Cerveja e Manga 3 – Vinland Saga

Dae pessoal, aqui é o Estupratom trazendo mais um Cerveja e Manga.

Vou mudar um pouco o formato do post para que ele fique menos formal, tentando simular uma conversa descontraída de bar. Gostaria muito de saber se vocês preferem esse formato descontraído ou o formato mais técnico que usei nos posts anteriores.

A obra que harmonizarei hoje é o implacável Vinland Saga. Lançamos uma review da obra na semana passada, logo não terei que ficar repetindo as características do manga. Para esse odisseia nórdica eu escolhi duas cervejas, ambas são fantásticas, mas uma delas é bem difícil de se obter. Para não lhes recomendar algo que vocês dificilmente obterão eu realizei uma harmonização dupla.

cerveja3


Vinland Saga é uma obra de ficção histórica com bastante ação, um desenvolvimento invejável e uma arte marcante. O manga começou a ser publicado recentemente no Brasil, tornando a ocasião perfeita para um harmonização. Apenas o primeiro volume foi lançado, e levando em consideração que a obra tem cerca de 11 volumes no Japão, tomar uma cerveja por mês enquanto aprecia um volume desse manga é uma tarefa fácil e prazerosa. Tendo essa periodicidade de lançamento, usei as seguintes características para escolher a cerveja ideal:

Tamanho

vinland-saga-136979Juntar a expectativa de ler um ótimo volume com o prazer eminente de tomar uma boa cerveja que vai intensificar seu prazer na leitura será uma experiência
indescritível e incomparável com qualquer outra obra que você já acompanhou. Minha ideia para essa harmonização é fazer com que os leitores mal consigam se aguentar de ansiedade esperando pelo próximo volume.

Como o leitor vai ler apenas um volume por mês, o tamanho do manga não será muito significativo. Só preciso ter certeza de escolher uma cerveja que combine com qualquer uma das estações do ano. Isso exclui as Lagers, cervejas leves e refrescantes, porque elas não combinam com climas frios e exclui as cervejas muito encorpadas, pois elas geram sensações desagradáveis de estufamento e de calor se tomadas em dias muito quentes.

Cenário

Ovinland_saga_v03_c18_p050_051 cenário é simplesmente perfeito para ocasião. Guerras nórdicas repletas de combates estratégicos, com dramas políticos e sociais. O ambiente e os acontecimentos trazem a tona as principais características de um homem de verdade, despertando os sentimentos primitivos dos leitores. A ausência de tecnologia favorece a climatização onde tudo tem que ser realizado com suas próprias mãos. Dificilmente eu vou harmonizar um manga com obras futurísticas,é necessário apreciar as características primitivas e verdadeiras do homem para apreciar uma cerveja de verdade.

Falando de forma simples e direta, quanto mais máscula for uma obra mais ela vai combinar com uma cerveja. É claro que obras mais dramáticas e delicadas podem ser harmonizadas, isso fica claro nos posts anteriores, mas as características são muito mais detalhadas.

Para fazer jus a esse mundo másculo e dramático a cerveja tem que ser amarga alcoólica e refrescante. Nada de cervejas excessivamente frutadas ou de cervejas repletas de características sensoriais. O apreciador tem que dar um gole, botar o copo na mesa e soltar um puro e honesto “bom pra caralho!”, não vendo a hora de dar o próximo gole. Um tapa no peito e uma coçadinha intima também são recomendados após o primeiro gole. Eu pessoalmente gosto de dar um tama na mesa.

vinland-saga-136983

Narrativa

vinland-saga-2325943A narrativa não tem uma característica, ela se modifica conforme a situação. Em batalhas ela pode ser lenta e detalhada, mostrando amplamente o campo de batalha, ou rápida e linear, focando as batalhas de alguns indivíduos. Nos momentos dramáticos e de desenvolvimento pessoal a narrativa desacelera, fazendo o leitor acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e das motivações junto com o personagem, vivenciando um ritmo de tempo bem próximo ao que o personagem está tendo.

A única característica imutável na narrativa é sua flexibilidade, imprevisibilidade e clareza. O autor não precisa ficar escrevendo caixas de diálogos gigantes para explicar os acontecimentos da guerra ou o desenvolvimento dos conflitos, tudo fica claro devida ao ótimo equilíbrio entre sua narrativa e arte. Isso combinou perfeitamente com meu plano inicial de escolher uma cerveja que combinaria em qualquer ocasião.

