Top 25 – Mercado Nacional de Mangás (Agosto 2014)

Dae pessoal, aqui é o Estupratom trazendo mais um post referente ao mercado nacional de mangas.

Dessa vez estarei divulgando o texto escrito pelo Renato Urameshi do Leitura Oriental. Esse post mostra quais foram os mangas mais vendidos em Outubro segundo a enquete realizado pelo projeto Conhecendo o Mercado de Mangás Nacional, onde participam diversos sites, incluindo o EMD. Junto com os dados vocês poderão ler os comentários do Renato Urameshi.

PS: O atraso da divulgação é culpa minha. Tive alguns problemas pessoais e esqueci completamente. Irei fazer um mês de celibato como penitência.

ESCRITO POR RENATO URAMESHI:

E chegando mais um resultado de pesquisa do mercado nacional de mangás. Muitas surpresas e revelações sobre oque os leitores provavelmente vão comprar ou compraram no Checklist do mês de Agosto de 2014.
top-mangas-agosto

A pesquisa é feita mensalmente numa empreitada entre a Anime Portifólio e mais 8 sites e blogs com públicos diferentes e conteúdos voltados aos animes e mangás. Como este último mês tivemos a inclusão das editoras Nova Sampa e Abril, resolvemos ampliar o Top para os “prováveis” 25 mais vendidos do país (31 títulos), dos 36 que foram impressos.

Dados da Pesquisa

– Foram recolhidas informações de 238 internautas. Sendo que 202 informaram ser do sexo Masculino, 35 informaram ser do sexo Feminino, e 1 não quis informar.

– A pesquisa foi feita entre 16 de agosto a 16 de setembro de 2014, em 9 sites e blogs (Anime Portifólio,AnimeCote, Ecchi Must Die, Otaku Inside, Only good animes, Mangatom, Naty in Wonderland, Netoin e Leitura Oriental).

– Dos internautas, 6,7% deles tinham entre 10 a 15 anos, 69,3% tinham entre 16 a 24 anos, 18,1% tinham entre 25 a 30 anos, e 5,9% tinham mais de 30 anos.

– Com intenção de proteger a venda dos menos populares, os mangás que ficaram nos últimos lugares (do 26º ao 28º) não terão suas porcentagens divulgadas pelo Leitura Oriental.

5 dos 238 internautas  não escolheram nenhum mangá na pesquisa.

Regra de Apuramento do mangá Sailor Moon #05: O título Sailor Moon #5 teve seu nome duplicado na pesquisa (opção para votar nele duas vezes), por isso consideramos 50 votos (21,0%) e não 100 votos, conforme foi apurado (levando em consideração que cada leitor votou duas vezes no mesmo mangá.)Os fãs realmente estavam certos, e uma reedição de Berserk realmente foi bem recebida, levando o primeiro lugar dentre os volumes de Agosto, com uma margem de vendagem bem alta, 60%. Me alegra ver que dois Seinens novos do público brasileiro, sem nem ter adaptação em anime, Vinland Saga e 20th Century Boys possam ocupar o 2º e 4º lugar respectivamente. E mais, Naoki Urasawa tem poder pra deixar dois títulos dele nos 10 mangás mais vendidos de um país ocidental, já que Monster ocupa o sétimo lugar.

Também não há como não perceber a vantagem de vendagem que One Piece tem sobre Naruto e Bleach, mais que o dobro. Difícil acreditar que Naruto por mais que seja um dos animes “mais compartilhados” em fansubbersseja menos lido legalmente que One Piece, sendo que os dois tem uma boa fama na internet e sites de mangás online.

tabela agosto

E para terminar o Top deste mês, divulgando também o resultado da pergunta “extra” que foi feita junto a pesquisa. Avaliando pelas editoras, vemos claramente que a Panini realmente domina o mercado mesmo com bons títulos da sua rival próxima, a JBC. E por falar em JBC, eles encontraram uma pequena “mina de ouro” em ter trazido  MAGI para nosso país. O mangá em sua segunda edição continua se segurando bem entre o Topo, e prova que títulos que são bem aceitos na internet em versão anime podem sim ter leitores fiéis. Contrariando também a crítica dos sites de news, mesmo tendo apenas 3 edições, o último volume de Drifters consegue ser mais desejado do que Fary Tail, Naruto e Bleach. Old Boy da mesma editora também desliza numa linha de vendas segura em 15º lugar. A Nova Sampa realmente com sua distribuição nacional e sua experiencia encabeçada por Marcelo Del Greco pode concorrer cara a cara com publicações mais confiáveis do “nicho” JBC x Panini.

Qual desses motivos já lhe fez comprar um mangá cuja história não conhecia previamente?

Qual desses motivos já lhe fez comprar um mangá cuja história não conhecia previamente?– Reviews de sites que dizem que o mangá é bom: (61,7%)
– Ter uma temática que lhe agrade: (57,5%)
– Conhecer e gostar do autor: (40,3%)
– Curiosidade: (40,3%)
– Ter uma capa legal: (21,0%)

– Não informaram: (1,6%)

E mais uma vez venho pedir para participarem da pesquisa sobre o Mercado Nacional de Mangás. Quanto mais pessoas responderem, maior será a vericidade dos resultados.

5 pensamentos sobre “Top 25 – Mercado Nacional de Mangás (Agosto 2014)

  1. Vemos boas obras no top 10,(apesar do satisfatório magi,estar entre eles),isso demonstra que ouve uma evolução nos leitores,que saíram do naruto,bleach e Copia Tail(Faça elevar seu cosmo Elza)começaram a apreciar boas obras como Viland Saga,que o protagonista teve um desenvolvimento fantástico,além da história ser excelente(merece um cast com certeza), espero no aguardo a season review,que será muito engraçada como sempre,tem muito anime bom nessa temporada,e uns muito tóxicos(Puta merda um sereio,essa anime conta a historia que se passa antes de free,só pode)que será divertido ver vocês putos falando mal deles,também estou no aguardo do Cast da A putaria do Santuário,como destruir a infância de uma geração.

  2. Não querendo desmerecer essa pesquisa, mas naruto ainda é um dos mais vendidos no Brasil. A base de fãs é muito grande a ponto de lançarem databooks. Essa pesquisa é feita por sites pequenos que não representa quase nada, e pela maioria da faixa etária entre 16 e 24, da pra entender porque tem seinen na parte de cima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s