Top 20 – Mercado Nacional de Mangás (Julho 2014)

Dae pessoal, aqui é o Estupratom trazendo mais um post referente ao mercado nacional de mangas.

Dessa vez estarei divulgando texto escrito pelo Renato Urameshi do Leitura Oriental. Esse post mostra quais foram os mangas mais vendidos em Julho segundo a enquete realizado pelo projeto Conhecendo o Mercado de Mangás Nacional, onde participam diversos sites, incluindo o EMD. Junto com os dados vocês poderam ler os comentários do Renato Urameshi e os comentários do Piana, membro responsável pelos checklists mensais do EMD.

ESCRITO POR RENATO URAMESHI:

E conforme prometemos, após um mês de pesquisas, trazemos para vocês os “prováveis” vinte mangás mais vendidos do nosso país. A pesquisa é feita mensalmente numa empreitada entre a Anime Portifólio e mais 8 sites e blogs com públicos diferentes e conteúdos voltados aos animes e mangás.

top-pop-mangas-julho-2014

Antes de começar, um breve aviso. Essa pesquisa foi feita em cima dos Checklists das editoras JBC, Panini eNewPop. Os mangás que foram publicados em julho pelas editoras Nova Sampa e Abril não foram incluídos nesta pesquisa, portanto os dados são referentes em apenas 3 editoras das 5 que atualmente publicam mangás no país em bancas de jornal, revistarias e lojas especializadas.

Dados da Pesquisa

– Participaram da pesquisa 222 homens e 36 mulheres, totalizando 258 internautas. A pesquisa foi feita entre 16 de julho á 16 de agosto de 2014, em 9 sites e blogs (Anime PortifólioAnimeCoteEcchi Must DieOtaku InsideOnly good animesMangatomNaty in WonderlandNetoin e Leitura Oriental).

– Dos internautas, 6,6% deles tinham entre 10 a 15 anos, 68,3% tinham entre 16 a 24 anos, 20,1% tinham entre 25 a 30 anos, e 5% tinham mais de 30 anos.

– Com intenção de proteger a venda dos menos populares, os mangás que ficaram nos últimos lugares (do 21º ao 28º) não terão suas porcentagens divulgadas pelo Leitura Oriental.

Os 20 mangás mais desejados para compra (07/2014)

Votos(%)

 Ataque dos Titãs #05 (Panini)

51.5%

 Assassination Classroom #01 (Panini) 51.1%

 Magi – O Labirinto da Magia #01 (JBC) 44.1%

 One Piece #30 (Panini) 40.6%

 Prophecy #03 (JBC) 34.1%
 Kuroko no Basket #01 (Panini) 34.1%

 Blue Exorcist #12 (JBC) 30.6%

 Lúcifer e o Martelo #02 (JBC) 30.2%
 Rurouni Kenshin #20 (JBC) 30.2%

 Soul Eater #24 (JBC) 29.8%
Usagi Drop #01 (NewPOP) 29.0%

 Dragon Ball #27 (Panini) 29.0%

10º

 Sailor Moon #04 (JBC) 22.4%

11º

 BTOOOM! #06 (JBC) 22.0%

12º

 Azumanga Daioh #01 (NewPOP) 20.5%

13º

 Sankarea #03 (Panini) 19.7%

14º

 Tsumitsuki (JBC) 19.3%

15º

 Fairy Tail #43 (JBC) 18.9%
 Beelzebub #12 (Panini) 18.9%

16º

 Helena (NewPOP) 18.2%

17º

 Tutor Hitman Reborn #11 (Panini) 16.2%

18º

 Psychic Detective Yakumo #09 (Panini) 15.5%

19º

 CDZ – The Lost Canvas Gaiden #09 (JBC) 14.7%

20º

 Guerreiras Mágicas de Rayearth #06 (JBC) 13.5%
 Outros 8 Títulos do mês de Julho 12 á 3%

 

E com 51,8% dos votos, o quinto volume de Ataque dos Titãs lidera o mercado seguido de perto por Assassination Classroom, os dois da Editora Panini. Isso prova mais uma vez que os mangás no Brasil estão tendo uma fase ótima. Um mangá praticamente desconhecido por aqui e com um anime ainda em fase de produção ficar em segundo lugar em desejo de compras dos leitores, é algo que merece ser comemorado, apesar de saber que o primeiro volume de um mangá vende sempre mais que os próximos. Por falar em estréias, Magi da JBC não faz feio em terceiro lugar. Os leitores que não conheciam o anime, vão comprar Magi talvez pelo mesmo motivo que eu, indicações de amigos.

Uma outra surpresa foi o último volume de Prophecy, que pelas pesquisas, bateu de frente com um sucesso daShonen Jump, Kuroko no Basket. Apesar do mangá ser de esporte, tem razoáveis fãs e teve uma ótima posição, quinto lugar.

O mangá mais cobiçado da NewPop este mês todos já sabiam, mas faltava a prova concreta. Usagi Drop, mesmo custando em banca R$19,90 fica empatado em possíveis vendas com o famoso Soul Eater, mostrando que histórias Slice-Of-Life podem ser exploradas pelas terras brasileiras sim.

