Comentando: Psycho-Pass 2 – Episódio 9

Fala galera, venho aqui comentar aqui o episódio nove de Psycho-Pass e vou falar de um episódio que foi polêmico e dividiu opiniões.

PPII - 09 (45)

Na entrevista que o Gen Urobuchi deu recentemente, ele mencionou que os prazos da produção da segunda temporada e do filme foram insanamente apertados. Nesse ponto eu concordo com ele, o anime está demasiadamente corrido por essa questão. Vejo que o diretor e o roteirista estão se esforçando para tapar possíveis plot holes e questões abertas no anime, mas o tempo curtíssimo que o anime tem somando com a overdose de informações que temos a cada episódio com uma trama que fica cada vez mais complexa e difícil de entender, muita gente acaba se desgarrando do ritmo do anime passando a não entender mais a série e dar assim um rage desnecessário na série por causa de coisas que eles não entenderam e por causa da Mika, que eles dão muita importância e acham que a série a transformou em uma palhaça feita para ser odiada como na review desse episódio no AnimeNewsNetwork em que o editor deu “F” (equivalente a zero) para esse episódio e quebrou o pau no anime. Eu cheguei a entender o que a série quis passar nesse episódio e por mais que a Mika tenha me irritado, eu nunca cheguei a dar tanta importância para ela nesse anime. Tudo bem que a reação da Mika no início do episódio foi ridícula e gerou até um meme na internet, mas temos que entender que ela poderia ter sido morta naquele momento se ela não fosse assintomática e ela fez toda aquela palhaçada para salvar seu rabo. Mesmo se usarmos o passado dela para falar que ela entrou no MWPSB para fazer justiça, devemos lembrar que não foi Sibila que foi responsável pelo assassinato da amiga dela e sim uma garota de sua escola que era criminosa latente (que passou a ser uma criminosa de verdade por causa de seu pai e o Makishima). Eu não acho que ela se importaria com o fato do núcleo de Sibila ser composto de cérebros de criminosos assintomáticos por essa razão ainda mais quando a vida dela em risco.

PPII - 09 (6)

Comentando do paradoxo da onipotência, muita gente não conseguiu entender essa parte e acharam que foi algo desencaixado no episódio mas isso explica porque Sibila agiu de forma leviana e burocrática com o Kamui até agora. Relembrando esse paradoxo, imagine alguém que seja onipotente e lhe é desafiado se ele consegue criar uma pedra grande que ele não consiga carregar. Se esse alguém criar uma pedra tão grande e pesada que ele não consiga carregar, ele não é onipotente. Se ele não consegue criar tal pedra ele também deixa de ser onipotente. A solução desse dilema no anime é que ele não precisa ser onipotente em todos os momentos e ele poderia fazer a pedra ficar mais leve depois de criar uma pedra pesada demais para carregar. Esse paradoxo foi usado por filósofos ateus para desacreditar a existência de um Deus onipotente mas esse é um tema controverso pois existe vários tipos de onipotência. Eu não vou fazer um texto gigante sobre esse tema pois não seria necessário e então eu vou deixar um link na Wikipédia para vocês acessarem, vocês podem procurar também no Google. Voltando o assunto para o sistema Sibila, o que permite o sistema julgar a sociedade é o fato de seus integrantes serem criminalmente assintomáticos e assim poderem observar tudo que acontece a sociedade de forma moralmente neutra. O Kamui subverteu isso e limpou os coeficientes criminais das pessoas sem mais nem menos, eliminando assim fator que permite eles continuarem a julgar a sociedade da forma que eles fazer. Ele jogou a pergunta se Sibila consegue se julgar e se oferece para ser julgado por seus crimes, tirando o trunfo de serem assintomáticos. Ao se julgarem, todos seriam condenados e eliminados pois teriam que estar sob a lei que eles mantém. Se eles não puderem se julgar eles seriam uma uma exceção a própria lei e assim não teriam moral para julgar ninguém, assim o Kamui que assim poderia agir livremente. O sistema Sibila não quer isso e a “resposta” dele será mostrada nos próximos episódios.

