Comentando: Hunter x Hunter — Episódio 120

Oi, sou o Shaturanga (@Alefe_Luis, me chamem do que vocês acharem melhor) e a partir de agora estarei assumindo os comentários dos episódios de Hunter x Hunter aqui do Ecchi Must Die. Além de começar a participar agora do grupo, já tenho o meu site próprio de crítica de mangás: Selected Mangás (que agora é um site parceiro). A partir de agora, aumentarei mais minhas atividades tanto aqui como no meu site em relação a comentários e reviews de mangás e animes. Já li o mangá de Hunter x Hunter até o capítulo atual e acompanho o anime toda semana desde que ele foi lançado em outubro de 2011, então irei comentar tanto do anime como do mangá.

120

Comentários do Shaturanga:

No episódio 120 (que corresponde aos capítulos 244 e 246 do mangá), vemos o desfecho da luta do Morel contra o Shauapouf. Logo em seguida, vemos uma cena com a Hina (formiga conjuradora que era do grupo do Leol), a sua criada e o Bizef e depois, prosseguimos com o episódio sob o ponto de vista do Shauapouf e a luta do Knuckle contra o Youpi. O que nós vimos de tão sensacional nesse episódio?

Nesse episódio me convenci ainda mais que o Togashi é um roteirista de mão cheia. Revisitando os capítulos do mangá adaptados nesse episódio, fiquei surpreso com a grande quantidade de informações mostradas de forma direta nesses poucos capítulos, coisa que não é muito habitual em shounens de batalha. As grandes batalhas psicológicas têm mantido de forma frenética a tensão por episódios a fio com os personagens enfrentando de frente o risco de morte iminente, sem direito a quartel. E adicionando a qualidade impecável da animação da Madhouse, o anime é honestamente a melhor adaptação de mangá shounen já feita.

Hunter X Hunter - 120

Neste episódio, vemos o Pouf passando o Morel para trás na sua estratégia de combate para passar da prisão de fumaça feita pelo hunter. Eu pessoalmente não levava muito a sério esse guarda real em comparação com os outros, achava-o muito pretensioso e o mais fraco em termos de força física dos guardas reais. Mas depois de assistir o episódio fiquei com a cara esfregada no chão por ter subestimado esse personagem, ele é justamente o melhor em tática, estratégia e planejamento de uso de habilidades dos guardas reais, tanto é que era ele que fornecia as novas habilidades Nen para os antigos líderes de esquadrão. O próprio título do episódio já tem tudo a ver com as batalhas: “Falso” x “e” x “Verdadeiro”. Por que esse título?

Primeiro, vamos analisar a seguinte situação: O Morel estava com o Shauapouf preso na prisão de fumaça. O Pouf se envolveu em um casulo, pois ele precisava encontrar-se com o Youpi e a Pitou e se juntarem ao Rei Quimera, logo ele procuraria um jeito para sair de lá. O Morel tinha essas alternativas:

1.Ele não atacaria e observaria o que iria acontecer com o Pouf.

2.Ele atacaria sem pensar na possível armadilha do Pouf.

Ambas as alternativas tinham seus riscos, pois o Morel não conhecia a habilidade de Pouf. Ele não sabia se ele estava fazendo isso para enfrentá-lo diretamente ou para tentar escapar da prisão de fumaça. Vamos nos aprofundar nas afirmações acima (considerando que o Morel não desfizesse a sua prisão de fumaça):

3.Se ele não atacasse, o Pouf iria usar a sua habilidade para sair da cadeia de fumaça e acabar com todos os colegas de Morel.

4.Se ele atacasse, o Morel poderia ser contra-atacado pelo Pouf por uma habilidade desconhecida e morrer lá mesmo.

5.Se ele atacasse, o Morel iria perceber o que teria dentro do casulo se este estaria vazio ou não e possivelmente acabar com ele naquele momento.

As respostas para as afirmações são essas:

  1. Errado 2.Certo 3. Errado 4.Errado 5. Certo

O êxito na batalha psicológica dependeria da observação do Morel e da sua iniciativa para conferir a reação do adversário e manter com o seu objetivo inicial, que era isolar o guarda real do rei. A primeira afirmação está errada pois o que acontecia naquela prisão de fumaça cansava o Morel psicologicamente até a exaustão, e sua experiência como hunter não permitiria que ele deixasse o Pouf sair completamente daquela prisão sem que ele desfizesse-a. Por isso, a segunda afirmação está correta pois ele teria que checar se o Pouf estava no casulo ou não.

