Comentando: Psycho-Pass 2 – Episódio 11 (Final)

Fala galera, aqui é o Shaturanga trazendo o post do último episódio da segunda temporada de Psycho-Pass. Sinto em dizer que essa segunda temporada foi uma decepção.

PP2 - 11 (28)

 

Esse último episódio foi a consequência de todos os deslizes do decorrer da série e a confirmação de que essa segunda temporada é filler. O plano de Kamui acabou sendo bem-sucedido e a Akane até o ajudou conduzindo-o até Sibila para ele questionar o sistema para ver se ele conseguiria julgar a sim mesmo e também qual seria a cor o sistema. Sibila resolveu esse problema eliminado os cérebros que foram considerados condenados e criminosos e assim passou a estar debaixo da lei, o sistema ordenou que Akane fizesse justiça aplicando a sentença do Kamui mas de uma forma imbecil o Tougane apareceu lá e atirou no Kamui, explodindo-o. Falando do Tougane, eles explicaram como ele se tornou um recordista de coeficiente criminal alto. Ele é um mothercon que sempre teve a sua mãe como tudo na sua vida e fazia todos aqueles experimentos macabros de matar cachorrinhos para fazer ela feliz. Só que ao receber a notícia de que ela iria se tornar parte de Sibila ele enlouqueceu e passou a escurecer o coeficiente criminal de inspetores para chamar a atenção de sua mãe cujo cérebro estava na Kasei. Resumindo, ele é um personagem vilanesco vazio com uma proposta imbecil e simplória que só cagou o anime junto com a sua mãe Misako (Kasei) que nesse episódio extrapolou os limites do sem noção e da incoerência de enredo e personagem. A Mika também foi outra que só cagou nesse anime e eu estou com medo do que irá acontecer no filme pois ela e o Tougane apareceram no trailer do filme apresentado no post passado. Tougane, Kasei e Mika, o trio ninguém merece que afundou o anime na lama.

 

PP2 - 11 (31)

 

Nos posts dos episódios anteriores eu tentava encontrar e pesquisar referências sociais e filosóficas que a série sempre ofereceu. Desta vez, invés de comentar sobre isso eu irei me concentrar no que fez essa temporada dar errado. A começar pela Mika, ela conseguiu na minha opinião ser a pior personagem feminina do ano em animes e mangás, superou até a Five de Zankyou no Terror. Ela é uma personagem completamente unidimensional, desprovida de carisma, personalidade, atitude e desenvolvimento. Além disso ela se tornou uma caricatura de uma inspetora, feita para ser odiada pelo publico. Ela não teve evolução nenhuma na série, a única utilidade que ela teve é tentar manchar sem sucesso o coeficiente criminal da Akane servindo de capacha para outro personagem bosta que foi o Tougane. A conversa que ela teve cara a cara com a Yayoi (uma das poucas partes boas do episódio) aonde a veterana fala que não perdoaria quem vazou as informações para o Tougane sequestrar e matar a vó da Akane (ela já tinha sacado que ela tinha feito isso) e nós também temos o mesmo pensamento da Yayoi, não perdoamos a Mika por ter sido uma dos motivos da série fracassar. Não dá para ter certeza se ela realmente eliminou Tougane no final com a Dominator, nós tivemos a informação de que ele morreu por um comunicado sem termos visto isso. Espero que ele tenha morrido mesmo, pois caso contrário além de fazer eu baixar ainda mais a nota dessa segunda temporada ainda poderá prejudicar o filme.

