Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 123

Olá pessoal, aqui é o Shaturanga do Selected Mangás deixando mais um post com comentários dos episódios semanais do anime de Hunter x Hunter. Hoje irei dar as minhas impressões desse episódio que ensinou como é bom ter uma boa consciência e como é ruim viver rodeado de desconfiança e mentiras.

123

Comentários com Shaturanga:

 

Esse episódio é focado no Ikalgo após o seu fracasso em eliminar o Brovada. Ele estava se debulhando em lágrimas na central de segurança pelo fracasso citado anteriormente e assim não olha para as televisões mostrando a Hina e o Bizeff indo em direção ao tesouro. Ele não nota também a chegada do Welfin e assim ele é encurralado. Ele solta o Missile Man no Ikalgo (é uma habilidade de tortura, ativa centopeias de Nen no corpo do oponente que se movem dentro do seu corpo, crescendo e causando dor extrema se o oponente não obedecer ou falar a verdade para o Welfin). O que não é esperado que a frustração de Ikalgo dá motivação para ele aguentar bravamente a dor causada pelo Missile Man e atirar com a sua espingarda no Welfin, causando-lhe uma dor maior ainda.

 

Hunter X Hunter - 123 - 05 Hunter X Hunter - 123 - 08 Hunter X Hunter - 123 - 09 Hunter X Hunter - 123 - 10 Hunter X Hunter - 123 - 11 Hunter X Hunter - 123 - 12 Hunter X Hunter - 123 - 13 Hunter X Hunter - 123 - 14 Hunter X Hunter - 123 - 15 Hunter X Hunter - 123 - 16 Hunter X Hunter - 123 - 17 Hunter X Hunter - 123 - 19

O Welfin é bem dissimulado e desconfiado, e ao ver a abnegação do Ikalgo em entregar a sua vida de forma dolorosa para proteger seus amigos somado com a dor extrema que ele sentia ao ser atingido pelo fuzil ele acabou arregando. Além disso, ele não estava acostumado a lutar com pessoas que põem a sua vida em jogo no combate, a própria habilidade dele já era um reflexo de sua personalidade, de uma pessoa que não consegue confiar em ninguém, o que acabou sendo o seu calcanhar de Aquiles. A habilidade dele tem uma vulnerabilidade interessante, se o adversário força-lo a dizer a verdade, as lacraias começam a sofrer e a serem afetadas, até sumirem. O Ikalgo percebe isso e assim de todas as perguntas que ele poderia fazer para tirar proveito dele ele pergunta: O que você lembra de sua vida como humano?

Hunter X Hunter - 123 - 20 Hunter X Hunter - 123 - 22 Hunter X Hunter - 123 - 24 Hunter X Hunter - 123 - 25 Hunter X Hunter - 123 - 26 Hunter X Hunter - 123 - 27 Hunter X Hunter - 123 - 28 Hunter X Hunter - 123 - 29 Hunter X Hunter - 123 - 30

Essa pergunta confirma mais o tema principal do arco das Formigas Quimera de Hunter x Hunter: a reflexão sobre a identidade própria, a individualidade e a humanidade (não o poder da amizade e outras bobeiras do tipo). O Welfin tenta enganar mas o Ikalgo ameaça atirar e ele é obrigado a falar a verdade: ele era um soldado da NGL sob o comando de Gyro, o rei da NGL. O Gyro era a única pessoa que ele poderia confiar e se comunicar abertamente e ele o conhecia desde criança, quando ele quase foi morto pelos pais miseráveis e moribundos na mesma favela que o Gyro morava. Ele apercebe-se que aquele tipo de vida que ele estava levando naquele ambiente era um fardo, e percebeu que poder confiar nas pessoas e falar a verdade gerando uma consciência limpa era bem melhor.

Aqui eu percebo que têm particularidades dos seres humanos que excede a capacidade de assimilação das formigas, como a necessidade de afeto, a individualidade, a curiosidade, empatia e honra (ou seja, humanidade).  A parte que é mencionado o Gyro revela que até coisas que você acha que jamais seriam aproveitadas são em Hunter x Hunter são usadas, comprovando assim que Hunter x Hunter é uma obra com o enredo planejado. No final, o Welfin revela o paradeiro da Palm, o que era o objetivo do Ikalgo. Os últimos segundos do episódio mostram a Palm completamente modificada saindo do casulo. Se ela já era doida como humana, imagine agora como formiga…

Hunter X Hunter - 123 - 31 Hunter X Hunter - 123 - 33 Hunter X Hunter - 123 - 34

Hunter X Hunter - 123 - 36 Hunter X Hunter - 123 - 37 Hunter X Hunter - 123 - 38

Antes de terminar, nos primeiros minutos do episódios, a parte do desafio do Netero ao Rei Quimera é revisitado de uma forma melhorada em relação ao episódio anterior. O diálogo do rei fica parecido com o do mangá, que achei melhor. O Hiroshi Kojina, que dirige a animação (ele dirigiu Rainbow: Nisha Rokubou no Shinichin) está fazendo uma adaptação fiel a todo o feeling do mangá, ele não está fazendo só um copypaste da obra, ele até mudou a sequencia de algumas batalhas e está fazendo um trabalho de animação notável. No ínterim, mais um bom episódio, estou ansioso para ver como a Palm vai reagir na sua nova situação.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 123

  1. Hunter x Hunter é o tipo de obra que não te decepciona, te surpreende, e nesse arco em questão, a “humanidade” das formigas é tão bem trabalhada, que ele chega totalmente no limiar do seinen, mais um pouco e o Togashi mudaria o gênero do mangá, que por si só já é destoante de quase todos os shonens que temos por ai.

  2. Tenho certeza que Gyro será importante para o futuro de hxh. Togashi não iria ser tão meticuloso ao incluir esse personagem instigante. Alguém que consegue ter mais força de vontade que os guardas reais, merece respeito.
    Sobre o episódio, o desenvolvimento dos personagens são trabalhados de forma tão natural, que não me importaria em ter continuidade disso. Eu prefiro um plot voltado para o crescimento, o aprendizado, do que a ação vazia, comumente utilizada por aí. Tive poucas experiências memoráveis com animes e mangás, e hxh é uma delas. Agora que estou conhecendo boas obras por aqui, como g senjou heavens door, estou ficando meio chato, kkk. Pouca coisa anda me agradando ultimamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s