Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 126

Fala galera, aqui é o Shaturanga do Selected Mangás e hoje trago mais um post desse episódio que foi fodástico ao extremo.

126

 

Comentários do Shaturanga:

 

Antes de discutir o psicológico dos personagens, vocês já devem saber que o mangá irá retornar do hiato no início de Junho. A maior parte das pessoas que criticam o mangá reclamam dos hiatos e da arte preguiçosa do Togashi, mas creio que isso não seja nenhum motivo para ter preconceito com a obra, pois ela é fantástica com todos esses problemas e enquanto não temos o mangá, temos um anime sendo exibido com uma qualidade absurda até para quem já viu o mangá. A forma que o Togashi planeja as coisas na obra ficou bem estampado nesse episódio, e iremos falar disso agora mesmo.

HxH126 (3) HxH126 (7) HxH126 (8) HxH126 (9) HxH126 (10) HxH126 (11) HxH126 (17) HxH126 (18) HxH126 (20)

Primeiro vamos comentar da estratégia do Meruem para vencer a batalha. Está claro que embora os golpes e habilidades de Netero sejam os mais fortes vistos na série além do rei, esses golpes no máximo o repelem, não lhe causa  quase dano. Aqui o Togashi coloca uma personagem que jamais imaginaríamos que teria importância como um ponto chave na batalha: a Komugi. Meruem vence a batalha pois se lembra do que aprendeu ao jogar contra ela:a arte de observar melhor os padrões e ritmos dos adversários e assim prever os seus movimentos. Mesmo assim, o rei mostra extremo respeito ao adversário, tanto que anuncia que criará uma zona especial para os humanos viverem em paz no seu reinado.

HxH126 (4) HxH126 (5) HxH126 (6) HxH126 (12) HxH126 (13) HxH126 (14)

Agora vamos comentar mais sobre o Netero. Vemos que sua habilidade Ryakushiki Kannon tem uma variação especial chamado Zero, que consiste em um Buda gigante que aparece atrás do adversário e lança um raio destruidor que o incinera. Além disso, no golpe, é mencionado que o adversário é envolvido por “amor”. Essa habilidade requer quase toda a energia vital dele e veja só, essa habilidade tem tudo a ver com a palavra escrita na camisa dele (Kokoro – Coração), além do gesto que ele fez no episódio anterior simbolizando um coração e agradecendo a batalha. Isso é uma evidência de como as coisas são planejadas nessa obra, até a palavra na camisa que o Netero veste apenas para lutar tem um significado e até uma poesia por trás disso.

HxH126 (16) HxH126 (23) HxH126 (24) HxH126 (25) HxH126 (26) HxH126 (27) HxH126 (28) HxH126 (29) HxH126 (30)

A parte mais arrasadora do episódio, ao ver que a habilidade Zero falhou (deixou ele apenas chamuscado), é o rei falando que ele nasceu com o destino de ser “o” rei soberano sobre as espécies (e Netero era apenas um humano) e era o fruto da evolução das formigas quimera. Então, numa aparição extremamente sombria e assustadora, Netero fala que o potencial de evolução humano é ilimitado. E cravando sua própria mão no peito, se mata, ativando a bomba implantada em seu coração e gerando uma explosão nucleargigantesca. Na primeira vez que vi isso no mangá senti um calafrio na espinha, e ao ver essa parte adaptada no anime senti outro calafrio na espinha.

HxH126 (31) HxH126 (32) HxH126 (33) HxH126 (34)

HxH126 (35) HxH126 (36) HxH126 (43) HxH126 (44)

HxH126 (45) HxH126 (46) HxH126 (47) HxH126 (48)

Pois é, numa batalha de proporções épicas, o resultado foi decidido por uma bomba. Sim, uma fucking bomba. Não é nem uma bomba de Nen, é uma bomba convencional mesmo, uma bomba barata e suja, feita de materiais radioativos mais outras coisas que serão explicadas no episódio seguinte. Mesmo com essa cacetada de poderes Nen desenvolvidos no mangá, o Togashi não usou um power-up no Netero junto com algum poder tirado do fiofó como alguns mangas shounen fazem para decidir a luta dessa grandeza. Isso dá um toque de realidade na obra, mostrando que a humanidade é mais podre  do que a gente imaginava e que as formigas não eram as vilãs, apenas concorrentes dos humanos. E Netero esteve disposto a apelar desde o começo para definir a luta. E como o rei falou no final, ele já tinha levado o xeque-mate no começo da luta e possivelmente Zeno, Knov e Morel já sabiam disso.

