Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 09

Olá rapaziada, episódio 09 do primeiro cour de FSN:UBW saiu nesse final de  semana e agora é hora de fazer uns comentários sobre, meu nome é Guilherme Lemos e vamos lá comentar do pior episódio até o presente momento, pior porém necessário.

Basicamente o episódio continua onde parou na semana passada, com as ambulâncias chegando, ajudando os alunos que foram atingidos pela barreira da Rider. Shirou, Rin e Saber decidem deixar o local quando são interceptados por Archer, que vai até a escola quando sente que sua mestra está em perigo, mas chega tarde demais, tudo está tranquilo nas suas devidas proporções. Após ter conhecimento de quem foi eliminado, Archer a trata com desprezo e isso fere Saber, pois a honra de um servo caído em batalha para proteger o seu mestre, é algo da personalidade da Saber, da sua vida passada. O mesmo código de cavalaria que a Saber defende, acaba protegendo Archer, pois ele não pode lutar com ela por causa do Command Seal imposto por Rin. Nessa cena o que mais gostei é como a personalidade do Archer é tratada, extremamente metódica e cínica, fazendo um contraste com a Saber, que é honrada e meio que “floreada”, quanto ao código que ela segue.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_03.41_[2014.12.08_13.02.42]

Depois dos eventos da noite em que o Shirou foi levado pela Caster até o templo Ryuudou, Saber impõe que deve dormir no mesmo quarto que Shirou, ele fica com um pé atrás com a proposta, mas acaba aceitando deixando ela no quarto ao lado. Essa cena pareceu um pouco forçada para dar aquele ar de imponência para Saber, até mesmo a forma como suas sobrancelhas são desenhadas, e seus olhos fechados, não querendo manter um diálogo. Shirou aceita, mas não se sente tão confortável quanto a isso.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_06.59_[2014.12.08_13.11.31]

A próxima cena é de fazer o sorriso abrir de orelha a orelha, ver o patético do Shinji correr até a Igreja em busca de proteção depois de ter perdido sua serva, saber que foi o único que foi derrotado até agora, a sua preocupação com o que seu avô tem sobre isso, culpar a sua serva pela sua derrota, sempre buscando nos outros os motivos para justificar suas falhas. Esse é Shinji Matou, e agora dá para vocês entenderem os motivos de eu não gostar dele. Kotomine acaba falando algo que pode deixar a pulga atrás da orelha: “Existe mais um servo disponível.”, mas calma lá, já foram apresentados todos os sete: Lancer, Archer, Saber, Berserker, Rider, Assassin e Caster. Quem é esse tal servo?

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_08.45_[2014.12.08_13.23.53][HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_09.15_[2014.12.08_13.25.23]

Tohsaka acaba suspeitando que baseado na teoria do Archer, que o seu mestre pode estar sendo controlado por Caster, e após saber que Issei, amigo do Shirou também mora lá, decide investigar se é verdadeiro ou não essa teoria, mas Shirou intervem pelo seu amigo, ainda mais sabendo como complicado seria sabendo que Issei não gosta nem um pouco da Tohsaka. Tal cena rendeu pra mim o ponto mais engraçado do episódio, que deve ter deixado as fujoshis loucas: Shirou tira as roupas de Issei a força para conferir se tinha Command Seals. A reação do Issei antes e depois foi muito engraçada, se teve algo que deve ficar na memória nesse episódio, foi essa cena.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_13.09_[2014.12.08_13.33.55] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_13.37_[2014.12.08_13.34.34]

Shirou vai contar que descobriu para Tohsaka, mas não encontra ela na sala dela, então sai e decide visitar Sakura. No caminho encontra Rin se escondendo observando um homem louro com roupas pretas na frente da casa dos Matou, ele já tinha aparecido no início do anime, falando com a Sakura, e conversando com Kotomine. Para quem assistiu Fate/Zero já deve saber quem é, mas não irei comentar agora quem ele é. A confiança que Rin mostra após Shirou confirmar que Issei não é o mestre da Caster é algo interessante, mesmo com a metodologia incomum dele verificar.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_15.57_[2014.12.08_14.04.55]

