Análise da enquete: Você vê animes em algum serviço de streaming oficial?

Dae pessoal, aqui é o Estupratom divulgando um texto que comenta a enquete que ficou no ar por mais de um ano no nosso parceiro Anime Portfólio. O texto foi escrito pelo Evilasio Junior do Anime Portfólio.

ESCRITO POR EVILASIO JUNIOR:

Sei que esse texto já deveria ter saído, mas nem sempre as coisas funcionam como esperamos,  mesmo assim cá estou para lhes trazer o segundo texto da coluna que só existe porque vocês fornecem suas opiniões, a Análise da Enquete. No texto de hoje analisarei a enquete em que tento descobrir o quão interessados por serviços de streaming oficiais estão os leitores do blog. A enquete ficou quase 1 ano no ar e acredito que os resultados estejam, de fato, bem plausíveis com o pensamento geral de leitores de blogs de anime e mangá. Enfim vamos à análise.

VOCÊ VÊ ANIMES EM ALGUM SERVIÇO DE STREAMING OFICIAL COMO CRUNCHYROLL, DAISUKI, NETFLIX E CRACKLE?

enquete

A primeira constatação que podemos tirar de desse resultado é que  a grande maioria daqueles que veem animes no brasil, ainda preferem os ver por meio de fansub, o que demonstra duas coisas, primeiro que a maioria dos fãs de animes ainda tem um certa resistência a ver animes via streaming e segundo que a máxima de que os sites de streaming iriam acabar com os fansubs é de fato uma “grande besteira”, porque se isso fosse um fato, acredito que a diferença entre quem ver só em fansub e quem ver em serviços de streaming oficiais seria menor, pois acho difícil que os fãs fossem parar de ver anime só porque esse anime apenas está disponível via serviço de streaming oficial, até porque, com exceção do Netflix, os demais serviços de streaming citados oferecem também a maior parte de seu acervo gratuitamente.

“Ah mas se você considerasse os serviços de streaming não oficiais como o Anitube isso iria mudar!”. Talvez no futuro eu tente verificar os serviços de streaming não oficiais, mas aí as questões serão completamente diferentes e tem mais a haver com o quão os fãs de anime apoiam fansubs ou se eles apenas se  beneficiam de seu trabalho, por isso não vale a pena misturar serviços de streaming não oficiais, com serviços oficiais. Aliás, volto a salientar que a enquete é sobre serviços de streaming oficiais, o que não significa pagos.

Netflix

Nota-se também que a maioria das pessoas que veem animes por serviços de streaming oficiais, o fazem após assinarem e pagar o serviço, aparentemente isso pode ser porque o valor, em geral, dessas assinaturas não são tão caras, ou por achar que o serviço gratuito oferecido não vale a pena, mas aí entra a questão de comparação com muitos materiais não oficiais ainda oferecidos que tem uma qualidade similar ou inferior ao que pode se visto gratuitamente através destes serviços. Por exemplo, o Crunchyroll oferece animes gratuitos em formado SD, que tem um qualidade similar, acredito que até um pouco superior, ao 360p do youtube, ao padrão dos reencodes em mp4 e a qualidade que normal do Anitube (sei que não ia comparar os serviços oficiais com os não oficiais, mas estou falando só da qualidade de imagem e áudio). “E como você sabe disse Evilasio? Eu sie que você assina esse serviço, então não venha me dizer que ver em formato SD os seus animes”. Eu de fato não vejo animes em SD no Crunchyroll, mas vejo doramas e também já usei o anitube, por isso a comparação, mas antes de mais nada, não estou criticando o Anitube ou reencodes em mp4, só estou comparando o quesito qualidade de vídeo e áudio para tornar mais rica a discussão sobre essa questão da qualidade das séries gratuitas de serviços oficias de streaming. Por último, tanto o Crackle quanto o Daisuki não fazem uma restrição de qualidade para os animes que disponibilizam gratuitamente.

Com relação a grande questão da tradução e adaptação das legendas que muitos criticam. A priori quem fala que ver anime em inglês ou em outra língua não pode usar esse argumento como o porquê de se usar ou não um serviço de streaming oficial, pois todos costumam disponibilizar os animes sem legendas ou com legendas em inglês também (alguns também em espanhol, alemão, russo, chinês e etc),  alguns até dublados em inglês, português ou outra língua. Com relação a qualidade de tradução, acho que o único serviço que parece de fato ter uma qualidade melhor de tradução que a dos “bons fansubs” é o Netflix, quando ele não disponibiliza o anime apenas dublado. O que não significa que a tradução e adaptção dos outros serviços de streaming sejam ruins ou péssimas, mas que os tradutores costumam cometer erros similares a de fansubs que não dão tanta atenção a revisão e por isso alguns desses erros são repassados aos assinantes do serviço, mas nem o Daisuki que me parece ter a tradução mais fraca para português, dos poucos animes que tem em português, é tão pior que os fansubs com qualidade mediana. Sendo que a maioria, sim a maioria, das pessoas que veem anime de fansubs veem dos famosos speedsubs costumam ter uma qualidade de tradução e adaptação fracas.