Terminando as impressões do episódio que foi excelente, iremos comentar agora da animação do episódio.

HxH126 (37) HxH126 (38) HxH126 (38.2) HxH126 (38.5) HxH126 (38.7) HxH126 (39) HxH126 (39.5) HxH126 (39.7) HxH126 (39.8) HxH126 (40) HxH126 (41) HxH126 (42)

A animação do anime já é absurda desde o início, as cores usadas principalmente na luta deram muita vida ao episódio. Depois que a luta acaba e o Netero está em um estado definhante, prestes a se matar, o episódio começa a ficar vermelho trêmulo e cortes rápidos nas cenas mostram uma caveira simbolizando a morte. Esses cortes de animação, as cores vermelho e magenta (que simbolizam nesse caso o perigo mortal), mais a expressão facial cadavérica de Netero, me fizeram sentir como se a própria morte estivesse conversando comigo. Esses efeitos de corte me lembraram TKOF 97, quando o Trio Orochi aparecia no jogo. No momento que ele morre é usado o fundo branco e o corpo do Netero aparece todo em cinza com os batimentos cardíacos parando aos poucos, foi ae que o rei fala que já tinha levado o xeque-mate antes mesmo da luta começar.

Esse episódio foi magistral, mesmo no final do arco ainda houveram momentos épicos como desse episódio. Na minha opinião este foi o melhor episódio de anime desse ano. O que vocês acharam deste episódio?

23 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 126

  1. Netero realmente é foda. Realmente o Togashii sabe oque faz; esse episódio ainda está concorrendo com o do Gon e Pitou ou foi melhor, mas ainda estou esperando Gon x Pitou pra ver qual é o melhor episódio de Hunter x Hunter. Tava discutindo com o meu colega no skype sobre Quimera Ants não ter nenhum vilão mesmo.
    Pequena correção : ”irá retornar do hiato no início de Julho”, na verdade é Junho, e mais na verdade ainda é 28 de Maio, próximo mês.

  2. Sempre gostei de HXH exatamente por momentos como esse, onde percebemos que podemos ser realistas dentro de um mundo fantasioso e onde ninguém precisa ser rotulado como vilão ou mocinho da história. Cada lado está certo em algum ponto, formigas e humanos apresentam pontos falhos e fortes e nesses contrapontos o Togashi trabalha com perfeição, jogando na nossa cara como o ser humano é desprezível e caridoso quando necessário em busca de seus objetivos, assim como as formigas, desenvolvidas gradativamente, misturando a personalidade humana da individualidade contrastada com a organização em sociedade das formigas.
    Quanto aos hiatos do mangá Shaturanga, como você mesmo disse, se a obra tem essa qualidade não me importo em aguardar. Um dos grandes empecilhos de termos obras de qualidade ou as mesmas decaírem absurdamente, são esses prazos cruéis em cima dos mangakás, que muitas vezes não conseguem lidar com essa pressão ou com o faturamento da obra e se deixam levar pelos acontecimentos e pela editora e cagam em tudo.
    No mais, a animação está impecável, a adaptação ou transposição do mangá (quase não houve mudanças) para o anime tem tido mínimos problemas, sendo estes mais relacionados ao narrador, colocado ou ausente em momentos cruciais.
    Ótimo comentando, o melhor que vi vc fazer no EMD. Ainda sinto sua narrativa um pouco truncada, mas suas colocações estão bem feitas e compensa nesse quesito. Flw!

  3. Um dos melhores episódios de HxH junto com o 116 (surto do Gon) e o 51 (Réquiem para o Ubogin). Principalmente por essa luta acredito que Chimera Ants é um dos arcos mais bem escritos de todos os shounens, se não o melhor. No mais, ótima animação, ótimas OSTs e principalmente a boa escolha de cores. Ainda prefiro o mangá, mas o anime fez uma adaptação fantástica dessa cena (que sinceramente achei que não iam conseguir). O único momento que acho que será MUITO difícil de adaptarem bem é o capítulo final da saga.