 

PP2 - 11 (8)

 

Eu ficava encucado nos primeiros episódios sobre o fato da Akane ver o Kougami no Tougane como se os dois tivessem alguma semelhança (só que não). Isso se mostrou algo falho, pois o Tougane não chega nem na sujeira da unha do dedo do pé do Kougami em termos de qualidade como personagem. O Kougami foi um personagem que funcionou do início ao fim da primeira temporada por ser um excelente investigador e detetive além de ter tido uma ótima interação com a Akane, rolando uma espécie de química entre eles. As ideias e motivações do Kougami eram convincentes e bem trabalhadas. Por outro lado, o Tougane foi um personagem com uma motivação rasa e imbecil que serviu apenas para ser um vilãozinho mimado e whatever, gerando um fanservice por parecer um pouco com o Kougami fisicamente. Ele estragou cenas do anime que poderiam ser importantes como por exemplo ao chegar na sala do núcleo de Sibila ele mata o Kamui com a Dominator roubando o momento da Akane e fazendo com que a capacidade de julgamento de Akane ficasse prolixa. Além disso, nós não temos a explicação de como o Tougane teve tempo para fazer com que o corpo da vó da Akane parasse no vagão do metrô aonde o Kamui e seus comparsas estavam e como o Kuwashima entregou a orelha da avó para a inspetora. Ele poderia ser um agente duplo de Kamui e Sibila,isso não foi mostrado no anime mas é tão plausível como alguém votar na Dilma e no Aécio ao mesmo tempo ou alguém ser torcedor do Flamengo e do Vasco simultaneamente. Isso poderia receber ao menos uma explicação porca se Kamui e Tougane fossem aliados, mas tudo isso foi negado nos dois últimos episódios.

 

PP2 - 11 (11)

 

Nesse episódio também ficou claro como a Kasei (Misako) teve as suas atitudes em total falta de sincronia com o resto do sistema Sibila. Para vocês terem uma ideia, a credencial de inspetora da Akane foi revogada e devolvida logo em seguida. Ela e o Tougane só fizeram merda tanto nas suas funções como no anime e serviram apenas como um artifício barato de roteiro para servir como empecilho para o sistema evoluir. A Misako representa um dos tipos de personalidade que eu mais odeio, a de mãe imbecil e cretina que mima o filho delinquente e dá brecha para ele fazer o que der na telha no sistema, transformando a sociedade como um circo particular aonde os dois são os palhaços (somando a Mika como aprendiz de palhaça). Esses personagens inúteis são do tipo que derrubam o anime principalmente quando este é corrido e tem poucos episódios, roubam um tempo precioso do anime e ao terem a sua inutilidade confirmada no final, levam o anime ao fundo do poço por incoerências no enredo e falhas de desenvolvimento dos personagens em geral causadas pela falta de tempo. Algumas pessoas na internet criticaram a Five de Zankyou no Terror ao aparentar ser uma ótima personagem nos episódios iniciais do anime, não justificando a sua presença no seu decorrer deste e no final se revelar uma personagem inútil e rasa, roubando um tempo precioso do anime que poderia ter sido usado para desenvolvimento de personagens gerando assim em um aumento do patamar do anime. Zankyou no Terror não chegou ao fundo do poço, esse anime decepcionou pois poderia ter sido o melhor anime da temporada e por causa desses deslizes citados acabou sendo apenas mais um, mas ainda assim o anime não é ruim , teve um final até bom que salvou a série e se concentrou na mensagem principal a ser passada. Eu não senti nada com o final de Psycho-Pass II, foi um final fraco para um anime que já tinha dado derrapadas feias com incoerências e conveniências de enredos e personagens ruins ou não aproveitados, levando essa sequência ao fundo do poço.

 

PP2 - 11 (26)

 

Falando do Kamui, ele foi um antagonista com ideias boas, eu realmente tinha gostado desse personagem, pena que ele acabou afundando no mesmo barco aonde estavam Kasei, Tougane e Mika. Ele é o tipo de pessoa que não queria necessariamente destruir o sistema, ele queria que Sibila se julgasse e se nivelasse aos demais cidadãos, ganhando o reconhecimento como alguém existente naquela sociedade e conseguindo um relativo sucesso com a evolução de Sibila. Todos os planos dele foram aplicados com uma relativa facilidade graças a grande incoerência da Kasei de não revogar a credencial de inspetora da Shisui e revogar a credencial da Akane por pouco tempo. Os seus diálogos com a Akane no meio para o final do episódio foram confusos e vagos, me senti como se eu tivesse chegado a lugar nenhum. A única coisa que dá para tirar desse episódio é que a partir de agora o sistema Sibila irá desenvolver um meio para julgar coeficientes criminais coletivos, ou seja, Sibila poderá julgar grupos inteiros de pessoas graças à Akane. Eu não consigo entender, a Akane não conseguiu atirar em Kamui mas abre a caixa de Pandora para uma ideia que pode gerar massacres de grupos inteiros de pessoas mesmo aquelas com um coeficiente normal (inocentes) e vimos que a Akane apoia essa ideia, gerando uma inconsistência pois não dá para acreditar que uma ideia dessas (que com certeza vai dar merda) pode vir da Akane que sempre manteve uma posição de fazer justiça e cumprir a lei preservando o máximo possível a vida de todos. E de acordo com a premissa do filme, que vocês podem procurar na internet, não consigo ver aonde esse fator irá se encaixar no filme que será exibido, já que foi falado que o filme será acessível para pessoas que não viram a série completa com as duas temporadas.