Rin decide sair, mas antes faz uma pergunta para Shirou sobre como alguém se sentiria sabendo que foi adotada por outra família sem mais nem menos, relacionando algo de seu passado que não sabemos até agora. Outro ponto interessante é na parte em que Rin acaba andando e Shirou olha para a casa dos Matou e acaba desistindo de ir até lá para seguir a Rin, mas isso é meio claro quando essa adaptação é baseada numa rota que é focada nela.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_18.00_[2014.12.08_14.09.56]
Voltando para a mansão dos Emiya, Shirou e Saber estão treinando brevemente e é citado pela Taiga que faz um bom tempo que ela não vê o Shirou treinando, isso a faz a lembrar a infância de Shirou, e Saber logo fica curiosa quanto a relação de Kiritsugu e Shirou, a busca de ser um herói da justiça e pensando nisso, mostra flashbacks sobre o Kiritsugu e do Archer em relação a esse sonho. Essa questão do sonho do Shirou é um dos principais conflitos que vão ser trabalhados durante todo o anime, as sementes tão sendo plantadas desde o início de forma bem peculiar.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 09 [720p].mkv_snapshot_19.40_[2014.12.08_14.17.19]

No demais, até fiquei surpreso com o tamanho do post, em um episódio de transição, onde quase nada além de diálogos aconteceu, escrevi bastante. Como falei lá em cima, não foi um episódio tão bom, foi bem parado, mas foi extremamente necessário para prosseguir com a história. Essa é uma das características que adaptações de Visual Novel, ainda mais as longas acabam se complicando: Partes paradas sem ação que num anime pode ser massante, mas na VN, acaba sendo uma das características do tipo de mídia. No demais, no próximo episódio, parece que teremos mais Caster e algo bem importante vai acontecer com o Shirou em relação ao seus feitiços.

Bônus:

Casefiles1

Mais um spinoff de Fate/ e do universo da TYPE-MOON é anunciado, se chama Lord El-Melloi II Case Files, uma novel escrita por Sanda Makoto e ilustrada por Sakamoto Mineji. O primeiro volume será lançado no evento Comic Market 87. A história será sobre Waver Velvet, participante da Quarta Guerra apresentada em Fate/Zero, que após alguns anos, agora como Lord El-Melloi II. Parece que nessa história, o nosso protagonista, deve resolver mistérios, charadas, ilusões e claro, feitiçaria, tudo isso para descobrir os aparentemente Nomes dos Anjos e conseguir herdar um castelo.

Pessoalmente, eu fico bem feliz com esse anuncio, pois dentro do universo da TYPE-MOON, existe muitos caminhos em que uma história pode seguir, diversas histórias a serem contadas, e claro, com personagens que já conhecemos de outros carnavais. Sempre quis saber mais sobre a Associação dos Feiticeiros e sobre a Torre do Relógio.

13 pensamentos sobre “Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 09

  1. Excelente comentário, novamente!
    E também me espantei com o tamanho do post, visto ser um episódio de transição sem tanta coisa acontecendo.
    E quanto a essas partes da história que é muito mais um slice of life, o que o torna mais dinâmico e agradável são principalmente os monólogos dos protagonista quanto a situação em que estão. E esses monólogos, que são destaques seja em novels, light novels ou visual novels são geralmente a parte geralmente mais difíceis de se adaptar em meios visuais, visto que são a ferramenta utilizada pelo autor para explicitar melhor a cena para o leitor. Embora sinta fwlta dos monólogos do Shirou, vejo um bom trabalho de adaptação sendo feita pela Ufotable e uma excelente caracterização de suas motivações.

    • É por isso que uma adaptação raramente supera o material original, pois são de mídias diferentes, com formas diferentes de se contar a história.

      Se tu pegares o anime antigo de FSN e o jogo, se tem tanta diferença que não tem como dar algo exatamente igual, voce pode ganhar algumas coisas como animação, musica e o VA, mas pode perder coisas que são bem importantes pra história mesmo.

  2. Acho que tais diálogos, em um ambiente mais familiar são um contraste perfeito para os acontecimentos “noturnos”, onde apenas há conflitos. Isso torna a obra bem flexível e muito boa de se acompanhar.