  4. É dito o nome do rei para o telespectador em que algum momento anterior na história? e o sigificado do nome dele é explicado? só uma curiosidade mesmo.

    E pqp, o rei transbordou carisma nesse episódio, hein?!

    Acho que eu preciso assistir o episódio de novo antes de comentar isso, mas o Netero é atingido diretamente pelo próprio golpe dele, não é? Afinal de contas, o golpe vem em direção a ele, e não o contrário. Talvez o suicídio dele tenha sido confirmado aí; apesar de que toda a investida de todos os hunters é a própria definição de um ataque kamikaze, né.

    É legal ver o uso da cor branca em diversos momentos da batalha. É mais uma prova que o Netero estava pronto para se matar, estando em estado de paz o tempo todo.

    • Sim, já é falado, na hora em que a rainha está morrendo, à vários e vários episódios atrás, acho que é o 91. Não lembro de Meruem ter algum significado, ele quis saber seu nome pela crise psicológica nesse momento :

      Who am I? Why am I here? A king with no name. A borrowed castle. My subjects are mindless drones. If this is the mandate of Heaven I have been given…I fear…I fear nothing…except the tedium that it will bring!!!

      • Eu queria saber o significado porque foi o nome dado pela mãe dele, afinal de contas. E se tratando de mangás/animes, poderia haver alguma coisa por trás desse nome, por mais fútil que fosse.

        E caraca, agora que você falou, já se passaram 50 episódios desde o começo de Chimera Ants. Só em Hxh mesmo pra isso não ser maçante.

  5. Primeiro, eu fui bombardeado com tantos elogios a respeito do episodio, e so o assisti hj no sabado, e realmente foi fantastico, confesso que de luta, luta mesmo n teve nada né? mas isso que é o foda de hunter hunter, os personagens são tão humanos que os dialogos valem mais q qualquer soco! Como n li o mangá, n sei o que vem por ai ainda, se o rei morre ai, ou se morre de fato na saga, vou esperar.

    So preciso ressaltar um coisa: ” o Togashi não usou um power-up no Netero junto com algum poder tirado do fiofó como alguns mangas shounen fazem para decidir a luta dessa grandeza. ” Sobre esse trecho eu digo, O CARA TER UMA BOMBA NO CORPO AO MEU VER É MAIS APELATIVO DO QUE QUALQUER COISA!

    • Uma bomba em que ele se mata pra ferir o oponente e cumprir sua missão dignamente, isso é um power-up pra você ? Acho que não, provavelmente você não viu nada disso em outro Shounen genérico.

        • Sim, é apelativo, você já percebeu que está enfrentando Meruem ? O personagem que contém o maior poder que já mostrou em Hunter x Hunter.

          Apelativo é diferente de Power UP.

        • Podemos analisar Naruto e ver oque ‘apelativo e tirado do rabo’ significam de fato, pois la (do nada) pelo poder do amor, um personagem fica forte do nada, sem explicação e sem treino pra isso (power up instantâneo a medida que o mangaka fica sem explicação ou ideia pra algo). Já a bomba no coração do Netero, bem la do inicio pro meio da saga ja é falado que ele tem algo implantado nele e que vai explodir e tal, talvez tenha sido usado algum eufemismo ou não tenha ficado claro (faz tempo que vi o mangá), mas uma coisa é clara, foi algo planejado pelo Togashi, antes até do rei nascer. Não foi tirado do fiofó, logo pra mim, não se torna apelativo. Não que pra ser apelativo algo tenha que ser usado de forma irreal ou incongruente, mas de fato, um homem bomba explodindo por ai não é algo tão dificil de acontecer mesmo para nó aqui do ‘mundo real’.

    • Na forma como foi mostrado deixou a entender que foi um truque traiçoeiro. Tanto que a imagem que temos do Netero no final é degradante; usando um truque sujo, apunhalando pelas costas. Foi muito ousado, o Togashi, quando escreveu essa parte deixando Netero como porta-voz da raça humana nessa exata situação.
      A bomba é um belo simbolismo mostrando quão traiçoeiro o ser humano é capaz de se tornar para vencer. E não é bonito… É, como vimos no anime, bem sombrio.

