Fest Comix – Impressões e Anúncios

Eae pessoal, como vocês já sabem, o EMD marcou presença no 20° Fest Comix que aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes. Primeiramente, esse será somente um texto contendo nossas impressões e contando um pouco do que vimos e ouvimos por lá. Não iremos fazer um cast dessa vez por conta de estarmos mais focamos na gravação de outros podcasts, então um texto é algo mais rápido e prático de se fazer. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Primeiro de tudo, o lugar onde ocorreu o evento já foi um algo a mais. Era um puta espaço, fechado e que tinha tudo o que você precisava lá dentro, uma vez que é um lugar feito para esses tipo de evento,  e não como outros anime dreams cof cof, que fazem eventos em lugares improvisados. Segundo, por ser um evento voltado também aos apreciadores de HQs, a quantidade de retardados fãs de naruto era bem menor. E terceiro e mais importante, tinha uma ampla quantidade e variedade de mangas e HQs por um preço  menor para comprar, afinal esse foi o motivo do evento ser feito.

20140503_114632[1]

20140503_114644[1]

Agora indo para as impressões que tivemos, gostaria de falar antes, que por mais incrível que pareça, o Lucas até que curtiu o evento e nós em geral gostamos. Seja pelos preços baixos, pelos lançamentos bons que tiveram lá, com exceção de um, Saylor Moon vol.2, ou pelas boas palestras que vimos e também por aquelas que não vimos, mas que pareciam ser bem interessantes. A única coisa ruim era que junto do evento, no mesmo pavilhão, estava acontecendo outro evento simultaneamente, a X5 Game Arena, o que produzia um barulho enorme e prejudicava um pouco as palestras, além de ser meio difícil conversar perto daquela área onde aconteciam os jogos.  Era impressionante o quanto as pessoas gritavam por causa de um jogo de LOL(League of Legends) Piana que o diga.


20140503_114543[1]

Falando do evento em si, lá tinha um enorme espaço destinado a loja patrocinadora do evento Comix, além de alguns estandes bem menores onde haviam algumas outras lojas de HQs, lojas de bugigangas para os fãs e um espaço para quadrinhos independentes. Além disso, tinha uma área voltada para o mundo medieval com algumas coisas expostas, um lugar para arco e flecha e uma mini arena, um pequeno palco para apresentações e uma sala onde ocorreu as palestras. Também havia exposto algumas action figures que eram bem interessantes. Basicamente esse era a área da Fest Comix.

20140503_223956[1]

Aproveitando os bons preços, Thomás e companhia compraram muita coisa quase toda coleção de Yuyu por 1 real cada volume entre elas os bons lançamentos que lá ocorreram, como o novo manga da JBC, Prophecy, que já foi citado antes http://wp.me/p2nYa2-3uQ; São Jorge, HQ do excelente Danilo Beyruth, que estava lá e autografou nossos exemplares; o encerramento do manga Vidas Imperfeitas da editora HQM, que conta com 3 volumes, e mais várias coisas que não eram lançamentos, mas que estavam com um ótimo preço e eram de qualidade.

20140503_114821[1]

Agora, vamos falar de algo que chamou bastante atenção nas palestras que assistimos, os anúncios dos mangas da Panini e da JBC. Através do Facebook do EMD divulgamos os mangas anunciados pelas editoras simultaneamente com o desenrolar do evento. Enfim, vamos aqui dar um pouco mais de informação sobre as obras.

Panini:

pokemon black and whitePokémon Adventures: Black & White ( Estória de Hidenori Kusaka, Arte de Satoshi Yamamoto e Mato)

Sinopse: O manga cobrirá a saga Black & White do jogo e dependendo do desempenho desse, será também publicado as outras sagas como Red, Blue, entre outros.

Parece que a Panini consegue tirar da cartola todos os mangas que fazem a editora cagar dinheiro. One Piece, Dragon Ball, Naruto, Bleach e agora Pokémon são títulos que no Brasil vendem com uma facilidade imensa independentemente da qualidade dessas obras. A fama é tanta que é difícil comentar como a Panini vai lançar primeiro o arco Black & White ao invés de seguir a cronologia da saga. A estória de Red seria a escolha correta para o lançamento de Pokémon tenta em vista a enorme fanbase da obra, principalmente em cima dos primeiros jogos. Fazer o que….

Ainda, essa é uma reaproximação da Panini com a editora Shogakukan e muito desse lançamento vai ditar as regras de um futuro próximo. Pokemon Red e outras obras da editora japonesa dependem da performance de Black & White, mas sinceramente ninguém do grupo vai comprar o manga desse arco.

berserkBerserk em formato Tankobon

Sinopse: Berserk é um manga que não é preciso se falar sobre, simplesmente por ser um dos melhores mangas sendo publicados atualmente.

Apostando mais uma vez na fórmula do dinheiro, a Panini anunciou Berserk em Tankobon e isso era algo que os fãs pediam há muito tempo. Não há muito o que se comentar, a estória é foda, a arte é incrível e chegará nas bancas uma obra no mesmo formato que a Panini vem pregando ao longo dos últimos anos. Sem surpresas, apenas comemorem sair daquele meio-tanko zuado.

