Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 04

Buenas pessoal, quem vos fala é o Guilherme Lemos e estou aqui com mais um Comentando de FSN: UBW com o episódio 04, num episódio que a construção de um dos aspectos que mais agradaram os fãs de Fate/stay night gostam: O Slice of Life durante a Guerra do Santo Graal.

Inicialmente o episódio abre com uma cena no castelo dos Einzberns em que Illya, a mestre do Berserker conversa com suas empregadas Sella e Leysrit  tem um diálogo sobre um dos seus objetivos na guerra, que para quem assistiu Fate/Zero deve saber muito bem o que aconteceu, mas por enquanto não irei comentar sobre, já que nessa rota que está sendo adaptada, não tem muita importância.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_00.52_[2014.11.02_09.21.26]

Depois dessa cena, voltamos para nosso protagonista e vemos um breve pedaço de um sonho do Shirou, um campo de batalha com inúmeras espadas. para quem não sabe, por ter um contrato, alguns mestres conseguem ver algumas cenas das vidas passadas de seus servos. Porém como foi dito pela Saber, como o Shirou é um mago inexperiente, a verdadeira identidade da Saber não foi revelada.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_02.32_[2014.11.02_09.23.09]

Nessa cena, o que mais gostei é que estão deixando o Shirou mais crível que na versão anterior, ele consegue responder sem muitas explicações sem perder a característica do material original que é uma Visual Novel e tem os seus monólogos internos. É um dos desafios de adaptar uma VN ou LN em anime, a ausência dos monólogos internos, onde vemos de dentro pra fora, diferente dos animes, em que temos uma visão de fora para dentro. Pra mim isso ficou bem visível quando li um dos livros da série Bakemonogatari, em que no anime, eu era apenas um mero espectador, e no livro, eu sabia muito bem o que pensava o protagonista.

Outro ponto importante foi o poder de regeneração do Shirou, mostrado desde já para as futuras surras e batalhas que ele irá travar, esperem muitos machucados, porém com um motivo para que ele não morra por isso. Agora para os fãs da Saber, esse deve ter sido um ótimo episódio, pois a forma como ela é tratada e age é bem singular, suas ações, o seu jeito de falar, está muito mais feminina, diferente da postura dela em Fate/Zero, tanto pela forma de agir, como pela forma de vestir. Se me perguntarem por quais motivos gostam da Saber, eu responderia que é o poder do moe, visto que ela é uma das personagens favoritas da Type-Moon. Como já disse anteriormente, eu não gosto da Saber, então nunca consegui entender muito bem o apelo moe dela, e nem de qualquer outra heroína de FSN.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_05.15_[2014.11.02_09.26.32]

Agora voltando mais para os aspectos da guerra, a Saber conseguiu explicar de maneira muito didática e simples, como funciona os Espíritos Heroicos e seus Noble Phantasms, como ativar um NP pode dar dicas de quem é o Espírito Heroico e a partir daí, descobrir como derrotar ele. Um exemplo que posso dar, é digamos que um dos Espíritos Heróicos sejam Aquiles, e ele usar um NP que revela sua identidade, seus inimigos vão tentar golpear o seu calcanhar, então é por isso e pela inexperiência como mago de Shirou, que a Saber preferiu não revelar sua identidade.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_07.57_[2014.11.02_10.55.31]

Enquanto o Shirou lida com os problemas da sua vida normal, nós acompanhamos Rin e Archer no encalço de um dos servos que está atacando pessoas normais para coletar mana, um breve combate com criaturas feitas de ossos, que podem ser do servo Caster, já que possuí a habilidade de invocar criaturas para o seu auxílio. Também vemos a postura da Rin em relação ao Shirou, determinada a matar ele se encontrar novamente com ele, porém até onde vai a vontade de vencer a Guerra do Santo Graal? Será que a Rin está disposta a matar para conquistar um desejo?

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_19.38_[2014.11.02_09.43.07]

Agora a cena que mais gostei de todo o episódio, uma construção muito sútil do nosso protagonista, o diálogo entre Shirou e Ayako, capitã do clube de arquerismo da escola. Ayako constata o modo em que o Shirou acertava os alvos de maneira mecânica, sem emoção e sem uma vontade de acertar, como ela nunca viu ele sorrindo e a reação dele com esse comentário, um breve flashback do incêndio de 10 anos atrás, a forma como ele ficou desconcertado após o diálogo, esse foi um ponto alto do episódio, em que entenderemos mais ainda como se comporta nosso protagonista.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_14.16_[2014.11.02_09.36.32][HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_14.52_[2014.11.02_09.37.12] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_15.09_[2014.11.02_09.37.37] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_15.15_[2014.11.02_09.38.26]

Já no final do episódio, vemos a confusão que a chegada da Saber causa na mansão Emiya quando Taiga e Sakura descobrem a presença da Saber na casa, nessa cena, vemos novamente uma característica das duas: A forma como Taiga é sem preocupações e um afeto de Sakura para Shirou. E um dos pontos finais que gostaria de abordar é: MEU DEUS, ESSAS COMIDAS DA UFOTABLE SÃO DELICIOSAS SÓ DE OLHAR, IMPOSSÍVEL NÃO FICAR COM FOME VENDO AQUELE CAMARÃO DELICIOSO, E OLHA QUE NEM GOSTO DE COMIDA JAPONESA!

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 04 [720p].mkv_snapshot_17.31_[2014.11.02_09.40.28]

Então, o saldo foi positivo no final das contas, temos desenvolvimentos e características sendo colocadas durante todo o episódio de maneira muito simples, mas eficazes para quem prestar atenção. Estou bem ansioso para o próximo episódio que pelo preview, parece que teremos a aparição de Caster e Assassin. Então foi isso, e vocês, o que acharam do episódio 04? Deixem seus comentários aí que quero muito saber se só eu que adorei o episódio.

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 04

  1. Ainda não terminei UBW na VN mas estou gostando muito e essa adaptação está impecável, espero que continuem com o trabalho nesse nível. Eles fizeram um ótimo trabalho com as cenas Slice of Life que eram muito mais extensas na VN e acho que as partes mais dificeis de se adaptar sem fazer um episódio chato e parado.
    Alguém sabe o motivo de terem trocado o dublador do Kuzuki?

    • Nem sei se trocaram ou não, talvez a voz do cara tenha mudado, faz alguns anos que era. Talvez ele tenha morrido, sei lá, nunca se sabe.

      Já eu nem acho o mais difícil os SoL e sim os monólogos internos do Shirou, sem eles, vc pensa que o shirou é um idiota, o que não é o caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s