Comentando: Berserk – Capítulo 335

Olha lá o manga que está disputando com o Rubinho Barrichello pra ver quem é mais lento, lançou mais um capitulo!

335

Mas e ai será que como o capitulo anterior Berserk não saiu do lugar?
Já adianto que não, dessa vez até que aconteceu alguma coisa, mas não muita. Seis tão ligado não da pra mostrar muita coisa de uma vez, tem que deixar rolar pra eternidade.

Tá parei, vamos para o Comentando!

 

Comentários por Lucas:

Depois de um capitulo decepcionante minhas expectativas estavam bem baixas, e eu realmente esperava mais um capitulo de passeio pela cidade, onde Miura mostra que desenha igual um garoto de 11 anos.

Entendedores entenderão.

Mas até que aconteceram algumas coisas interessantes nesse capitulo, na verdade uma que mereça real destaque.

berserk335-01

 

Sim Rickert eu também estou perplecto, sim perplecto!

 

Principalmente pelo desperdício de uma belíssima página dupla, com uma perspectiva de angulação muito baixa, acabou por reduzir a exposição da estrutura, além de que devido ao angulo fechado acabou por não conseguir criar um comparativo real de proporção. E eu nem preciso comentar das estruturas colocadas em 2º e 3º plano, prejudicadas pelo plano pouco flexível acabaram ficando com proporção destoante,  uma delas inclusive, aquela mais a direita acaba saindo do plano, e Miura acabou angulando ela de forma errada, mas fazer o que? Nem só de detalhe vive o homem.

n002

 

 

Tá eu fui babaca, mas é que sim os detalhes absurdos na arte de Berserk não fazem diferença, ainda existem problemas. E o detalhismo de Miura não corrige isso, a segunda página por exemplo é o plano que eu esperaria ver inicialmente, e deveria ser a página de abertura, mas mesmo nessa página:

n003

 

Podemos ver que os quadros são colocados justamente no local onde deveria estar a estrutura que gera o fator comparativo que eu comentei ante. Não é birra minha, Berserk está realmente apresentando problemas como quadrinho e isso me deixa triste, principalmente por gostar da arte do charmoso Kentaro.

Mas vamos pros comentários que isso aqui não é Melhores Páginas do Mês.

n004

 

Logo no inicio uma frase de Rickert me interessa muito, “é como se tive-se sido feito para o Griffith”.

Rickert

E é assim que todo o lugar se apresenta, como um santuário para Griffith, inclusive o respeito que tem para com Rickert vem unicamente do fato de ele ter uma ligação com Griffith.

Blala

Griffith é como uma entidade, como uma religião.

 

 

n007

 

E ele mais do que qualquer coisa não deixa de ser uma bixona, mano esse Griffith tá cada vez mais parecendo uma mina, como que os caras respeitam ele com essa cara, na moral até batom o cara usa.

n009

Mas parando com as piadas, a aparição de Griffith mostra algo muito maior do que somente sua presença “diferenciada”, ele agora se apresenta como Deus, e não o bastante age como um.

n011

A mitologia e construção dentro deste personagem aumenta cada vez mais, e a mistura da religião, me faz questionar o que Miura pretende fazer com isso?
Indo ainda mais fundo, não se limitando a fantasia, mas questionando a vida e a morte.

n012

Sim esse capitulo apresentou coisas muito interessantes, mas ao final do capitulo ainda me vem um gosto amargo na boca, um gosto de, só isso?

Me desculpem martelar nessa tecla, mas ainda é muito pouco, é muito tempo gasto em algo que não sai do lugar, é muito tempo de espera, eu não to nem ai se tem um micro detalhe relevante, existem diversos quadrinhos por ai tão bons quanto Berserk e alguns até melhor que com o equivalente a dois volumes de manga concluem sua história. E para mim Berserk continua sendo uma decepção .

n015

É isso ai, dessa vez aconteceu alguma coisa no capitulo, para os revoltadinhos entendam como mais um bom capitulo.
Obrigado e até a próxima.