 

PP2 - 11 (32)

 

Assim, com uma temporada que teve ideias boas mas andou de forma tão corrida que atropelou seu próprio enredo, acrescentando personagens e elementos de enredo desnecessários e não explicando coisas que realmente eram importantes, o anime acabou afundando em incoerências nos personagens e furos no enredo, gerando assim uma temporada filler feita em cima das coxas com um enredo digno de uma grande fanfic, por causa disso eu não recomendo a segunda temporada de Psycho-Pass e a minha nota para o anime é 5 (cinco). Eu não dei uma nota menor pois eu não me senti indignado ao ver o anime, deu até para levar por mero entretenimento, mas é o tipo de anime que não passa por um pente fino.

 

PP2 - 11 (1) PP2 - 11 (2) PP2 - 11 (3) PP2 - 11 (4) PP2 - 11 (5) PP2 - 11 (6) PP2 - 11 (7) PP2 - 11 (8) PP2 - 11 (9) PP2 - 11 (10) PP2 - 11 (11) PP2 - 11 (12) PP2 - 11 (13) PP2 - 11 (14) PP2 - 11 (15) PP2 - 11 (16) PP2 - 11 (17) PP2 - 11 (18) PP2 - 11 (19) PP2 - 11 (20) PP2 - 11 (21) PP2 - 11 (22) PP2 - 11 (23) PP2 - 11 (24) PP2 - 11 (25) PP2 - 11 (26) PP2 - 11 (27) PP2 - 11 (28) PP2 - 11 (29) PP2 - 11 (30) PP2 - 11 (31) PP2 - 11 (32) PP2 - 11 (33)
PP2 - 11 (34)
PP2 - 11 (35)
PP2 - 11 (36)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bônus: Imagens do trailer  do filme aonde aparecem Mika e Tougane (EDIT: Esse cara não é o Tougane, é o Sugou Teppei, UFA! : – )):

 

Trailer Trailer2 Trailer3mikafilme

11 pensamentos sobre “Comentando: Psycho-Pass 2 – Episódio 11 (Final)

  1. É difícil entender o porquê dessa temporada existir. Não faz sentido; é irônico como a sinopse do filme menciona a morte de Makishima (personagem que é mencionado uma vez apenas na segunda temporada em um diálogo nada a ver) e o desaparecimento do Kogami, mas nada sobre Kamui e não sei o que mais. Ainda tenho esperanças de que esse filme seja de qualidade e espero que não tenha laços com a segunda temporada. O conceito é bom, e o Urobuchi vai estar escrevendo. É alguma coisa.

    Qual foi o sentido da primeira temporada depois do final da segunda? Não ficou bem claro que o Sistema é o vilão da sociedade, quando eles dão uma risada “malévola” na cara da Akane no último episódio? Por que a Akane está a favor do Sistema? Eu não consigo entender mais a motivação de ninguém nessa série. Bons tempos quando Psycho-Pass era coerente.

    Eu só dou risada com a falta de coerência e explicação em relacionar o Togane com o Kogami agora. Essa é de longe a coisa mais esquisita e sem sentido da segunda temporada. Em outro plano, no trailer do filme aquela figura não é o Togane, certeza. É implícito que ele morre quando o coeficiente criminal dele desaparece da Dominator da Mika enquanto ela está mirando. Foi o que eu peguei dessa cena, pelo menos.

