Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 148 – Final

Chegamos ao último episódio de Hunter x Hunter!

H x H 148a (12)

Faz exatamente três anos que o anime começou, na temporada de outono de 2011, logo depois da temporada de Julho de 2011 minha volta ao hobby de assistir animes que teve Usagi Drop, No.6, Penguindrum e os episódios finais de Steins;Gate. Mesmo com tanto tempo de exibição eu raramente atrasava para assistir o episódio da semana e nunca achei maçante, mesmo nos primeiros arcos que tinham censura. Já tinha ideia da qualidade do anime justamente pois já acompanhava o mangá (e vi o anime antigo) e sabia que era uma história bem escrita do Togashi adaptada pelo respeitável estúdio Madhouse junto com a ótima staff da equipe com Hiroshi Koujina (Neuro, Rainbow Nisha Rokubou no Shinichin) como diretor e a Megumi Han como dubladora.Uma das coisas que me impressionam é o fato desse anime ter sido uma adaptação bem-sucedida de 148 episódios de um mangá que já tem cerca de 350 capítulos, é difícil um anime ser tão longo e manter o padrão de qualidade do início ao fim. Acho que o fato de Hunter x Hunter ter o diferencial de ser uma história fechada com um mundo com um potencial ilimitado de ser explorado ajuda muito. O final da série foi fiel a toda a série e teve um feeling excepcional, embora do meio para o final do episódio eu tenha gostado mais do mangá.

H x H 148 (1) H x H 148 (2) H x H 148 (3)

H x H 148 (4) H x H 148 (5) H x H 148 (6)

H x H 148 (7) H x H 148 (8) H x H 148 (9)

H x H 148 (10) H x H 148 (11) H x H 148 (12)

Toda a sequência mostrando a trilha sonora principal do anime intitulada Hyori Ittai junto com as imagens das cenas anteriores do anime teve tudo a ver com a trajetória do Gon na obra do início dela até aqui. Era o fim de uma jornada e o início de outra para ele, o Ging ficou até apreensivo pois o que ele iria falar para o Gon naquele momento teria uma grande importância para seu futuro. No topo da árvore do mundo, vemos uma cena de um momento especial de pai e filho, que embora estivessem separados até aqui, estavam unidos pelo mesmo desejo e ideal de aventura. Ao falar para o seu filho a sua primeira tarefa de hunter que era restaurar uma tumba em uma caverna sob a condição de manter segredo sobre a tumba mesmo tendo que gastar uma fortuna para tocar o projeto para frente, ele deixou claro que a recompensa dessa missão foram os desafios e as aventuras que ele teve para realizar tal missão sem ganância, junto com os vários amigos que ele fez. Ele deixa bem claro que o melhor prazer que existe em ser hunter é desbravar o desconhecido e aproveitar a jornada e os amigos que aparecem no decorrer dela (não deixando de conseguir uma rede de informações importantes), sendo assim a mensagem principal de todo o anime e mangá.

H x H 148a (1) H x H 148a (2) H x H 148a (3)

H x H 148a (4) H x H 148a (5) H x H 148a (6)

H x H 148a (7) H x H 148a (8) H x H 148a (9)

H x H 148a (10) H x H 148a (11) H x H 148a (12)

Ging deixa claro que sua próxima meta é explorar o Continente Negro, montando o cenário para o próximo arco da obra. Ele fala que precisa de quatro coisas alcançar esse objetivo: autorização, meios, qualificação e contrato, e mesmo ele sendo o Hunter mais eficiente do mundo ele não cumpria ainda tais requisitos. E logo em seguida, ele fala que a àrvore do Mundo que todos pensam que é a coisa mais alta do mundo é apenas um arbusto comparado as árvores do Continente Negro, que ultrapassam a estratosfera e absorvem o magma, deixando claro a imensidão do mundo que ele almeja descobrir. Essas informações foram coletadas por escolhidos que em determinadas eras conseguiram por os pés fora do mundo que eles conheciam, aparece até um livro no anime que será explicado no próximo arco (para quem quiser acompanhar confira lá no mangá). A partir daí, os dois começam a contar suas experiências mais interessantes e começa a tocar a música Departure, mostrando o Gon tirando uma foto e compartilhando para todos os seus amigos, com várias cenas interessantes como a do Morel e Knov que compram um vinho do valor da aposta que tinham feito para saudar o Netero e a melhor delas, em que aparece no castelo de Goruto do Leste o Meruem e a Komugi mortos com um segurando a mão do outro, uma cena bem marcante simbolizando sua união eterna. Assim, o anime termina com a seguinte frase do Ging: É bom aproveitar os mínimos imprevistos, ao máximo. Pois assim você poderá encontrar o que é mais importante do que o que quer.