  3. Concordo com você, lemostr00. Claro, que há adaptações que, se bem feitas, possam superar a obra que se baseou. Mas são raras. E esse é um detalhe que se é vísivel na indústria japonesa, como mesmo nessa temporada.
    Pra mim, os melhores animes do ano são Fate e Shigatsu (com excelentes comentários aqui no site), e pode-se observar facilmente enquanto adaptação, como a forma de faze-la é alterada.
    Em Shigatsu, por ser um mangá, além de ter uma temática musical, só tende a ganhar se for feito por um estúdio competente em animação, acrescentando-se nessa situação a narrativa de mangás que já tem uma forte tendencia de ser bem adaptada, contando mais com as ações e gestos dos personagens do que em si de monólogos e pensamentos do mesmo, e caso haja (e tem muito em Shigatsu), de uma forma bem resumida e pontual.
    Já em Fate, a narrativa serve pra se ambientar no local que esteja, como da índole do personagem e motivações, o que faz a obra ser repleta de monólogos, e passada ao leitor quase que completamente pelo ponto de vista do personagem principal (no caso, o Shirou), o que dá ainda mais background pro mesmo. E essa narrativa mais intimista, tende a dificultar adaptações. Em minha opinião, seja a obra como um todo ou mesmo a caracterização dos personagens, Shirou e etc, ainda será melhor na Visual Novel, embora a Ufotable esteja fazendo um excelente trabalho de adaptação e animação.

  4. E vi muitas pessoas pela net comentando que a animação de Shigatsu é melhor animação da temporada/ano. Tenho que dizer que discordo.
    Porque em Shigatsu, mesmo se tendo uma animação exuberante, com constantes sakugas e fluencia narrativa, há muitos momentos de comédia, e a comédia é passada de uma forma pastelão, com alteração do traço pra algo mais rabiscado e deformado, para que funcione pra comédia, e nisso o estúdio ganha a possibilidade de economizar no orçamento dos episódios.
    Agora em Fate a animação nao possui momentos assim. Ela mantém seu concept art e character design do começo ao fim dos episódios, com o mesmo nível de detalhismo, e isso é impressionante, e pode ser facilmente visto nas sequências de planos abertos, que mais parecem um filme do que um episódio de anime.

    • Na verdade, Shigatsu tem bastante cena onde apenas o cenário se movimenta e os personagens ficam quase estáticos, ao ponto de no episódio 5 ter uma parte bizarra com um cara paralisado por mais de três segundos. Concordo que Fate mantém uma qualidade de animação quase todo o tempo, mas em Shigatsu há um abismo entre uma cena e outra que incomoda muito, e nem é na comédia que eu estou falando, outra bem exagerada e mal executada.

  5. Exatamente isso que queria dizer, Markimudkip. Tem momentos que isso chega a incomodar, já que fica cada vez mais frequentes essas alterações no traço e deformações no character design pra comédia, e também na sequência de personagens estáticos. Sem contar que comedia é algo pessoal, e essa pastelão que a obra possui não me agrada, embora o autor a coloque bem ao longo da narrativa.
    Alguém tem visto Parasyte? Ao longo de fóruns e sites que vi pela net, estavam colocando Shigatsu, Fate e Parasyte como melhores animes do ano. Isso realmente confere ou é só culpa do hype de ser uma obra clássica?

  6. Está se referindo a Shigatsu ou a Parasyte, lemostr00? E cara, que tanto hype é esse num shounen tão cliché como Nanatsu, o que chega a me lembrar dos tempos de hype da primeira temporada de SAO, que na época era o melhor anime dos últimos 15 anos pra uma caralhada de gente. E já li uns comentários sobre Fate de que está chato esses episódios mais falados pra quem já leu e já sabe o final. CARAI, já joguei e acho ótimo o trabalho da Ufotable como um todo com a franquia Fate, e depois do Fate do estudio DEEN, queria que fosse bem adaptada, principalmente a Heaven’s Feel que vai virar filmes.

    • Parasyte. Não sei sobre o que é Shigatsu, mas o pessoal da equipe parece gostar.
      Sobre as adaptações, cara, melhor dar tempo ao tempo, óbvio que eu gostaria de mais Fate, mas que pelo menos, terminem o principal mesmo.

      Já eu, estou bem ansioso com o kaleid liner prisma illya zwei herz :V

  7. Humm…vi apenas uns dois episódios de Fate/ kaleid prisma illya, no máximo. Nesse período tava muito ocupado estudando cálculo III ;P. Achei os primeiros episódios interessantes, principalmente pro gênero a que pertence. Vale a pena assistir?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s