Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 01

Fala fala rapaziada, novamente aqui no EMD para comentar um do anime mais esperado do ano pelo pessoal, meu nome é Guilherme Lemos e orgulhosamente e num estado de imensa alegria eu trago um comentário sobre o episódio duplo de FSN. Diferente do episódio 0, dessa vez iremos acompanhar o protagonista da história Shirou Emiya, que irá dividir os holofotes da história com Rin Tohsaka até o final da história.
[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_03.36_[2014.10.11_21.58.12]              [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_18.59_[2014.10.11_22.15.10]

Um ponto que gostei mais que o episódio passado, foi a fotografia do anime, diferente daquele arroz com feijão da maioria dos animes, diversas vezes eram apresentados planos diferenciados, que valorizavam e muito a composição e o cenário da obra,  o que chamou muita atenção principalmente nas perseguições do Lancer e nas conversas com o Shinji.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_07.39_[2014.10.11_22.02.51][HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_13.01_[2014.10.11_22.08.52]

Shirou Emiya. Um personagem estigmizado nos dois sentidos: um personagem idiota pelos fãs e pela sua própria vida. Diversas vezes, até mesmo eu pensei que ele era um idiota, mas depois desse episódio, me foi apresentado uma visão bem intimista do personagem, sua personalidade, seus desejos e a forma como ele age. O seu desejo de ser um herói, a sua personalidade um tanto protetora e benevolente, foi tratado de forma que muito me agradou durante esse episódio, em momentos durante o dia, um dos dois momentos polarizadores que identifiquei durante todo o episódio, acompanhado de uma trilha sonora quase nula, só aparecendo nos flashbacks ou em cenas de comédia. Diferente da abordagem do antigo anime, a nova versão novamente surpreende nesse quesito. A forma como a magia do protagonista foi trabalhada foi muito bem exemplificada, com um CG mesclado aos efeitos de Cel Shading que dão vida aos circuítos, e que promete muito para o futuro do anime.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_13.35_[2014.10.12_00.25.14][HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_37.20_[2014.10.12_00.27.44]

Agora falando de alguns personagens já brevemente mostrados do episódio 0, que no caso, era uma relação entre eles e Rin, dessa vez, vemos a relação deles com o Shirou. Já Taiga nesse episódio conseguiu se firmar como a personagem que realmente é: um alívio cômico.  E a relação de amizade entre Issei é facilmente identificada como algo real, pois críticas naquele nível não são dadas a pessoas com relacionamentos superficiais, facilmente se vê que existe alguma amizade ali e em poucos minutos, me pareceu muito mais real que a amizade de qualquer shounen de lutinha que existem aos montes por ai.

A relação domiciliar entre Shirou e Sakura, bem pacífica, diferente da relação de conflito com o Shinji. Nesse caso, Shirou está entre ambos, e isso o deixa numa posição desconfortável, mas menos do que deveria ser, pois novamente a característica de querer ajudar outros o coloca numa situação que mudara o trajeto para a segunda parte do episódio.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_13.19_[2014.10.11_22.09.14][HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_39.32_[2014.10.12_00.27.59]

Comparando o episódio 0 e o episódio 1, pode-se ver dois pontos de vista bem diferentes de algumas situações,  sendo que as duas vem a se colidir, dando então início a segunda parte do anime, onde há a polarização que identifiquei, a “noite”.

Shirou é assassinado pelo Lancer. Nessa cena vi uma face interessante contrastando com o Lancer da versão antiga, que era apresentado apenas como um cara mal, mas que agora, mostra não estar satisfeito em ter que matar um inocente, assim como é perceptível que o relacionamento com o mestre dele não é exatamente dos melhores. E em cenas posteriores, quando ele invade a casa do Shirou, o personagem tenta matar ele de forma em que ele não sentisse dor, eu vi uma característica mais heróica nesse ato, diferentemente de apenas matar um animal como qualquer maluco faria, ele se mostra virtuoso, e é nesse ponto que realmente se vê que existe um motivo para eles serem espíritos heroicos.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_33.41_[2014.10.11_22.30.28][HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_43.09_[2014.10.11_22.41.34]

Até esse ponto, a trilha sonora pouco apareceu, mas quando a Saber é invocada, novamente as músicas que tanto agradaram no episódio 0 novamente voltam, ainda com uma pegada hollywoodiana que nas ótimas cenas de luta entre Saber e Lancer, finalmente mostra o poder do espírito heróico, trazendo novamente as características do episódio 0, uma luta veloz, feroz, violenta e monstruosa. Se compararmos a luta entre Saber vs Lancer presente em  Zero e a luta deste episódio, que claramente é possível ver que melhorou, e muito.

Outro ponto que gostaria de ressaltar, é que além de Lancer ser facilmente meu servo favorito e estar a cargo de ser o mais foda da série, quando ele ativou o seu Fantasma Nobre, eu me arrepiei, é fácil identificar um golpe normal de uma poderosa arma em ação.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_40.54_[2014.10.12_00.29.13][HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_42.12_[2014.10.11_22.40.23]

Agora falando um pouco da abertura, gostei muito da animação nela, os cenários assim como durante o episódios, você consegue ver que existe vida neles, figurantes 3D se movimentando me atrapalharam um pouco, mas as paisagens da cidade de Fuyuki me impressionaram, você consegue ver mesmo a distância a movimentação de carros, e nos cenários noturnos, as luzes e pessoas se locomovendo. Novamente se vê na abertura os polos dia e noite, em que no dia tudo está normal e a noite é a hora dos mestres e servos entrarem em combate. E claramente a rotina da parte do dia e a cenas das lutas dessa primeira temporada. A nova roupa de inverno da Saber ficou ótima, só queria deixar isso de passagem, e olha que quem diz isso é uma pessoa que sequer gosta dela. Já a música não me agradou tanto, mas eu considero uma boa abertura que resumiu bem o espírito dessa primeira temporada de Fate/stay night.(Porém no geral, ainda prefiro a versão do jogo Réalta Nua.

