Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 125

Fala ai galera, aqui é o Shaturanga do Selected Mangás deixando mais um comentário semanal dos episódios do anime de Hunter x Hunter. Nesse post iremos comentar o episódio 125 (Poder Supremo x Poder Absoluto) e iremos discutir sobre esse arco que já está prestes a acabar.

125

 

Nesse episódio, vemos Knuckle confrontando Pufu na sala onde está Gon. Pufu desfaz o seu clone para disfarce e vai para a entrada do palácio falando para o Knuckle que iria esperar dez minutos lá para um possível duelo. A Pitou implora por desculpas pelo que Pufu fez e Gon simplesmente desconta dez minutos do tempo que ela deve curar a Komugi. Ele também fala a localização do rei para o Knuckle, e ele iria falar uma informação desnecessária do Youpi para o Gon, mas ele hesita e vai embora. No campo de guerra, Netero começa a lutar contra o rei e ele solta a sua habilidade que é bem monstruosa contra o rei. Assim, no seu psicológico, ele pensa que ele sempre treinou em busca de um adversário implacável e invencível para poder usar o seu poder ao máximo. No final, ele faz um sinal de coração no peito agradecendo por esse duelo.

hxh125 (1)hxh125 (10)hxh125 (9)hxh125 (12)hxh125 (11)hxh125 (7)hxh125 (13)hxh125 (14)hxh125 (15)

Começando a falar dos personagens, é incrível vermos a evolução do Gon nesse arco, de um hunter novato sob os cuidados do Kite a um monstro endurecido presente nesse episódio. Tanto é que o Pufu e a Pitou estão vendo-o como o inimigo mais problemático, de uma presa fácil no seu primeiro encontro com a Pitou passou a ser uma ameaça até para o rei. A forma que ele está agindo aqui é implacável, ele está diante de uma adversária traiçoeira que pode matá-lo no seu menor vacilo. A Pitou teve calafrios quando de forma inesperada o Pufu vazou de lá nem ligando para o que iria ocorrer lá, o Gon invés de atacá-la simplesmente tirou dez minutos de seu tempo, assim a Pitou concluiu que ela deveria arrumar alguma forma de matá-lo para proteger o rei, representando isso como o simbolismo das presas do tigre que poderiam alcançar o pescoço do rei.Para o Gon ter chegado a esse estado, a dura lição aprendida no momento que o Kite foi capturado foi importante.

Nesse momento, também notamos que o Gon nunca foi uma pessoa boba. Por mais que ele veja algumas coisas de forma inocente e aparentemente ingênua, nos momentos de crise ele tem uma visão mais clara das situações. Tanto é que várias coisas atentam contra ele nesses últimos episódios, como a ameaça constante de Pitou e as provocações e as tentativas de manipulação de Pufu. Ele encara tudo e a todos com a sua exagerada força de vontade e astúcia mandando na situação, provando assim que não está disposto a brincadeiras, deixando claro para a Pitou que não teria como derrotá-lo por meio de uma brecha ou distração e apenas por meio de uma feroz batalha.

O fato do Youpi ter poupado a vida do Knuckle e do Morel é uma informação crítica nessa altura do campeonato, pois poderia por fim a confiança que Pufu tem no Youpi e também poderia ser uma armadilha para o Gon ao ponto de fazê-lo hesitar, o que seria fatal para ele nesse ponto, por isso Knuckle omitiu essa informação. O Gon fala para ele a localização do rei, sendo um indicativo para Knuckle não se envolver em batalhas desnecessárias, ainda mais contra um clone do Pufu.

hxh125 (25) hxh125 (26) hxh125 (28) hxh125 (29) hxh125 (30) hxh125 (31) hxh125 (35) hxh125 (36) hxh125 (37) hxh125 (40) hxh125 (41) hxh125 (42)

Passando para o segundo foco do episódio, agora que o arco se resume a dois combates, o Netero começa a atacar o rei. As batalhas épicas em Hunter x Hunter não são tão frequentes como nos outros shounens, mas quando acontece, é de arrasar quarteirão. A animação da habilidade do Netero sendo usada é fantástica e causa um impacto tremendo no espectador, além dos outros detalhes técnicos como a trilha sonora estarem bons. Aqui iremos ver o Netero usar a sua força máxima e o rei também irá usar uma grande quantidade de seu poder.