Uma salva de palmas para Helena, mangá nacional doStudio Seasons que pelas pesquisas vendeu mais queReborn, o queridinho da Panini. Guerreiras Mágicastambém ficou abaixo do mangá nacional, deixando uma pergunta pertinente: o Studio Seasons é o nosso Clamp brasileiro?

Antes de nos despedirmos, gostaria de convidar a todos que gostaram desta pesquisa para participarem da próxima. Já está disponível o formulário de Agosto de 2014 para avaliarmos o Mercado Nacional de Mangás mais uma vez. Por favor, nos ajude nessa missão respondendo a pesquisa. Quanto mais pessoas participam, maior a veradicidade do resultado.Vocês podem participar da enquete acessando diretamente o post original no seguinte.

 

ESCRITO POR PIANA:

Quem diria, os 5 primeiros colocados do ranking são mangas bons, pelo menos na minha opinião, acompanho os cinco e recomendo eles, alguns mais do que outros, principalmente One Piece. E também, como já foi citado ae em cima pelo Urashima, fico surpreso com a colocação de Prophecy, não imaginaria que um manga tão underground com só 3 volumes conseguiria pegar uma posição tão alta, mas isso mostra como as pessoas estão começando a mostrar um melhor gosto por mangas, e espero que continuem assim para que mais obras boas possam ser trazidas para nosso país. Ou pelo menos mostra que os leitores que acompanham os sites que participam do projeto tem bom gosto.

Uma coisa também que me surpreendeu, mas não pela colocação e sim pela qualidade da estória e da arte foi Helena, adaptação da estória de Machado de Assis para os Quadrinhos. Sinceramente eu gostei muito dela como apreciador de quadrinhos e de livros também e recomendo para quem gosta de uma boa estória ou quem é fan do Machado.

Prophecy 03 Capa.indd

Helena-Studio-Seasons-NewPOP-Editora-capa

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora falando um pouco dos outros mangas da lista, fiquei feliz por ver que Fairy Tail ta numa posição bem baixa, na verdade nem queria ver ele no top, e também gostei da posição de Usagi Drop, mesmo ele sendo um manga meio caro e com uma temática que normalmente não é de chamar muita atenção. Ele pegou uma posição alta, mostrando que temas de slice of life também são bem recebidos, então editoras, por favor, tragam Punpun!!! Outros mangas também muito bons como Lúcifer e Soul Eater acabaram pegando uma posição um pouco mais baixa do que eu queria que eles ficassem, mas isso muito provavelmente pelo fato de termos tido vários lançamentos nesse mês que acabaram pegando as posições mais altas.

Outro ponto interessante e que eu fico imaginando é em que colocação ficariam, caso estivem participando do ranking, os mangas da Nova Sampa. Tipo, Drifters é um bom manga, eu gosto e to comprando, talvez pegasse uma boa posição. E Old Boy, Nightmare Maker e Vagabond , será que algum entraria no top 20? Eu acredito que sim, afinal são bons mangas e se Vagabond não custasse a minha casa mais um rim, tenho certeza que tava no top 5 fácil.

onepiece51_capamagi_02_capa

berserk

 

 

 

 

Agora pensando um pouco já no checklist e pesquisa do mês de Agosto. Nesse mês tem Naruto e Bleach no checklist, espero que eles estejam lá em baixo na classificação, se possível nem apareçam. Agora por outro lado, também temos 20th Century Boys, Monster, Vinland Saga, relançamento de Berserk, lançamento de Pokemon. O pário ta mais duro do que o mês de Julho, acho que a disputa do primeiro lugar deve ficar entre Magi, One Piece e espero que Berserk entre na luta também, como grande vencedor na verdade, mas talvez o preço faça com que as vendas não sejam tão altas assim. Porém, além desses também quero ver como vão se sair Toriko, um manga que gosto muito e também os segundos volumes de Defense Devil e O Maestro. Ambos são bons mangas que acho que tem tudo para dar certo aqui. Ah, não sei se vocês se lembram, mas há varios meses atrás, nos posts de Notícias, o Estupra colocava um top da venda de mangas aqui no Brasil, e Love Hina tava muito bem nele, isso nos seus primeiros volumes, vamos ver como estará seu desempenho no meio de tantos novos mangas.

Anúncios

Um pensamento sobre “Top 20 – Mercado Nacional de Mangás (Julho 2014)

  1. Isso mesmo Piana o páreo vai ficar forte próximo mês. Leio vários gêneros ao mesmo tempo, e posso tentar apostar como leitor que Old Boy, 20th e Vinland vão ter uma boa colocação. O público que assistia Dragon Ball, CDZ e Pokémon cresceu, hoje eles são adultos, e necessitam de uma leitura mais adulta.

    Naruto e Bleach já tem seus fãs e compradores, as vendas com certeza ficaram sempre estáveis, mas o legal é ter surpresas no rank como Usagi para saber que o mercado de mangás pode melhorar, e muito no quesito “diversidade”.

    Parabéns ao Estrupatom e ao Piana pelos ótimos comentários ^^

    Grande Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s