Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 11

QUAAAAAAASE nas últimas da primeira temporada, um episódio bem parado em comparação com o episódio passado, mas com cenas IMPORTANTÍSSIMAS para o andar da obra. Guilherme Lemos orgulhosamente apresenta o penúltimo Comentando de FSN:UBW.

Basicamente a primeira metade do episódio mostra a rotina costumeira do Shirou sendo dificultada pelos eventos do episódio anterior: usar o feitiço de projeção traz uma grande dor ao seu usuário e principalmente no Shirou por motivos explicados por Archer mais a frente. Dar enfase as constantes quebras de pratos é uma maneira de intensificar essa mostra de dor. Pessoalmente eu não gosto da forma com os circuítos mágicos são representados nessa adaptação e nem a forma como os problemas nele são representados, prefiro a versão original, ilustrada abaixo, que mostra bem o usual que é apenas uma linha e a progressão conforme for passado a série, quando Shirou tem um maior domínio sobre.

Circuits

Circuítos mágicos no original

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_04.28_[2014.12.23_15.00.13] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_00.43_[2014.12.23_14.59.17]

Rin acaba visitando a mansão dos Emiya e a cena em que Shirou atende a porta é muito engraçada, aquilo era claramente algo inesperado por ele, e a reação da Rin não pode ser diferente. Shirou fica desconfortável com a presença de Rin, mas não impede de realizar o objetivo da visita dela: planejar o que será feito em relação a Caster, que agora está na defensiva. Nessa primeira metade foi até um pouco chata, sem diálogos importantes acontecendo, apenas a confirmação de algo: Shirou está com problemas devido ao feitiço de projeção.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_07.37_[2014.12.23_15.10.35]

Rin conversa com Shirou sobre o seu passado, o treinamento para se tornar um feiticeiro, as heranças de seu pai, e toca num dos pontos que eu acho mais importante: Enquanto Rin DESEJA se tornar uma feiticeira, Shirou não tem esse desejo, ele se sente OBRIGADO. Enquanto Rin se diverte e tem prazer nisso, é bem diferente de Shirou. Note que ao ser questionado sobre estar se divertindo, a música calma cessa e o silêncio retorna.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_13.38_[2014.12.23_15.17.15] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_14.00_[2014.12.23_15.18.21]

Esse é um dos aspectos que eu mais gosto no Shirou, ele basicamente não se vê como alguém que deseja felicidade, a própria feitiçaria que ele tanto treina não é por ele, é um meio para ele poder ajudar as pessoas, ser um herói da justiça como era Kiritsugu. Essa cena é reforçada pelo flashback do incêndio de 10 anos atrás, e pela frase: “Eu meio que sinto que não mereço mais desejos…“, Rin fica irritada com isso, pois um certo alguém é igual Shirou nesse aspecto. Basicamente o que ela quis dizer foi: Shirou não tem um desejo real que seja dele, e mais tarde isso vai entrar em conflito com um certo alguém (episódio passado, cena do sonho).

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_15.01_[2014.12.23_15.20.44] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_15.23_[2014.12.23_15.22.42]

Rin decide que irá dormir num dos quartos da mansão, isso significa que certo alguém estará aqui. Mas ao visitar Shirou durante seu treinamento, ela conversa sobre Kiritsugu, e demonstra certas expressões ao ouvir sobre ele, para os que conhecem Fate/Zero, devem saber os motivos disso, mas isso não importa agora. Ela sabe que o Shirou está com problemas no seu lado esquerdo. Essa conversa é interrompida por Archer, que acaba ajudando Shirou com seu problema, potencializando como feiticeiro, expandindo os circuítos que estavam dormentes. Saber nota que Archer tem um conhecimento sobre isso, já que ele passou por algo similar. Bem, julgo eu que essa adaptação já deu dicas suficiente sobre quem deve ser Archer, mas isso não é importante, o que mais me deixa interessado é saber qual é o seu objetivo? Uma hora ele tenta matar Shirou, outra hora ele acaba ajudando, certamente é algo de se fazer pensar.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_18.52_[2014.12.23_15.30.15] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_19.16_[2014.12.23_15.31.28] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_19.36_[2014.12.23_15.31.50]

