Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 133

Fala galera, aqui é o Shaturanga entregando mais um post de comentário semanal do episódio 133 do anime de Hunter x Hunter (Prazo x para x sobreviver) e esse episódio traz uma revelação estarrecedora para quem não viu o anime e a mesma será prolongada no próximo episódio.

133

O episódio começa com o Ikalgo e a Palm que encontram o Welfin no bunker subterrâneo do Bizef e falam para ele passar uma mensagem para o rei que eles estavam com a Komugi e que eles estão dispostos a fazer uma troca pelo Knuckle e Meleoron. Para convencê-lo de vez, o Ikalgo chamou o Welfin pelo nome dele na sua antiga vida de soldado da NGL (ele, o Ikalgo e o Brovada eram soldados da NGL). Ele também lembra que as demais formigas quimeras eram inimigas da NGL e que ele poderia reencontrar Gyro novamente.

Essa interação do Welfin e do Ikalgo se deve ao episódio 123 em temos uma batalha entre os dois que de início não parecia ser tão importante para o enredo do arco mas neste episódio mostrou ter uma importância vital para a obra. Os momentos que o Welfin gerou foram muito bons e reforça mais as teorias da personalidade humana existentes em Hunter x Hunter. E olha que no início o Welfin de todas as formigas quimera era o mais desconfiado e o que levou a ele confiar no Ikalgo foi o fato que os dois eram colegas de profissão como guardas do Gyro. A parceria deles possibilitou que o Welfin parasse de agir apenas segundo os seus próprios interesses e passasse a agir por uma causa maior, embora não fosse algo necessariamente certo, pois todos nós sabemos que tipo de pessoa é o Gyro. Mesmo assim podemos dizer que há uma nobreza irônica nas atitudes dos dois personagens e a adição do Gyro e dessa subtrama do Ikalgo e do Welfin foram detalhes que aumentam a qualidade da escrita do mangá.

Hunter X Hunter - 133a (1) Hunter X Hunter - 133a (2) Hunter X Hunter - 133a (3) Hunter X Hunter - 133a (4) Hunter X Hunter - 133a (5) Hunter X Hunter - 133a (6) Hunter X Hunter - 133a (7) Hunter X Hunter - 133a (8) Hunter X Hunter - 133a (9) Hunter X Hunter - 133a (10) Hunter X Hunter - 133a (11) Hunter X Hunter - 133a (12)

Nesse episódio o Youpi morre por causa das sequelas da explosão. Antes disso, o Welfin passa a mensagem para ele e pergunta se ele se lembra da sua vida de humano, pois ele ainda quer mais respostas. Ele fica irritado com essa pergunta e começa a sair sangue da boca dele. Como a Palm falou com o Ikalgo no final do episódio, ela deixou claro que o fato das formigas quimera terem absorvido os humanos acabou gerando uma divergência de personalidades e motivações entre as formigas, inclusive nos próprios integrantes da Guarda Real. Tanto é que as motivações de proteger a Komugi (da Pitou) e matar a Komugi (do Pufu) não eram atitudes que expressavam deslealdade ao rei, mesmo ela sendo preciosa para o Meruem. Era a dualidade “desejo do rei” x “missão do rei de dominar a humanidade”.

Hunter X Hunter - 133b (1) Hunter X Hunter - 133b (2) Hunter X Hunter - 133b (3) Hunter X Hunter - 133b (4) Hunter X Hunter - 133b (5) Hunter X Hunter - 133b (6) Hunter X Hunter - 133b (7) Hunter X Hunter - 133b (8) Hunter X Hunter - 133b (9) Hunter X Hunter - 133b (10) Hunter X Hunter - 133b (11) Hunter X Hunter - 133b (12)

Voltando o foco para o rei, nota-se que ele concentrando todos os seus esforços para lembrar do que ele não consegue resgatar de sua memória. Já dá para perceber que o plano da seleção para formar seu exército não é mais a sua prioridade, o que causa desespero no Pufu pois ele já tinha procurado a Komugi por todo o canto e não tinha achado, quando voltou ao rei percebeu que ele tinha achado uma peça de gungi escrita “Rei” e também ele tinha desenhado um tabuleiro com peças no chão. Como ele já tinha descobrido que o Youpi já tinha morrido (daqui por diante ele estava sozinho) e estava tentando tirar o rei de lá, o rei pressionou-o a falar o que sabe pois a interrupção do jogo significaria a vitória dele.

O que deixa Pufu fica mais desesperado é que ele percebe que as suas tentativas de fazer o rei não se lembrar da Komugi ficam com uma chance de sucesso cada vez mais remoto. O fato dele não conseguir controlar a multidão de pessoas por suas escamas estarem mais fracas (por causa de que ele deu 6/7 de seu corpo para curar o rei) e também que os fantoches da Pitou não estão mais ativos é algo que contribui para seu desespero.

Hunter X Hunter - 133c (1) Hunter X Hunter - 133c (2) Hunter X Hunter - 133c (3) Hunter X Hunter - 133c (4) Hunter X Hunter - 133c (5) Hunter X Hunter - 133c (6)

Indo para a melhor parte, o diálogo da Palm com o Ikalgo. Ela fala que eles tinham que ganhar o máximo de tempo possível da forma que foi explicada no anime para esperar o rei morrer, e isso duraria pouco tempo. O próprio fato do rei estar soltando sangue pelo nariz que nem o Youpi ao tentar resgatar suas memórias confirma isso. A forma que ela falou que não existia diferença entre os humanos e as formigas quimera em termos de escrotice foi sensacional e ficará ainda melhor no próximo episódio, este é um dos momentos preferidos para mim na obra ficando atrás apenas do final do arco. Essa parte destaca que não existem mocinhos e vilões em Hunter x Hunter, o planeta simplesmente é pequeno demais para todos eles. Se for comparar a ficha de todo mundo é possível que as formigas tenham a ficha mais limpa que os humanos. Eu irei comentar mais disso no próximo episódio, mas ressalto que esta parte foi sensacional para mim.

Essas foram as minhas impressões desse episódio de Hunter x Hunter, nas minhas contas só falta alguns episódios para acabar o arco, esse episódio dará a sequência dos fatos que irão fazer o arco fechar com chave de ouro.

Atualização: Foram lançados no Selected Mangás a review de The Music of Marie e as primeiras impressões do mangá 1/11. Deem uma conferida lá.

3 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 133

  1. Esse arco é uma grande crítica social do Togashi, ele inseriu um contexto político complexo até em uma fórmula que se adaptasse ao público. A forma como ele faz os jogos de palavras junto com a situação é sensacional, além de mostrar que não há vilões ou mocinhos, quando humaniza o Rei e faz do Gon um cego egoísta capaz de ameaçar a vida de um inocente. Isso sem esquecer de dar background e desenvolver os personagens em segundo plano, resumindo: Fantástico como sempre.

  2. O Meruem sentiu ao ver a peça do rei branco, além da necessidade de se lembrar de algo importante foi de deixar claro ali quem era o verdadeiro rei da parada, ou seja, quem comandava ou comandaria a situação, já que a Komugi de certa forma detinha o poder dele para com ela. E é claro, mostrar o ser humano vs chimeras mais uma vez pra fechar o arco de forma magnifica, sendo demonstrado exaustivamente nesse episódio e em cada entrelinha de HxH. Sem mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s