Comentando: Psycho-Pass 2 – Episódio 6

Fala galera, estou trazendo mais um post de comentários do episódio seis de Psycho-Pass e vim aqui comentar de algumas coisas que me incomodaram no episódio dessa semana e outras que me agradaram.

p-p2 - 06 (8)

Vendo as ações do Kamui até aqui e ele indo embora com a inspetora Shisui, fico pensando sobre a trajetória dele até aqui: 1 – Ele conseguiu uma inspetora e uma dominator. 2 – Ele transplantou um olho da Shisui (eu não tenho ideia de como ele fez isso, ele poderia ganhar o Nobel de Medicina com isso mas vamos lá). 3 – Ele conseguiu informações sobre o funcionamento das Dominators, como o fato da arma funcionar com inspetores com o coeficiente alto o suficiente e o limite de três disparos no modo de decomposição. 4 – Ele ataca vários executores com drones e Dominators junto com a Shisui e consegue várias Dominators fugindo em um iate para outro país, falando para a Akane sobre um julgamento de Sibila. Fiquei pensando sobre ele por algum momento e percebi que tudo isso foi um teste que ele estava fazendo para descobrir coisas sobre uma tecnologia vital de Sibila, que é o Dominator. O problema é que ele falou que iria levar Sibila a um julgamento popular e vai embora, deixando a dúvida de como ele irá derrubar o sistema viajando para o exterior. O que ele irá fazer com as Dominators eu não faço ideia, de início achei que ele iria usar contra Sibila mas logo descartei a ideia pois os cérebros do núcleo de Sibila são assintomáticos. Uma hipótese provável é que ele queira explorar a tecnologia atrás do Dominator para replicá-la sei lá de que forma. Espero que não seja algo que me decepcione.

p-p2 - 06 (19) p-p2 - 06 (20) p-p2 - 06 (21) p-p2 - 06 (22) p-p2 - 06 (23) p-p2 - 06 (24)

Outra coisa que achei estranha também foi o fato das Dominators estarem autenticando e funcionando mesmo depois de seus portadores estarem desaparecidos sobre circunstâncias estranhas. Se o sistema tirasse a permissão de uso dos portadores, todo o plano de Kamui seria prejudicado. A falta de preocupação de Sibila com esse caso é algo que acho estranho, ou eles estão subestimando demais o Kamui ou então eles estão de alguma forma conivente com tudo que o Kamui está fazendo. O Tougane é outro cara que suspeito, ele está do lado de Sibila ou está do lado de Kamui. Se estiver do lado de Kamui a parte em que ele fala que pretende sujar a matiz da Akane mesmo ela sendo assintomática faz sentido, pois se ele tivesse êxito seria um experimento que seria de grande ganho pois poderia ser usado contra Sibila. Se ele está do lado de Sibila aí não faria sentido, pois a Akane é a inspetora mais valiosa do sistema Sibila por ser assintomática e assim ele estragaria tudo ao fazer isso. A semelhança entre o Tougane e o Kougami me intriga, a Akane insiste em ver o Kougami na figura de Tougane embora eles sejam pessoas diferentes. Voltando ao Kamui, ouvi falar sobre a sinopse do filme aonde a Akane vai ao exterior pois o Japão governado por Sibila passa a ser atacado por forças externas incluindo o Kougami. A sinopse do filme por enquanto traz pouquíssimas informações, mas parece que esse episódio lança a base para o futuro filme que estreará em janeiro do ano que vem no Japão.

p-p2 - 06 (1) p-p2 - 06 (2) p-p2 - 06 (3) p-p2 - 06 (4) p-p2 - 06 (5) p-p2 - 06 (6)

