Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 122

Olá pessoal, aqui é o Shaturanga (@Alefe_Luis) do Selected Mangás deixando mais um post com comentários dos episódios semanais do anime de Hunter x Hunter. Hoje irei dar as minhas impressões desse episódio que embora tendo um pouco mais de 20 minutos pareceu que teve duas 2 horas (em relação a conteúdo – no bom sentido).

122

 

Comentários com Shaturanga:  

Antes de comentar do início da batalha Netero x Rei Quimera, quero falar logo de dois assuntos: o novo dublador do Netero e como o Pufu conseguiu sair daquela situação. O antigo dublador do Netero era o Ichiro Nagai, mas como ele acabou falecendo recentemente entrou no seu lugar o Ginga Banjou. O bom é que o Netero desse episódio é bem diferente do que vimos nos episódios anteriores, como esse estava totalmente sério, a mudança de voz não pareceu forçada, pelo menos para mim.

Hunter X Hunter - 122 - 09 Hunter X Hunter - 122 - 14 Hunter X Hunter - 122 - 12

Hunter X Hunter - 122 - 13 Hunter X Hunter - 122 - 27 Hunter X Hunter - 122 - 28

Falando da situação do Pufu, achei legal a forma que ele conseguiu sair daquele lugar aonde estava a Pitou e o Gon. Ele conseguiu  informações com a Pitou sem comprometer a situação dela e chegou a se encontrar com o Youpi. Ao conversar sobre a Komugi e a mudança que a Pitou teve com o Youpi e o que eles deveriam fazer, o Pufu percebe que o Youpi e a Pitou mudaram bastante e não eram os mesmos, sentindo assim insegurança com relação a esse fato. Assim, os dois decidem ir até o rei.

Hunter X Hunter - 122 - 02 Hunter X Hunter - 122 - 03

Hunter X Hunter - 122 - 05 Hunter X Hunter - 122 - 16

Indo agora para o que interessa: a luta do Netero contra o Rei Quimera. Aqui vemos Netero expressar a sua repugnância por aquela criatura recém-nascida e superpoderosa que estava na frente dele e também é observado que ele estava lá para resolver essa batalha o mais rápido possível para sua determinação não falhar. Agora nós vemos uma dos melhores diálogos disponíveis  em animes e mangás shounen, a motivação expressa do Rei em se recusar a lutar contra Netero e ficar sentado. O Formigão passa uma aura de realeza ao falar sobre si e sua função predestinada de comandar o mundo e sua visão dos humanos como gado que foi mudada graças a Komugi. Ele fala que Netero poderia ser igual a ela por ser uma pessoa de valor e ele fala também que não faria sentido ele lutar para proteger uma sociedade moribunda e injusta que dava poder e riquezas para pessoas corruptas e asquerosas em detrimento dos pobres e miseráveis, concluindo que ele estava disposto a acabar com tudo isso e criar uma nova ordem mais justa, ainda se tiver que fazer sacrifícios de várias vidas humanas para isso. Aqui vemos o Netero tremer nas bases, pois o que Hunter x Hunter faz aqui é destruir de forma sumária esse clichê babaca de shounen dos heróis salvarem o mundo e a sociedade como se eles fossem tudo de bom.

Hunter_x_Hunter_2011_-_122_SD[21-12-29]Hunter X Hunter - 122 - 15Hunter_x_Hunter_2011_-_122_SD[21-12-12]Hunter_x_Hunter_2011_-_122_SD[21-12-40] Hunter_x_Hunter_2011_-_122_SD[21-12-56]Hunter X Hunter - 122 - 17Hunter X Hunter - 122 - 19 Hunter_x_Hunter_2011_-_122_SD[22-13-39] Hunter X Hunter - 122 - 18

Tudo que vemos aqui em questão de personagens foi planejado desde o início do arco e em relação ao Netero, desde os primeiro arco. O Netero é uma pessoa pacífica por natureza, que se prontificou para fazer esse trabalho sujo e assumir a responsabilidade por isso, na situação que ele estava agora não dava para voltar atrás. Agora, ele prepara a sua habilidade chamada “Guanyin Bodhisattva 100 tipos” para atacar o rei, é uma habilidade extremamente poderosa forjada por anos de isolamento e meditação em seus sentimentos, pensamentos e habilidades. Essa habilidade (que envolve domínio de emissão e reforço) foi a que surtiu mais danos no rei até agora, tanto é que ele ficou com a boca sangrando.

