Top 25 – Mercado Nacional de Mangás (Outubro 2014)

Dae pessoal, aqui é o Estupratom trazendo mais um post referente ao mercado nacional de mangas.

Dessa vez estarei divulgando o texto escrito pelo Renato Urameshi do Leitura Oriental. Esse post mostra quais foram os mangas mais vendidos em Outubro segundo a enquete realizado pelo projeto Conhecendo o Mercado de Mangás Nacional, onde participam diversos sites, incluindo o EMD. Junto com os dados vocês poderão ler os comentários do Renato Urameshi e os comentários do Piana, membro responsável pelos checklists mensais do EMD.

ESCRITO POR RENATO URAMESHI:

Trazendo para vocês mais um resultado da pesquisa mensal de mercado nacional de mangás. Este mês demorou um pouco mais para recolher os resultados, afinal, foram 47 títulos que estavam nas bancas no mês de outubro! Confira agora os mais queridos dos leitores!
Sempre é bom lembrar que o resultado desta pesquisa é o resultado de uma ajuda entre vários sites e blogs com o blog AnimePortfólio (veja os sites participantes e como participar da pesquisa aqui).
A tabela que é divulgada aqui mensalmente, está liberada para ser postada em qualquer site participante do projeto. Lógico, somente não esquecendo de dar os devidos créditos. Como diz o Marcelo Rezende, dá trabalho pra fazer!
Dados da Pesquisa
– A pesquisa foi feita entre 16 de outubro a 17 de novembro de 2014, em 10 sites e blogs (Anime PortifólioAnimeCoteEcchi Must DieOtaku InsideOnly good animesMangatomNaty in WonderlandNetoinBlog do Gusta e Leitura Oriental). Os dados enviados a planilha após esta data, não serão contabilizados por nossa equipe.
– Foram recolhidas informações de 196 internautas. Sendo que 161 informaram ser do sexo Masculino, e 35 informaram ser do sexo Feminino.
– Dos internautas, 9,6% deles tinham entre 10 a 15 anos60,2% tinham entre 16 a 24 anos22,4% tinham entre 25 a 30 anos, e 7,6% tinham mais de 30 anos.
– Com intenção de proteger a venda dos menos populares, os mangás que ficaram nos últimos lugares (do 26º ao 30º) não terão suas porcentagens divulgadas pelo Leitura Oriental.
– 6 dos 196 internautas  não escolheram nenhum mangá na pesquisa.
tabela outubro
"Yu Yu Hakusho fica em primeiro lugar na pesquisa por apenas 0,5% contra Berserk"

Se compararmos com os resultados dos meses anteriores, percebe-se o ligeiro avanço que a Editora JBC teve frente aos títulos de peso da Panini. Yu Yu Hakushô, o carro-chefe da empresa no último mês, praticamente empatado com o incomparável Berserk. Curioso é que são dois relançamentos, criando uma grande dúvida em minha cabeça que não é nada auspicioso para o mercado brasileiro: Títulos já lançados no país trazendo mais vendas que obras inéditas e bem pedidas, como Sailor Moon? E olha que nas melhores colocações temos mais exemplos disso. One Piece 33, e Rurouni Kenshin, dois relançamentos, empatados em Quinto Lugar. Monster em décimo, Love Hina décimo primeiro, e colado, Dragon Ball em décimo segundo. Medo dos fãs se aventurarem em novas obras, ou confirmação que o mercado de mangás no Brasil pode estar começando a ficar saturado?

Viland Saga e 20th Century, sempre com ótimas posições me anima demais, preciso escrever isso novamente. São duas obras primas desconhecidas antes de seu anúncio por aqui pela grande massa, que conquistou os 4 cantos do universo de leitores de HQ/Mangá. Ambos em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
"A tempos que um Shoujo não era tão bem aceito, como Tom Sawyer foi"

E se O Cão que guarda as estrelas, atingiu o 6º lugar no mês passadoTom Sawyer, com suas singelas 384 páginas em bancas, mereceu o 8º lugar. Segundo relatado no Naty In Wonderland (parceiro do projeto), o mangá realmente vale a compra. Vale lembrar também que Tom Sawyer é o mangá Shoujo mais bem colocado na pesquisa desde julho.