Antes de considerar as afirmações restantes, fiquem sabendo que o Morel escolheu a “pior opção”, ele atacou o casulo sem prestar atenção e desfez a prisão de fumaça, possibilitando o escape do Pouf e o uso de sua habilidade Belzebub. Esse foi a decisão de um homem que estava esgotado física e mentalmente. Assim, o Pouf tira onda da cara dele, blefa dizendo que ele poderia ter escapado da prisão de fumaça sem ele perceber com o Belzebub e assim acabar com seus amigos e ainda lhe toma o cachimbo, deixando o Morel em uma fria pois ele não poderia mais gerar fumaça e teria que se virar com os clones de fumaça que ele tinha feito antes. Mais a frente no episódio, o Pouf conta para quem lê a sua estratégia genial: ele fez o Morel acreditar que ele poderia escapar da prisão de fumaça com a habilidade Belzebub quando na verdade ele não podia. Se ele usasse sua habilidade para sair da prisão de fumaça, ele conseguiria sair apenas na sua forma incompleta, como clones, assim, mesmo os combalidos colegas hunters do Morel perceberiam que aquele não seria o Pouf verdadeiro (daí o nome do episódio). Por isso, a terceira afirmação está errada. A quarta afirmação está errada pois a meta do Pouf era sair de lá e se encontrar com o rei e não se envolver em uma batalha física desnecessária, além dele ter a sua habilidade de ler a condição emocional e psicológica do adversário, uma habilidade que é uma mão na roda. Por fim, a quinta opção é verdadeira, pois o próprio Pouf admite que ele correu um risco considerável na sua estratégia e correu o risco do tiro sair pela culatra e ser morto por Morel lá mesmo, sendo assim uma aposta que ele fez.

Comentando mais sobre a habilidade Belzebub do Pouf, achei essa habilidade zoada quando li no mangá, mas é uma habilidade bem problemática para os adversários, pois possibilita que ele escape de qualquer lugar fracionando o seu corpo dificultando muito o oponente de pará-lo, além de lhe fornecer a visão de todos os clones espalhados (ou seja, é a habilidade do Flutter BEM melhorada). Mais uma prova da genialidade do Togashi em criar habilidades para seus personagens.

Assim, ele usa a habilidade e temos a visão geral do cenário do combate:

Passando a parte da Hina e da atitude de rato do Bizef (comum em vários políticos e ditadores no mundo afora que fazem merda) e a cena de relance do casulo com a mulher que não precisa citar o nome, voltamos a cena em que o Morel encontra o Monthuthuyoupi e o Knuckle, que iria para cima dele com tudo pois o Shoot havia desaparecido e ele pensava que já tinham dado cabo nele (na verdade ele foi salvo pelo Knov, mesmo abalado ele ainda serviu como carta coringa para socorrer o Shoot e providenciar uma equipe médica contratada justamente para dar suporte para essa missão). Aqui vemos a verdadeira intenção do Morel, ele desfez a prisão de fumaça pois ele pretendia dar suporte para seus companheiros e ele já tinha feito uma estimativa do poder de seus companheiros e dos adversários e do tempo que eles seriam capazes de aguentar. Isso salvou a vida do Knuckle, pois o Morel usou os soldados de fumaça restantes para criar clones do Knuckle para confundir o Youpi e assim possibilitar que o Knuckle desse um golpe nele aumentando os juros do Potclean que por incrível que pareça estavam bem altos e estavam começando a ameaçar o Nen da formiga. Achei isso sensacional pois o Morel agiu como uma dançarina que ao sofrer uma queda, invés de ficar no chão desolada dá um pulo para disfarçar o erro e assim continuar com sua performance. A forma que ele se adaptou a mudança do cenário da batalha foi incrível (destaque para o jogo interessante de cores na cena decisiva da luta do Knuckle).

O Youpi gerou uma explosão de Nen e o Pouf, ao notar isso e também a falta do rei voltou para o palácio e se deparou com o Gon e a Pitou curando a Komugi, gerando uma tensão do que iria acontecer naquele momento. Pode ter certeza que essa tensão que o anime está passado não vai parar e vão vir mais episódios de arrepiar pela frente.

Falando de uma parte que está apenas no mangá e não sei se foi cortado ou se vai passar no próximo episódio, temos uma conversa rápida entre o Killua e o Meleoron. eles conversam sobre a missão, mas dá para ver que o Meleoron notou o olhar triste do Killua naquele momento do encontro do Gon com a Pitou. Ele pensa se ele está bem e fica preocupado com razão, pois aquele olhar era de alguém que estava vendo seu melhor amigo tomar um rumo que não tinha volta e que ninguém iria lhe segurar.

A animação está boa como sempre, com o destaque para o bom uso da trilha sonora durante o anime. A narrativa e a narração também está ótima, embora tenha preferido o mangá nas partes que o Shauapouf fala e vê o que acontece no palácio pois a informação no mangá é passada de forma mais direta. Sem mais, essas foram as minhas impressões do episódio 120 de Hunter x Hunter. O que vocês acharam do episódio e do meu primeiro post aqui no site?