H x H 148b (1) H x H 148b (2) H x H 148b (3)

H x H 148b (4) H x H 148b (5) H x H 148b (6)

H x H 148b (7) H x H 148b (8) H x H 148b (9)

H x H 148b (10) H x H 148b (11) H x H 148b (12)

Eu não vou fazer um texto gigante comentando todo o anime (pois mais a frente terá reviews e casts), mas vou citar rapidamente as qualidades deste anime: animação inovadora com uso de teoria de cores, criatividade e detalhamento na condução das habilidades dos personagens e nas batalhas físicas e psicológicas, desenvolvimento extensivo de uma gama de personagens, antagonistas interessantes e com motivação bem trabalhada, imersão nos sentimentos mais profundos dos personagens através de diálogos e expressões faciais bem feitas, mundo e ambientação bem construída, evolução dos protagonistas e antagonistas da série, dilemas geniais, quebra de clichês, relações entre personagens bem trabalhadas e até um romance melhor desenvolvido que a maioria dos shoujos. Hunter x Hunter é para mim o meu anime favorito e chega a ser mais sério que muitos seinens. Essa obra foi o que mais me ensinou em relação a técnicas de animação e roteiro, já que sou entusiasta de animação em geral e quadrinhos. Pena que o anime não tem só uma ou duas temporadas, é preciso convencer a gastar um bom tempo até chegar na melhor parte do anime e muitas pessoas não estão dispostas a fazer isso, mas no caso desse anime vale a pena. Para terminar, a minha nota para esse anime é 10 e para mim é uma das melhores obras em geral de aventura já feita. E você, quais foram seus melhores episódios e momentos deste anime?

H x H 148c (1) H x H 148c (2) H x H 148c (3)

H x H 148c (4) H x H 148c (5) H x H 148c (6)

H x H 148c (7) H x H 148c (8) H x H 148c (9)

Posts anteriores de Hunter x Hunter.

12 pensamentos sobre “Comentando: Hunter x Hunter – Episódio 148 – Final

  1. Que obra, não dá nem pra expressar como eu me senti no fim dessa versão de Hunter X Hunter! (E olha que eu vi a outra versão e li o mangá duas vezes)
    É uma obra belíssima, não há como discordar, mesmo quem não gosta de animes se conhecesse o enredo e os personagens era inevitável criar um elo de afeição pela obra.
    Não dá pra colocar em palavras o quanto eu gosto desse mangá e o quanto eu odeio o Togashi por não ser invulnerável e fazer todo capítulo semana após semana sem pausa nem na Golden Week, se eu pudesse eu veria o crescimento do Gon da infância até a idade adulta, pois é extremamente prazeroso ver aquele mundo rico e tantos personagens cativantes o desbravando.
    Toda a obra é um ensinamento pra vida que foi resumido na mesma numa única frase:
    “Aproveite a jornada.”
    Pode parecer pouco, mas a profundidade do contexto em que essa frase é dita não pode ser entendida sem que você veja a obra e observe cada um dos personagens crescer, sorrir, chorar, em fim, viver!
    Hunter x Hunter vai ficar pra sempre na minha memória como uma das melhores obras do gênero que eu já conheci, é simplesmente bom demais!

  2. Não é atoa que está entre os TOP 5 geral do MAL e recentemente a sua fama cresceu bastante no melhor arco, Quimera Ants. Alguns até converti ao Hunterísmo ao longo da exibição dos episódios e vou aguardar o cast de vocês; anime do caralho.

