Top 25 – Mercado Nacional de Mangás (Setembro 2014)

Dae pessoal, aqui é o Estupratom trazendo mais um post referente ao mercado nacional de mangas.

Dessa vez estarei divulgando o texto escrito pelo Renato Urameshi do Leitura Oriental. Esse post mostra quais foram os mangas mais vendidos em Setembro segundo a enquete realizado pelo projeto Conhecendo o Mercado de Mangás Nacional, onde participam diversos sites, incluindo o EMD. Junto com os dados vocês poderão ler os comentários do Renato Urameshi e os comentários do Piana, membro responsável pelos checklists mensais do EMD.

ESCRITO POR RENATO URAMESHI:

E trazendo os resultados da pesquisa referente ao mês de Setembro de 2014 sobre o mercado brasileiro de mangás. Magi e Assassination continuam vendendo bem, juntos com Shingeki no Kyojin. A lista com os títulos mais desejados do mês você confere neste super top 25!
Top 25 - Mercado Nacional de Mangás (Setembro 2014)
E cá estamos aqui novamente! Antes de mais nada gostaria de agradecer em nome da equipe do LO todos os elogios que estamos recebendo pelo Projeto deste Top. Agradecer ao AnimePortfólio pela criação e parceria no projeto, e aos sites participantes. Sem eles este post não seria um sucesso e nem existiria! Não esqueçam de sempre responder a pesquisa, visitando a nossa página do projeto (o formulário de outubro já está lá), e também prestigiar os sites participantes (os links estão lá na página também).
E dando também um novo aviso: A tabela que é divulgada aqui mensalmente, está liberada para ser postada em qualquer site participante do projeto. Lógico, somente não esquecendo de dar os devidos créditos. Como diz o Marcelo Rezende, dá trabalho pra fazer!
Dados da Pesquisa
– Foram recolhidas informações de 180 internautas. Sendo que 149 informaram ser do sexo Masculino28 informaram ser do sexo Feminino, e 3 não quiseram informar.
– A pesquisa foi feita entre 16 de setembro a 16 de outubro de 2014, em 9 sites e blogs (Anime PortifólioAnimeCoteEcchi Must DieOtaku InsideOnly good animesMangatomNaty in WonderlandNetoin e Leitura Oriental).
– Dos internautas, 6,6% deles tinham entre 10 a 15 anos66,6% tinham entre 16 a 24 anos20,5% tinham entre 25 a 30 anos, e 6,1% tinham mais de 30 anos.
– Com intenção de proteger a venda dos menos populares, os mangás que ficaram nos últimos lugares (do 26º ao 27º) não terão suas porcentagens divulgadas pelo Leitura Oriental.
– 8 dos 180 internautas  não escolheram nenhum mangá na pesquisa.
top 25 setembro
Muito legal como o mangá Assassination Classroom, tão desconhecido pela grande massa de otakus esteja entre os primeiros aqui no Brasil. A história mesmo não tendo grandes fãs brasileiros, consegue ficar no topo por mais este segundo volume. E como eu sempre falo aos amigos, mangá que continua vendendo bem após o primeiro volume é mangá bom! Exemplos disso é a grande vendagem de One Piece e Shingeki no Kyojin, líder de vendas sempre que aparece no checklist.Dando uma pequena virada de mercado, a Editora JBC, diferente do mês agosto, teve muitos títulos entre os 10 primeiros, conseguindo uma parilidade com a gigante Panini, que praticamente dominou as pesquisas anteriores.Magi continua vendendo super bem, se mantendo no topo e se auto-intitulando o carro chefe da Editora de Cassius Medauar.Outra surpresa foi a grande subida que Lúcifer e o Martelo, teve em relação a pesquisa do mês passado. Em agosto a intenção de compra do volume era de 22,2%, na 10ª posição. Este mês Lúcifer e o martelo volume 4, entra em seu clímax de história e dispara para 5º lugar, com 35,5%, seguido do lançamento de livraria, belíssimos31,3% com O Cão que guarda as estrelas, e Rurouni Kenshin.

Doubt, o possível sucessor de Diário do Futuro e Senhor dos Espinhos, não teve tanto alarde, ficando em 23º lugar nas intensões de voto, algo que me deixa triste, porque gostei muito da história e gostaria que tivesse o mesmo “Boom” que Prophecy teve. Vai entender os leitores…

E pra terminar as observações, uma salva de palmas mais que especial para a Antologia Henshin Mangá 2014. Única publicação nacional em formato mangá do mês, em uma posição invejável para nomes de peso como Street Fighter, CDZ, Love Hina, e Sailor Moon. Os vencedores do BMA tiveram 24,4% de intenção de compra, ficando entre os 10 mangás mais desejados dos nossos visitantes. Já dá até pra apostar que a segunda edição do concurso poderá acontecer mais rápido que o esperado, pela grande aceitação do público.

Resultado da Pergunta Extra:
Quantos mangás você costuma comprar por mês?

– Menos de 5: (42,7%)

– 5 a 10: (32,7%)
– 10 a 15: (13,8%)
– 15 a 20: (5,0%)
– Mais de 20: (2,7%)
– Não responderam: (2,7%)

ESCRITO POR PIANA:

Eae pessoas, como tem passado. Bom, esse mês como sendo um mês ímpar, não tem tantos mangas que eu acompanho, pelo fato da panini ter vários títulos bimestrais. Mas isso não importou muito porque tivemos novos lançamentos esse mês e meu dinheiro foi para eles. Sério, gostei muito do Cão que Guarda as Estrelas, um excelente manga, recomendo muito, e dos mangas que continuam mês a mês, recomendo fortemente Lúcifer, One Piece e Magi. Esse último estou lendo acompanhando o lançamento da JBC e estou gostando, tá cada vez melhor e pelo que sei, a partir desse quarto volume a história da uma boa engrenada e se torna muito melhor. Além disso fico feliz com os títulos que ocupam as primeiras posições, todos são bons mangas.
Carque_Guarda_as_Estrelas

Agora contrariando nosso querido Urameshi, fico feliz que Doubt tenha pego uma posição baixa, afinal que manga meia boca. Sério, é impressionante como a JBC não consegue acertar nos mangas de suspense/terror que eles trazem. Nenhum até agora, tirando Prophecy, foiu realmente bom. Pô, tem mangas bons desse genêro lá fora, mas eles teimam em só trazer merda. Ou já que essa temática não tá dando certo, busca outra, Thermae Romae é um ótimo exemplo. Um excelente manga, com uma temática diferente e um acabamento melhor, comprava outra série nesse estilo fácil.

Tendo em vista agora a pergunta do mês,  percebe-se que a maioria das pessoas que compram mangas não compram muitos. Isso se deve muito a renda media das pessoas e também ao público que compra, que muitas vezes não usa de seu próprio dinheiro para isso. Mais de 70% possuem menos que 24 anos, ou seja, maioria depende dos pais ainda para comprar seus mangas. Outro ponto que também interfere, mas menos, é que as pessoas acabam comprando obras pela sua relevância e muitas vezes não levam em consideração a qualidade, mas pelas últimas pesquisas, isso tem mudado, o que é um bom sinal.

E assim termina o post do mês de setembro , comentem sobre o que acharam das publicações o que compraram , o que não compraram , etc…

Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s