16 pensamentos sobre “Comentando: Berserk – Capítulo 335

    • O problema é que Berserk é uma obra em que se espera muita coisa, e mesmo depois de tanto tempo sem mangá não vem acontecendo nada que os fans adorariam ver, pontas soltas que queriamos ver, historias paralelas sem desfecho, e principalmente, sem o Gatts! Como um mangá que ficou esse tempo todo sem um unico capitulo pode deixar de mostrar um dos personagens mais fodas da obra? E não é qualquer um, é o fucking Gatts! Sei que estou sendo bem chatinho, mas o que eu mais gostaria de ver agora é o protagonista da serie, é pedir de +?

  1. Bom, eu fui o único a discordar da sua “analise” no ultimo capitulo, então eu acho que esse “revoltadinhos” foi obviamente para mim.
    Primeiro que não acho que tenha te ofendido em nada para ser taxado dessa forma.

    A partir do momento que você faz um post você tem que estar aberto a idéias opostas, o que você escreve não é a verdade absoluta em que todos tem que aceitar como correta.

    Apenas tentei trocar uma prosa sobre minha perspectiva do capitulo, post que você assumiu de fazer, que em consequência abre o assunto para debate após publica-lo.

    Se discordava tanto assim da minha opinião e me achou revoltado você poderia muito bem ter me respondido e ter dito isso, mas no caso o Estupratom respondeu por ti.

    Assim como também não concordo com alguns aspectos desse post, criticou até a arte, também desenho, por lazer, conheço pessoas que usam como profissão e nem por isso vejo alguém pagar de critico de arte e ficar procurando e achando erro onde não tem, enfim nem vou entrar nesse assunto pois é perca de tempo.

    O capitulo abre possibilidades para muitas coisas e abre em questão uma teoria, mas vou deixar de lado o que pretendia colocar em argumentação aqui, parece que minha opinião não é bem vinda.

    Tenho um grande respeito por esse site, desde a época do youtube, tanto é que o nós do The Band of the Hawk participamos de um cast pois admiramos o trabalho que desempenham, uma pena ter falta de maturidade e ficar com provocações desnecessárias, trocar ideias era para ser uma coisa saudável.

    Enfim, se tinha te ofendido e fui revoltado de alguma maneira te peço desculpas…
    pode deixar que num terá mais comentários o/

    • Era exatamente esse tipo de comentário que eu esperava, e o Estupra já tinha cantado essa bola.
      Vou explicar.
      Esse post não foi para você nem para ninguém em especifico, a unica coisa que eu fiz foi mais uma vez tratar de um assunto que as pessoas levam muito a sério, o ultimo comentário de Berserk foi a um post de rage, onde eu escrotizei o capitulo, claro que em parte era minha opinião, mas era claramente um post que chama discussão, eu nem ia fazer aquele post, fiz por fazer mesmo.
      Tem muita gente, não somente aqui, que discorda do que eu falo sobre Berserk não sair do lugar, e sabe eu acho legal ver que os fanboys vem escrevendo bíblias pra discutir, em um post em que eu escrevo “Comentando” e não “Analise Critica Ultra Detalhada e Completamente Séria”, sabe é só um comentário sobre o capitulo. Eu faço por enquanto 3 Comentando, sobre Vagabond. One Piece e Berserk, se você ler eles vai ver que em cada um eu uso uma abordagem diferente, com objetivos diferentes.
      Eu não te responder é só porque eu não tenho interesse nenhum em entrar em uma discussão, se quisesse ficar analisando o capitulo teria feito um post desta forma, eu não te responder não significa que não li.
      Eu geralmente faço isso, coloco uma discussão na mesa e deixo que as pessoas discutam.
      Agora uma coisa é séria, com arte eu não costumo brincar, isso eu realmente levo a sério e não fico “pagando de critico”, respeito Miura, mas acho sim que está levando a arte por um caminho errado e está falhando como quadrinista.
      Espero que tenha entendido que não foi pessoal, no dia que eu me ofender com um comentário não farei mais parte do EMD, sou só eu polemizando mais uma vez. Não precisa ficar revoltadinho kkkk

