Primeiras Impressões: São Jorge

Bem vindos a mais um Primeiras Impressões!
E dessa vez vou falar de um quadrinho nacional, nada menos do que São Jorge do excelentíssimo Danilo Beyruth.

Para aqueles que não conhecem, São Jorge foi lançado recentemente lá na Fest Comix, assim sendo nós do EMD não só adiquirimos o quadrinho como tivemos a oportunidade de ter nosso exemplares autografados.

20140503_223956[1]

Mas deixando isso de lado, vou falar um pouco sobre Danilo Beyruth, um dos expoentes dos quadrinhos nacionais, ele que vem sendo muito requisitado no mundo dos quadrinhos e vem ganhando considerável fama.
E vale constar a personalidade de Danilo Beyruth, que na fest comix se apresentou de forma muito educada, e recebeu a todos com muita educação, dando a atenção devida a todos os fãs.

aa_15

Danilo é autor de Bando de Dois, Astronauta Magnetar e Necronauta. Todas tiveram devido sucesso, e foram muito bem acolhidas pela critica e posso dizer que eu mesmo gosto muito dos trabalhos de Danilo Beyruth, e recomendo que leiam suas obras.

Bando-de-Dois astronauta---magnetar-tem-roteiro-e-arte-de-danilo-beyruth-e-colorida-por-cris-peter-a-revista-e-a-primeira-do-selo-graphic-msp-que-tera-os-personagens-de-mauricio-de-sousa-transformados-em-1350419068478_726x1080 capa

Só que a parada agora é São Jorge, e devo dizer que tinha uma expectativa consideravelmente alta, e talvez esse seja um problema.

Primeiras Impressões Lucas:

Então como vocês já devem imaginar, São Jorge fala sobre o personagem histórico que dá nome a obra. E segundo a sinopse presente na edição do quadrinho, a história é um mix de mito e pesquisa histórica.
E quanto a isso ela está corretíssima.

10352296_637167066366158_1639288572628934418_n

São Jorge trata do personagem histórico e mistura elementos ficcionais para representar as lendas envolvendo o personagem, algo bastante interessante, já que permite que ele trate com muita fluides de temas mais complexos referentes ao período histórico, ao mesmo tempo em que ele trabalha as grandes lendas. Algo muito interessante porque logo de cara ele já faz relação ao dragão e de forma bastante interessante.

SaoJorgeVol1

E já dando as minhas impressões da história, ela é bem interessante, já que ele apresenta bem o império romano, mesmo que de forma simples e consegue construir de forma prática as intrigas politicas, que devo dizer me interessaram bastante principalmente no que se trata dos conflitos religiosos, que podem acarretar conclusões muito significantes.

SaoJorgeVol1p20

Sendo bem honesto o enredo é consideravelmente bom, e bem construído inicialmente, mas acaba por se estender em cenas “inúteis”, e apos um volume pouco foi apresentado, inclusive gerando um final de volume bem anti-climático, e devo dizer que é um recurso que não funciona mais, pelo menos não comigo.
Pra resumir, é um bom enredo, com temas interessantes, mas que peca em sua estrutura e na velocidade com a qual se desenvolve.

SaoJorgeVol1p74

Agora falando do desenho, esse com certeza é o ponto que mais me decepcionou.
São Jorge parece um projeto secundário de Danilo Beyruth, o desenho peca por precisão e refinamento, parece que foi feito na correria. Os personagem ficaram imersos no branco, e as vezes é difícil identificar elementos na cena, além de o design dos personagens tornar difícil a identificação dos mesmos.
O que me decepciona porque conheço os trabalhos do Danilo Beyruth, e sei o quão bom ele é, sendo muito superior a maioria dos desenhistas de mangas, aqui vão alguns exemplos.

Astronauta-2pag-09-copyBando_um_quadro-681x1024

 

 

Apesar de todos os problemas Danilo Beyruth é grande entendedor dos quadrinhos, e sua movimentação estendida junto com seu enquadramento se mantem excelente, a escolha das cenas é excelente, os ângulos são muito bonitos, mas o restante dos problemas, acaba com o aproveitamento de cenas intensas. E no final isso me faz pensar cada vez mais em São Jorge como um quadrinho secundário que foi feito em cima do editorial.

SaoJorgeVol1p47
Mas claro ainda tem o problema da edição, que é bem fraca, apesar de um papel decente, a edição é fraca, os tons foram prejudicados pela impressão, as fontes foram mal escolhidas e mal colocadas, existem balões enormes com textos que não aproveitam o balão e ficam posicionados no centro, deixando o texto minusculo.
Além de que a edição da paninni não apresente nada de interessante quanto a formatação do quadrinho, que possui apenas um mapa nas primeiras páginas, não tendo nenhuma informação extra nem nada do genro, parece uma edição “econômica” que ainda assim custa cerca de 15 reais.

sao-jorge
Além disso o quadrinho parece não se encontrar, ela não tem o tamanho de um manga, o que é bom, todos sabem que eu detesto a idiotice de “manga brasileiro”, mas ele também não parece uma HQ, como as próprias obras do autor, Bando de Dois por exemplo tem um formato e uma edição muito boas.

Bem já me estendi muito neste texto, então vou finalizar minha impressões.
São Jorge tem um enredo interessante, que trabalha um tema muito bacana, Mas que tem um desenvolvimento corrido, uma arte que decepciona, e segundo essa linha de pensamento, São Jorge aparece como um quadrinho ok, que me decepcionou já que eu esperava muito mais de Danilo Beyruth.

seru jorge
Mas ainda é só o primeiro volume, as coisas podem mudar e se possível para a melhor, eu ainda mantenho minha confiança no autor e espero que São Jorge possa ser um ótimo quadrinho.
É isso obrigado a todos e até a próxima.

6 pensamentos sobre “Primeiras Impressões: São Jorge

  1. Ou vocês já viram o anime Toward The Terra, vi ele recentemente no anitube, um clássico de ficção cientifica que foi relançado, me lembra um pouco Space Batleship yamato. Recomendo vocês vão gostar.

  2. Parece ser um quadrinho bem interessante. É uma pena que tenha apresentado vários defeitos em seu primeiro volume. Mas a premissa da obra me agradou e arte é relativamente boa se levar em consideração muitos mangás por ai.
    Lucas você irá fazer mais comentários sobre o próximos volumes da obra ?
    Quando sai a review de One Piece ? Kkk.

  3. Estava pensando em comprar as obras anteriores de Danilo Beyruth recentemente. É…graças as primeiras impressões vou continuar com esse pensamento xD Valeu Lucas! No aguardo das próximas, afinal, a obra pode melhorar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s