10 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter — Episódio 120

  1. Ainda nem li, mas queria escrever uma coisa. Eu fiquei feliz porque o Estupra nao ia mais escrever o comentando, pois eu não iria mais ficar meia hora lendo um texto, mesmo ele sendo bom. E ai que eu resolvo ver o tamanho do texto atual, e vejo que o Estupra tem um companheiro que também gosta de escrever textos enormes. É só uma dica, mas tenta escrever textos menores, dá mais animo de ler, principalmente se a pessoa estiver com pouco tempo.

    • É que é meu primeiro post no site e eu gosto de discutir detalhes principalmente o anime de Hunter x Hunter que vem frequentemente com coisas diferenciadas que cabem uma boa discussão, tipo as estratégias desse episódio ou o jogo de cores a là Breaking Bad do episódio 116.
      Mas não precisa se preocupar pois não sou do tipo de cara que fica enchendo linguiça no post desnecessariamente, as partes mais longas eu escrevo da forma mais pessoal para não ficar maçante. Os próximos posts que virão (com exceção dos maiores cliffhangers que virão) vão vir menores, tipo os comentários semanais de mangá do meu blog Selected Mangás.

      Para textos longos eu recomendo o Readability pois ele formata e salva qualquer texto ou postagem para um formato que dá para ler em celular ou tablet. Eu o uso bastante.

  2. Na última imagem do post, a da sala onde estão Gon e Pitou, me passou uma impressão de um paralelo às cenas onde Meruem está jogando com Komugi. Incluindo Pouf como expectador, incapaz de interagir diretamente naquele ambiente, pelo menos à princípio. Porém isso vem de uma interpretação desde a postura e olhar de Gon até a Pitou colocando seu propósito à frente de sua vida, portanto é subjetivo. Quando o arco acabar talvez eu comente mais sobre isso.
    Aliás, o que comentou sobre a formiga que está com a Hina não seria um spoiler para quem não leu o manga? Não me lembro de ser revelado na animação quem é ela.

    Para mim seus comentários sobre o episódio foram muito bons, Shaturanga. Mas acho que por narrar demais o que aconteceu no episódio o post se estendeu um pouco mais do que precisava.

    É isso, Falou!😉

    • Eu também notei isso no momento que ela pediu três horas para curar a Komugi (muito mais que o necessário), isso deixava claro que embora a Pitou esteja pressionada contra a parede pelo Gon ela era sinuosa e estava procurando alguma brecha para… você sabe. Por isso o Gon estava agindo de forma implacável com ela e com quem estava perto. Aquela situação também é uma batalha psicológica, assim como muitas no anime.

      Embora tenha sido um mini spoiler no caso da formiga que é criada da Hina mas não acho que vai ser algo que atrapalhará a experiência de ver o anime, pois ela não tem muita importância em relação aos outros personagens e ela só irá aparecer mesmo mais para frente de forma rápida. Mas mesmo assim vou tomar mais cuidado.

      O comentando saiu meio longo pois tinha de descrever o que tava envolvido nessa parte do Pouf e do Morel e não queria que o texto ficasse raso. Não acredito que os textos futuros vão ser tão ou mais longos que esse, até mesmo porque é um post de apenas um episódio e já estou pegando a manha de fazer comentários de episódios de anime.
      Valeu pelo feedback!

      • Tanga,cada episódio de huntervshunter fica melhor,a animação deixou o arco espetacular,eu sou daqueles sofredores que pegou o vários hiatos,que teve o manga nessa fase,além daquela arte horrível.
        Que acompanhou aquela época,esta aproveitando muito mais,do que as pessoas que só acompanham o anime,pois é ver todo um sacrifício sendo recompensado de maneira satisfatória.
        Acho que o anime vai acabar no arco da eleição,que é muito interessante,ele adiciona muito novos fatores,e tem o gatilho para a segunda fase do manga.(Agora é só esperar aquele preguiçoso,escrever essa parte).
        Seja bem vindo Tanga,espero velo nos podcast em breve.
        Season review a caminho,prevejo muito ódio nessa temporada.

        • Se bem que a próxima temporada de animes promete ser melhor que as temporadas anteriores (eu já dei uma olhada nos animes que vão estrear).
          E quem sabe o Togashi resolve voltar a lançar capítulos depois do anime acabar.

  3. Cuidado com os spoilers cara,logo no primeiro parágrafo tem um,edita lá que nem todo mundo sabe que um certo alguém e irmã de um outro alguém.Fora isso,boa análise do episódio,só acho que ficou narrado demais e alguns detalhes dava pra tirar de boa sem comprometer o texto,fica meio maçante de ler.E um membro a mais na equipe e sempre bom ^^ .

  4. Acho que como a maioria aqui, também me passou a impressão do texto de uma narrativa pouco dinâmica, o conteúdo foi ótimo, só que a forma e o excesso de detalhes, alguns supérfluos, prejudicaram um pouco e quase não tive ânimo de terminar a leitura. Primeiro post né? Isso se resolve com o tempo, porque escrever bem e domínio do conteúdo você têm. Parabéns aí shatu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s