E é claro, devido ao seu ritmo de publicação, vai ser um lançamento eterno.

 

the conductorThe Conductor (Estória de Manabu Kaminaga e Arte de Nokiya)

Sinopse: Kuchiki, um flautista, era atormentado por pesadelos todas as noites que acabaram o obrigando a procurar a ajuda do conselheiro Matsuzaki. Ishikura, um inspetor de polícia,  inesperadamente descobriu um corpo sem cabeça mumificada em um apartamento vazio e agora está no caso. Quando Kuchiki recupera suas memórias perdidas, as cortinas também se abrem para uma tragédia!

Infelizmente esse é um manga que nunca ouvimos falar, nem ninguém do grupo já leu, então não temos nada para falar. Somente que a partir da sinopse e da arte do manga, essa parece não ser uma obra de grande qualidade, mas nunca se sabe, vai que ela nos surpreende…

 

defense devilDefense Devil (Estória de In-Wan Youn e Arte de Kyung-I Yang)

Sinopse: Mephisto Bart Kucabara é um demônio advogado. Mephisto foi exilado do mundo dos demônios e para poder voltar ao seu mundo ele deve coletar Matéria Negra (Dark Matter) o suficiente. Assim, ele cria um plano para reivindicar a Dark Matter das almas dos pecadores que foram sentenciados ao inferno. Então, em troca de provar a inocência dessas almas a Dark Matter se torna dele.

Mesmo manga dos autores de Shin Angyo Onshi, ou seja, arte incrível, lutas incríveis, cenário provavelmente interessante e bem construído. Tem muito potencial!

+

A Panini ainda deu algumas dicas sobre as próximas obras que irão lançar em terras tupiniquins. A primeira dica foi uma bola de basquete apresentada ao público e a segunda dica fica por conta da brincadeira de querer pintar a bola de basquete com amarelo e desenhar um smile. As prováveis obras da Panini são:

kuroko no basketKuroko no Basket (Tadatoshi Fujimaki)

Sinopse: Tudo começa com a história do colégio Teiko, um colégio com uma equipe de basquete incrivelmente forte, conhecida por ter a “geração dos milagres”, uma equipe compostas por cinco gênios que viria a ganhar tudo o que disputava, mas após passarem para o colegial a equipe se desfaz, e cada um dos cinco vai para uma escola diferente.

E é então que a história começa, no colégio Seirin. Um colégio que apesar de ter tido seus dias bons no basquete, hoje possui uma equipe consideravelmente fraca, mas isso está para mudar com a chegada de Kagami, um jogador extremante habilidoso e que muitos dizem ser do mesmo nível da geração dos milagres. Ele vem para mudar a cara do time, mas junto com ele vem mais um novo jogados Kuroko, que apesar de inicialmente parecer uma grande bosta acaba por se revelar o sexto jogador da geração dos milagres. Assim, ambos irão trilhar seus caminhos juntos com a Seirin para derrotar a geração dos milagres e se tornarem os melhores.

Houve um alvoroço na sala de palestras quando possivelmente anunciaram Kuroko e só podemos supor que essas pessoas são idiotas. Sinceramente, o anime é muito melhor que o manga e, mesmo assim,  ele não é grande coisa, principalmente, após essa 2ª temporada. Kuroko no Basket é o Prince of Tenis do basquete, aonde os personagens possuem superpoderes, sendo que  estes ficam cada vez mais apelativos com o decorrer da obra.

assassination classroomAssassination Classroom (Yuusei Matsui)

Sinopse:  Uma criatura mega poderosa, que diz ser humana,  destrói 70% da lua e diz que vai destruir a Terra em um ano. A humanidade não tem chances de deter essa criatura, mas ele faz um trato com as Nações Unidas. Ele quer ser professor de uma classe durante um ano, e quer ensinar seus alunos a serem assassinos profissionais para o matarem.

O manga tem sido um sucesso na Jump. Desde a sua estréia ele vem sempre muito bem colocado no TOC superando, por diversas vezes, mangas que já possuem um longo tempo de casa. Já comentamos algumas vezes sobre a obra aqui no site e para aqueles nos acompanham sabem que achamos o manga bom. PONTO FINAL! Não é nada espetacular e com certeza recebe muito hype e é de fato overrated. É um manga engraçado que possui como pilar a relação do “Duro de Matar” com os alunos da classe, numa pegada estilo GTO, e tem uma boa esfera amostral de personagens trabalhando vários alunos da sala que sempre brotam do nada.

JBC:

tom sawyerTom Sawyer (Shin Takahashi)

Sinopse: Trata-se de uma releitura do clássico da literatura “Tom Sawyer” escrito por Marc Twain.