PPII - 09 (22)

A forma que o doutor Masuzaki e o Kamui (o primeiro é morto como queima de arquivo pelo Tougane) conseguem ter acesso aos figurões da sociedade é explicada pelo jovem Oficial do Ministério dos Transportes Kuwashima, que forneceu vários contatos de políticos importantes para o Kamui usá-los e o acesso ao porto, já que ele ocupa um cargo de uma empresa que gerencia o porto. Nesse ponto, o Kamui se livra de “apoiadores” que tiraram proveito do Período do Inferno para manter-se “limpos”, ao expô-los em uma situação grotesca, o efeito temporário dos remédios do Kamui se esvaiu e eles voltaram a ter coeficientes altos. Assim, mais uma ponta é fechada em relação a forma que o Kamui consegue os imigrantes pare servirem de farsantes dos figurões daquela sociedade. Falando do Tougane, deu para perceber que ele é um delinquente sádico que encontra liberdade para fazer o que dá na telha por ser protegido por sua mãe que faz parte do núcleo de Sibila. A sua maior investida contra a Akane consiste no uso da vó dela como um meio para fazer o coeficiente criminal dela ficar alto embora a orelha dela tenha sido entregue pelo Kuwashima, aliado do Kamui (ainda não foi confirmado se ela foi morta ou não). Aí surge a questão de qual é o grau de envolvimento do Tougane com o Kamui e qual será o efeito das ações do Kamui sobre Sibila. As drogas que Kamui usa para limpar o coeficiente criminal provavelmente têm a sua formula criada pela Fundação Tougane e a vó da Akane é um elo de ligação entre o Tougane e o Kamui. O fato do Tougane ser um recordista de coeficiente criminal alto também é algo que deve ser explicado pois ele foi criado como um assintomático. O que me preocupa também são as motivações do Kamui, ele pretende se vingar do sistema mas tem uma estranha ligação com o Tougane que é um pau mandado do sistema. Ele chegou ao ponto de deixar implícito para o Kuwashima que não era necessário fazer aquilo com a Akane e entre os seus vários comparsas no metrô estão pessoas que perderam parentes no Período do Inferno, aonde o sistema Panóptico que iria substituir o Sibila foi sabotado com vários acidentes aéreos.

PPII - 09 (34)

Assim, o que vai definir o sucesso ou o fracasso dessa temporada é: 1. A motivação do Kamui e seu encontro com Sibila. 2. A sua ligação com o Tougane e 3. Como Sibila irá resolver isso. A animação melhorou nesse episódio em relação aos episódios anteriores, eles acertaram a mão neste. Assim, fico na expectativa de como essa temporada irá se conectar ao filme e irei dar minha opinião final daqui a dois episódios que restam para acabar o anime (é pouco demais!). O que vocês acharam desse episódio?

PPII - 09 (39)

Essa cena do Tougane me lembrou o Scar do Rei Leão não sei por que, mas lembrou.

 

 

PPII - 09 (1) PPII - 09 (2) PPII - 09 (3) PPII - 09 (4) PPII - 09 (5) PPII - 09 (6) PPII - 09 (7) PPII - 09 (8) PPII - 09 (9) PPII - 09 (10) PPII - 09 (11) PPII - 09 (12) PPII - 09 (13) PPII - 09 (14) PPII - 09 (15) PPII - 09 (16) PPII - 09 (17) PPII - 09 (18) PPII - 09 (19) PPII - 09 (20) PPII - 09 (21) PPII - 09 (22) PPII - 09 (23) PPII - 09 (24) PPII - 09 (25) PPII - 09 (26) PPII - 09 (27) PPII - 09 (28) PPII - 09 (29) PPII - 09 (30) PPII - 09 (31) PPII - 09 (32) PPII - 09 (33) PPII - 09 (34) PPII - 09 (35) PPII - 09 (36) PPII - 09 (37) PPII - 09 (38) PPII - 09 (39) PPII - 09 (40) PPII - 09 (41) PPII - 09 (42) PPII - 09 (43) PPII - 09 (44) PPII - 09 (45) PPII - 09 (46) PPII - 09 (47) PPII - 09 (48)

Link da Wikipédia – Paradoxo da onipotência.

3 pensamentos sobre “Comentando: Psycho-Pass 2 – Episódio 9

  1. Eu achei que a cena com a Mika tinha sido auto-explicativa… A expressão facial claramente revelava que ela não estava feliz com a situação, ou pelo menos foi o que eu tinha pensado.

    Já não disseram que o Togane foi um experimento fracassado? Por isso ele foi o recordista, quando era uma criança, deu certo, mas depois, acabou gerando uma mente “não saudável”. Ou eu só viajei mesmo.

    Bom, de qualquer forma, a série ainda não acabou, e há espaço para as revelações precisas. Pelo menos eu espero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s