Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 121

Olá pessoal, aqui é o Shaturanga (Alefe Luis) deixando mais um post com comentários dos episódios semanais do anime de Hunter x Hunter. Hoje irei dar as minhas impressões desse episódio que mostrou o desfecho de um importante conflito e o início de um conflito verdadeiramente épico.

121

Comentários por Shaturanga:

Hunter x Hunter é o único anime que acompanho desde 2011 quase sem atrasar, justamente por causa dos sentimentos que esse anime passa. Agora, embora o anime esteja seguindo com um pacing lento, isso por incrível que pareça é bom nesse caso pois favorece o desenvolvimento extensivo dos personagens e das batalhas psicológicas, gerando tensão e adrenalina para quem assiste por episódios a fio. Nesse episódio em particular, o que mais me chamou a atenção foram os dilemas que os personagens enfrentaram e o valor dos personagens no final da batalha.

Lembram daquela cena entre o Meleoron e o Killua que mencionei no Comentando do episódio passado? Essa cena não foi cortada, ela foi colocada nesse episódio. O Meleoron conversando com o Killua nota que tinha alguma coisa errada com ele, pios ele estava tentando disfarçar a sua tristeza pela situação atual do Gon e o que poderia a sobrevir ao seu amigo. No anime foi colocado um jogo de cores interessante, nessa cena o Killua estava sob uma luz azul clara da lua, que me dá a sensação de taciturnidade, melancolia, justamente o que o Killua estava passando.

Queria comentar sobre essas cenas específicas do anime com o jogo de cores mencionado no parágrafo acima. Em relação à Pitou, a parte que aparece um close do rosto dela rosa e em seguida aparece ela com a coloração rosa e amarela. Na minha opinião, a cor rosa retrata a Pitou recuada como uma mãe acuada protegendo os seus filhotes agindo de uma forma protetora (em relação a Komugi). A cor vermelha no poder do Youpi é uma coisa óbvia, e a cor magenta na parte decisiva da luta do Youpi significa perigo mortal e tensão extrema.

Falando dos conflitos em si, na continuação da cena que o Pufu chega à sala que a Pitou cura a Komugi com a presença do Gon. O Pufu como sempre agindo de forma sinuosa tentando sair de fininho lá para usar suas escamas e tirar o Gon de ação, mas o Gon o proíbe. Assim, ao ter falhado, ele tenta fazer a Pitou dizer nas entrelinhas a situação presente e o possível paradeiro do rei.

Até agora o Pufu e a Pitou tiveram uma evolução surpreendente na obra. Ninguém imaginava que o Pufu tentaria matar sorrateiramente o Gon embora seu maior desejo seja de se manter próximo do rei (e ele tinha o caminho livre para isso), ou que a Pitou iria pechinchar e apostar todas as suas cartas pela humana que ela estava tentando salvar. É uma coisa que dificilmente imaginaríamos ao começar a ver o arco, tanto no anime como no mangá. Embora os guardas reais e o rei fossem criaturas superpoderosas, eles nem sempre têm o pretexto de simplesmente sair detonando tudo por aí sempre como faria a maioria dos shounens atuais. Eles buscam compreender seu papel e existência, algo que acho fantástico nessa obra.

Na luta do Knuckle e Morel contra o Youpi, vemos que o Potclean irá falir o Nen do Youpi em três minutos (mostrada numa boa página dupla do mangá, mesmo com a arte porca do Togashi), mas este aprende a controlar a sua raiva e sofre mais uma transformação, agora ele se parece um centauro e tem uma foice na mão. Ele não se importa em acabar com todos os clones de fumaça e ao chegar no Morel já esgotado para matá-lo, o Morel desaparece (ele é carregado pelo Meleoron). Isso é inútil, pois o Morel acaba deixando um rastro de sangue por causa do golpe de foice do Youpi que pegou nele de raspão. O Knuckle aparece chamando o Youpi para lutar e pediu para deixá-los fugir, mas Youpi recusa e de forma esperta fala que só vai fazer isso se o Potclean fosse desabilitado (ele já percebeu a tática de bater e correr dele).

Aqui vemos um dilema genial do anime: Será que o Morel deveria se sacrificar para ajudar o Knuckle ganhar do Youpi por meio da falência do Potclean ou o Knuckle deveria salvar o Morel e ser derrotado por Youpi e falhar na sua missão de mantê-lo separado do Rei Quimera. O Meleoron está do lado do Morel que havia escolhido a primeira opção e ia transmitir o apelo do Morel para abandoná-lo, mas o Knuckle lembra da visão do Shoot ensanguentado e escolhe a segunda opção. No mangá, temos uma página simples e fantástica do estado do Knuckle depois da luta.