Versão do anime:
https://www.youtube.com/watch?v=Zb4O0VxElko

Versão Réalta Nua
https://www.youtube.com/watch?v=lNPesnjM2Sg

Já o encerramento, Yuki Kajiura está de volta com a Kalafine, num encerramento que achei bem fraco, porém mesmo assim as imagens mostradas foram momentos no geral, felizes, e foi nesse momento que notei que apenas quando a Rin fica de perfil que realmente me incomoda, nos diversos shots de perfil de outros personagens, isso não me incomodou nem um pouco.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_44.27_[2014.10.11_22.43.10][HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 01 [720p].mkv_snapshot_47.02_[2014.10.11_22.45.50]

Acho que é facil dizer que Fate não decepciona, mais uma vez somos apresentados a uma animação e soundtrack quase perfeitas, a apresentação do inicio da obra se mostra brilhante, com certeza o melhor anime da temporada até o momento.

Obrigado a todos e até a próxima!

#chupahunterxhunterhunter

13 pensamentos sobre “Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 01

  1. Coincidentemente terminei Fate/Zero na hora que lançou essa Comentando hue

    A produção está excelente, junto com a direção, mas considero a soundtrack não tão representativa do universo, esperava algo mais do genêro ”Épico”, porém dá pra quebrar o galho com essa aí. Melhor parte do episódio é a Ilyaviel falando ”Irmãozinho”, arrepiei😮

    #hxhLixo #FateVida #25>>>148Eps #DealWithIt

  2. Cara é sacanagem comparar uma animação de um anime de 13/26/ ou 12/24/seilá episódios com um anime de 148, mas tudo bem.

    Desde 2012 que ouço falar muito bem da série FateZeroNighteaputaquepariu. Ela é realmente boa? Vale a pena investir na série? Todo mundo fala sempre que é do melhores senão o melhor anime do ano. Me convençam resumidamente de que este anime vale a pena. Por favor?

    • Vale a pena por quê Fate é Fate, você já assistiu Game Of Thrones ?É mais ou menos isso, todos lutam por um objeto e no final só vai sobrar 1 pra contar a história, então vamos ter lutas sem parar, história sem furos e é MUITO boa de base para o desenrolar da trama e provavelmente vai ser a melhor animação que você já viu na sua vida.
      Experimenta assistir o Prólogo e se amar a série (por quê você não tem outra opção além dessa, Fate nos guiará) vai assistir Fate/Zero que é com selo Ufotable de qualidade, bem melhor que esse lixo de Madhouse aí, ou seja, é ótimo e ainda não sei pq não tem review de Fate/Zero no site… essa obra-prima.

    • Resumo do Fate/Zero que você pediu:

      Imagine nos tempos modernos uma batalha de magos extremamente violentos e sem escrúpulos, que lutam por um cálice sagrado capaz de realizar desejos. E em contraste com esses magos existem seus servos, que são honrados espíritos de heróis lendários, com personalidades bem diferentes, mais que valorizam seus ideais acima de tudo.

      Esse é o enredo de Fate/Zero, um batle royalle de servos (espíritos heroicos), e mestres (magos), pela posse do Santo Grall.

      Uma das coisas mais interessantes dessa obra é o quão distintas são as batalhas entre mestres e servos, por um lado temos os mestres nas sombras se matando sem nenhuma dó ou piedade, por outro temos orgulhosos servos que lutam de forma heroica apostando seus orgulhos na batalha.

  3. Quando vi o episodio 0 fiquei preocupado por não ter mostrado o lado do garoto na história, pensei até que teria que assistir o Stay Night antigo para entender a história direito (vi só os primeiros episódios do Stay night antigo), mais esse episodio 1 mostrou que não vai ser necessário assistir o antigo já que ele interligou a história do Shirou com a da Rin.

  4. Nossa, vlw por passar a Opening de Realta Nua, realmente é bem melhor! To muito ansioso para ver Berserker vs Gilgamesh, que no filme foi uma parte bem resumida e que parece ter foco (pelo menos, uma luta emocionante) na Opening da VN,e não sei se na VN também. Tomara que esse anime seja muito, mas muito bom.

  5. Há muito tempo imaginava ver FSN com a animação de Fate/Zero, e agora ainda animando a rota UBW que acho melhor que a original, curti demais o episódio 0 focado na Rin, também não gosto muito da Saber, então gostei de ver Rin com uma postura diferente da primeira versão, principalmente sua interação com Archer, já no primeiro episódio também achei Shirou melhor do que na primeira versão, espero ver mais também de outros personagens Illya e outros servos
    Eu gostei da OP e da ED, ufotable se superando cada vez mais, a animação está excelente, realmente a melhor estréia e o melhor da temporada até agora ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s