Daqui por diante até o fim do episódio é mostrado o psicológico do Netero e seu objetivo de vida. Ele foi um cara que dedicou a sua vida para o aprendizado das artes marciais, seguindo os preceitos budistas de meditação, isolamento e auto restrição. O fato dele sempre esperar o ataque do adversário e de hesitar quando o adversário se rende e apertar a sua mão são coisas que geraram um tédio e incômodo na sua vida, pois ele sente que não foi para isso que ele dedicou seus anos de vida para as artes marciais e sim para poder usar seu poder ao máximo contra um adversário invencível. Podemos dizer que o Netero alcança seu objetivo de vida aqui, simbolizado pelo gesto de coração que ele faz no peito. O seu golpe (Guanyin Bodhisattva 100 Tipos – Tsukumo no Te – 99) afunda o chão e eles caem em uma galeria subterrânea, aonde a luta seguirá até o final. Ele nem se importa com o fato que esse golpe monstruoso não causou quase nenhum arranhão no rei. O rei também está com um comportamento interessante, ele está mais humilde para uma pessoa que nasceu achando que o seu poder era a resposta para todas as perguntas.

06-07 08-09  14-15 20-21 12 a08

Comentando um pouco do mangá nessa parte, o mangá segue uma narrativa diferente do anime, eu acho ambas as narrativas boas. Aqui o autor usa várias paginas duplas para demonstrar a ação que realmente funcionam e embora a arte do Togashi não seja boa no geral, quando ele deixa a preguiça de lado e senta para trabalhar melhor uma página, sai algo decente. A parte do Gon na última imagem acima fazendo alusão a parte na NGL da captura do Kite foi boa. No anime, na parte das cores posso destacar a Pitou no primeira parte do episódio, o vermelho e rosa usado aqui significa perigo e determinação mortal. A parte do simbolismo das presas do tigre é retratada em branco.

hxh125 (16) hxh125 (17) hxh125 (18) hxh125 (19) hxh125 (20) hxh125 (21)

Para terminar, o próximo episódio vai ser aquele que eu vou gostar de comentar, pois vai ser um dos pontos altos do arco. O arco está caminhando para seu fim, e daqui por diante só irá melhorar, fazendo assim o melhor anime baseado em mangá shounen já feito. Esse episódio simboliza tudo que foi esse arco, o melhor de dois tipos de anime: aquele com batalhas épicas bem feitas que despertam a criança interior dentro de todos nós e um anime adulto cheio de críticas comportamentais e sociais mais nuances e empasses psicológicos que beiram o seinen. Enfim, mais um ótimo episódio.

O que vocês estão achando desse episódio e do arco em geral?

 

6 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 125

  1. Hunter x Hunter: Mangá voltará a ser públicado em Junho!

    Não posso colocar links aqui, senão irá pra lixeira meu comentário, mas está no site da shonenjump.com e animenewsnetwork.com.

  2. O anime uma ótima adaptação, mas tem alguns pontos que eu não gosto, como algumas OSTs (a do episódio 125 realmente foi sensacional) e o traço meio “fofinho” (apesar que nessa saga isso foi deixado de lado). Prefiro o mangá pois tenho a sensação de ser mais fluído, principalmente na questão narrador. Porém, é difícil achar uma adaptação tão fiel e bem feita de um mangá shounen, o único que consigo pensar que está no mesmo nível é Fullmetal Alchemist Brotherhood.

  3. acabei de ver o 126, e pqp. sem palavras. eu ainda não sei como pessoas ainda dizem que one piece e naruto são as melhores obras. estou sem palavras. não consigo descrever o que sinto depois de uma batalha tão epica, e a ansiosidade para o proximo episodio

  4. Esse anime Hunter x Hunter está com uma qualidade absurda.
    Esse arco é sensacional! Fico me perguntando o porquê desse anime não ter o sucesso que merece aqui no Brasil.
    Mostrei pra um amigo os episódios, e ele ficou maluco com tamanha qualidade.
    Não sei mais o que dizer, só tenho a agradecer a vocês EMD por me mostrar o que eu estava perdendo ao não assistir esse anime tão fantástico.OBRIGADO!

  5. Uma breve observação sobre o seu Comentando, é que se possível tente escrever menos, igual o Lucas, mais especificamente mesmo, sem narração de como ocorreu a cena em si, até porquê já assistimos ao episódio e tudo mais, obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s