19

O Youpi se mostrou um guerreiro bastante valoroso e nobre ao respeitá-los como adversários dignos e ir embora cumprir a sua missão de proteger o rei invés de se envolver em mais batalhas desnecessárias. É uma característica agradável de Hunter x Hunter, antagonistas que têm apenas um objetivo diferente que vai de encontro com o objetivo dos protagonistas. Não existe um antagonista principal “mauzinho” (que é vilão só por ser vilão) ou com objetivos toscos em Hunter x Hunter, pois estes já são eliminados logo de cara.

O Knucke e o Morel mesmo derrotados não decepcionaram, e o Knov, que já tinha envelhecido uns 50 anos em 5 dias, aparece para orientar o grupo e dar a notícia que o presidente Netero já estava longe com o rei Quimera para enfrentá-lo, assim, eles tinha sido bem sucedidos em separar os guardas reais. Ele leva o Morel e assim o Knuckle e o Meleoron vão procurar o Killua e o Gon. Assim, a partir de agora vamos ver uma batalha épica que comentarei mais nos próximos posts de Hunter x Hunter.

Eu tirei a conclusão que o tema central do arco das Formigas Quimera de Hunter x Hunter é a reflexão sobre a humanidade e a busca de uma identidade própria. Vamos pegar o caso do Youpi, a primeira impressão que tive dele no início é que ele seria uma “porta”, um brutamontes que só teria como objetivo sair detonando tudo para proteger o rei.

A epifania que ele teve durante a batalha contra o Knucke e o Morel o transformou em um guerreiro mais humano e movido pela curiosidade e pelo respeito que ele tinha por seus adversários, tanto que no final ele nem matou os seus três oponentes, falou que deveria chamar um médico para o Morel e que eles poderiam enfrentá-lo mais tarde. E ele se apegou a esse estado, foi uma evolução assim como teve a Pitou e o Pufu comentados nos parágrafos acima.Para concluir, gostei desse episódio e estou bem ansioso para ver a batalha do Netero. Eu vou focar mais na análise do enredo pois a partir de agora “o bicho vai pegar” no anime.

4 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 121

  1. Concordo que este episódio foi fantástico, porém isso acabou tendo um efeito negativo em mim. Explico: o rumo dá série ficou bem definido depois das conclusões destas batalhas recentes. Para mim, que nunca leu o mangá antes, os “mistérios” que me incentivavam a continuar assistindo diminuíram bastante.
    Basicamente o que me empolga agora é como o Gon vai ser afetado futuramente e como a batalha do Netero será desenvolvida, mas o resultado final das formigas chimera já está mais ou menos definido, acredito eu. Se bem que hunter x hunter é sempre capaz de surpreender, e eu posso ter deixado algum detalhe ter passado também.
    Muito bom o texto cara, que você permaneça no EMD por muito tempo, que o site só tem a ganhar.

    • Valeu pelo feedback!
      O que eu gosto mais em Hunter x Hunter não é nem tanto os mistérios e sim o fato dele ser um shounen sério que dá base para reflexões psicológicas e sociais que normalmente eu veria em bons seinens. E isso vai ficar bem claro nos próximos capítulos que virão.

  2. SHATURANGA, você acha que o final desta saga foge um pouco no conceito de shoumen? digo sempre o protagonista luta contra o chefão, o que não acontece, e é ao contrario Gon, vai em busca de vingança (o que nos leva crer que ele tava nem ai se os seres humanos iriam vencer) e outra duvida para nos leitores (do manga) pelo menos no meu caso me parece que a associação hunter e tanbém as autoridades não estavam tão preocupadas com o incidente, o que e reforçado na votação de presidente da associação hunter… e esse final desta saga para mim, foi como não importa o quanto você e forte você continua sendo um ser vivo e pode morrer….

    • Tem muitas coisas em Hunter x Hunter que fogem do conceito de shounen padrão e se aproximam mais do seinen, como a motivação dos personagens e a forma que é mostrada o mundo e os conflitos de Hunter x Hunter. A moralidade do Gon questionada também é algo importante, pois ele não se importava nem com a vida da Komugi que estava dependendo da Pitou, quanto mais com o resultado da batalha, tanto é que ele teve que ser segurado pelo Killua.
      Eu não vou comentar aqui do próximo arco para não dar spoilers desnecessários para que está vendo só o anime, mas no episódio que lançou essa semana (que o post já está em produção), de certa forma responde essa questão sua, pois aquelas autoridades e figurões estavam tratando o assunto debaixo dos panos para não deixar claro a calamidade pública e ai eles simplesmente largaram o abacaxi nas mãos do Netero. O final do seu comentário também foi interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s