A animação deste episódio segue regular, em nenhum momento a animação impactou mesmo seguindo um enredo bastante intenso. Acho que foi por ser apenas um episódio, se fosse dois episódios poderia ser possível fazer umas cenas mais impactantes, mas para mim animação é o de menos aqui na minha opinião pois valorizo mais a dinamicidade da narrativa. Como o episódio foi mais ação do que discussão, não valeria a pena enrolar muito. Quanto ao mundo que o anime tem a disposição, acho que o roteirista precisa continuar explorando mais o mundo detalhado que esse anime possui, ele já começou bem em trabalhar os drones, falta agora explorar os efeitos que aquela droga citada no primeiro episódio causa à população. Achei bem ousado o Kamui usar hologramas e hacking dos sistemas governamentais em conjunto para fazer pessoas pensarem estar jogando um jogo aparentemente inocente quando na verdade estão usando um controle de drone militar e estão matando pessoas sem saber deixando o Departamento de segurança em uma sinuca de bico, ou eles deixam os drones causarem o caos na população ou então retomam o controle da rede governamental desfazendo o holograma do jogo e fazendo as pessoas perceberem que mataram pessoas de verdade, causando uma grande zona de estresse e aumento de coeficiente criminal. Foi um plano bem montado por Kamui, ele chega a usar um secretário de um dos ministérios do governo como isca tendo o acesso as redes governamentais e distraindo assim a atenção do MWPSB para ele tornando possível o plano de tomar o controle dos drones militares e colocá-los no controle de jogadores desavisados com redes criptografadas.

p-p2 - 06 (12) p-p2 - 06 (7) p-p2 - 06 (8) p-p2 - 06 (9) p-p2 - 06 (10) p-p2 - 06 (11)

Tudo isso foi descoberto por Saiga Jouji, ele está se revelando como uma surpresa de personagem até aqui. Ele é um gênio da psicologia criminal e da investigação, ele também possui um ótima equipe com a Shion, que esteve ótima aqui ao ajudá-lo a desmontar a tramoia do Kamui e o Hinakawa, o justiceiro especialista em hologramas que põe a mão na massa. Achei engraçado a reação da Mika ao ver eles resolvendo a parada, ela fica enchendo o saco falando que o que eles estava fazendo iria aumentar o coeficiente criminal de muita gente e o Saiga falou para ela: Isso é trabalho seu, se vira guria. Apenas isso foi o suficiente para eu achar que o Saiga é o melhor personagem da série até aqui, junto com a Akane. O plano que eles fizeram para deter os drones foi algo plausível sem irrealismos, eles se aproveitaram de uma limitação dos drones aonde eles travavam ao apontar um contra o outro e usaram isso contra os drones atirando e detonando todos. O soco que o Ginoza deu em um drone com seu braço metálico foi algo bacana de ver, vejo que ele realmente se livrou do fardo de inspetor que o acorrentava e resolveu seguir o mesmo caminho de seu pai. quanto a Shisui, ela realmente acabou pega pela síndrome de Estocolmo e se livrou de sua consciência, acho que o Kamui faz é de alguma forma tirar esse senso de consciência das pessoas e fazer com que por exemplo elas matem pessoas inocente sem nenhum tipo de remorso apenas para agradar alguém que elas admiram, isso ficou claro quando ela falou para ele que estava limpa mesmo depois de ter matado os justiceiros da terceira divisão. A cicatriz no rosto do Kamui é outro detalha a prestar atenção.

p-p2 - 06 (13) p-p2 - 06 (14) p-p2 - 06 (15) p-p2 - 06 (16) p-p2 - 06 (17) p-p2 - 06 (18)

Embora tenha tido alguns problemas que me incomodaram um pouco, penso que esse episódio cumpriu sua função. O que vocês acharam do episódio?

Um pensamento sobre “Comentando: Psycho-Pass 2 – Episódio 6

  1. Alguns dos problemas relacionados ao plano de Kamui e as ações do sistema sobre tais planos são, de forma, explicados durante o EP07.

    Admito que esse sexto episódio não trouxe muito de novo para a trama, aparte de poucas cenas. Em compensação, o 07 trouxe uma revelação atrás da outra, com um enredo mais intenso e sem muito dessa ação intensa e cheia de explosões do 06.

    Agora estou um tanto certo de que Kogami não estará fazendo aparições significativas nessa temporada, uma vez que ela se aproxima da reta final. Não sei se o filme será uma continuação direta, mas poderia ser uma boa ideia fazê-lo para consertar esse erro de não trazer uma das personagens mais importantes da primeira temporada para sua continuação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s