      Então não, não é apelativo. Só não é simples ao ponto do herói, normalmente sem cérebro e experiência, se levantar quase morto e surrar o vilão que antes era invencível, só para vingar uma pessoa que conheceu a pouquíssimo tempo e nem sequer morreu ainda.
      Isso “AO MEU VER É MAIS APELATIVO DO QUE QUALQUER COISA!”, e também acho que foi isso que o Shaturanga quis dizer por: “… o Togashi não usou um power-up no Netero junto com algum poder tirado do fiofó como alguns mangas shounen fazem para decidir a luta dessa grandeza.”

      Algumas notas importante também: O preço pago por Netero não foi alguns dias ou meses em um leito de hospital; e essa conclusão do episódio foi mais um “red herring”(vou usar muito esse termo para falar sobre HxH agora :)) do anime. Mas não vou comentar mais porque é spoiler. E já que você não leu o mangá, Falou!😉

  6. Hunter Hunter ta meio que acabando no anime, e tenho q desabafar q vive relaçoes de amor e odio com a serie, Arco do exame perfeito, Torre celestial mais ou menos, Geney tinha tudo pra ser epico, mas acabou broxante, Greed Island é legal mas cheio de personagens mediocres que me irritavam profundamente, e por fim Chimera, q sempre foi falado que era o melhor arco, começa muito foda, mas denovo me senti a ponto de largar a serie pelos personagens irritantes, aquelas formigas chimeras eram umas desgraças, personagens mediocres, mas fui guerreiro, continuei e depois que a kogumi entrou em cena minha paixão voltou, e por fim pode se considerar uma boa saga, bem longe de perfeita, mas boa.

    Colocando tudo na balança discordo do q muitos falam sobre ser a melhor obra shonnen, Fullmetal Broterhood mesmo coloca hunter hunter no chinelo. estou esperando uM review de HXH

      • então igor, n quis fazer todo um texto pq o anime n acabou ainda. E tambem concordo que trama e personagens evolui, mas a quantidad de personagens ridiculos, em GI e Chimera ANts é enorme

        • O que importa é que todos os “principais” tiveram um bom desenvolvimento: Gon, Killua, Shoot, Knov, Youpi, Werefin (que nem é principal), Meruem…. se você quer que TODOS os soldados tenham um desenvolvimento bom, aí fica difícil. O objetivo das formigas “medíocres” no começo do arco era uma preparação para o momento da Pitou, onde Gon e Killua perceberam o quão inferior eles eram em relação ao Kaito e aos Guardas Reais.

  7. de fato foi um capitulo epico o melhor do anime ate agora toda a luta foi fantastica do começo ao fim ,o estudio fez um otimo trabalho
    mas ainda tem uma coisinha me imcomodando ,não era mais simples alguem ir de avião e jogar a bomba em cima do meruem?

    • Está falando de suícidas igual Kamikazes ? Bem, a NGL é bem restrita à qualquer coisa, do jeito que você fala é tão fácil EUQIOWEUQPOWUIEQW, ainda mais de uma avião passando de boa em cima do Palácio Real, qualquer um podia detectar aquilo e destruir antes de sequer chegar perto do Meruem, acredito eu que é uma hipótese anulada. Além de que Netero aceitou essa missão para lutar com o inimigo mais forte que ele, porquê ele estava enferrujado de enfrentar tantos inimigos fracos (vide o flashback dele), só queria voltar ao seu auge, o poder máximo, à gratidão a tudo.

      • Por causa da seleção haviam milhões de civis lá, e uma das prioridades dos hunters era preservar o máximo possível a vida deles, e uma bomba como a do Netero iria simplesmente acabar com todo mundo além do Rei.

        • Por isso uma das principais partes do plano era afastar o Rei da cidade. Se ele falhasse, não conseguindo afastar o rei e não conseguindo derrotá-lo, a menor das preocupações da humanidade seria aquele pequeno número de pessoas. Você realmente acha que seria tão fácil assim separar os guardas do Rei novamente?

          Honestamente, se fosse na realidade, teriam jogado diretamente a bomba, não arriscariam a vida de um dos indivíduos mais influentes e poderosos da atualidade.

        • O pessoal esquece que ninguém conhecia as habilidades da Guarda Real, e se algum deles tivesse uma habilidade de teletransporte? Nen cria muitas possibilidades de técnicas defensivas tb. Fora que tem todo aquele lance de fazer as coisas e varrer tudo pra debaixo do tapete depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s