Conhecendo o Mercado Nacional de Mangas – Resultados de Agosto

Dae pessoal, aqui é o Estupratom e o Piana divulgando um texto que comenta a enquete que ficou no ar por mais de um mês no nosso parceiro Anime Portfólio. O texto foi escrito pelo Evilasio Junior do Anime Portfólio. E vale ressaltar que esse texto já é meio antigo, e nós que atrasamos para postá-lo aqui.

ESCRITO POR EVILASIO JUNIOR:

onepiece_panini

Olá a todos! É com grande prazer (ainda mais pelo trabalho que já deu e que ainda dará) que lhes trago novas informações sobre os resultado do projeto Conhecendo o Mercado Nacional de Mangás. Não irei me alongar muito até porque estou bem cansado com o tempo que perdi hoje preparando as informações que já divulgarei nesse post. Enfim, hoje trago-lhes uma análise sobre os resultados de Agosto 2014, os últimos que saíram, porém não é apenas isso…

118340

Como já havia informado em outros posts, eu criei um banco de dados para adicionar as informações do projeto, porém meu tempo escasso não permitia que eu parasse para consolidar o mesmo e gerar as primeiras consultas, no entanto finalmente eu pude fazer isso na última semana começando a análise dos dados mais recentes do projeto, que são os do mês de agosto. Além disso, a algum tempo venho pensando em como faria para ter uma interface padrão de divulgação desses dados e finalmente cheguei em uma primeira resposta, que não é a melhor visualmente, mas que atende a praticamente todas as necessidades permitindo uma colaboração de todos interessados e contendo o máximo de informações que eu julgo importantes a princípio.

Enfim, vamos aos resultados, ou melhor, a divulgação de como vocês podem acessá-los, pois a análise dos resultados será a partir de hoje compartilhada como uma planilha do google drive que pode ser acessada clicando aqui. Além dos dados da planilha, ainda serão criados gráficas para facilitar a visualização dessas informações, mas isso pode demorar um pouco.

sem-tc3adtulo

Acima vocês podem ver o layout do documento. Na parte inferior dele é possível ver uma série de abas e elas representam qual o grupo principal de informações tratado em cada uma delas, vale ressaltar que a tabela não contém dados brutos, mas uma série de resultados já obtidos dos dados do formulário, como por exemplo, a informação de que no mês de agosto 2014 o gênero de mangás preferido foi Ação e o menos selecionado foi Comédia Romântica. É possível perceber também nessa aba de informações gerais que agora podemos verificar os resultados por gênero e demografia dos mangás, assim é possível saber quais shonens de esporte são os preferidos, ou quais os seinens mais agradaram o público e etc. Na aba Mangás lançados é possível ver uma lista de todos os mangás já inclusos na base de dados, bem como qual a demografia, dois dos gêneros que o mangá englobam, qual a editora que o lançou, qual os volumes desse mangá que foram lançados e quando eles foram lançados.

Untitled

Outra informação que podemos gerar dos resultados já presentes na planilha é o gráfico acima que foi obtido com os dados da aba Mangás. Ele mostra a quantidade de vezes que cada um dos mangás foi escolhido no mês de agosto de 2014 (passe o mouse por cima de cada barra para ver os números).

Com o tempo irei adicionando os dados de todos os meses do projeto e agora que finalmente consolidei o banco e que já gerei as consultas que trazem as informações dessa planilha, não devo demorar muito mais para divulgar os demais resultados, ao menos pretendo ainda esse mês já colocar as informações de setembro de 2014. Caso queiram indicar gêneros novos para os mangás ou caso achem que tem alguma outra informação que deveria ser posta na planilha, favor enviar e-mail para conhecendoomercadodemangas@gmail.com. Irei divulgar as atualizações da planilha nas edições do Kyon News,  via facebook e via twitter (@AnimePortfolio).

 

ESCRITO POR PIANA:

Basicamente estamos publicando um post meio antigo, mas antes tarde do que nunca né. E como esses resultados são antigos e já foram melhor comentados no Top 25 de Agosto, vamos fazer um comentário bem rápido. Basicamente vemos bons mangas nas primeiras posições e temos mangas ruins lá pelas últimas e alguns perdidos no meio que deveriam estar no final também.

Agora falando do que realmente é novo, esses resultados onde você consegue ver todos os números em vários sentidos, como obras por demografia ou quantidade de pessoas por idade e sexo. Sério, isso está muito legal e eu admiro muito o pessoal que está fazendo isso, compilando esses dados para criar essas tabelas e gráficos, porque é muito importante esse projeto, além de dar um trabalho do caralho. Tudo bem que o número de pessoas que respondem a enquete ainda é bem pequeno, mas está só no começo, se ela continuar, e todos nós ajudarmos fazendo a pesquisa e divulgando ela, pode ser que no futuro tenhamos um número expressivo de pesquisados e os resultados sejam realmente um espelho do mercado nacional. Sério, compartilhem essa ideia, porque isso também pode acabar de tornando uma ferramenta de barganha com editoras para trazerem mais obras de um determinado gênero, autor, etc.

Valeu ae por quem leu o texto e o comentário, e não deixem de fazer a pesquisa, compartilhar essa ideia e deixa também ae embaixo seu comentário. Flws!!

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Conhecendo o Mercado Nacional de Mangas – Resultados de Agosto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s