  3. Acompanho há um bom tempo o trabalho do Togashi e suas adaptações, desde o anime antigo. Em termos de animação essa ultima adaptação foi impecável, e muito divertido, a primeira cena marcante pra mim foi o soco que o Gon acertou o Hisoka na Torre Celestial, e todo o arco de York Shin, Gon x Pitou e Goto x Hisoka, esperei muito pra ver essas duas ultimas lutas em uma animação, foi muito satisfatório.

  4. No mangá ficou melhor mesmo, o desfecho todo indo até aquela cena do por do sol com aqueles pássaros (que são citados pela menina no começo do arco e mostra que o Togashi não faz as coisas por fazer) ficou muito mais bonito no mangá. Se for falar das melhores cenas do anime não dá pra fugir de CA mesmo, gosto muito dos primeiros episódios até a morte do Kaito por causa do clima de tensão muito grande, e a minha parte preferida é a invasão ao palácio que é sensacional demais. Não gostei do Exame Hunter.

  5. Apesar de eu curtir mais o mangá, o anime foi ótimo. Acredito que a staff pecou um pouco na apresentação do Kaito e isso interfere no desenvolvimento que o Gon sofreu em Chimera Ants. Porém, nada de muito grave.

    Sobre os episódios que mais gostei, destaco o Réquiem da Genei Ryodan, o jogo de queimada, morte do Kaito, invasão, Gon encontrando com a Pitou pela segunda vez, Gon Berserker, Momentos finais de Meruem (melhor personagem) e Komugi e o plano de Pariston para ‘se “divertir” na eleição (episódio 146). O que mais me marcou, foi de longe, o episódio 134, que através de Welfin, Meruem se lembra da Komugi. A direção e o roteiro foram impecáveis, dignos para o melhor “vilão” de uma obra shounen.

    O que eu realmente gosto em animes, é a questão das cores. Não só delas, mas da animação em geral. A quantidade de sensações que você consegue passar com só com uma boa palheta de cores, por exemplo, é extraordinária (ao meu ver, esse é o ponto alto da animação de HxH). É uma mídia que ainda tem muito a ser explorada, e espero que nasça mais adaptações como Hunter X Hunter 2011.

  6. Caramba, com esse post e tantos comentários fodas, eu nem tenho muito o que falar. Sinceramente, HXH é um dos maiores e melhores mangás/animes de todos os tempos. E ponto final.

  7. Aliás, obrigado EMD por esse comentando ao qual eu segui religiosamente(mesmo muitas vezes não comentando), vocês conseguiram sempre expressar muito bem o que eu sinto por esse anime. Muito obrigado mesmo. Togashi e Madhouse, muito obrigado por tudo sempre.

  8. Eu conheci a obra no final do ano passado, por isso fiz uma “maratona” para que ficasse em dia com anime, e desde o inicio ja achei fantastico, o exame hunter é espetacular. Uma historia em que nem sempre o mais forte vai vencer, clichês sendo quebrados e etc.. O arco do Geney me decepcionou um pouco pelo incrivel personagem mal aproveitado (Kuroro),e o das formigas tem la suas partes chatinhas e personagens irritantes, mas no geral um otimo anime, no meu top so fica atras de FMA;

    A angustia que senti no final do episodio 131, aquela cara do gon pro Killua, vai ficar na minha cabeça por um bom tempo, e ja estou migrando para o mangá, pena que o autor é um amador, que nao da valor a sua própria criação