Não podemos comentar muito sobre a qualidade do manga, pois ninguém leu. Foi dito na palestra que será lançado em volume único de aproximadamente 400 páginas e só podemos torcer que não seja parecido com Death Note: Black Edition e sua “capa broxa”. Esse é mais um lançamento da série de one-shots que a JBC vem implantando e temos esperanças de sair algo bom daí. Para os curiosos, a nota no MAL é de 7,40 e no Mangaupdates de 8,70.

tsumitsukiTsumitsuki (Hiro Kiyohara)

Sinopse: Takada Chinatsu se mudou para uma cidade na qual há uma lenda sobre demônios chamado Tsumitsuki, que possessão os sentimentos de culpa que uma pessoa tem sobre os seus pecados. Aqueles que são possuídos são lentamente devorados, corpo e mente. Assim que um dos amigos de Takada começa a agir estranhamente, seu colega de classe Kuroe entra em cena para ajudar … mas seus verdadeiros motivos estão escondidos atrás de uma máscara.

Uma obra de terror genérica, com plot previsível e clima de tenção que mais parece um passeio no parque. Apesar de ter algo de interessante quanto ao protagonista, a obra acaba virando uma batalha de monstros, mais parecendo uma cópia barata de mangas como Island em fusão com March Story.

Pelo menos ele é curto, e a tortura não é grande.

magi

Magi: The Labyrinth of Magic (Shinobu Ohtaka)

Sinopse: Magi é um manga publicado na Shonen Sunday que nos remete aos contos árabes e consegue misturar isso muito bem com a história de fantasia criada pelo autor. Magi conta a aventura do magi Aladin na companhia de seu djinn ou gênio Ugo. Percebemos rapidamente que um magi é uma pessoa muito poderosa e isso faz surgir muitas dúvidas sobre quem é Aladin.

O começo de Magi não é muito bom, apesar da boa comédia e personagens carismáticos a estória em seu primeiro arco não consegue empolgar o leitor, sendo apenas mais um battle shounen. Logo depois, o autor começa a trabalhar o cenário e seus personagens fazendo com que a história cresça de maneira surpreendente e empolgante. Um dos grandes pontos fracos de Magi com certeza é a sua arte que acaba atrapalhando as lutas que poderiam ser melhores. Resumindo: Magi é um ótimo manga de fantasia e aventura que apresenta um ótimo enredo e bons personagens que possui como sua maior falha sua arte.

20140503_145051[1]20140503_143315[1]

Como não poderia faltar, Lucas mostrando o seu grande apreço pelo ótimo manga K-ON, que lançamos uma review recentemente e o principal, gostosas de cosplay.

Espero que tenham gostado do texto, por favor comentem o que acharam dos lançamentos, do evento caso tenham ido e do que quiseram comentar. Valeu  e até a próxima.

 

14 pensamentos sobre “Fest Comix – Impressões e Anúncios

  1. Tenho um pedido não sei se ele poderia ser atendido mas…. gostaria que o Lucas fizesse posts sobre como desenhar seria foda demais, bem é algo que vocês e ele poderiam considerar.

    • Complicado demais, porque não da pra fazer isso em texto. É é algo que exigiria muito tempo, muito tempo mesmo isso só para preparar o conteúdo, e teria de ser feito em vídeo pra ficar legal e eu não tenho nem equipamento e nem tempo pra fazer isso.
      Eu nem consigo fazer meu Melhores Páginas do Mês.
      Então provavelmente não vai rolar.

  2. Lucas então que tal aulas teóricas tipo desenhar um esboço e explicar sobre como ele é feito e se tiver um bom feedback transformar em algo maior.

    • Eu já meio que vinha fazendo isso no meu Melhores Página do Mês, algumas explicações sobre base e talz. Mas mesmo uma aula teórica é bem complicada em texto, e não valeria o trabalho pra fazer um podcast, simplesmente porque eu sei que o feedback não seria o bastante, não por enquanto.
      Mesmo algo básico, pelo menos em questão de ensinar sobre desenho, de uma forma que eu ficasse satisfeito seria muito trabalhoso.
      E o Ranking de HQs, agora com o Melhores e Piores nos podcasts está praticamente extinto. Até porque o objetivo agora é fazer podcasts sobre HQs com frequência.

    • Iremos gravar esse mes uma review de uma HQ Europeia em parceria com o Ndrangheta e tambem entrevistaremos o grupo. Tambem estamos pretendendo fazer um Comentando Arco para toda a coleçao da Salvat, isso geraria no minimo dois posts de hqs por mês.

  3. pelo que fiquei sabendo não foi confirmado a publicação de kuroko simplismente o representante da panini deu como dica uma bola de basquete ,ou seja pode ser qualquer mangá envolvendo basquete

    • Foi exatamente isso, estávamos lá. Mas ele deixou bem claro que seria Kuroko, é bem comum os caras geram um alvoroço e uma expectativa para dar um up nas vendas iniciais.
      Pode pá que de certeza vai ser Kuroko.

      • o mais provavelmente que seja kuroko mesmo , mas ainda tenho esperança que todo mundo vai quebrar a cara e o lançamento seja slam dunk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s