Um dos pontos mais legais do episódio é o conflito que a frase antes do Archer atacar o Shirou, algo como “Que seus ideais o levem para a morte“, e um dos monólogos mais legais da série até agora: Sobre como ideais emprestados não significam nada, é apenas uma fantasia. É preciso ter uma razão para lutar, mas essa razão nunca deve ser um ideal, pois se você luta por um ideal, essa é a única coisa que você pode salvar, apenas ideais. Mesmo que salvar outras pessoas seja o seu desejo, você nunca vai conseguir salvar você mesmo, entrando num ciclo até sua morte, agarrado a um ideal que não é o seu. Apenas algo emprestado, o que é sem sentido, segundo Archer. Salvar outros não te traz nada, pois no fim, você não conseguem salvar nem os outros e nem a si mesmo, vivendo até o final, uma vida de mentira.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_20.05_[2014.12.23_15.37.44] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_20.23_[2014.12.23_15.38.11] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_20.48_[2014.12.23_15.38.42]

O que esse monólogo fez? Ele simplesmente negou toda a existência do Shirou, mas foi executado de tamanha forma em que todas as palavras fossem de alguém que viveu exatamente aquilo, chega ser até espantoso. O ideal de ser um herói da justiça que foi herdado de Kiritsugu é negado, o objetivo de salvar pessoas é negado, salvar a si mesmo por meio disso é negado. E Shirou não pode aceitar isso, pois foi o que foi toda sua vida, ele não consegue aceitar que tudo que fez foi uma mentira. E aqui está uma das cenas mais importantes, que cimenta de vez o conflito principal de Unlimited Blade Works.

[HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_21.22_[2014.12.23_15.43.55] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_21.29_[2014.12.23_15.44.05] [HorribleSubs] Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 11 [720p].mkv_snapshot_21.31_[2014.12.23_15.44.19]

Anúncios

10 pensamentos sobre “Comentando: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works 11

  1. tem uma coisa que esta me incomodando desde o começo de fate, é essa personagem da professora que ao meu ver não tem utilidade e não acrescenta nada a historia, alem de quebrar o clima dos episódios ,tudo que sabemos dela é que foi amiga do pai do emya, mas essa relação nunca foi mostrada o que me deixa meio desconfortável em relação ao proposito dela na serie

    fora isso não tenho nada a reclamar dessa adaptação de fate,esta tudo muito bom principalmente na animação

    • Mano, sinceramente acho a Taiga divertida. E o motivo dela exostor e não ter sido apagada, é que sim, ela tem fãs. E todos os personagens que rodeiam a vida do Shirou, seja em casa ou na escola, ao meu ver são usados pra dar humanidade à série. O Shirou caiu de para quedas na Guerra do Santo Graal, e você vê a relutância dele de não querer largar a vida comum que ele vivia, e nao acharia que teria sentido só porque ele entrou na guerra, todo mundo se afastar dele e nem perguntar o que aconteceu, se ele tá sendo assaltado, se foi estuprado, chantageado, sei lá (e cara, eu odeio isso em shounens, a pessoa tem uma vida comum, do nada acontece uma fucking coisa na vida dele, aí sai a noite pra lutar com nego maluco e simplesmente todo mundo da vida dele SOME). E tanto é que esse fator de querer viver uma vida normal vao trazer problemas pra ele. E se não me engano essa relação dela com o Kiritsugu é explicada na rota Fate.

      • Ela tem sua função como personagem secundário da vida normal do Shirou e claro, orienta você nos Bad endings, junto com a Illya.

        Sobre o Shirou, a vida dele não mudou no momento que ele sumonou a Saber e entrou na guerra, ela mudou completamente 10 anos atrás, quando ele ficou órfão, foi adotado pelo Kiritsugu, aprendeu sobre o ideal dele, teve a Avalon colocada em si, começou a praticar feitiçaria, etc.

    • Isso é explicado nos anais de Fate, na verdade a familia da Taiga, os Fujimura cuidam do Shirou economicamente, ela até aparece em Zero nos últimos episódios, ainda estudante, com o mesmo uniforme da escola. Tem até um drama CD em que ela e o Waver e o Rider ajudam a achar um gato ou algo do tipo.

  2. Bom texto, ele possui uns erros aqui e ali mas mesmo assim é muito bom, conseguindo descrever o episodio perfeitamente. Só tem uma coisa que faltou no texto pra mim, o fato de que quando o Archer responde pra Saber o porque dele ter este conhecimento ele fala: “Eu passei por algo parecido. No começo eu perdi o movimento de um dos meus braços.”
    Para aqueles que são atentos e fãs de Fate sabem muito bem do que o Archer esta falando, fazendo com que esta cena seja melhor ainda. Agora eu estou inda mais na espera por Heaven’s Feel.

    • Pode me dizer quais erros? eu não sou uma pessoa que revisa muito meu texto, então eu nem sei onde errei.

      Bem, sobre essa frase do Archer eu achei irrelevante pois a adaptação já deu pistas demais sobre, desde o primeiro episódio e tal. Me diz mais sobre esse último parágrafo, sobre a HF, pois eu acho que você está confundindo as coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s