Arte

vinland-saga-2506499A arte de Vinland Saga é ótima desde o início da obra. A montagem de quadros e sua abordagem transmite perfeitamente todas as características que o autor deseja passar. Tudo é claro e emocionante, não me lembro de nenhum caso onde fiquei perdido no cenário ou não reconheci um personagem. E confundir personagens e seus nomes é a especialidade do meu querido Alzheimer.

Logo no início de sua publicação no Japão o manga trocou de uma serialização semanal para uma mensal. Isso trouxe melhoras óbvias para a arte do manga. Suas características se mantiveram, mas a obra teve uma acréscimo absurda nos detalhes, melhorando muito a estética dos personagens e do cenário. Para fazer jus a clareza que a arte traz ao leitor, seja nas armaduras, armas ou até mesmo as barbas dos personagens, a cerveja precisa ter uma cor forte e marcante. Acredito que um dourado, um cobre ou bronze combinariam. Cervejas muito translúcidas ou muito escuras e opacas não iriam combinar.

Vinland-Saga-art-progression

Sentimento

vinland-saga-2262323Ao longo da obra iremos presenciar diversos sentimentos diferentes. Temos desde vingança, desejo e ambição até arrependimento, auto-conhecimento e busca por liberdade. Você vai simpatizar com personagens com motivações e objetivos completamente diferentes. O que um rei, um escravo, um pai de família e um guerreiro sanguinário tem em comum? Todos tem que lidar com as durezas da vida e crescer com suas experiência até descobrir o que desejam para eles mesmos e para as pessoas a sua volta. A cerveja deve ser amarga como as dores da vida, problemas que moldaram seu caráter e lhe darão forças para ir atrás de seus objetivos.

A cerveja tem que ser forte, amarga e marcante. Essa experiência deve influenciar para sempre a visão que você tem sobre cervejas. Pode ter certeza que você não verá nenhuma cerveja levinha e doce nesse post. A cerveja não terá características requintadas como envelhecimento em barris de carvalho, produção com frutas frescas ou temperos exóticos. Essa tem que ser uma cerveja digna de um viking que acabou de voltar de um campo de batalha trazendo consigo a cabeça do general inimigo.

Personagem em foco

vinland-saga-137421Sem a menor sombra de dúvidas o personagem em foco nessa harmonização é Thorfinn, filho de Thors. Ele é o protagonista da obra, mas não é isso que o torna o personagem mais marcante da obra. Ver seu desenvolvimento é uma das melhores características da obra. A forma como suas motivações e crenças vão se transformando a cada batalha e acontecimento é simplesmente inesquecível.

A cerveja escolhida tem que ser uma bebida digna do Thorfinn. Ela tem que servir para comemorar os feitos de batalha, brindar em honra a um companheiro morto ou até mesmo para dissipar os temores e pesares que ele carrega em seus ombros cansados.

vinland-saga

As cervejas escolhidas

skullsplitterA primeira delas eu vou comentar brevemente, pois mesmo ela sendo perfeita para a ocasião ela é uma cerveja que seria completamente impraticável de se obter todo mês. A cerveja perfeita seria a escocesa Skull Splitter. Essa cerveja foi feia em homenagem ao viking Thorfinn Torf-Einarsson, também conhecido como Thorfinn Skull-Splitter. Isso mesmo pessoal, essa cerveja foi feito em homenagem a um viking semelhante a nosso personagem em foco.

Tudo nessa cerveja grita em honra aos nórdicos. Ela foi criada pela cervejaria localizada mais ao norte do mundo, a Orkney Brewery. Todas as obras primas dessa cervejaria tem rótulos que homenageiam a cultura nórdica e suas fábulas.

orkney-brewery-large

A Skull Splitter tem uma coloração marrom avermelhada, lembrando o âmbar, e ela é levemente translúcida, me lembrando um pouco da cor do por do sol representada em diversos filmes épicos após batalhas sangrantes. Seu aroma tem fortes características de seu lúpulo floral e do malte. Seu sabor equilibra bem os 8.5% de álcool que a cerveja possui, sem mascarar a característica de crocância que essa alta concentração alcoólica traz ao paladar. Recomendo que ela seja degustada próxima dos 8°C.

orkney-skull-splitter
Apos um bom gole dessa cerveja é possível sentir um calor agradável gerado devido a concentração alcoólica, e no paladar fica um sabor doce e caramelado. Todas essas características são provenientes do estilo incomum dessa cerveja, uma Strong Scotch Ale (ou Wee Heavy). Essas cervejas tem altas concentrações alcoólicas sendo ricamente maltosas e caramelizadas. 

