Primeiras Impressões: Songs of The Long March

Bem vindos ao meu primeiro Primeiras Impressões!

Finalmente consegui escrever um texto de Primeiras Impressões, era pra ter sido o de Cesare, mas sabe como é a vida.

Isso não importa, o que importa é que eu finalmente estou fazendo esse troço e não poderia ser de algo comum. Vocês me conhecem e eu não poderia começar com algo menos que um manhua, até porque vocês sabem que eu adoro quadrinhos chineses, então será que esse tal de Chang Ge Xing honra a China?

Porque vocês tão ligados que lá se tu não faz direito vai pra forca.

Choukakou v01 c02 - 061

Primeiras Impressões: Lucas

Songs of The Long March, Chang Ge Xing, 長歌行 ou O Longo Canto (tradução livre), é um manhua escrito e desenhado por Xia Da, uma autora que tem em seu histórico poucos quadrinhos, sendo a maioria One Shots. Apesar disso, um deles, Peony Pavilion, veio a receber um prêmio de…Sei lá um premio bem loko da China. Fora isso apenas Songs of The Long March e Dare mo Shiranai acabaram tendo segmento e continuam em publicação.

11000

Mas eu não estou aqui para falar da autora ou de suas obras, a parada é Songs of The Long March.

Choukakou v01 c03 - 100Como sempre os Manhuas chineses fazem referência ao seu próprio passado e em sua maioria tem uma trama politica pra lá de interessante, e nesse quesito Songs of The Long March não é diferente.

Choukakou v01 c01 - 020Vamos à premissa: Foi iniciada uma guerra para a sucessão do império. Li Shimin, então, junto de seus conselheiros prepara uma tomada de poder e manda matar seus próprios irmãos e as outras famílias que dividem o controle do Estado para poder se tornar o segundo imperador da era de Tang. Porém, a filha da família Li Jiancheng escapou, e agora é a unica viva na oposição ao novo imperador.

Sim, os nomes são complicados e a trama politica também, mas isso já era de se esperar de um manhua. E isso não será um problema porque assim como The Raveges of Time, manhua que adoro e já citei varias vezes no site, Songs of The Long March passa a trama de forma clara e possui um recurso narrativo que torna o entendimento simples e claro, inclusive ele faz com que mesmo que você não entenda a trama politica você consiga entender o contexto da obra.

Isso porque apesar de ter suas bases fincadas na politica e na história, o manhua mostra em seu inicio tratar da vida de uma garota a jovem princesa Li Chang Ge. Até porque, no final das contas, esse manhua fala sobre o caminho que Li Chang Ge percorrerá para vingar sua família e destruir aqueles que a fizeram sofrer.

Choukakou v01 c01 - 011E logo de cara eu fiquei impressionado com o manhua, porque apesar de ter tudo para ser uma história genérica ele trata tudo de forma diferente do usual, e usa os clichês e construções clássicas para construir uma trama não usual, e mais importante construir um personagem.

PErsonagem

Logo no primeiro volume vemos que apesar de possuir uma trama politica intensa, e que com certeza será construída de forma a gerar diversas reviravoltas no futuro, o quadrinho acaba se focando na personagem principal e mostra querer trabalhar a mulher, e seu caminho ao contradizer sua própria natureza.

Choukakou v01 c01 - 026 Essa minha impressão foi confirmada porque mesmo em um único volume já podemos ver o início do que será a evolução de Li  Chang Ge, porque ele começa focando em sua doçura e no fato  de ser uma figura feminina, fazendo referência as construções  clássicas de shoujos, mas aos poucos ele vai se mostrando uma personagem que lembra muito mais um garoto, mas que ao ver uma cena de guerra treme de medo.

E isso é o mais interessante, apesar de ser algo tão comum, como uma trama de vingança, o quadrinho traz uma  personagem feminina forte e trabalha temas bem profundos de forma séria e busca usar todas as convenções em prol do  trabalho do enredo, e ele até brinca com o leitor.