      • Entendido, desculpe por ter sido precipitado e me baseado no achismo que aquilo foi para mim

        Não, eu estou ligado, acho uma boa forma de se abordar algo, comentando e tal, num precisa ser algo sério e bla bla, nem foi essa minha critica
        Oq tinha dito antes naquele é que você disse que não aconteceu nada e apenas isso…num abordou os pqs de vc ter achado isso
        ao contrário desse post q vc disse os pqs e representou isso bem

        eu certamente sou um fanboy de berserk mas nunca é minha intensão postar algo achando q oq estou falando é o certo…
        ou tbm q tudo em berserk é perfeito e sem erros…pelo contrário

        é mais na questão de colocar as ideias em debates, acho isso uma coisa muito bacana pq posso tirar algo q não percebi, q desconhecia ou estava com a mente fechado sobre tal coisa.

        Tbm não gosto da demora mas coloco o meu fã de lado e analiso a situação, penso em q o cap acabou de ser lançado após o outro…
        e tem todo aquele lance da revista q já tinha falado dela segurar os cap
        dai grande maioria coloca uma certa pressão no cap q esta por vir, mais de um ano de espera e está parado desse jeito e num acontece nada e com poucas paginas…mas isso é tudo associado ao problema da demora e do tempo…q em si é responsabilidade da revista…esses dois cap mesmo é algo q estava pronto a muito tempo atrás
        não sei se tinha postado no outro post lá…mas essa é a preview para o volume 38 q estava no vol 37 lançado a quase um ano atrás: http://static.comicvine.com/uploads/original/11/112591/3724499-2350624072-SDFcp.png

    • Dae Caio. O Lucas nao se referiu a você ou a nenhum outro leitor. Ele gosta de gerar polêmica para ver os argumentos que os leitores vão dar nas discuçoes dos comentsrios.

      Olhe a review de Vinland Saga e seu maldito comentario sobre GoT que você vai entender o que estou falabdo.

      Mas agora comentando com você sobre o capítulo. Eu gostei desse capitulo, mas Berserk nao me empolga a muito tempo. Faz tempo que tenho a sensaçao que o Miura não sabe para onde desenvolver a obra, e muito menos que ele tenha um plano para seu final.

      Espero estar errado, mas essa é a sensação pessoal que a obra tem me passado a bastante tempo. Como exemplo contrario temos Vagabound, que conforme o enredo é desenvolvido, cada vez mais a obra parece estar chegando a uma conclusão, enquanto Berserk a cada arco parece que vai se estendendo por dezenas de trilhas incertas com dezenas de probabilidades.

      Tenho medo que Berserk perca a sua identidade, se perdendo entre tantas possibilidades e mudanças. O proprio conflito entre o Gutts e o Falcão ja perdeu grande parte do seu potencial dramático devido as constantes mudanças no Falcão Mudo.

      • Ps: Lucas, você quer transformar o comentando em programa do ratinho? Vou ter que faxer teste de fidelidade em um bando de petista? Vou gravar podcast com um papagaio verde de pelúcia?

        Maldito gerador de polêmica.

      • Então sobre o capitulo…
        eu tive outra sensação…q é do circulo está se fechando pois num tem mais oq acontecer…
        é mostrar o lado do griffith, mostrar falconia, q faz apenas dois cap só
        depois retornar para o gatts e finalmente mostrar a ilha dos elfos

        de lá a unica direção a ser tomada é o fim…o mangá está na sua reta final
        são muitas possibilidades do que pode acontecer…num da nem pra imaginar direito assim como vc disse….as vezes vc se pergunta se miura sabe oq esta fazendo

