Comentando – Shigatsu wa Kimi no Uso – Episódios 4 a 6

Elohim, Essaim… Elohim, Essaim… Eu vos imploro… Porque só implorando mesmo pra conseguir terminar esse Comentando de Shigatsu wa Kimi no Uso a tempo, comigo, Markimudkipfa756181491da883ca1972410b5c5a841413589621_full

Nesses novos episódios, posso dizer que muitas das minhas reclamações ou impressões negativas do último Comentando foram desfeitas, menos pela comédia, que ainda peca pelo excesso, embora tenha melhorado. Apesar de saber de tudo pelo mangá, esta adaptação da A1-Pictures tem feito algumas pequenas mudanças, quase imperceptíveis e que até cheguei a pensar que talvez o anime seguisse de uma forma mais realista, excluindo um pouco da abordagem figurativa da autora Naoshi Arakawa ao descrever situações e sentimentos. Pois é, tudo caiu por terra, porque já no episódio 4 vemos o nosso fracote protagonista, Arima Kousei submerso em seus próprios demônios, incapaz de enxergar suas partituras ou ouvir o som de seu piano, desesperado, em um verdadeiro desastre marítimo.

Pode ter sido um efeito retardado pela queda brusca, sangrenta e sem sentido (que não teve a menor graça) da bicicleta antes da apresentação ou devido a aparição meio macabra da mãe do protagonista possuindo o cérebro meio lento do Arima, mas tudo que ele conseguiu foi desclassificar Kaori e criar o melhor episódio até agora de Shigatsu. Foi esplendido, magnífico a disputa entre Kaori e Arima. Absurdamente emocionante, e a trilha sonora, cenário, troca de olhares, diálogos, a animação, tudo perfeitamente encaixado para fazer o espectador ficar aflito, sentir arrepios ou se debulhar em lágrimas. Há muitos anos mesmo que assisti algum anime com uma história simples e essa carga dramática e que conseguisse passar tanta emoção para quem vê. Foi tudo tão forte que Kaori não conseguiu aguentar a pressão e desmaiou ao final da apresentação/duelo.

Shigatsu-wa-Kimi-no-Uso-3.mkv_20141026_211259.165

z9Fm5ZIvlcsnap-2014-10-30-22h35m06s172Shigatsu-wa-Kimi-no-Uso-4.mkv_20141102_151746.8335cc5SJrshigatsu-wa-kimi-no-uso-episode-2-20

Shigatsu wa Kimi no Uso - E4 - fig2tumblr_neanslRQqW1tjsux8o3_500

gAIHkdo

Também é nesse episódio que começamos a ver os primeiros sinais do ciúme de Tsubaki para com o protagonista paçocão e que vão se acentuando drasticamente e já no quinto episódio, todo o vazio e insegurança que ela estava sentindo começa a fazer sentido na cabeça dela. O reencontro com Saito-sempai, um antigo amor platônico de Tsubaki faz confirmar seus sentimentos e agora o quadrângulo amoroso entre os protagonistas está formado. Todos sabemos como deve terminar tudo isso, mas em Shigatsu, necessariamente não é o fim que importa e sim todo o desenvolvimento e a construção da história que vale a pena acompanhar.

images

Primeiras suspeitas sobre Watari após o incidente do celular

 

Já o Watari continua como figurante de luxo e funcionando como mais um “empecilho” para o romance entre Kaori e Arima, e ele por si só, já é um empecilho, diga-se de passagem. O papo rápido durante o treino de futebol, diz muito sobre como Watari e Arima veem a situação, cientes dos sentimentos e de que forma isto mexe com cada um deles. Como um ser mulherengo, Watari encara tudo como uma competição e ele, mesmo reconhecendo os acontecimentos do último recital, está tranquilo e parece mais alegre com o seu celular enfiado no toba do que qualquer outra coisa (revejam no episódio 05, entre 06:15 e 06:20 para entender).