Brinca com o Leitor

E se você for ler o quadrinho verá que tudo o que estou falando pode ser visto no primeiro volume, apesar de ser complexo e ter uns textos até que grandinhos, ele consegue trabalhar bastante conteúdo em pouco tempo, toda a trama politica é explicada logo no primeiro capitulo, no segundo você já sabe as motivações e objetivos da personagem, e no final nós já estamos vendo o desenvolvimento efetivo do primeiro arco do manhua.

Choukakou v01 c01 - 060

leitor aleatório: Calma lá, você falou que o manga tem politica e é fácil de entender, que ele na verdade fala da mulher e que mostra que ele é bastante profundo também, e falou que consegue trabalhar todo esse conteúdo em um volume, ou seja que tem uma ótima narrativa, mas Lucas logo você não vai falar de arte?

Opa, pode deixar que eu vou!

Todo o quadrinho é extremamente interessante, e por se tratar de um manhua sua arte não seria menos interessante.

Choukakou v01 c01 - 035Apesar de um desenho não tão estável no que se trata dos personagens, e de uma movimentação ativa um tanto quanto truculenta, principalmente em comparação com outros manhuas que geralmente se destaca nesse quesito, vide The Raveges of Time, Songs of The Long March acaba por trazer consigo alguns conceitos extremamente interessantes como o uso do branco, que pode fazer com que os menos informados pensem que o manhua falha ao ter excesso de quadros brancos e falta de detalhes, mas se engana quem pensa desse jeito.

Choukakou v01 c03 - 116

O branco em Songs of The Long March é utilizado de forma lúdica. Ele permite uma construção semelhante a de uma viagem pelo mundo dos  sonhos, desqualifica a solidez do cenário e permite a construção de elementos extra quadros, e faz com que qualquer tipo de “viagem” da  autora seja possível. Assim, quando a mesma for introduzir flores a cena, não será estranho que as mesmas se fundam à cena decorrente.

 

Além disso, ainda temos um enquadramento diferenciado. Xia Da usa bordas com espessura meio milimetro mais grossa que o padrão chegando aos extremos de um milimetro a mais, que geram a sensação de flutuabilidade. Os quadros realmente parecem com molduras e saem do quadrinho fazendo com que ela crie um ilustração na páginas e apenas sobreponha os quadros.

Choukakou v01 c02 - 082

Eu falei e falei, mas qual a diferença disso no quadrinho? Bem posso dizer que a noção espacial muda um pouco.

Quer saber da uma olhada nisso aqui:

Choukakou v01 c01 - 029

Choukakou v01 c01 - 030

 

Nesse momento você já entendeu o que eu achei da arte do primeiro volume.

Choukakou v01 c03 - 108

Choukakou v01 c01 - 044

Choukakou v01 c01 - 043

 

Choukakou v01 c02 - 097

Songs of The Long March é um manhua muito interessante, é diferenciado e possui muito potencial. E mesmo com tudo isso ele possui algo a mais, claro que ele possui falhas e tem detalhes que podem ser considerados “forçados” ou “clichês”, mesmo que eu discorde desse pensamento. Só que ao final do primeiro volume o manhua apresenta uma beleza própria e você só entende isso quando vê os olhos da jovem princesa.

Olhos

Obrigado a todos e até a próxima!

Para ler mangas online use sempre o Central de Mangas.
Para trabalhos de Ilustração visite a Sansone Arte.

 

3 pensamentos sobre “Primeiras Impressões: Songs of The Long March

  1. Whoa! 74% dos votos do mangaupdates são 10, com apenas dois votos negativos que parecem puro hate. Esse manhua parece interessante. Já o adicionei à wishlist e com certeza lerei.

    Também acho que lerei o Peony Pavilion. Tem apenas um volume, não será uma leitura longa.

    • Pior que quando eu peguei para ler foi vendo indicações enquanto fazia download de The Raveges, só depois de ler que fui ver esses dados. Ai veio aquele EITA PORRA!
      Vale muito a pena ler o manga, não sei quanto as outras obras da autora, se der posta um coment depois de ler pra galera saber se é bom, mas uma coisa já li o segundo volume de Songs of The Long March e só está melhorando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s