Crunchyroll

E quanto ao acervo? Enfim, a grande questão a ser tratada parece mesmo ser o fato de esses serviços terem um acervo de animes ainda muito pequeno. Cada serviço tem sua estratégia para atrair novos clientes, a mais elogiada é a do Crunchyroll e do Daisuki que disponibilizam animes que estão sendo exibidos no Japão, sendo que cada episódio se torna disponível poucas horas depois do mesmo ser apresentado nos canais da tv  japonesa ou canais japoneses de internet, além disso, esses serviços também disponibilizam alguns especiais que apenas foram lançados fisicamente via Home Vídeo. O Crcakle, o Netflix, a Claro tv e outro disponibilizam apenas séries completas. O Netflix (Acho que em menor escala o Crunchyroll e o  Daisuki também) começou a investir no apoio financeiro à produção de certos animes para os tornar séries originais e provavelmente exclusivas dele, como é o caso de Sidonia no Kishi. Claro que mesmo somando o acervo de todos os serviços oficiais de streaming do mundo não teríamos nem a metade dos animes que há disponíveis via fansub pela internet.

Pessoalmente eu acho prático usar serviços de streaming oficiais e por uma quantia pequena, pequena mesmo, assino o Crunchyroll e o Netflix, mas como nem todos os animes que vejo são disponibilizados via esses serviços, também utilizo fansubs, mesmo preferindo não encher mais meu HD de arquivos de vídeo. Usar ou não um serviço desses não é bem uma questão de se estar certo ou errado, embora ao assinar um serviço desses, você está fornecendo uma pequena colaboração para a equipe que criou o anime, o que particularmente para mim já justifica a assinatura, pois me deixa com uma sensação de ter ajudado a  indústria de animes um pouquinho mais e sem que isso afetasse consideravelmente minha renda. Acredito que cada um tem a sua opinião sobre o porque usar ou não um serviço de streaming, apenas acho que, sempre que possível, é importante testar os serviços disponíveis para verificar se realmente não vale a pena assinar nenhum deles e caso chegue a conclusão que não vale, então não assine.

 

Clique aqui para conferir o texto na integra.

8 pensamentos sobre “Análise da enquete: Você vê animes em algum serviço de streaming oficial?

  1. Baixo pelo animakai, mas começarei a ver streaming pelo serviço pago. Além de meu pc não portar tanta quantidade de anime, tem certos animes que não vale a pena guardar no mesmo, porém outros valem. É possível baixar pelo serviço pago ou é só streaming? Acredito que não, mas não custa sonhar (na verdade custa).

  2. Err..confesso que não li todo o texto, então desconsiderem se eu falar algo que foi mencionado nele. Acredito eu que, o real motivo do pessoal não assistir em massa no streaming é a péssima qualidade da banda larga no Brasil, não digo péssima generalizando, mas oscila muito. Quem assisti jogo de futebol ao vivo e certos seriados, sabe do que tô falando.
    É o que eu acho.:/

  3. Costumava baixar diretamente de alguns fansubs, mas alguns meses atrás me deu vontade de assinar 1 mês de crunchyroll para “testar” os serviços, e acabei gostando. Continuo com uma assinatura de 3 mêses do CR, e posso dizer com certeza absoluta que não me arrependo. Além de estar assinando serviço de streaming legalizado, o mesmo tem bastante qualidade, os horários de lançamento dos animes são muito bem respeitados, o player é bom e o acervo também. Os problemas, na minha opinião, é que além de não disponibilizarem todos os lançamentos da temporada, e o acervo ainda ser considerávelmente pequeno, alguns animes têm restrição, sendo liberados apenas para quem mora na américa do norte. Acredito que, por uma quantia relativamente pequena, esses serviços valém muito a pena.

  4. Quase não estou assistindo animes, mas comecei a assistir HxH no Netflix.
    Fiz a assinatura de teste no CR e não gostei do player na minha tv(samsung). Gostei do acervo, o streaming é muito bom, mas a falta de funções básicas no player me afastou do CR. Não gosto de assistir no celular/pc.
    Não ter a opção de “continuar a reprodução” faz muita falta.

  5. Não assinou ou vejo nada via streaming. No meu caso são 2 os principais motivos.
    1º Até pouco tempo atrás, não tinha wi-fi aqui em casa, então para estar na internet, msm com o notebook, está em um lugar fixo do meu quarto, o q não da muita comodidade quando se precisa ficar pelo menos 20mins numa msm posição, além do fato q não gosto de ficar vendo videos na internet de modo geral, então por associação, meu cérebro já rejeita a ideia.

    2º Conhecimento, o Netflix eu sei como funciona, mas tds os outros eu não faço a minima ideia de como funcionam (e tenho a mó preguiça de procurar), o q sei por alto é q as legendas não sou muito bem feitas (a tradução no caso), mas quanto a obras disponíveis, língua, não faço a minima ideia.

    Outro fator pra mim, em menor grau de importância, é a comodidade, gosto de baixar e ver as coisas quando tiver o tempo, ainda mais q no momento a faculdade consome muito do meu tempo. Já tive o habito de guardar animes do hd pra depois grava-los em um cd/dvd pra assistir depois… mas dificilmente re-assistia algo, logo, perdi essa mania, assim q assisto um epi já o deleto.

  6. Com algumas ressalvas(um erro de legenda aqui e ali), acho que o Crunchyroll oferece um serviço razoável(inclinado para o bom) por um valor acessível. Acho que vale a pena, sim. O único motivo que me leva a não assinar Crunchyroll/Netflix, é porque meu laptop é um estrume radioativo que sequer possui dispositivo HDMI. Como só tenho vontade de assistir anime/série em HD na televisão, prefiro, por hora, optar por não assinar.

    E ainda pretende fazer os reviews sobre a Coleção de Graphic Novels da Salvat, Estupra ? Ou da DC que, sai já já ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s