  9. Ótimo ‘comentando’😄
    Eu não tenho palavras suficientes para descrever o que Hunter x Hunter significa para mim. Só posso dizer (no caso, escrever, rs S;) que essa obra marcou a minha vida. Eu só fui conhecer no ano passado, quando comecei a assistir animes frequentemente, e comecei a ver sem esperar grandes coisas, mas com o tempo eu fui percebendo que era uma série diferenciada. Chimera Ants foi o ápice de HxH, na minha opinião. Arco extremamente profundo e bem feito, cheio de detalhes e desenvolvimentos incríveis. Melhor arco de Shounen que eu jáh tive o prazer de acompanhar (parecia muito mais um Seinen, néh rs) :3 ;3 :3
    Todos os personagens dessa obra são incríveis, até os menos explorados, e principalmente (e obviamente) os personagens principais da história. O quarteto do início *—-*
    Gosto quase que igualmente de todos os 4, mas Leorio e Kurapika são meus favoritos :3 :3
    Meruem, Komugi, Ikarugo, Welfin, Netero, e etc. Todos grandes personagens dessa história magnífica *—*
    Até a Bomba que o Netero usou para matar o Rei e os Guardas Reais foi uma grande ”personagem”, rsrs. Teve toda a explicação de como e pq ela foi desenvolvida, todo o dano que ela causa, as consequências da explosão e etc. A Bomba foi uma ”personagem” mais bem desenvolvida que a Sakura em Naruto XP
    Bom, por fim, Hunter x Hunter é uma história digna de ser aplaudida de pé, assim como o seu autor Yoshihiro Togashi, grande gênio *-*
    A animação foi esplêndida do primeiro episódio ao último. Todo o comprometimento da equipe que produziu o anime, eu só tenho a agradece-los por todo o trabalho duro!!
    Assim como vc comentou no post, o final foi perfeito por tudo que HxH mostrou ao longo dos episódios. A frase que o Ging falou para o Gon, achei incrivelmente bonita, principalmente saindo de um vagabundo como ele, rsrs.
    E assim terminou um dos animes mais bem feitos de todos os tempos, de uma das obras mais belas de todos os tempos. Deixará saudades😥 , mas ainda espero pela volta, algum dia😄
    Hunter x Hunter Eterno❤❤❤

  10. Um dos poucos animes que eu acompanhava, desde que acabou FMA Brotherhood e Shingeki no Kyojin, acompanhava religiosamente Hunter x Hunter, afinal, é do Togashi, que foi o criador do meu anime favorito: YuYu Hakusho.
    E essa animação da MadHouse não me decepcionou, somado a uma história interessante, torna para mim, um dos melhores animes da atualidade (Bleach acabou na Guerra de Karakura mesmo, One Piece em Marineford…não adianta, e Naruto, infelizmente pelos fillers, tá estragando a guerra que eu curti no mangá).
    Err… esqueci o que ía dizer, então….Hunter x Hunter volta em 2017!

  11. Assisti o final de HxH só agora, fiquei relutando pra assistir pq não queria ver o final e perceber que nao ia mais ver um anime daqueles T-T. Não tenho palavras para descrever esse anime simplesmente espectacular, fantástico, absurdo de bom… Minha nota tbm é 10 não tem como, no começo do exame do ex. Hunter relutava pra assistir, pensava que não seria tão bom, por sorte estava errado, depois disso só melhorou, Genei Ryodan já aumentou o niver, greed island foi foda, quimera ants foi pro caralho de absurdo de bom, vi o kaito morrer umas 5 vezes, a invasão umas 3, a luta do netero com o rei eu voltava direito pois não acreditava numa luta tão absurda quanto ela. Gon contra pitou sem palavras vai ficar pra sempre na minha mente a expressão do Gon, meruem recuperando a memoria, ele com a Komugi fechou com chave de ouro e com lágrimas nos olhos. Depois disso a eleição manteve o nivel de HxH.

    Adorava o uso das cores e ver como elas eram bem feitas pra passar os sentimentos dos personagens e até o dubladores foram ótimos. A Madhouse ta de parabens pelo anime e pelo excelente trabalho.

    E não esquecendo muito obrigado por todos os comentando Shaturanga e até o Estupra segui todos, apesar de não lembrar de comentar xP, foram muito importantes pq com a visão de vcs sempre pegava mais coisas de cada epi.

    HxH vai estar sempre no meu top 5 de melhores animes que eu já vi, sem palavras, só tenho elogios. E que o vagabundo do Togashi volte a desenha não aguento mais espera um cap. pq ele simplesmente, não escreve o roteiro no pc e dar pra algum ajudante dele desenhar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s