Skull-Splitter-tap-handleO único ponto onde essa cerveja foge da minha ideia de harmonização é o fato dela não combinar com os insuportáveis verões nacionais. Ela seria uma cerveja que não combinaria com dias muito quentes. Ela não é muito amarga, mas seu forte teor alcoólico levemente acentuado compensa seu amargor leve.

Mas a verdadeira rasteira que essa cerveja recebe é a sua dificuldade de  ser encontrada no Brasil. Nenhuma importadora nacional trabalha com essa cervejaria, sendo a única forma de obtenção trazer ela de fora ou comprar de alguém que trouxe. A última vez que vi essa cerveja a venda ela alcançou o preço de 60 reais, e mesmo se você estiver disposto a gastar essa grana todo mês, eu duvido que você vá encontrar tantas unidades dessa cerveja a venda. Não irei colocar uma avaliação dessa cerveja pois tomei ela a muito tempo e minhas anotações estão bem rasas.


anchor-humming-aleMe esforcei ao máximo para encontrar uma cerveja que seja facilmente obtida pela internet e que não tenha uma preço muito alto, tornando possível a ideia de degustá-la todo mês ao ler um novo volume de Vinland Saga. No fim, escolhi uma das minhas American Pale Ale favoritas, a  Anchor Humming Ale. Essa cerveja é produzida pela cervejaria Anchor, a primeira cervejaria artesanal dos EUA e considerada uma das mais respeitadas micro-cervejarias do país.

Inicialmente, essa cerveja foi criada para comemorar o aniversário de 30 anos da localização da Achor na Mariposa Street, mas essa fantástica Pale Ale tornou-se rapidamente um clássico da cervejaria.

-visit_to_Anchor_Brewing_C-20000000005106843-500x375

Essa breja linda, sua coloração forte de cobre e sua característica translúcida fazem uma combinação perfeita. Dependendo da iluminação a cerveja fica com um gradiente de cor magnífico, acentuado pela sua espuma firme e cremosa de tamanho médio. No aroma podemos ver características fortes do lúpulo americano, podendo sentir a refrescância e o amargor antes mesmo de provar a cerveja.

Anchor_Humming_Ale_Full

O sabor segue o aroma, o lúpulo é a primeira característica a chamar atenção, seguida pelo dulçor do malte. A Humming Ale tem uma concentração alcoólica de 5,9% que é perfeitamente equilibrado. Seu conjunto é impecável, a tornando uma cerveja marcante e refrescante para qualquer época do ano ou temperatura. Fico com água na boca só de me imaginar dando um bom gole dessa cerveja após ler um bom combate de Vinland Saga. Recomendo que essa cerveja seja tomada próximo dos 4°C.

Avaliação da cerveja:

Avaliação Geral 4.2/5.0
Aroma 8/10
Aparência 4/5
Sabor 17/20
Sensação 4/5
Conjunto 9/10

 

Espero que pelo menos alguns dos leitores se aventure nessa experiência. Eu já comprei meia dúzia da Anchor Humming Ale para acompanhar os próximos volumes de Vinland Saga, mas se algum de vocês tiver a oportunidade de comprar uma Skull Splitter, seja pedindo para algum amigo ou parente que está na Europa, ou comprando dos degustadores como eu, que trazem e encomendam cervejas para trocarem e venderem, não a desperdicem.

Coloquem nos comentários se vocês gostaram dessa linguagem mais informal ou se vocês preferem um texto com mais referências técnicas e específicas como os utilizados nos posts anteriores. Até a próxima pessoal e desejo a todos os leitores do EMD uma boa cerveja para os melhores momentos de suas vidas, comemorando conquistas, brindando a felicidade de amigos ou escutando o EMD Cast.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s