desenvolvimento for mostrado de forma simultânea aos outros. Ele apenas agregou conteúdo a obra e nos mostrou um lado diferente do confronto. Temos visto demonstrações surpreendentes de força e coragem, mas uma guerra não feita apenas disso. Um soldado dando o seu melhor para cumprir sua missão, mesmo não conhecendo direito seus superiores é algo comum em qualquer conflito.

vlcsnap-2014-03-11-06h42m21s240 vlcsnap-2014-03-11-06h04m41s143 vlcsnap-2014-03-11-06h42m33s117

hxh_279.12 hxh_279.13

Toda a estratégia de combate foi interessantíssima e o conflito teve alguns momentos ótimos. As partes que mais me impressionaram foram as que envolvem o moralismo e convicção do personagem. O olhar que ele faz ao confirmar que a morte da Palm é praticamente irrefutável foi muito convincente, e a cena de execução do caminhão me acordou do momento dramático e me trouxe novamente o clima de guerra e conflito. A mensagem da Palm não me trouxe nenhum impacto na leitura do manga, mesmo tendo relido ele recentemente. Em compensação eu diria que a cena de execução no caminhão ficou mais impactante no manga.

vlcsnap-2014-03-11-06h05m08s156 vlcsnap-2014-03-11-06h48m36s146 vlcsnap-2014-03-11-06h49m05s187

 hxh_279.15 hxh_279.16

Foram os momentos finais do conflito que definiram a visão que tenho do personagem. O que realmente me marcou não foi ver o personagem fraquejar, mas sim a repulsa e vergonha que ele sentiu ao ver que sua convicção não era forte o bastante para superar seus medos e fraquezas, mesmo sabendo que isso pode significar a morte de um amigo, ou até mesmo o fracasso de toda a missão. Essa vergonha e angústia mostraram o que é um verdadeiro  moralista em um campo de guerra, ao contrário das centenas de personagens shounens com falsos moralismos que vemos nos obras atuais.

hxh_283_hitsugaara.16

 .

vlcsnap-2014-03-11-06h16m36s161

.

É interessante como até mesmo os pensamentos dele montando sua estratégia para derrotar seu oponente tem um visual caricato e inocente, não parecendo em nenhum momento que ele tem alguma intenção de machucar seu oponente. Outro aspecto interessante do confronto foi a visão da Lagosta, que acreditou que eram múltiplos oponentes ao ver a situação do ponto de vista lógico ao invés do emocional. Ele discutindo, chantageando e negociando com um adversário que não existia foram alguns dos melhores momentos do empasse. O confronto não girou em volta do mocinho, cada personagem foi movido pelo seu conhecimento dos acontecimentos, os levando as suas ações.

vlcsnap-2014-03-11-06h08m52s104 vlcsnap-2014-03-11-06h09m00s212 vlcsnap-2014-03-11-06h09m05s4

hxh_282_hitsugaara.hunterxhunter_19

.

vlcsnap-2014-03-11-06h15m21s166

.

Enquanto isso temos ocorrendo na sala do trono a mais angustiante de todas as lutas, pelo menos para o coitado do Morel. A pressão psicológica que ele está sentindo é praticamente imensurável. Lutar sozinho contra um Guarda Real já é uma façanha para poucos, mas ter que lutar sem respirar ao mesmo tempo que vê seu oponente completamente imóvel dentro de um casulo deve ser angustiante.

21

.

vlcsnap-2014-03-11-07h05m23s243

.

Um grande diferencial dessa luta é a diferença brutal entre o nervosismo dos lutadores. Como a habilidade do Shaiapouf nos explica quais sentimentos estão dominando os pensamentos e ações do Morel, com base neles que ele monta sua estratégia de luta, podendo ficar completamente calmo. Eu não faço ideia do que eu faria no lugar dele, um oponente tão poderoso não faria a idiotice de ficar vulnerável, mas e se o objetivo dele for se aproveitar dessa lógica para criar a dúvida no adversário para poder terminar sua transformação? E se ambas as suposições estiverem erradas? O que vocês fariam nesse temível momento de dúvida?

vlcsnap-2014-03-11-07h05m36s124

Não vou me prolongar no duelo do Morel com o Shaiapouf porque ele está apenas no início. Novamente eu peço desculpas pelo atraso da segunda parte e espero que vocês tenham gostado do texto. Já aviso que vou estar viajando a trabalho, estarei em Blumenau participando do Festival Brasileiro da Cerveja durante toda a semana. Não se esqueçam de checar o Primeiras Impressões que o Crive fez sobre o primeiro volume de Rin, obra do mesmo autor de BECK.[

Flw pessoal e até a próxima.

4 pensamentos sobre “Comentando: Hunter X Hunter – Episódios 118-119 (PARTE 2)

  1. Lucas e Estrupa:
    O que vocês acham desta novidade sobre Preacher!? A produtora IMC (a mesma de The Walking Dead) parece que aceitou a ideia dos responsáveis pelo projeto de não alterar a adaptação em série de TV da HQ em quase nada, mas apenas mudar algumas ordens cronológicas…

    O que acham da ideia?

    • Primeiro, cuidado com esses links, seu comentário tinha caído nos spans, quase não vi seu comentário por lá. Por isso a demora pra responder.
      Mas bem, acho que a noticia já era esperada, Preacher tem alguns pontos em sua construção que realmente dificultariam a produção de um seriado. Então as mudanças não seriam um problema, até porque por mais que gostem de Preacher, eu mesmo tenho meus problemas com o quadrinho, por isso não me incomodaria com mudanças.

  2. Caramba, eu fiquei muito mais frustrado com a luta do Morel, tanto no mangá quanto no anime, eu me senti frustrado junto com o personagem. Saber que um movimento em falso, uma dedução apressada, ou só ficar esperando podia fazer com que a batalha toda fosse arruinada. acho que o que mais me ajudou a ficar assim foi as expressões faciais do Morel. a raiva a angustia e o medo estampados na cara, enquanto o Pouf calmo se vangloriava. ver um personagem tão esperto ser “facilmente” enganado e ter sua arma roubada foi um choque grande. Fiquei muito interessado na luta dele.

Deixe um comentário