tumblr_ne9zn0XX2Z1rp9nazo7_500KZkNhvcqcjTq9dShigatsu wa Kimi no Uso - 05 - Large 04Shigatsu-wa-Kimi-no-Uso-5.mkv_20141110_032517.092Shigatsu wa Kimi no Uso - E5 - fig1vlcsnap-2014-11-07-00h17m47s11vlcsnap-2014-11-07-09h39m32s50-w800-h600your-lie

Ainda temos mais algumas demonstrações interessantes no episódio 5, já vistas no mangá, mas lindamente transpostas para o anime, de momentos de pura subjetividade. Quando a imaginação da autora transforma som em luzes, mimetiza os cabos de energia com partituras, são detalhes que complementam o aspecto dramático. Ao meu ver, fazer com que o Arima veja o som das notas do piano, mas não as consiga ouvir, ou enxerga notas musicais em qualquer lugar, faz com que nós, espectadores compreendam ainda mais a importância da música na vida dele e de que forma isso o faz sofrer. Quanto mais próximos nos sentirmos do personagem, melhor para nós.

Ah! Como amo flashbacks que se repetem de alguma forma no presente dos personagens. A cena na ponte em ambas as cenas se complementaram e colocaram Kaori e Tsubaki em foco, mostrando como elas tentam, imprudentemente fazer os olhos de Arima brilharem novamente. Tsubaki empurra, quase obriga Arima a enfrentar seus medos, e quase sempre tem um fim desastroso. Kaori pelo contrário, se joga em tudo com intensidade, e Arima a segue, procurando se espelhar, se enxergar como ela e essa tática parece funcionar mais. E para me deixar ainda mais animado, os flashbacks não pararam no episódio 5.

VmaYaYwapril-11ySC9jPfShigatsu wa Kimi no Uso - E5 - fig5QB0iugzXuCl6E1Sabe o episódio. Aquele que você nem vê passar? Começa e termina conectado, conversando na mesma sintonia e você quer ver mais daquilo?! O episódio 6 fez isso, e quero ver mais, muito mais disso. Até algumas piadas foram boas e algumas bem sutis. Nem precisava dizer mais nada, mas vamos falar do que já é ótimo no mangá, virar uma perfeição pelas mãos da A1-Pictures (exceto pela janela, que não se decide se está ou não quebrada).

602x0_1416258645

Arima precisa aprender a relaxar como o Snoopy

Vamos começar pelas citações. Qualquer obra que faz referência ao Snoopy tem que ser foda. “É preciso coragem para navegar em águas misteriosas“. Putz, qualquer pessoa nessa vida tem, teve ou terá de enfrentar obstáculos, e nada é pior quando temos de partir em meio ao desconhecido. Essa frase retrata o episódio inteiro e quase que a obra em si. Parece fácil jogar frases de efeito no decorrer de alguma história, mas a utilização feita, especificamente com essa frase e o momento, resume muito a essência de Shigatsu, até porque não é a primeira e nem será a última vez que isto será feito. A todo o momento há citações e essa do Snoopy fechou com chave de ouro o episódio.

your-lie-in-april-episode-6-wallet-stolentumblr_nf0lt27fcp1s8tchao4_500HVZtyrNYubdRapril-6bapril6d

E pra finalizar o Comentando, não poderia deixar de falar das ótimas cenas entre Tsubaki, Kaori e Arima. O crescimento do protagonista nesse ponto, fez com que agora os três ganhassem a mesma importância e serem responsáveis pelos melhores momentos, seja no recital ou na ponte (Kaori) ou todos os outros (Tsubaki). Tsubaki e Kaori engoliam tudo pra si, mas Arima vem demonstrando todo seu potencial e não vejo a hora de seus rivais aparecerem para esfregar a cara dele no chão. Então é isso, até o próxima e comentem!!!

april-is-your-lie-manga-to-bundle-original-anime-dvd-5e39cadb2c3baff19b360d4126f8064eb1405614766_full

Ps: Como alcancei os episódios mais recentes, queria saber se preferem Comentando por episódio, ou o pacotão com três fica melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s