        abordando o cap 335 podemos abordar uma teoria q eu pensei na hora q saiu as primeiras imagens dele e acabei não sendo o único, após minutinhos q eu postei no site oc ap outro no sk.net pensou a mesma coisa e outros ems eguida
        além das coisas q o Lucas citou…sobre o deus….e tbm a relação do nome do cap “direito divino” ele se decorre de várias metáforas tanto sendo ditas como sendo mostradas em cada página…
        parece que está enrolando? parece, mas é apenas o segundo cap mostrando falconia e como ela se mantem e como o povo ve o griffith lá
        e mesmo essa “enrolação” podemos ver muitas coisas em cada página
        isso mostra um trabalho de pesquisa e elaboração da historia por parte do miura, ele num ta simplesmente jogando lá atoa

        enfim, deixe falar da teoria…Griffith já havia sido mostrado a muitos cap atrás controlando as almas dos mortos…porém na época nada relacionado ao q eu vou falar surgiu em meu pensamento até o Rickert aparecer de frente e ver essa cena tbm ….as almas ganhando forma e tal
        É possível que a gente reveja os falcões nos próximos capitulos, griffith poderia usar isso como ferramenta para manipular rickert
        talvez em sua possibilidade de controlar oq as almas vão falar e etc…
        talvez assim tomando rickert para seu lado, não que isso lhe faria alguma diferença…e sim pelo puro capricho de destruir mais o gatts

        imagina ele usar esse artificio de invocar as almas até para o gatts e eles estarem ao aldo do griffith…é como se toda a busca dele foi inutil…insignificante para qualquer um
        mas tbm é uma coisa q miura simplesmente pode não fazer e ser um coisa viajada

        é uma coisa q aconteceu no jogo de ps2…é bem parecido…um apostolo invoca os membros do bando contra o Gatts

        • Atualmente, qualquer coisa vinda do Griffith iria me agradar. Para mim ele parece uma casca vazia a alguns anos.

          Já te expliquei a minha teoria que o Griffith e o filho da Caska dividem o mesmo corpo?

        • a gente chegou a debater sobre isso nos cap q vc analisou, aquele que o menino da lua vai embora creio eu,
          ainda que eu falei para você da arvore interligando os lugares e tal
          algumas teorias q surgiram la no sk.net

          dai vc falou dele tomar posse do corpo e etc

          e é uma coisa valida pois no cemitério das espadas é a vontade do bebe demônio que faz o griffith salvar a caska

          estou esperando muito q tudo isso se feche pra ver oq vai rolar após falconia
          e como vc disse griffith ta uma casca vazia…
          é a oportunidade q a gente tem de ver como ele irá interagir daqui por diante…oq ele vai falar e etc

        • Caio, relaxa.. Aqui não é papo sério, só para descontrair. Espero que você mude de ideia e continue comentando no blog. Considero as suas opiniões muito pertinentes e abrem caminhos para novas reflexões. Seria uma perda enorme se você deixasse de opinar por aqui.

          E sobre Berserk, concordo plenamente com a sua opinião. Acredito que o Miura esteja trilhando o mangá para os seus momentos finais sem fillers. O que de fato estraga o mangá é a sua demora. Gostaria inclusive de fazer uma analogia com o recente game lançado Watch Dogs. Devido a sua demora para ser lançado (mais de 1 ano), ele de fato perdeu muito pontos nas reviews de vários sites mundo afora. O atraso é uma desgraça mesmo. Se o game tivesse sido lançado na época do GTA V, com toda certeza ele não estaria recebendo notas baixas. E acredito que tudo isso acaba meio que se encaixando com o dilema de Berserk. Expectativa alta gera decepção. Não tem jeito. O melhor é ser paciente mesmo. Eu já me contento com o fato de que o Miura poderá infelizmente morrer antes de terminar Berserk.

  2. Só fazer uma comparação com o capítulo de HxH, que abriu um leque de possibilidades gigantesco com a sua volta, enquanto que o Miura não trouxe nada de muito relevante. E pra piorar lança capítulos com números de paginas de um semanal, mas tem periodicidade mensal….

Deixe um comentário