Por falar em Shoujo, a Nova Sampa conseguiu se encaixar na 25ª posição com Dawn. Não achei uma posição ruim, já que na pesquisa, Toriko e a última edição de Nura, que repercutiu muito nas últimas semanas, estão empatados com ele. Acho que falta um título de peso para devolver a glória para a editora que um dia estourava em vendas com a revista Herói. Que tal Sampa, não estaria na hora de trazer de volta os próximos volumes de Gurren Lagann, ou a primeira edição de Vagabond?

Resultado da Pergunta Extra: 
Você acompanha algum mangá pela internet que é publicado no Brasil?
Acompanho e também compro a versão brasileira do mangá: (51,0%)
Não acompanho nenhum mangá pela internet: (20,9%)
Acompanho, mas sempre paro quando o mangá é lançado no Brasil e passo apenas a acompanhar a versão brasileira: (12,2%)
Acompanho, mas não compro a versão brasileira do mangá: (11,7%)
.

ESCRITO POR PIANA:

O que falar desses resultados que mal vi e já considero pacas!! Sério, os 12 primeiros colocados são ótimos mangas. Todos os fucking 12 são muito recomendados. Isso é algo a se considerar, afinal sempre reclamamos que brasileiro tem péssimo gosto e só compra Naruto, mas agora estamos vendo que isso está mudando.

Pensando um pouco nos outros mangas, Usagi Drop e Hideout são outros mangas bons que ficaram um pouco para baixo, mas não tanto. E se levarmos em consideração que ambos abordam temas não muito populares, slice of life e um terror/suspense, até que não foram tão mal. Toriko, que é um manga que gosto bastante é um que não anda muito bem, pelo menos nessa pesquisa, o que me deixa um pouco preocupado e tem coisa que fico feliz de ver lá em baixo, como o hentai da Astral Comics, Fairy tail e Doubt.

Agora comentando o que o urameshi disse, eu não acho que o mercado nacional está saturado. Tudo bem que os dois primeiros colocados são republicações, porém primeiramente, são obras de excelente qualidade e que foram republicadas num formato diferente, e o fato de seu sucesso se deve a sua grande qualidade que já é conhecida desde sua publicação anterior. Agora eu não colocaria One Piece e Monster junto dessas obras porque ambas foram canceladas pelo seu não sucesso, ou seja, se agora eles fazem sucesso, é porque as pessoas finamente reconheceram o potencial delas. E por último, temos obras inéditas que estão fazendo um grande sucesso, que é o caso de Vinland Saga, 20th Cetury Boys e Magi.

Pra finalizar, só quero dizer que estou muito surpreso e feliz pelo fato de somente 11,7% das pessoas que responderam a pergunta extra não comprarem mangas e só lerem pela internet. Eu sei que essa pesquisa acaba por ter um número bem ínfimo de leitores que respondem comparado com o real número de compradores de mangas pelo Brasil, mas já é alguma coisa, afinal se queremos que as editoras tragam cada vez mais mangas bons para o Brasil, temos que mostrar para eles que isso vai ser vantajoso, e para isso temos que comprar o que sai aqui.

E assim termina o post do mês de outubro , comentem sobre o que acharam das publicações o que compraram , o que não compraram , etc…

Abraços!

Um pensamento sobre “Top 25 – Mercado Nacional de Mangás (Outubro 2014)

  1. O Brasil está ganhando muitos leitores de mangás, como consequência vem os compradores que não tiveram a chance de antigamente ter a coleção completa ou pelo iniciar ela, o mercado não está saturado, apenas está se fortalecendo cada vez mais, ainda mais com SEINENS (Berserk, Vinland e 20th) dominando o top 5.

    Obs : Monster não está no top 5 também, pois esse mês não tem volume lançado dele.

    Acabei de sair do Ressaca Friends, a fila na editora da Nova Sampa com o lançamento de No Game No Life estava gigantesca, Panini perdeu nesse quesito, principalmente se tivesse lançado Sword Art Online lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s