Hunter X Hunter - 122 - 20Hunter X Hunter - 122 - 21Hunter X Hunter - 122 - 22Hunter_x_Hunter_2011_-_122_SD[22-13-26]Hunter X Hunter - 122 - 23Hunter X Hunter - 122 - 24Hunter X Hunter - 122 - 31Hunter X Hunter - 122 - 32Hunter X Hunter - 122 - 33

A parte que o Rei Quimera fala que ele só iria ser influenciado por palavras foi algo que me fez arrepiar. O próprio conceito de certo e errado nesse anime é relativo e volátil. Ele era uma pessoa que tinha tido uma evolução tremenda em pouco tempo, e por isso que eu considero essa formiga como um dos melhores antagonistas de mangá. Ele estava tentando um acordo por meio de diálogo sem precisar apelar para o “poder da amizade” como certos mangás por aí. O Netero queria lutar pois ele via um espírito de indecisão no rei, e ele não tinha garantia nenhuma que ele iria seguir fielmente seus novos ideais (até mesmo porque ideais são que nem roupas, podem ser trocadas a qualquer instante de acordo com a conveniência, mesmo grupos, partidos e pessoas com ideais sociais nobres quando chegam ao poder podem passar a esquecer tudo e começar a escrotizar geral), além do fato que o Netero estava com uma pressão muito grande em cima dele por meio das autoridades e pessoas poderosas que o contrataram.

Hunter X Hunter - 122 - 36 Hunter X Hunter - 122 - 37 Hunter X Hunter - 122 - 38

Hunter X Hunter - 122 - 39 Hunter X Hunter - 122 - 40 Hunter X Hunter - 122 - 41

  Em sequência ele faz algo que me lembrou a última prova do arco do Exame Hunter, quando os participantes teriam que lutar um contra o outro sem poder matar com o objetivo de fazer o adversário desistir. Ele consegue manipular seu adversário utilizando a única vantagem que ele tem sobre o rei, seu conhecimento. Manipular o rei usando seu nome como carta de troca e chantagem foi um momento excepcional e marcante do personagem. No mangá, o rei fala que isso vai ser fácil como jogar shogi com uma torre ou bispo a menos, no anime essa fala ficou um pouco truncada, mas mesmo assim eu estou satisfeito com o início dessa batalha. E outra coisa que notei no mangá também é que a luta do Netero começa ao mesmo tempo que a luta do Knuckle está terminando, ou seja o anime está organizando os fatos de forma diferente até mesmo para aumentar a tensão.

a18 a19 b06

b08 b07 b09

b10 c18 c19

Para concluir, irei falar mais um pouco das cores usadas no episódio, o roxo no episódio representou as intenções verdadeiras, o psicológico (no caso do Pufu) e a cor do Nen do rei. A cena mais sensacional do anime: a parte que o Netero pensa sobre a indecisão do rei representada pelo vermelho e pelo azul (com as pupilas do rei de cores opostas), que para mim é uma “rivalidade” básica entre as cores assim como o preto e o branco. E falando do branco, a animação da habilidade do Netero sendo preparada e a forma que o Nen branco dele se expandiu foi espetacular. O próximo episódio mostrado na preview ira redirecionar o foco para o polvo e sua batalha com o Welfin, assim quem está vendo só o anime vai ter uma surpresa agradável com um personagem que nós nem daríamos nada.

3 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 122

  1. Cara muito bom seus comentários sobre o anime, no outros comentando o pessoal falou que os textos estavam grandes e talz, mais não ligo pq um episodio de HxH realmente tem muita coisa pra se falar e gosto de ler os comentários.

    Falando a respeito das cores acho interessante na hora antes do netero que ele vai dar o primeiro ataque, onde tudo fica cinza e só o netero e sua habilidade possuem cores, aquilo me passou uma impressão de tempo parado e ele se movendo em uma velocidade absurda, como já tinha sido citado contra a pitou no começo da invasão.

    • Exatamente, a mesma impressão passou para mim e deu um flashback de toda a explicação da velocidade dele na minha cabeça automaticamente UEWQOIUEPQIOWEUIWQ. Preciso pesquisar mais sobre o significado das cores, manjo nada nesse quesito.

  2. O ”vilão” ensinando no fim das contas e sendo o ”herói”, coisas que só em HxH tem.

    A ost tocada antes do intervalo do anime, em que o Netero enfiou a mão no Meruem, é uma ost do estilo epopéia, né ? Acho que forçaram a barra ali, não gostei muito por causa do ponto de vista no que a mensagem da luta quer passar, aquela que tocou de tristeza quando o Netero foi atacar novamente, aquela sim é adequada.

    Ficou muito bom o texto, parabens!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s