Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 136

Passando para deixar mais um comentário do episódio da semana de Hunter x Hunter, eu esperava ver a nova abertura e encerramento do arco da Eleição, só que não.

136

 

Esse episódio apresentou um conteúdo que fica como ponte entre o arco das Formigas Quimera e o arco da eleição, dando um desfecho aos personagens importantes do arco passado, seja humano ou formiga. Podemos dizer também que serviu como um coda musical, ou seja, um pós-climax para dar um desfecho apropriado para o arco e para alguns personagens, fazendo um arco fechado. Muitos autores falham em fazer esse desfecho para suas obras, mas o Togashi é alguém que escreve muito bem e ele não comete esse erro.
Eu considero o episódio passado como o último do arco passado, embora haja gente que considere esse episódio como o último, whatever (o mangá termina tudo com esse e o episódio passado no volume trinta, o mangá as coisas acontecem com uma ordem diferente, com as cenas do episódio passado sendo o final do volume).

O início do episódio mostra mais das consequências da missão, com milhares de pessoas mortas, cinco milhões de pessoas refugiadas e tanto a NGL como o Goruto do Leste deixaram de existir como nações, resultando nos outros países vizinhos da União Mitene dividindo o seu território e suas riquezas (no caso do Goruto do Lest, a NGL foi transformada em reserva natural permanente). A NGL ficou sob jurisdição da Associação Hunter, algo conveniente pois joga mais uma vez o abacaxi para a Associação pois lá ainda vivem muitas formigas quimeras como refugiadas que definitivamente não se dariam bem vivendo em outros países, pois seriam encaradas como monstros.

H X H - 136 (1) H X H - 136 (2) H X H - 136 (3) H X H - 136 (4) H X H - 136 (5) H X H - 136 (6)

O primeiro desfecho que vemos são dos personagens Welfin, Brovada, Bizeff e Hina, somando com a Reina, a formiga que sempre acompanhava a Hina. Eles vão para a Cidade do Meteoro encontrar o Gyro, mas antes disso, o Welfin se despede de Brovada, que era o único lá que se lembrava bem pouco de sua vida como humano. O Bizeff agora é um criminoso político classe “A”, mas parece que ele já está começando a pagar pelos seus erros por estar junto da irritante Hina. O Welfin aqui se revela um personagem bem carismático, do tipo anti-herói que irá começar uma jornada para reencontrar o Gyro, construir de novo um país como a NGL e chegar no topo novamente, com direito até a comemoração com latinha de Heineken. A frase que ele fala para se despedir do Brovada também é bem emblemática: “Tente não morrer até estar morto” uma frase redundante do Gyro para dar adeus” essa frase tem tudo a ver com a jornada que Welfin teve até aqui. o final é aquela cena que vocês viram no anime, fazendo o Welfin ser um dos personagens notáveis de Hunter x Hunter para mim.

H X H - 136 (7) H X H - 136 (8) H X H - 136 (9) H X H - 136 (10) H X H - 136 (11) H X H - 136 (12)

Em seguida vemos como o Brovada reencontra o seu lar, pois ele era um morador comum da NGL. Ele entrega a Reina de volta a sua aldeia para a felicidade de sua mãe que estava em total depressão por ter perdido o Kurt (agoa Colt) e a Reina em uma cena emocional. Vemos que o Brovada se redime aqui retribuindo o favor do Ikalgo por ter preservado a sua vida. Aquela cena do Ikalgo hesitando em matar o Brovada de episódios atrás pode ter parecido um vacilo dele, mas foi um ato de bondade que possibilitou que outro ato de bondade tenha sido realizado, tanto em relação à Reina como em relação a ele mesmo, pois com as suas poucas memórias ele se convenceu com uma certa relutância que ele vivia um uma vila como aquela anteriormente e que lá era seu lugar. Os moradores se recusam a deixar ele ir embora assim e a prórpia Reina vai atrás dele para agradecê-lo convidar a ele ficar lá para almoçar, o que foi o clímax especial do episódio, transformando a sua dor e desespero de não ter um lar para voltar em esperança.

H X H - 136 (13) H X H - 136 (14) H X H - 136 (15) H X H - 136 (16) H X H - 136 (17) H X H - 136 (18)

Em relação ao Colt, fica a dúvida se ele irá pelo menos rever a Reina e a sua mãe, pois ele acha que a garota que nasceu da Rainha Quimera e estava sob sua guarda era a Reina, quando na verdade era o Kaito (uma revelação bem bizarra). Fica a curiosidade de como o Gon reagiria ao ver que o Kaito virou uma menininha loli. Falando do Gon, o episódio mostra que ele foi internado em um hospital em uma condição de saúde gravíssima. O Knov mobiliza o hospital para trazer especialistas de saúde para tratar da situação do Gon e vemos pela feição dele envelheceu bastante, da mesma forma que aconteceu com o Welfin. O Killua está ao lado do leito do Gon e por mais que ele não tenha sofrido danos físicos, os danos emocionais dele são tão graves quanto à situação clínica de seu amigo.Pela forma que o Killua o repreendeu no hospital fica claro que agora ele é totalmente influenciado por sua amizade ao Gon. Ele tinha consciência que a atitude teimosa do Gon deixou feridas emocionais nele e ele tinha que consertar tudo e fazer depois que ele se desculpe e fique mais responsável. Eu acabo encarando isso como o fim da infância deles por tudo que vimos no arco anterior e o relacionamento entre eles dois irá mudar para outros rumos.

H X H - 136 (19) H X H - 136 (20) H X H - 136 (21) H X H - 136 (22) H X H - 136 (23) H X H - 136 (24)

Terminando o episódio, vemos o grupo que receberá o centro das atenções neste novo arco, os Zodíacos, grupo de líderes da Associação Hunter que são as pessoas de confiança de Netero para organizar a eleição. Entre eles temos o Ging, que faz a sua primeira aparição ao vivo, sendo assim algo que marca o mangá logo depois do seu melhor arco, deixando assim mais personagens que terão uma grande bagagem de desenvolvimento. Eu li no mangá e esse arco é bom, não obviamente superando o Chimera Ants mas serve como um arco mais curto que serve como ponte para o próximo arco que já está sendo lançado para o mangá. No ínterim, um ótimo episódio pois deu um desfecho bem apropiado para o arco das formigas e dá o sinal verde para o arco da Eleição.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 136

  1. Ótimo ”Comentando” XD
    Eu gostei das alterações feitas no anime com relação ao mangá. Achei melhor o arco terminar com esse episódio, pois estou acostumado com One Piece, que sempre termina com momentos mais ”calmos”, e não com a cena mais Phoda do arco, rsrs.
    Welfin foi um outa personagem, eu não gostava dele no começo, mas a partir da ”luta” dele contra o Ikalgo eu passei a vê-lo com outros olhos, e neste final eu ri bastante com ele, rsrs XD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s