Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 05

Bom dia, boa tarde, boa noite! Independente do horário que estás vendo esse post, é hora de comentar o episódio 05 de FSN: UBW. Aqui é o Guilherme Lemos, e vou falar um pouco mais dos rumos que tomou a série.
O episódio começa com um diálogo entre Shirou e Kiritsugu, filho e pai, motor e combustível de um desejo: ser um herói. Para quem já assistiu Zero, se vê o protagonista Kiritsugu, com uma cara melancólica, pois ele falhou e ao mesmo tempo sucedeu de forma estranha, o seu sonho, salvar alguém, que nesse caso foi Shirou. Nada sabemos de quem foi Shirou antes de ser salvo por Kiritsugu, porém todo o seu eu que nos é apresentado, é advento de um momento: a Quarta Guerra do Santo Graal, os resultados da mesma, o incêndio de 10 anos atrás, e claro, o sonho de ser um herói.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 05 [720p].mkv_snapshot_00.44_[2014.11.10_09.52.55]

Isso daí vai dar merda…

Logo após, temos algumas cenas de convivência entre Shirou, Sakura e Saber, em que vemos a resistência do Shirou em não abandonar sua vida normal, mesmo num período de conflito com a guerra. A cara da Rin Tohsaka, ao testemunhar a presença dele, mesmo após ser avisado, é de um espanto gigantesco, obviamente você deve pensar: Shirou é um idiota mesmo né? Mas a presença dele na escola é muito importante nesse episódio, onde se passa praticamente toda a ação do mesmo.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 05 [720p].mkv_snapshot_03.56_[2014.11.08_17.39.37]

Essa é a minha cara quando dizem que Naruto é bom.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 05 [720p].mkv_snapshot_02.43_[2014.11.08_17.38.05]
Uma das partes mais legais do episódio é o que vem a seguir da conversa entre Issei e Kuzuki, onde descobrem que a capitã do clube de arquerismo está desaparecida, e o último a ser visto com ela é Shinji Matou, aquele desagradável do caralho. Nessa parte, se segue uma espécie de investigação para descobrir, onde está Shinji, e na própria trilha sonora, se percebe essa sombria procura, uma das partes que mais me agradaram no episódio enquanto eu assistia.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 05 [720p].mkv_snapshot_05.45_[2014.11.08_17.41.29]

Deveriam fazer um spinoff do Shirou e Issei sendo detetives… Aliás, existe um mangá assim de Evangelion, com o Shinji e o Kaworu, deve ser ÓTEMO!

Entretanto tudo isso é terminado ao entardecer, quando Shirou e Rin entram em um conflito, agora numa perseguição muito bem feita, usando projéteis mágicos, Rin tenta acertar Shirou e pegar seus Command Seals, que tem um grande valor na Guerra.  E claro, a própria magia do Shirou em fortalecer estruturas para sua defesa, quando é cercado de forma em que não tem como fugir, e claro a resolução de Shirou em não desistir mesmo em confronto com a Rin, mais uma das características do protagonista é novamente reforçada, como na cena seguinte.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 05 [720p].mkv_snapshot_11.34_[2014.11.08_17.47.53]
Após salvar Rin de um ataque mortal, usando seu braço como escudo, Shirou encontra um dos servos da Quinta Guerra, uma mulher de cabelos longos, com uma venda nos olhos com uma adaga presa numa corrente. Não é dito de qual classe ela pertence, porém já sabemos que ela não pode ser uma Caster, por usar golpes físicos pelo menos. Nessa cena, se tem mais um pouco de ação, com o breve combate de Shirou e da misteriosa serva, e claro, uma pequena pitada de um fan service sexual, nada que foge do padrão, visto a própria vestimenta da mulher, sexy.

Acho que foi outra coisa que o Shirou fortaleceu depois de aparecer essa guria aí...

Acho que foi outra coisa que o Shirou fortaleceu depois de aparecer essa guria aí…

Nem vais ler essa legenda aqui né, safadão.

Nem vais ler essa legenda aqui né, safadão.

Depois dessa luta ser impedido pela Rin, o ataque é cessado por ambas as partes e  uma trégua é feita entre os dois participantes. Mais é explicado sobre a relação entre Shirou e seu pai. Shirou não é filho legítimo de Kiritsugu, e por isso não pode herdar por não ser do mesmo sangue, o seu Magic Crest, que é um dos “presentes” dados aos seus filhos pelos seus pais. Quanto mais velho for a família, mais poderoso é o seu poder herdado. Rin tem o seu Magic Crest herdado da família Tohsaka, já Shirou não, fica bem claro agora, o motivo da inaptidão dele como mago, e  sua magia simples, diferente de Kiritsugu e sua magia de a

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 05 [720p].mkv_snapshot_19.15_[2014.11.08_17.56.12]
Estilos de magia conflitantes também são abordados nessas cenas finais, Tohsaka é uma família tradicional de magos, enquanto a família Emiya, não. A própria forma de como agir, os segredos guardados, é algo também trabalhado brevemente em Zero, quando uma usava tecnologias mais modernas, e a outra instrumentos antigos de obtenção de informações. Algo bem difícil de se aguentar, sabendo que a Tohsaka é uma das famílias participantes da Mage’s Association, uma organização que tem como objetivo esconder e preservar a magia dos não-magos. E claro, tudo isso serve de background para o desenvolvimento de Rin, por ela ser de uma família tradicional, ela nunca teve opção a não ser se tornar uma maga, ela nasceu e morrerá por isso.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 05 [720p].mkv_snapshot_21.17_[2014.11.08_17.58.46]

Vai chorá?

No demais, eu gostei do episódio, soube balancear diálogos com ação de forma muito bem, sem ficar em nenhum momento massante. Também gostei da forma em que os servos estão sendo apresentados, sem citar  sua identidade ou sua classe, deixando nós no mistério. Só de pensar que ficaremos quase 1 ano sem episódios novos, na espera da segunda temporada, fico meio triste, mas se for pra ter o resultado que está acontecendo agora, que espere mais 5 anos. E sinceramente, a trilha sonora está ótima, apenas desejaria alguns remixes da música original, mas com certeza, eu vou escutar essa OST assim como escuto a OST original do jogo.

Errata:

No comentando passado eu disse que nesse episódio veríamos os Servos Caster e Assassin, porém a cena da escada, era a cena do conflito entre Rin e Shirou, só no episódio 06 veremos a aparição de Caster e Assassin.

Sabe aquele momento que você percebe que tá na merda? É tipo esse.

Sabe aquele momento que você percebe que tá na merda? É tipo esse.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 05 [720p].mkv_snapshot_23.39_[2014.11.10_10.59.00]

Agora sim, Assassin e Caster.

4 pensamentos sobre “Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 05

  1. Terminei UBW na VN esse fim de semana e o final (True End porque o Good End eu achei uma bosta) é infinitamente superior ao da primeira rota e o trabalho do anime continua impecável. Uma pena é que a Rider não vai ter muita participação nesse anime por conta da que está sendo adaptada.
    Espero que a 3ª Rota seja tão boa (ou melhor do que UBW).

    • Hehe, Good ending todos são zoados, sempre preferi o true mesmo. Acho que a grande maioria também acha a terceira rota a melhor, alguns acham a UBW melhor, mas eu recomendo pra ti que jogue logo a HF antes de tomar mais spoilers, e vc vai ver o contraste que vai ser entre o Shirou nas duas rotas.

      Pelo menos a Rider deve ter mais presença no terceiro filme :v

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s