    • Na verdade eles colocaram a Akane como defensora da lei acima de tudo, o que causou a incoerência é do sistema estar agindo contra ele mesmo a respeito da mãe do Tougane que desperdiçava inspetores manchados por seu filho, agia de forma incoerente ao fazer vistas grossas para o Kamui decidindo matá-lo só depois de um longo tempo e tentar minar a credibilidade do julgamento do sistema ao tentar se livrar da Akane. Ambas as motivações do Tougane e de sua mãe são imbecis e não merecem crédito nenhum.

      Eu espero que a imagem do trailer seja impressão minha e o personagem dos prints seja apenas alguém parecido com o Tougane, pois se ele aparecer no filme eu vou ficar p… da vida.

      • O Togane não aparecer no filme é mais um alívio. Mas pelo visto a Mika vai estar lá. Estou rezando para que ela morra ou suma nos primeiros minutos e nunca mais apareça. Quero que pelo menos não tentem fazer a personagem dela se desenvolver nesse filme, porque era pra ter feito isso na S2.

        • Eu to achando q o Urobuchi vai ignorar completamente os acontecimentos dessa temporada. Se for assim, eu vou ficar muito feliz de encarar essa temporada (realmente) como filler. E o fato da Mika estar nele deve ser pq ela apareceu no final da primeira temporada (e não pq ela apareceu na segunda). Agora se eu ver alguns daqueles novos executores sem carisma (tipo aquele hacker sem graça) em algum trailer, eu vou me decepcionar.

  2. Não passa nem em pente grosso de juba de leão, Shaturanga. Realmente, essa season 2, desde da saída do Gen Urobochi já dava ares de filler e se confirmou no final. Uma pena, para uma continuação que poderia ser tão boa, mas que entra na lista de piores sequências e mais desnecessárias em animes. E a Mika consegue ser pior que o Shinji Matou, aquele babaca metido a vilaozinho de merda de Fate, porque eu nunca levei ele a sério, e ele também foi fudido pela família dele, mas a Mika não, se tornou uma personagem sem sentido algum do começo ao fim, mesmo parecendo que ia ser alguma coisa.
    Entretanto, nem tudo são males e agradeço mais uma excelente review sobre o episódio e a série como um todo, elucidando os pontos que mais decepcionou na temporada de forma clara, Parabéns!

    • Na verdade essa série foi corrida do início ao fim, foi uma espécie de tapa-buraco enquanto não sai o filme, cada episódio era um caminhão de informações para cobrir o enredo da forma mais rápida possível apelando algumas vezes para episódios quase totalmente expositivos, achei isso desnecessário. Sobre a Mika, ela é uma caricatura de personagem e de inspetora, queria até que tivesse categoria de piores personagens masculinos e femininos no EMD Awards pois tanto a Mika como esse Shinji entrariam forte nas categorias. Eu nem me incomodo tanto em fazer um post desses, as vezes queimar o filme de uma obra que você não gostou tem um efeito relaxante. Valeu pelo feedback.

    • Infelizmente não estou vendo, acompanhei apenas o primeiro episódio e o fanservice exagerado e a premissa estranha me impediram de prosseguir, mas ouvi o pessoal falar bem por aí na internet por causa de algumas temáticas do anime (no blog Alchemist Nany tem os comentários semanais deste). Se terminar bem talvez retome o anime. Só que ultimamente não tenho muito animo para ver lançamentos da Sunrise principalmente depois de Valvrave.

    • Vi de novo as imagens do último episódio e o MyAnimeList e acho que é o Sugou mesmo, ele e o Tougane tem duas mechas de cabelo na testa e acabou que no trailer na posição do personagem realmente pareceu o Tougane, ainda bem, já estava gelando com a possibilidade desse cara aparecer no filme e cagar tudo. Mas o Urobutchi não ia deixar um personagem tosco desses aparecer no filme. Vlw aê pela ajuda, já editei o post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s